challenger Publicado 22 Abril 2025 Citação de Hammerfall, há 4 minutos: e quem não tem saída de cabo como pode fazer? Powerline por rede elétrica ou se tiveres saídas e entradas de coaxial também há aparelhos para isso acho eu. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Abril 2025 (editado) Citação de Almeno, há 48 minutos: Eu tenho isto, comprei a casa agora e a instalação é de origem (2010). Só funciona uma tomada na sala 😄 e do 1Gb que tenho contratado, ligando o cabo nessa tomada ao pc tenho 97mbs Certamente que os cabos são de uma Cat. antiga, diria Cat. 5. Se achares que vale a pena, arranja um electricista que te troque isso e meta cabos com pelo menos Cat. a, que já dá para 10 Gbps e portanto cobre as necessidades por uns bons anos. Editado 22 Abril 2025 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 22 Abril 2025 Citação de Ghelthon, há 18 minutos: Certamente que os cabos são de uma Cat. antiga, diria Cat. 5. Se achares que vale a pena, arranja um electricista que te troque isso e meta cabos com pelo menos Cat. a, que já dá para 10 Gbps e portanto cobre as necessidades por uns bons anos. Pois é a ideia que tenho. Vou ter que arranjar alguém para me fazer isso, também tenho um colega de trabalho que foi técnico de redes que ficou de ir à casa ver qual será a melhor opção. Porque o router está dentro do painel da caixa ATI, que por sua vez está dentro de um armário 😄 Ou seja, leva logo com 2 cortes de rede wifi logo ali. Para piorar, as tomadas de cabos de rede no escritório não funcionam 😄 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Abril 2025 Citação de Almeno, há 22 minutos: Pois é a ideia que tenho. Vou ter que arranjar alguém para me fazer isso, também tenho um colega de trabalho que foi técnico de redes que ficou de ir à casa ver qual será a melhor opção. Porque o router está dentro do painel da caixa ATI, que por sua vez está dentro de um armário 😄 Ou seja, leva logo com 2 cortes de rede wifi logo ali. Para piorar, as tomadas de cabos de rede no escritório não funcionam 😄 Ter o router dentro da caixa também não me parece grande coisa, a não ser que o sinal seja suficientemente forte mesmo assim. Podes metê-lo fora e mesmo assim ligar à caixa ATI, mas aí também pode depender do local até onde tens fibra. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 22 Abril 2025 Citação de Ghelthon, há 7 minutos: Ter o router dentro da caixa também não me parece grande coisa, a não ser que o sinal seja suficientemente forte mesmo assim. Podes metê-lo fora e mesmo assim ligar à caixa ATI, mas aí também pode depender do local até onde tens fibra. Supostamente o técnico da operadora disse que a saída estava ali, dentro da caixa ATI Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 22 Abril 2025 Citação de Almeno, há 7 minutos: Supostamente o técnico da operadora disse que a saída estava ali, dentro da caixa ATI E está e é para isso que a caixa serve. Mas tem os seus contras, como explicado acima. Como o técnico quer perder o menor tempo possivel e nem é obrigação dele andar a passar cabo ou fibra pela casa, deixou-te o router na caixa. Eu tenho a sorte de o técnico da MEO ser meu amigo e fez me logo a extensão de fibra da caixa ATI para outro ponto da casa, para meter o router. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 22 Abril 2025 Citação de Almeno, há 1 hora: Supostamente o técnico da operadora disse que a saída estava ali, dentro da caixa ATI Como diz o challenger, isso é correcto. Mas um router também serve para Wi-Fi e, como tal, não convém estar fechado. Citação de challenger, há 1 hora: E está e é para isso que a caixa serve. Mas tem os seus contras, como explicado acima. Como o técnico quer perder o menor tempo possivel e nem é obrigação dele andar a passar cabo ou fibra pela casa, deixou-te o router na caixa. Eu tenho a sorte de o técnico da MEO ser meu amigo e fez me logo a extensão de fibra da caixa ATI para outro ponto da casa, para meter o router. Quer na minha antiga casa, quer na actual, fui o primeiro inquilino a entrar, portanto as instalações foram comigo. Em ambas os técnicos da Vodafone foram óptimos e acederam facilmente ao meu pedido para deixarem o router na sala, fora da caixa. E em ambos os casos meteram fibra adicional até lá. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 22 Abril 2025 Citação de Ghelthon, há 7 minutos: Quer na minha antiga casa, quer na actual, fui o primeiro inquilino a entrar, portanto as instalações foram comigo. Em ambas os técnicos da Vodafone foram óptimos e acederam facilmente ao meu pedido para deixarem o router na sala, fora da caixa. E em ambos os casos meteram fibra adicional até lá. Isso irá depender da casa e do técnico. Se a casa tiver alguma idade e não tiver caixa ATI normalmente os técnicos são flexíveis porque não há propriamente um sítio para colocar as redes. Agora em casas com caixa ATI normalmente e cada vez mais têm ordens para não puxar fibra para outro lado. Agora podes apanhar de tudo, técnicos que cumprem a regra à risca, técnicos que são flexíveis e até técnicos que dizem que te fazem mas cobram um extra "por fora". 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 22 Abril 2025 Btw noutro assunto, quanto tempo demorou o vosso pedido de isenção de IMI? O meu está por tratar desde 20 e poucos de março Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 22 Abril 2025 Citação de Hammerfall, há 8 horas: e quem não tem saída de cabo como pode fazer? Tenho muito bom feedback dos powerline da tp-link. 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 23 Abril 2025 Citação de Almeno, há 13 horas: Btw noutro assunto, quanto tempo demorou o vosso pedido de isenção de IMI? O meu está por tratar desde 20 e poucos de março uns 5 dias. fizeste no e-balcão? Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 23 Abril 2025 Citação de Robe, há 6 minutos: uns 5 dias. fizeste no e-balcão? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 17 Junho 2025 Alguém aconselha uma empresa de mudanças na zona de Lisboa/Margem Sul? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 17 Junho 2025 Citação de SAS_Robben, há 1 hora: Alguém aconselha uma empresa de mudanças na zona de Lisboa/Margem Sul? @gyokeres 3 Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 29 Junho 2025 Maltinha ACs razoáveis mas sem explodir o orçamento, algumas recomendações? Quando veio um técnico há 2 anos ver a minha casa aconselhou um de 9000 btu para o quarto e 12000 btu para a sala. Na altura apontaram-me para Haier. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 29 Junho 2025 E exaustores? O que é considerado demasiado barulhento para uma cozinha open space? Preciso de escolher placa + exaustor + forno e estou completamente à nora. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Junho 2025 Citação de Fajo, há 9 horas: Maltinha ACs razoáveis mas sem explodir o orçamento, algumas recomendações? Quando veio um técnico há 2 anos ver a minha casa aconselhou um de 9000 btu para o quarto e 12000 btu para a sala. Na altura apontaram-me para Haier. Isso dito assim não é nada, tudo depende das áreas. Na minha casa (alugada) tenho da Daitsu, nada a apontar e imagino que não sejam super caros. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 30 Junho 2025 Citação de Fajo, há 22 horas: Maltinha ACs razoáveis mas sem explodir o orçamento, algumas recomendações? Quando veio um técnico há 2 anos ver a minha casa aconselhou um de 9000 btu para o quarto e 12000 btu para a sala. Na altura apontaram-me para Haier. Midea e Gree, foram os orçamentos mais baixos que tive. Até ver nada a apontar, tenho Gree em casa e Midea no trabalho. Uma cena fixe que o Gree tem é o modo eco, não gasta quase nada, consigo ter os ACs a funcionar (com um de 24000 Btu e 2 de 12) só com os painéis fotovoltaicos e ainda sobra para a bateria. 1 Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 30 Junho 2025 Citação de Ghelthon, há 14 horas: Isso dito assim não é nada, tudo depende das áreas. Na minha casa (alugada) tenho da Daitsu, nada a apontar e imagino que não sejam super caros. Opa só vendo, isto é um apartamento T3 e é para sala e quarto. Acabava hoje os 6% de IVA, lá vai subir o preço lol. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 1 Julho 2025 Citação de pm2lp, há 8 horas: Midea e Gree, foram os orçamentos mais baixos que tive. Até ver nada a apontar, tenho Gree em casa e Midea no trabalho. Uma cena fixe que o Gree tem é o modo eco, não gasta quase nada, consigo ter os ACs a funcionar (com um de 24000 Btu e 2 de 12) só com os painéis fotovoltaicos e ainda sobra para a bateria. Vou dar uma olhadela, obrigado pelo feedback 👍 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Julho 2025 Eu tenho 3 em casa, da Daitsu. Um de 24k na cozinha/sala (open space), e 2 de 9k nos quartos. Não tenho propriamente noção dos consumos, mas é expectável que pagues mais de electricidade, claro. No meu caso acho que, há um ano, andei a pagar na casa dos 100€ por esta altura, o que me parece um preço relativamente baixo pelo conforto. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 1 Julho 2025 (editado) Eu agora consigo ter noção em tempo real do que gasta o AC, com o meter dos painéis, e pelo menos de verão (a dar frio) é ridículo o quão pouco isto gasta. Estamos a falar de gastar uns 500w por hora no de 24k btu, o que fazendo contas por alto a 12h de uso a 15cent/kW dá 0.90€ por dia. Claro que o isolamento da casa e exposição solar também conta, mas é um investimento que vale bem a pena, então tendo painéis e não gastando um cêntimo é ainda melhor. Editado 1 Julho 2025 por pm2lp Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Julho 2025 Citação de pm2lp, há 3 horas: Eu agora consigo ter noção em tempo real do que gasta o AC, com o meter dos painéis, e pelo menos de verão (a dar frio) é ridículo o quão pouco isto gasta. Estamos a falar de gastar uns 500w por hora no de 24k btu, o que fazendo contas por alto a 12h de uso a 15cent/kW dá 0.90€ por dia. Claro que o isolamento da casa e exposição solar também conta, mas é um investimento que vale bem a pena, então tendo painéis e não gastando um cêntimo é ainda melhor. Sem dúvida alguma. Agora estou na casa alugada e portanto não me meto em aventuras, mas na que construirei será assim. Tudo eléctrico, com o máximo de painéis que fizer sentido para a casa, e siga. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 7 Julho 2025 PRR de ar condicionado, alguém me sabe esclarecer como isso funciona? Compartilhar este post Link para o post
SabezZ Publicado 7 Julho 2025 Alguém optou ou conhece alguém que tenha optado pela construção de casa modular? Em termos de financiamento há diferenças para construção de alvenaria? Apesar de ter pesquisado sobre o assunto, continuo com dúvidas. Compartilhar este post Link para o post