Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[Liga dos Campeões] Zenit 1-0 Benfica (RF)

Publicações recomendadas

O gajo assume que estar o Lima ou o Talisca naquela posição é igual, quando é óbvio que não o é. Desde logo, porque são jogadores de perfis diferentes. O Lima não tem a capacidade de lançar o ataque do Benfica que o Talisca tem (passe longo, visão de jogo), assim como o Talisca também não tem a capacidade defensiva do Lima. Só para dar um exemplo rápido. Dois jogadores podem pisar exactamente os mesmos terrenos, mas darem coisas completamente distintas à equipa, tanto a defender como a atacar.

Posto isto, é óbvio que estar lá um ou outro é bem diferente. Agora, eu também não acho que o Benfica tenha perdido o jogo por ter saído o Talisca. E se calhar, nem por ter entrado o Derley. No fundo, o Benfica perdeu o jogo porque pareceu-me que a própria equipa não percebeu bem o que o treinador queria com aquilo. Queria colocar o Lima a fazer as funções do Talisca? Nesse caso, o Benfica teria de passar a atacar de forma ligeiramente diferente, porque o Lima não é o Talisca em termos ofensivos, sobretudo em termos criativos. Queria apostar num futebol mais directo para os dois avançados? Se era essa a ideia, falhou, porque não se viu muito disso. Queria ceder ainda mais a posse ao Zenit e tentar sair em transição, aproveitando a capacidade que tanto o Lima como o Derley têm de cair bem nos corredores e aparecer nas costas do lateral para segurar a bola e permitir à equipa saltar alguns passos na construção? Acho pouco provável, mas de novo, se era essa a ideia, teve azar, porque o Zenit entretanto marcou e o paradigma mudou.

Acho que, naquela altura, trocar o Lima pelo Derley até tinha sido a melhor solução. Refrescava o ataque, com um jogador que partilha de algumas das qualidades do Lima, mantinha o Talisca em campo, que é mais um jogador que a qualquer momento pode sacar um coelho da cartola, e mantinha a forma de atacar que a equipa já conhece e com que já está plenamente rotinada.

Aaaaahhh! Mas agora já estamos a falar a minha língua fdx!

É que esta gente toda diz que o Benfica perdeu porque a substituição rompeu com o nosso equilíbrio espacial. Ora isto é uma MENTIRA CRASSA!

Espacialmente estares lá tu ou o Lima, ou o Talisca é igual. Se compreenderes o espaço tão bem como eles a cumprires sempre com os princípios que se pedem é igual.

A diferença está na influência direta que ambos têm no jogo. Tentar ultrapassar o Lima no 1x1 é diferente de tentar limpar o Talisca. O Lima a meter uma bola longa é diferente do Talisca. E etc, etc, etc...

Mas o Benfica não perdeu porque o Danny fintou o Lima e marcou. Nem perdeu porque o Lima falhou um passe a 40m que o Talisca tinha deixado na bota de alguém.

O Benfica não perdeu porque o Lima veio fazer de Talisca.

O Benfica perdeu porque não teve capacidade para pressionar o Shatov eficientemente e porque o QI do meio campo do Zenit subiu com o Fayzulin e o Shatov em campo e eles conseguiram tomar conta da bola e gerir o ritmo mais a seu gosto. E o Benfica não conseguiu pressionar o meio campo deles porque o nosso corredor central defensivo estava todo amarelado e a conceder espaço.

O Benfica perde o jogo porque mantém o Samaris em campo e permite com isso ao Zenit gerir o ritmo a seu gosto. Porque uma coisa é não ter bola, mas controlar, e nós fazemos isso bem algumas vezes, outra é não ter e estar a jogar ao sabor do adversário.

O Enzo havia de ter caído para 6 e o Talisca para 8. E metia o Lima e o Derley na mesma se quisesse, ou melhor ainda, metia o Ola e passava o Gaitán para as costas do Lima.

Era assim que ele puxava o jogo para ele. Pelo menos era o que eu faria...

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, sim. O Shatov entrou fresco e deu outra dinâmica ao ataque do Zenit, o que já era expectável. E tirar o Samaris também era uma boa opção. Tinha era que ser como dizes, porque idealmente jogava ali alguém mais posicional, mais defensivo, e o desequilíbrio na zona central não se notava tanto. Só que essas opções estão, ou lesionadas, ou a jogar noutra posição.

Ou então, em vez de meter alguém mais ofensivo, obrigando o Talisca a jogar a 8 (e defender não é a praia dele), metia o Pizzi, e mantinha Talisca e Lima na frente. Eventualmente, até podia trocar também um dos da frente pelo Derley na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando há esse tipo de decisões a fazer para mim prende-se sempre com aquilo que é chave para o jogo no momento. E era mais importante o 6 ter condições que o 8 ser grande portento defensivo. Até porque o 8 ia ter sempre um trabalho um bocado ingrato por estar em inferioridade. Daí que o Gaitán depois atrás do Lima pudesse ajudar a equilibrar essas contas...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas entre ter Enzo e Talisca ou Enzo e Pizzi, para o equilíbrio defensivo, é capaz de ser melhor a segunda opção. E assim sempre mantinha o Talisca em campo, que ofensivamente acrescenta criatividade à equipa e que era mais um jogador para lançar o ataque com a devida qualidade. Até porque mais importante do que ter gente na frente, é importante que a bola chegue em boas condições à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei. Não conheço suficiente do Pizzi ali para saber se isso é verdade, mas conheço suficiente do Talisca para saber que cresceu bastante a compreender o jogo defensivamente e que não acredito que falhássemos por aí...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Para os treinadores que são do agrado de alguns há desculpa para tudo e mais alguma coisa, para os que não caiem no goto são crucificados logo ao primeiro erro. O Benfica falhou estes anos todos na Champions por incompetência do Jesus, ponto. E já apanharam grupos com Celtics e Spartaks.

Um adepto do Porto com um visão imparcial e clara daquilo que se passa.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixem-me só arranjar umas imagens de cantos defensivos para provar que o Talisca passou o jogo parado na área do Benfica a pôr os russos todos em jogo. brb

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, mas eu vi o jogo em movimento e vi aquilo a padronizar-se. Mas népia, o gajo agora fez aquilo à toa só porque sim...

Tasse.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que este tópico está cá, mas não se vê?

EDIT: Agora já se vê...

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que quando metem os tópicos ocultos se o último post da secção tiver sido no mesmo então continua a aparecer no separador.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta secção é um autêntico twilight zone desde o primeiro dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...