Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[Liga dos Campeões] Benfica 1-0 Monaco (RF)

Publicações recomendadas

Não é por retirares Salvio e Talisca que a coisa vai melhorar e vamos passar a ser dominadores. Falta qualidade individual para o fazer neste modelo e pensar noutro, infelizmente, é impossível porque o JJ não cede.

Não é por colocares o Ola John, que até esta indisponível, e seja lá quem for no lugar do Talisca que a coisa vai melhorar de sobremaneira, porque o problema continuará lá.

A chave está naquilo que aconteceu no princípio do jogo, com o Talisca a fazer de 3º médio. Ganhava metros para comer em transição e a equipa não aparecia tão desequilibrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é para ti a melhor opção?

Será que mudar a proposta de jogo, já com a época a decorrer, não irá prejudicar a equipa? Que executantes temos no plantel e que podem "recuperar" a proposta de jogo anterior?

Não é por retirares Salvio e Talisca que a coisa vai melhorar e vamos passar a ser dominadores. Falta qualidade individual para o fazer neste modelo e pensar noutro, infelizmente, é impossível porque o JJ não cede.

Não é por colocares o Ola John, que até esta indisponível, e seja lá quem for no lugar do Talisca que a coisa vai melhorar de sobremaneira, porque o problema continuará lá.

A chave está naquilo que aconteceu no princípio do jogo, com o Talisca a fazer de 3º médio. Ganhava metros para comer em transição e a equipa não aparecia tão desequilibrada.

Respondo aos dois em um:

Mudar a proposta de jogo está fora de questão para mim. Podes mudar pequenos detalhes, mas não podemos começar do zero.

Concordo que falta alguma qualidade individual para responder às exigências do modelo, mas não concordo que executantes diferentes não vão fazer a diferença.

Tem tudo a ver com aquilo que cada um oferece e com a forma intrínseca de pensar o jogo de vários jogadores que só por lá estarem conferem logo soluções diferentes ao nosso futebol.

Agora vejamos:

Temos laterais que encaixam bem no modelo (Maxi, Silvio, Eliseu). Benito e AA já nem tanto.

Dos centrais, só o Luisão é que encaixa e nem é pelas suas características, é mesmo por ter uma compreensão do jogo já muito acima da média. O Jardel vem logo a seguir pelo que oferece a mais defensivamente (e situações de 1x1 são sempre desvantajosas para o defesa e nem sequer deviam de acontecer frequentemente. Não é por aí que se avalia um central..). Num universo alternativo vejo o André Almeida ou até o Fejsa a poderem cumprir melhor a posição que o Jardel. O ideal era o Lindelof, ainda assim, mas já se sabe que não vai ser feita a aposta.

Depois pelas características dos laterais titulares, é preciso um 6 que perceba o espaço e que se foque menos em andar a pressionar na cavalice e mais em equilibrar a equipa. Aqui o melhor que temos é o AA. Depois, extra-lesões, Amorim e Fejsa vêm acrescentar qualidade. O Samaris é que não encaixa aqui. O Samaris na loucura era 6 num meio campo a 3 e com outro tipo de responsabilidades, mas onde ele pode dar mais ao jogo é a 8.

O Enzo é o 8 por direito.

Nos corredores, na direita com o burro do Maxi mais vale ter um gajo inteligente a vir para o espaço interior, porque o Benfica depende da utilização dos corredores interiores com qualidade, como é o Ola John, que ainda para mais joga tão bem de esquerdo como de direito e é um gajo completamente imprevisível nas suas ações. E depois decide quase sempre bem o que ajuda à gestão do ritmo de jogo para a equipa e à qualidade do nosso futebol. Com o Silvio, já vejo o Salvio a poder jogar mais, porque o 1º já tem essa inteligência a oferecer ao corredor interior e pode ser o Salvio o gajo mais verticalão.

Na esquerda, o Gaitán faz o que lhe apetece e o Eliseu é um gajo inteligente e uma locomotiva do crl, pelo que encaixa ali que nem uma luva.

E depois entra a questão dos avançados. Aqui rege-se tudo à volta de dinâmica. Capacidade dos dois da frente para virem sempre ocupar um dos cinco corredores vazios em transição ofensiva, criarem momentos de superioridade nos corredores que é por onde tentamos entrar mais vezes em organização ofensiva, capacidade para trocarem entre si, quando um estica o outro recolhe, etc e o Talisca não oferece nada disto. O Talisca é um 10 sul-americano clássico. É uma estátua na zona central. Não estica o adversário sem bola, não vem aos corredores, não percebe o jogo na cabeça dos colegas. É autista, de certa forma... É o gajo mais descontextualizado dentro da nossa forma de jogar. Com Jonas e Lima ganhávamos muito mais e ao mesmo tempo ajudávamos o Enzo, ajudávamos o Salvio, ajudávamos toda a gente... Porque os espaços iam ser melhor controlados e melhor trabalhados. Porque é mais fácil jogar com mais espaço porque tens sempre alguém a esticar o adversário, porque é mais fácil jogar com tens gajos a vir criar situações de 3 e 4 para 2 nos corredores, porque é mais fácil jogar quando existem linhas de passe frontais intermitentes, que criem rupturas naquele espaço central e abram vaga aos excelentes movimentos interiores do Gaitán e do Salvio...

Pá.. Para mim não havia grande discussão... Não seria o 1º bom jogador a ser sacrificado pelo bem do coletivo, nem seria o último.

Com todos a 100%, dentro do que o Jesus quer para mim um 11 deste género rendia 1000 vezes mais:

JC; Silvio/Maxi, Luisão, Lindelof/Jardel, Eliseu; R. Amorim/Fejsa; Salvio/Ola, Enzo, Gaitán; Jonas/Suki, Lima.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu disseste que o Jardel era lento. Só aí, foi-se a credibilidade toda.

Estou a ver que um "jogador lento" ganhou um novo significado então.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondo aos dois em um:

Mudar a proposta de jogo está fora de questão para mim. Podes mudar pequenos detalhes, mas não podemos começar do zero.

Concordo que falta alguma qualidade individual para responder às exigências do modelo, mas não concordo que executantes diferentes não vão fazer a diferença.

Tem tudo a ver com aquilo que cada um oferece e com a forma intrínseca de pensar o jogo de vários jogadores que só por lá estarem conferem logo soluções diferentes ao nosso futebol.

Agora vejamos:

Temos laterais que encaixam bem no modelo (Maxi, Silvio, Eliseu). Benito e AA já nem tanto.

Dos centrais, só o Luisão é que encaixa e nem é pelas suas características, é mesmo por ter uma compreensão do jogo já muito acima da média. O Jardel vem logo a seguir pelo que oferece a mais defensivamente (e situações de 1x1 são sempre desvantajosas para o defesa e nem sequer deviam de acontecer frequentemente. Não é por aí que se avalia um central..). Num universo alternativo vejo o André Almeida ou até o Fejsa a poderem cumprir melhor a posição que o Jardel. O ideal era o Lindelof, ainda assim, mas já se sabe que não vai ser feita a aposta.

Depois pelas características dos laterais titulares, é preciso um 6 que perceba o espaço e que se foque menos em andar a pressionar na cavalice e mais em equilibrar a equipa. Aqui o melhor que temos é o AA. Depois, extra-lesões, Amorim e Fejsa vêm acrescentar qualidade. O Samaris é que não encaixa aqui. O Samaris na loucura era 6 num meio campo a 3 e com outro tipo de responsabilidades, mas onde ele pode dar mais ao jogo é a 8.

O Enzo é o 8 por direito.

Nos corredores, na direita com o burro do Maxi mais vale ter um gajo inteligente a vir para o espaço interior, porque o Benfica depende da utilização dos corredores interiores com qualidade, como é o Ola John, que ainda para mais joga tão bem de esquerdo como de direito e é um gajo completamente imprevisível nas suas ações. E depois decide quase sempre bem o que ajuda à gestão do ritmo de jogo para a equipa e à qualidade do nosso futebol. Com o Silvio, já vejo o Salvio a poder jogar mais, porque o 1º já tem essa inteligência a oferecer ao corredor interior e pode ser o Salvio o gajo mais verticalão.

Na esquerda, o Gaitán faz o que lhe apetece e o Eliseu é um gajo inteligente e uma locomotiva do crl, pelo que encaixa ali que nem uma luva.

E depois entra a questão dos avançados. Aqui rege-se tudo à volta de dinâmica. Capacidade dos dois da frente para virem sempre ocupar um dos cinco corredores vazios em transição ofensiva, criarem momentos de superioridade nos corredores que é por onde tentamos entrar mais vezes em organização ofensiva, capacidade para trocarem entre si, quando um estica o outro recolhe, etc e o Talisca não oferece nada disto. O Talisca é um 10 sul-americano clássico. É uma estátua na zona central. Não estica o adversário sem bola, não vem aos corredores, não percebe o jogo na cabeça dos colegas. É autista, de certa forma... É o gajo mais descontextualizado dentro da nossa forma de jogar. Com Jonas e Lima ganhávamos muito mais e ao mesmo tempo ajudávamos o Enzo, ajudávamos o Salvio, ajudávamos toda a gente... Porque os espaços iam ser melhor controlados e melhor trabalhados. Porque é mais fácil jogar com mais espaço porque tens sempre alguém a esticar o adversário, porque é mais fácil jogar com tens gajos a vir criar situações de 3 e 4 para 2 nos corredores, porque é mais fácil jogar quando existem linhas de passe frontais intermitentes, que criem rupturas naquele espaço central e abram vaga aos excelentes movimentos interiores do Gaitán e do Salvio...

Pá.. Para mim não havia grande discussão... Não seria o 1º bom jogador a ser sacrificado pelo bem do coletivo, nem seria o último.

Com todos a 100%, dentro do que o Jesus quer para mim um 11 deste género rendia 1000 vezes mais:

JC; Silvio/Maxi, Luisão, Lindelof/Jardel, Eliseu; R. Amorim/Fejsa; Salvio/Ola, Enzo, Gaitán; Jonas/Suki, Lima.

Não podes começar do zero porque a época já começou e já vais bem adiantado, mas a responsabilidade de não se ter mudado nada, quando havia tempo para isso, é do JJ.

Eu discordo logo na ideia do Talisca. Estar a reduzir o Talisca a golos é isso mesmo: redutor. O Talisca é mais que isso. Depois, tapar os olhos para o mau momento do Lima e achar que tem sido, apenas, azar na finalização é a mesma coisa: redutor. O Ola John rende mais na esquerda. O Eliseu é relativamente inteligente quando tem a bola. Tem algum critério e não opta sempre pela típica corrida pela lateral. Sem bola é um bocado "será que estou bem posicionado? Vamos rezar que sim".

Além disso, tens de jogar com o que tens. O Sílvio está lesionado e mesmo que já esteja recuperado vai demorar a ficar a 100%. Além disso, mais depressa substituía o Eliseu que o Maxi. Eliseu esse que também está lesionado e deve ser coisa para durar algum tempo. Amorim e Fejsa estão lesionados. O Sulejmani já foi convocado mas também demorará a entrar nas condições físicas ideais. E o Jonas não está inscrito na UCL.

Ontem, com o Talisca mais recuado, com e sem bola, viu-se um Benfica mais equilibrado, mesmo sem ser algo trabalhado a fundo. A capacidade de ocupação do espaço aumentou, nem que fosse pela simples ocupação racional do mesmo com a colocação de dois interiores à frente do trinco.

Eu devo ser dos maiores críticos do Salvio, mas é impressionante como o JJ simplesmente não faz nada. O único jogo que falhou foi para a Taça de Portugal vs. Covilhã. Fora isso, fez os 90' em todos (!). O JJ é cúmplice da quantidade de vezes que o Salvio recebe a bola e simplesmente ignora os colegas e vai com ela para a linha lateral, em situação de 1x1/2/3/4. Isto quando se trata de um jogador que não sendo um Gaitán a nível técnico não é tosco nenhum, com uma capacidade para arrancar com bola controlada bem grande e desequilibrar a partir daí. Em todas as vezes que apareceu no corredor central para receber, conseguiu libertar-se do seu opositor directo e ganhar um leque de opções muito mais amplo. Pena que isso aconteça uma vez por jogo, às vezes nem isso. Ontem aconteceu e é patético como o JJ não trabalha mais isso.

Mas isto vai dar à mesma discussão de sempre. Faltam jogadores para este modelo. Se a saída de Talsica beneficiava muito o colectivo, nem quero imaginar se começássemos a jogar de forma mais equilibrada. Talvez parecesse uma equipa de futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda me lembro do pessoal em vários sites a queixar-se do Talisca, "Devem pensar que é com Taliscas que lá vamos." Ironia do destino é tramada.

Compartilhar este post

Link para o post

fui à luz ontem :) primeiro jogo de champions, pq a final do ano passado nao conta :mrgreen: , e queria só dizer que o Moutinho joga de crl

É dos jogadores que mais impressiona ao vivo.

Compartilhar este post

Link para o post

fui à luz ontem :) primeiro jogo de champions, pq a final do ano passado nao conta :mrgreen: , e queria só dizer que o Moutinho joga de crl

O Jimpo deve estar a pensar que és maluco :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Temos quatro pontos.

E dois golos marcados. O Mónaco tem 5 pts e um golo marcado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É dos jogadores que mais impressiona ao vivo.

verdade

O Jimpo deve estar a pensar que és maluco :mrgreen:

ahahahah isso é dor dele ter saído do Sporting.

em principio devo voltar lá para ver o SLB vs Leverkusen :mrgreen: isto de ter bilhete é lindo

Compartilhar este post

Link para o post

what? não percebi :lol:

Ele tinha feito um post e não sei como meteu esse post dentro do teu quote, então foi como se tivesses sido tu a dizer aquilo :lol:

btw, ontem tiveram a analisar os lances e fiquei com mais dúvidas se há falta sobre o Jardel e o Enzo empurra o Traoré num lance perigoso.

O Pedro Henriques disse que o Benfica foi beneficiado nos dois lances, eu confio nele 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Não podes começar do zero porque a época já começou e já vais bem adiantado, mas a responsabilidade de não se ter mudado nada, quando havia tempo para isso, é do JJ.

Eu discordo logo na ideia do Talisca. Estar a reduzir o Talisca a golos é isso mesmo: redutor. O Talisca é mais que isso. Depois, tapar os olhos para o mau momento do Lima e achar que tem sido, apenas, azar na finalização é a mesma coisa: redutor. O Ola John rende mais na esquerda. O Eliseu é relativamente inteligente quando tem a bola. Tem algum critério e não opta sempre pela típica corrida pela lateral. Sem bola é um bocado "será que estou bem posicionado? Vamos rezar que sim".

Além disso, tens de jogar com o que tens. O Sílvio está lesionado e mesmo que já esteja recuperado vai demorar a ficar a 100%. Além disso, mais depressa substituía o Eliseu que o Maxi. Eliseu esse que também está lesionado e deve ser coisa para durar algum tempo. Amorim e Fejsa estão lesionados. O Sulejmani já foi convocado mas também demorará a entrar nas condições físicas ideais. E o Jonas não está inscrito na UCL.

Eu não reduzi o Talisca a isso. Não sei se já leste a minha análise ao Talisca mas podes ir ao fim do jogo com o Mónaco da jornada anterior.

O Lima vem começando a não estar bem, sobretudo na decisão. Está sem confiança e tentar forçá-la através de más decisões. Concordo.

O Ola John rende mais na esquerda? Pá, o Gaitán também rende mais a 10 e o Amorim a 8 e agora? Não jogamos com 10 declarado, na esquerda está o Gaitán e o 8 é o Enzo...

Quanto às lesões pá ya, mas eu falo em condições ideais. Claro que com lesões tens de te ajustar...

O Eliseu só por ser mais inteligente a atacar que o Maxi já merece o meu voto de confiança em detrimento do 2º.

Compartilhar este post

Link para o post

E pronto, o infinito acabou de explicar em linguagem inteligível aquilo que eu tentei defender no núcleo há uns dias. Sim, eu sei que destilei um pouco de ódio ao Talisca, mas expliquei o porquê da intolerância.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não reduzi o Talisca a isso. Não sei se já leste a minha análise ao Talisca mas podes ir ao fim do jogo com o Mónaco da jornada anterior.

O Lima vem começando a não estar bem, sobretudo na decisão. Está sem confiança e tentar forçá-la através de más decisões. Concordo.

O Ola John rende mais na esquerda? Pá, o Gaitán também rende mais a 10 e o Amorim a 8 e agora? Não jogamos com 10 declarado, na esquerda está o Gaitán e o 8 é o Enzo...

Quanto às lesões pá ya, mas eu falo em condições ideais. Claro que com lesões tens de te ajustar...

O Eliseu só por ser mais inteligente a atacar que o Maxi já merece o meu voto de confiança em detrimento do 2º.

É o que parece, quando um dos jogadores que mais desequilibra na equipa é tão criticado. E principalmente quando há Lima, Derley e Nelson para a sua posição. Nem falo do Jonas, porque esse tem de jogar, apesar de não o poder fazer na Europa.

O Lima, sem bola, até continua em bom nível, mas com ela está num nível medonho. Não é só na decisão. Na execução está fraco, também. Se se incluir a finalização ainda pior.

Agora talvez seja tarde para dizer ao JJ para colocar os jogadores nas posições onde mais rendem, mas talvez não seja tão tarde para fazer ao Salvio algo semelhante ao que se fez com o Marko, mesmo sendo jogadores diferentes.

É mais inteligente a atacar mas, por incrível que pareça, mais burro a defender. E toda a gente sabe que não gosto do Maxi. Anyway, o Silvio rende mais na esquerda, mas sim, tem de ser titular seja em que lado for.

Com o rendimento que o Maxi tem tido esta época, que está a ser das suas melhores, colocava-o na esquerda.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu curtia era de ver o regresso de um losango para ser honesto. Se é para jogar em frenesim mais vale fazê-lo à macho!

Talisca a 10 puro, Enzo e Gaitán como interiores, Fejsa a limpar as costas desta malta, Silvio e Eliseu nos corredores, e gostava de experimentar Salvio/Jonas na frente. O Salvio como avançado era gajo para render. Finaliza muito bem, procura bem o espaço... Vejo-o a dar-se bem se tiver liberdade para fazer um bocado o que lhe apetece naquela zona...

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

A mim parece-me que o Salvio não sabe jogar noutro sitio sem ser colado na linha. E não é todos os dias... lol

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Por acaso, o losango encaixava muito bem neste Benfica, e nem é inédito para o Jesus, tendo em conta a primeira temporada que teve na Luz em que se jogava muito bom futebol e os resultados apareciam. Todavia, acho que aí o Talisca não poderia ser o 10, tinha de ser obrigatoriamente a avançado, já que o brasileiro não é muito inteligente a perceber o jogo e o facto de ser muito bom tecnicamente não é tudo. O problema do losango seria o Enzo, que embora tenha a capacidade de fazer um bom trabalho na posição de interior, deixaria de ter a preponderância que tem neste momento na equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, o losango encaixava muito bem neste Benfica, e nem é inédito para o Jesus, tendo em conta a primeira temporada que teve na Luz em que se jogava muito bom futebol e os resultados apareciam. Todavia, acho que aí o Talisca não poderia ser o 10, tinha de ser obrigatoriamente a avançado, já que o brasileiro não é muito inteligente a perceber o jogo e o facto de ser muito bom tecnicamente não é tudo. O problema do losango seria o Enzo, que embora tenha a capacidade de fazer um bom trabalho na posição de interior, deixaria de ter a preponderância que tem neste momento na equipa.

Com losango, acho queria qualquer coisa deste género.

Guarda-Redes

Maxi

Lulu

Jardas

Gordo

Fejsa

Gaitas

Enzo (teria o papel que o Ramires teve)

Patanisca (seria muito provavelmente o 10)

Jonas

Lima

Ganhávamos sem dúvida alguma um poder de fogo lá na frente, mas a nível defensivo ficávamos mais desprotegidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até acho que funcionaria bem e seria tal e qual esse 11. Vá, com o Sílvio no lugar do Eliseu quando estivesse apto e o Lisandro no lugar do Jardel.

Compartilhar este post

Link para o post

Curtia mesmo de experimentar Salvio + Jonas, só para tirar uma "auto-teima". Pode ser que o Jesus se lembre um dia destes, como se lembrou do Coentrão a lateral...

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que o Fejsa nem sequer está inscrito na liga, o que leva a pensar que só dá lá para Janeiro.

Anyway, meter o Enzo num corredor é cortar-lhe o futebol, apesar de poder render aí.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia era serem os laterais a dar a largura e o Enzo e o Gaitán a jogarem mais em espaço interior. Depois o resto do aproveitamento dos corredores seria feito de forma dinâmica entre interiores e avançados com o Talisca sempre mais central.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um losango como deve ser. O JJ, no Benfica, mete um losango com alas. Complicado.

Anyway, mais depressa metia o Amorim a interior e o Gaitán a 10.

Gaitán a 10 é 'taquepariu.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho alguma dificuldade em encaixar o Amorim num losango à minha imagem...

E não jogava com o Gaitán a 10 num losango meu. Para mim 10 de losango tem de ser pivotal. O Gaitán é dinâmico de mais para isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...