Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Su1

FC Porto - Futebol

Publicações recomendadas

Acho que a questão vai mais além do que a culpa ser do Lopetegui ou o Presidente deitar as culpas no Lopetegui, ou ser a estrutura ou frito e assado, senão repare-se: em 2004 o FC Porto fez uma época de excelência, culminando com a conquista da Liga dos Campeões. Nessa altura, o treinador saiu e a equipa foi desmantelada. Foi um processo natural numa equipa que está dependente da venda dos seus activos. O que sucedeu foi um ano horrível, com um plantel mal construído, jogadores de qualidade duvidosa a entrar e uma sucessão de treinadores que naquele enquadramento nunca teriam sucesso. Adriaanse atenuou o problema com a conquista de um campeonato e Pinto da Costa teve olho para ir buscar Jesualdo Ferreira que, provavelmente, ainda mais do que os seus méritos técnico-tácticos, foi um escudo na defesa do clube e preservação (psicológica) dos jogadores, a tempestade passou e os ânimos serenaram com os vários campeonatos. Em 2010, o FC Porto fez uma época de excelência, culminando com a conquista da Liga Europa. Nessa altura, o treinador saiu e a equipa foi desmantelada. Foi um processo natural numa equipa que está dependente da venda dos seus activos. A diferença foi que desta vez não houve um ano horrível para reparar os erros, não, houve um engano motivado por dois treinadores - Vítor Pereira e Jorge Jesus - provavelmente, mais o segundo que o primeiro que iludiu todos os portistas - adeptos, sócios, estrutura dirigente.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a questão vai mais além do que a culpa ser do Lopetegui ou o Presidente deitar as culpas no Lopetegui, ou ser a estrutura ou frito e assado, senão repare-se: em 2004 o FC Porto fez uma época de excelência, culminando com a conquista da Liga dos Campeões. Nessa altura, o treinador saiu e a equipa foi desmantelada. Foi um processo natural numa equipa que está dependente da venda dos seus activos. O que sucedeu foi um ano horrível, com um plantel mal construído, jogadores de qualidade duvidosa a entrar e uma sucessão de treinadores que naquele enquadramento nunca teriam sucesso. Adriaanse atenuou o problema com a conquista de um campeonato e Pinto da Costa teve olho para ir buscar Jesualdo Ferreira que, provavelmente, ainda mais do que os seus méritos técnico-tácticos, foi um escudo na defesa do clube e preservação (psicológica) dos jogadores, a tempestade passou e os ânimos serenaram com os vários campeonatos. Em 2010, o FC Porto fez uma época de excelência, culminando com a conquista da Liga Europa. Nessa altura, o treinador saiu e a equipa foi desmantelada. Foi um processo natural numa equipa que está dependente da venda dos seus activos. A diferença foi que desta vez não houve um ano horrível para reparar os erros, não, houve um engano motivado por dois treinadores - Vítor Pereira e Jorge Jesus - provavelmente, mais o segundo que o primeiro que iludiu todos os portistas - adeptos, sócios, estrutura dirigente.

Iludiu ?

Compartilhar este post

Link para o post

André Villas Boas, era o meu treinador para a próxima temporada. Fazia o esforço de trazer o Rafa e o regresso do João Moutinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Iludiu ?

O mito de que o VP não era bom, foi o Jesus que é péssimo que perdeu os dois campeonatos..

E o TdD que agora quase falta dizer que o Lopetegui é um super treinador, que nunca deveria ter saído do Porto? Gosto de muito do que ele escreve, mas esta defesa do Lopetegui já se torna ridícula.

Compartilhar este post

Link para o post

Iludiu ?

Se não tivesse iludido, não se repetiam os mesmos erros.

E não é uma questão de um treinador ser mau e outro ser bom, é apenas o conjunto das circunstâncias

Compartilhar este post

Link para o post

O mito de que o VP não era bom, foi o Jesus que é péssimo que perdeu os dois campeonatos..

E o TdD que agora quase falta dizer que o Lopetegui é um super treinador, que nunca deveria ter saído do Porto? Gosto de muito do que ele escreve, mas esta defesa do Lopetegui já se torna ridícula.

Não me parece que seja isso que o TdD transmite no artigo. Simplesmente, coloca questões pertinentes e faz uma comparação de acordo com dados estatísticos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou contra o TdD nisso, está a ser super coerente.

Este é provavelmente o pior momento do Porto desde que me lembro de ver futebol, mas ainda acredito que temos a força para fazer algo de bom para o próximo ano. Eu repetia 14/15 em termos de ambição, mas desta vez sem inventar no treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que seja isso que o TdD transmite no artigo. Simplesmente, coloca questões pertinentes e faz uma comparação de acordo com dados estatísticos.

Tou-me a lixar para os dados estatísticos. A verdade é que não ganhou nada e tinha condições para tal.E que de certeza não íamos ganhar com ele. Quero lá saber se vendeu 100ME. Podia ter sido 300ME, se não ganhar não serve para o Porto.

Era preciso mudar. Se o substituto foi bem encontrado? Não, estamos a ver que não.

A real questão é porque é que o Lopetegui ficou depois de um ano sem ganhar nada, acho que essa é a verdadeira dúvida e a crítica que podemos lançar.

Eu não estou contra o TdD nisso, está a ser super coerente.

Este é provavelmente o pior momento do Porto desde que me lembro de ver futebol, mas ainda acredito que temos a força para fazer algo de bom para o próximo ano. Eu repetia 14/15 em termos de ambição, mas desta vez sem inventar no treinador.

Porra. Coerente? Vir comparar dados de golos por jogo do Mourinho com o Lopetegui. Dizer Mourinho e Lopetegui na mesma frase referindo-se ao Porto deveria dar pena de prisão.

Compartilhar este post

Link para o post

Tou-me a lixar para os dados estatísticos. A verdade é que não ganhou nada e tinha condições para tal.E que de certeza não íamos ganhar com ele. Quero lá saber se vendeu 100ME. Podia ter sido 300ME, se não ganhar não serve para o Porto.

Era preciso mudar. Se o substituto foi bem encontrado? Não, estamos a ver que não.

A real questão é porque é que o Lopetegui ficou depois de um ano sem ganhar nada, acho que essa é a verdadeira dúvida e a crítica que podemos lançar.

Porra. Coerente? Vir comparar dados de golos por jogo do Mourinho com o Lopetegui. Dizer Mourinho e Lopetegui na mesma frase referindo-se ao Porto deveria dar pena de prisão.

Certo e é dito no artigo que o Lopes não ganhou nada, tal como é dito - lá está, baseado em estatísticas que podem ser sempre perigosas - que a equipa piorou com Peseiro. Ou será que melhorou ? O artigo coloca questões pertinentes, já as comparações são sempre de evitar devido à subjectividade mesmo que apoiadas por dados estatísticos. Ninguém pode garantir que a equipa melhoraria com Lopetegui ou que se afundaria até onde está neste momento e, por outro lado, os adversários que Lopetegui e Peseiro defrontaram são diferentes e em circunstâncias diferentes. Agora que se tente demonstrar que o Lopetegui é um super-treinador ou lá o que for, de certeza que não se lê isso por lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo e é dito no artigo que o Lopes não ganhou nada, tal como é dito - lá está, baseado em estatísticas que podem ser sempre perigosas - que a equipa piorou com Peseiro. Ou será que melhorou ? O artigo coloca questões pertinentes, já as comparações são sempre de evitar devido à subjectividade mesmo que apoiadas por dados estatísticos. Ninguém pode garantir que a equipa melhoraria com Lopetegui ou que se afundaria até onde está neste momento e, por outro lado, os adversários que Lopetegui e Peseiro defrontaram são diferentes e em circunstâncias diferentes.

Quando o Lopetegui saiu já não sentia que com o ele poderíamos ganhar o campeonato.. A equipa simplesmente não jogava nada.. Já nem em casa, onde com ele tínhamos um forte, estava a resultar (Dínamo, Marítimo, Rio Ave, Braga..). Com ele já não íamos ganhar o campeonato. A mudança era necessária. A decisão de despedir o Lopetegui não foi errada. A de contratar o Peseiro é que foi. Fiquei super chateado no momento que soube. Depois tentei-me convencer que podia dar certo e que ele conhecia o futebol português etc.. Ainda quase que enganou com a vitória ao Benfica. Mas já deu para ver que não dá para mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Então não está a ser coerente? Ele defendia bastante o Lopetegui, e continua a fazê-lo. Aqui a questão não é a apresentação de factos mas o relembrar que um blogue é um espaço de opinião e aquela é a dele.

Não li a comparação com o Mourinho, vi o post por alto e a foto, já sabia para o que ia por isso passei à frente. Mas espero que não tenha cometido o erro de comparar os 82 pontos de 03/04 com os 82 pontos do ano passado. Os contextos foram tão distintos que não são comparáveis, sequer.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

É meu

Desculpa fofo.

Certo e é dito no artigo que o Lopes não ganhou nada, tal como é dito - lá está, baseado em estatísticas que podem ser sempre perigosas - que a equipa piorou com Peseiro. Ou será que melhorou ? O artigo coloca questões pertinentes, já as comparações são sempre de evitar devido à subjectividade mesmo que apoiadas por dados estatísticos. Ninguém pode garantir que a equipa melhoraria com Lopetegui ou que se afundaria até onde está neste momento e, por outro lado, os adversários que Lopetegui e Peseiro defrontaram são diferentes e em circunstâncias diferentes. Agora que se tente demonstrar que o Lopetegui é um super-treinador ou lá o que for, de certeza que não se lê isso por lá.

Nunca pensei dizer isto, mas concordo com tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Então não está a ser coerente? Ele defendia bastante o Lopetegui, e continua a fazê-lo. Aqui a questão não é a apresentação de factos mas o relembrar que um blogue é um espaço de opinião e aquela é a dele.

Não li a comparação com o Mourinho, vi o post por alto e a foto, já sabia para o que ia por isso passei à frente. Mas espero que não tenha cometido o erro de comparar os 82 pontos de 03/04 com os 82 pontos do ano passado. Os contextos foram tão distintos que não são comparáveis, sequer.

Não. Ele apenas fez a comparação da média de golos das equipas de cada um.

E acho que a forma como ele defende o Lopetegui é que é incoerente. Começando no facto de o Porto ter perdido o campeonato do ano passado somente devido ao Benfica ter sido beneficiado. Também podíamos dizer que o Porto foi prejudicado pela arbitragem nas 4 derrotas para o campeonato com o Peseiro. E com 12 pontos tínhamos os mesmos do Benfica não?

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente, ao abdicarmos do basco e do Tello para ir buscar o Peseiro, Suk e Marega substituímos m*rda por cocó.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Ele apenas fez a comparação da média de golos das equipas de cada um.

E acho que a forma como ele defende o Lopetegui é que é incoerente. Começando no facto de o Porto ter perdido o campeonato do ano passado somente devido ao Benfica ter sido beneficiado. Também podíamos dizer que o Porto foi prejudicado pela arbitragem nas 4 derrotas para o campeonato com o Peseiro. E com 12 pontos tínhamos os mesmos do Benfica não?

Começar a ver as coisas pelas arbitragens é a melhor maneira para não se compreender os problemas internos, logo não vai resolver nada e apenas piora a situação. Qualquer um entre FC Porto, Benfica e Sporting é sempre mais ou menos beneficiado e sempre muito menos prejudicado e na perspectiva de cada um, é sempre prejudicado e nunca beneficiado. Ok, aqui é preciso fazer uma ressalva em relação ao Sporting, é sempre prejudicado e mesmo quando é beneficiado é prejudicado porque os rivais foram ainda mais beneficiados :mrgreen: Para mim é simples: se é necessário mudar - e o Presidente afirma que sim - então não se entende como fazê-lo com as mesmas pessoas que cometeram os erros (refiro-me obviamente à estrutura à volta do Presidente e não a ele); segundo, o FC Porto perdeu o balneário pelo qual era conhecido há muitos e muito anos, é absolutamente fundamental reconstruir pois quando se dizia "com a estrutura que o FC Porto tem, qualquer treinador arrisca-se a ser campeão", nunca se tratou de estrutura no sentido directivo, mas de balneário, blindado e hierarquizado, com um punhado de jogadores que o comandavam e transmitiam aos restantes o que era "jogar à porto". Perdemos o bem mais precioso e o que o Benfica percebeu que precisava de construir e soube fazê-lo. Sem isto, até podia ser o Lopetegui, o Peseiro, o Mourinho ou o Guardiola que nada acontece. Tudo o resto são questões acessórias.

Compartilhar este post

Link para o post
Marco Silva ou Paulo Sousa se Peseiro deixar o Dragão

Plantel pode mudar muito - nem é certo que o mexicano Layun continue - mas é preciso encontrar soluções financeiras

Desde 4 de abril, dia em que o FC Porto perdeu no Dragão com o Tondela, o último classificado, por 1-0, tem havido reuniões entre os responsáveis do clube, à procura de soluções, sobretudo tendo em conta a próxima época. José Peseiro tem estado a aconselhar essa preparação, mas não é certo que fique para a próxima época como disse Pinto da Costa na entrevista ao Porto Canal e nesse caso há quatro nomes em cima da mesa, entre possibilidades e sonhos: Paulo Sousa, Marco Silva, Jorge Jesus e André Villas-Boas.

Os dois últimos são quase impossíveis, apesar de alguns sinais dados pelo treinador do Sporting - ou gente próxima - de que poderia deixar Alvalade. Villas-Boas sai do Zenit mas deve manter a promessa feita à família de parar uma época.

Marco Silva foi contactado em janeiro mas não quis sair a meio de um projeto que lhe permitia ganhar, sem dúvidas já nessa altura, o primeiro título importante da sua carreira. Teria bastado pagar 1,5 milhões ao Olympiacos, mas o ex-treinador do Sporting não quis abandonar Atenas. No final da época é diferente. E até dava, provavelmente, uma guerra interessante - a de saber se a cláusula anti-FC Porto e anti-Benfica que Bruno de Carvalho incluiu no contrato de rescisão com o técnico tem validade...

Paulo Sousa, atualmente na Fiorentina, já no verão passado esteve na agenda de Pinto da Costa caso Lopetegui saísse, o que podia ter acontecido em face de algumas opções que foram feitas. Foi campeão em Israel e na Suíça (treinou também na Hungria) e em Itália começou bem, mas nos últimos tempos tem sido contestado (não ganha desde 21 de fevereiro). Como o foi na Suíça, a certa altura, porque as suas decisões deixavam dúvidas. Mas em Itália foi comentado um jantar com dirigentes do Zenit, clube interessado nos seus serviços.

José Peseiro implicado

Claro que uma derrota como aquela com o Tondela (ou duas seguidas, como a de anteontem em Paços) não dá saúde a nenhuma relação entre treinador e clube. Peseiro assinou por ano e meio mas sabia que seria feita uma avaliação no final da temporada. E sabia que só em caso de vitória no campeonato o contrato prosseguiria normalmente. Daí que esta semana, às perguntas várias, tenha dito que tem contrato até 2017.

Tenha ou não algo decidido, Pinto da Costa não o pode anunciar: porque o treinador está implicado nas decisões e porque urge preservar a autoridade do técnico até final. Não pode haver cenário pior do que aquele de estarem os jogadores sob exame e o treinador sob o cutelo.

Facto é que Peseiro tomou opções difíceis de explicar, como a troca, em Paços, de Layun por José Angel. Não explicou publicamente a não convocatória de Aboubakar e deixou Brahimi no banco no início. É verdade que "o processo", como disse o treinador, deu sinais positivos, mas houve outros negativos, além do resultado, como a dificuldade em conseguir rematar na área adversária. E são dois meses e meio de trabalho sem frutos visíveis.

Layun não é certo

Em relação ao plantel da próxima época, está a ser tudo falado com Peseiro, que aprecia a qualidade atacante de Layún, mas encontra--lhe deficiências defensivas que desaconselham pagar 6 milhões de euros pela opção.

Certos são Maxi e Danilo e outros como André André, ou os mais novos como Chidozie, e os emprestados Otávio e Rafa. Pinto da Costa falou em Josué, mas há dúvidas nalguns setores e não falou em Gonçalo Paciência, cuja época em Coimbra está a ser abaixo das expectativas. Casillas casou-se e houve quem visse nisso uma escolha profissional ligada a uma possível ida do casal para os Estados Unidos.

De resto, a SAD precisa de arranjar soluções devido aos constrangimentos do fair play financeiro. E por isso admite negociar qualquer jogador. E claro que Adrián (cedido ao Villarreal), Quintero (ainda sem destino) ou Reyes (na Real Sociedad) estão no mercado - juntos representam mais de 30 milhões de investimento. Herrera e Brahimi estão também no mercado. A herança espanhola de Lopetegui (o guarda-redes Andres Fernandez, Marcano, Bueno) são outros casos difíceis de decidir.

http://www.dn.pt/desporto/fc-porto/interior/marco-silva-ou-paulo-sousa-se-peseiro-deixar-o-dragao-5121573.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Editado por fns

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto a contratação do Layun como de um treinador decente são urgentes na minha opinião. E desses 4 treinadores só dois é que me deixavam mais descansado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre fui admirador do P. Sousa. Aquando da saída do Fonseca, era ele que eu gostava que viesse, mas não acho provável que venha no verão. O Marco parece-me o mais credenciado.

Compartilhar este post

Link para o post

O Layun ser desanconselhado pelo Peseiro, e não ser comprado era de rir :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Paulo Sousa seria uma aposta séria num treinador, não tenho dúvidas.

Eu continuo achar que uma revolução de mandar embora mais de metade do plantel para depois ir buscar mais 12 a 15 jogadores novos não é bom para construir um plantel. Este plantel, pese embora as suas limitações e fraquezas, tem qualidades que podem ser aproveitadas ao máximo por quem vier a seguir.

Compartilhar este post

Link para o post

O Paulo Sousa seria uma aposta séria num treinador, não tenho dúvidas.

Eu continuo achar que uma revolução de mandar embora mais de metade do plantel para depois ir buscar mais 12 a 15 jogadores novos não é bom para construir um plantel. Este plantel, pese embora as suas limitações e fraquezas, tem qualidades que podem ser aproveitadas ao máximo por quem vier a seguir.

mas são muitos os jogadores que não tem simplesmente para mim lugar neste plantel, mais algumas saidas que deverão acontecer e posições carenciadas

Marega, Varela, Marcano, Angel, Indi (nao tenho gostado nada), Aboubakar tem estado pessimo, Brahimi vai sair de certeza, Herrera provavelmente tambem pode sair, temos a falta de um defesa direito, so temos o maxi, Sérgio para mim não é jogador po porto

mas isto são minhas opiniões, e so falei por alto

Compartilhar este post

Link para o post

Começar a ver as coisas pelas arbitragens é a melhor maneira para não se compreender os problemas internos, logo não vai resolver nada e apenas piora a situação. Qualquer um entre FC Porto, Benfica e Sporting é sempre mais ou menos beneficiado e sempre muito menos prejudicado e na perspectiva de cada um, é sempre prejudicado e nunca beneficiado. Ok, aqui é preciso fazer uma ressalva em relação ao Sporting, é sempre prejudicado e mesmo quando é beneficiado é prejudicado porque os rivais foram ainda mais beneficiados :mrgreen: Para mim é simples: se é necessário mudar - e o Presidente afirma que sim - então não se entende como fazê-lo com as mesmas pessoas que cometeram os erros (refiro-me obviamente à estrutura à volta do Presidente e não a ele); segundo, o FC Porto perdeu o balneário pelo qual era conhecido há muitos e muito anos, é absolutamente fundamental reconstruir pois quando se dizia "com a estrutura que o FC Porto tem, qualquer treinador arrisca-se a ser campeão", nunca se tratou de estrutura no sentido directivo, mas de balneário, blindado e hierarquizado, com um punhado de jogadores que o comandavam e transmitiam aos restantes o que era "jogar à porto". Perdemos o bem mais precioso e o que o Benfica percebeu que precisava de construir e soube fazê-lo. Sem isto, até podia ser o Lopetegui, o Peseiro, o Mourinho ou o Guardiola que nada acontece. Tudo o resto são questões acessórias.

Exactamente o que eu estou a criticar. No TdD dificilmente se vê um post de Lopetegui sem dizer que deveria ter ganho o campeonato porque o Benfica foi beneficiado.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Por uma equipa jogar mal não invalida que tenha sido prejudicada. E se o Lopetegui tivesse sido campeão, a contestação não seria, seguramente, igual.

Compartilhar este post

Link para o post

O Paulo Sousa tinha tudo para flopar, embora lhe reconheça qualidade.

Editado por Air Russell

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...