Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Preso por guiar bicicleta bêbedo

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

Preso por guiar bicicleta bêbedo

Tinha taxa de alcoolemia de 2,82 e confessou que não sabia que era crime. Tribunal, indiferente ao desconhecimento da lei, condena-o a ficar sem carta.

Preso durante uma noite por conduzir alcoolizado quando circulava de bicicleta, um agricultor de Aveiro – sem rendimentos – foi agora condenado, pelo Tribunal da Relação de Coimbra, a ficar sem carta de condução durante sete meses e a pagar uma multa de 632 euros.

O agricultor – que apresentou taxa de 2,82 g/l – tinha sido julgado em processo sumário e imediatamente condenado. Recorreu da decisão – por considerar que o desconhecimento da lei o devia beneficiar –, mas perdeu. A Relação diz mesmo que se não tiver dinheiro para pagar a multa vai ficar preso durante 51 dias. E acrescenta que tem dez dias para entregar a carta de condução.

A 10 de março deste ano, pelas 23h00, na rua das Almas, em Cacia, Aveiro, o agricultor seguia de bicicleta quando foi parado pela GNR, confessando de imediato o crime. Diz ter usado aquele meio de transporte exatamente por estar alcoolizado e garantiu que desconhecia que a bicicleta se assemelhava, em termos de contraordenação, a um veículo automóvel.

"O agente da autoridade confirmou que o arguido desconhecia que estava a praticar o crime pelo qual foi condenado, por ingerir bebidas alcoólicas e conduzir uma bicicleta", pode ler-se na decisão, que, no entanto, considera que o desconhecimento da lei não beneficia o arguido. "O alegado contributo para a descoberta da verdade material é irrelevante. O recorrente apenas reconheceu o óbvio, não reconhecendo a consciência da ilicitude do facto", dizem os juízes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Um colega meu também ficou sem carta pelo mesmo motivo :lol:

Na altura pensei que era gozo, é uma situação um pouco cómica.

Compartilhar este post

Link para o post

No entanto acho bem haver essa lei. Eu por exemplo que ando muito de bicicleta e por vezes em estradas um pouco movimentadas, imaginemos que um dia ía andar de bicicleta bêbedo e provocava um acidente...

Só porque ía de bicicleta não merecia nenhum tipo de punição?

É um pouco cómico, mas acho bem haver essa lei.

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo o cómico mas está bem.

Se não me engano, desde que seja pedido, podem ser submetido ao teste do balão condutores de automóveis, condutores de veículos de tração animal, condutores de máquinas agrícolas, ciclistas e até peões.

Ninguém é exceção mas por vezes os ciclistas pensam que existe um Código da Estrada à parte do restante. Já tive um caso de um que passou um sinal vermelho e refilou comigo como se tivesse a razão toda do mundo...

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Conheci um alemão que estava em Erasmus no porto que foi apanhado na mesma situação e que ficou indignado com a policia não por ter sido obrigado a ir à esquadra identificar-se(não foi multado nem ficou sem carta), mas porque a policia não o deixou seguir a sua viagem de bicicleta!

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo o cómico mas está bem.

Se não me engano, desde que seja pedido, podem ser submetido ao teste do balão condutores de automóveis, condutores de veículos de tração animal, condutores de máquinas agrícolas, ciclistas e até peões.

Ninguém é exceção mas por vezes os ciclistas pensam que existe um Código da Estrada à parte do restante. Já tive um caso de um que passou um sinal vermelho e refilou comigo como se tivesse a razão toda do mundo...

Os peões só são submetidos ao teste se estiverem envolvidos num acidente.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproximo-me de uma rotunda, vejo um ciclista a circular, paro e dou-lhe a devida prioridade, ele encosta-se à direita como que preparando a saída e... mete-se na passadeira à minha frente, passa para o passeio.

Eu calo um insulto, respiro fundo e sigo viagem.

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Já andei bêbado de bicicleta mais vezes que devia e até sei de casos de pessoas a quem correu mal e se magoaram. De facto é estupido.

Compartilhar este post

Link para o post

Já andei de bicicleta quentinho. Tinha noção das coisas, mas foi grande sensação porque estava um frio brutal a vir contra mim, eu a pedalar a ver os canais e a ruas iluminadas. Foi das melhores viagens de bibicleta que tive.

Compartilhar este post

Link para o post

O que me mete mais nojo nos ciclistas por ordem é:

Os velhos que vão a falar do que vão comer e beber a 2km/h e a par ocupando toda a estrada durante os 2km's que parecem 200 de duplo traço continuo.

Os atrasados da preparatória que vão aos S's na estrada.

Os mesmos velhos que param no tasco e deixam as bicicletas a cortar o passeio obrigando toda a gente a ir para a estrada.

E por ultimo os (censurado)'s que sobem para o passeio e depois cortam pela passadeira mesmo à nossa frente.

Compartilhar este post

Link para o post

ora ai está uma m*rda para se fazer numa noite de verão :lol: , claro que vou para uma ciclovia

Compartilhar este post

Link para o post

Já andei de bicicleta quentinho. Tinha noção das coisas, mas foi grande sensação porque estava um frio brutal a vir contra mim, eu a pedalar a ver os canais e a ruas iluminadas. Foi das melhores viagens de bibicleta que tive.

E no entanto estavas no meio dos campos rodeado de tulipas :mrgreen: :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Os peões só são submetidos ao teste se estiverem envolvidos num acidente.

Tens razão. :wink:

Confesso que já não me lembrava disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A lei é cómica porque não é preciso carta para guiar uma bicicleta, mas quem a tem e é apanhado nestas situações, fica sem ela. E depois porque este tipo de situações são mesmo muito incomuns. Mas concordo com a lei claro.

Agora o que me intriga mesmo é, como é que alguém bêbedo consegue andar de bicicleta? Melhor, como é que alguém com 2. qualquer coisa de álcool no sangue consegue andar de bicicleta? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A comicidade é que quem tira a carta supostamente devia saber que não se pode andar de bicicleta embriagado. E muito menos depois declarar que não sabia.

E, realmente, com uma carroça dessas manter o equilíbrio não deve ser fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz km e km na Holanda de bicicleta com mais álcool do que sangue e só cai 1 vez e nem foi por culpa minha. #thuglife

Compartilhar este post

Link para o post

A lei é cómica porque não é preciso carta para guiar uma bicicleta, mas quem a tem e é apanhado nestas situações, fica sem ela. E depois porque este tipo de situações são mesmo muito incomuns. Mas concordo com a lei claro.

Agora o que me intriga mesmo é, como é que alguém bêbedo consegue andar de bicicleta? Melhor, como é que alguém com 2. qualquer coisa de álcool no sangue consegue andar de bicicleta? :mrgreen:

Quem não tem carta pode ficar impedido de a tirar por x tempo e ve sempre a multa agravada cada vez que é apanhado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao ler esta noticia fiquei com saudades do meu erasmus :heart:

Sobre quedas, tive apenas uma, que me fez perder um piercing que tinha na orelha e tudo :cry:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E por ultimo os (censurado)'s que sobem para o passeio e depois cortam pela passadeira mesmo à nossa frente.

Já ia limpando um assim numa nacional, sortinha a dele o carro travar tão bem. Também lhe chamei tudo o que havia para chamar.

Compartilhar este post

Link para o post

e se não tivesse carta?

Apreendiam-te a bicicleta e estavas proibido durante 3 anos de tirar carta de bicicleta.

Compartilhar este post

Link para o post

Doce, :lol: ...não te tiram a possibilidade de tirares a "carta de bicicleta" mas, durante x tempo (como já disse o FMPlayer), fica-se sem poder tirar carta de carro, ou o quer que seja.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...