Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Há 24 escolas que dão por sistema notas acima do esperado

Publicações recomendadas

Quando entrei na Universidade, a última colocada do meu curso teve média interna de 193 e de exames 13 :lol:

Adivinhem de onde veio

Compartilhar este post

Link para o post

Andei sempre em escolas públicas. Depois andei no D.Duarte. 6 meses apenas (2º e 3º Período do 12ºano). Razão: tinha 10 a Biologia e isso estava a f*der-me. Acho que acabei com 17 ou 18. No exame tive 11, mas não era prova de ingresso e na verdade estava-me a cagar para Biologia, onde na verdade lembro-me de estudar quase nada. Mas tive 17 ou 18 a Matemática e saquei 16 no exame nacional.

Fui para o Colégio com o único propósito de melhorar a nota de Biologia, e claro está, o resto vai por acréscimo. Fui com alguns mitos na cabeça que acabaram por não se verificar. Por exemplo: a Área de Projeto não houve 20's, acho que tive 18 e isso foi a nota mais frequente. O mesmo a Educação Física. Existiam aulas 'obrigatórias' de preparação para exames dentro do horário ao longo do ano; não me lembro de existir uma grande disparidade entre as notas dos testes e a nota interna.

O que realmente notei é que os professores são mais carinhosos e atenciosos, estão sempre disponíveis para tudo e não se estão a cagar para as tuas dúvidas, mesmo que sejam completamente despropositadas. Isto nas disciplinas de exame nacional. Nas outras admito que é um bocado mais balda (Física por exemplo, tive 18 acho eu e não se fazia grande coisa, umas experiências e tal....).

No entanto, vejo aí muitas bocas baseadas em mitos só. Sobem as notas? Eventualmente, mas também dão bastante apoio para que tu tires uma boa nota no exame. O problema é que a matéria prima que lá vai parar (aka ricalhaços) pode não ser a mais empenhada nem a mais dotada intelectualmente. Mas não é tão 'dado' como muitas pessoas fazem parecer.

TL;DR - Andei no D.Duarte e numa escola pública 'exigente' e, apesar de concordar que é relativamente mais fácil obter 16+ a qualquer disciplina, também admito que eles preparam os alunos muito melhor que na escola pública para os exames.

Editado por Art Vandelay

Compartilhar este post

Link para o post

Andei numa escola pública e nunca entendi o mito de que os professores da pública se estão a cagar para os alunos e são pior preparados.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que todos nós quando chegamos à faculdade pensamos na rebaldaria que foi o ensino básico/secundário.

Aquilo é tudo às três pancadas, regabofe total. Depois chega-se à fac e é bulir como o crl, sem preparação nenhuma por vezes nem metodo de estudo. A gap entre as duas ainda é muito grande, venhas de uma privada ou pública, acho.

Quer dizer eu também já ouvi malta a dizer que a fac é uma continuação do secundário, mas isso vem da exigencia da instituição e/ou do curso.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que todos nós quando chegamos à faculdade pensamos na rebaldaria que foi o ensino básico/secundário.

Aquilo é tudo às três pancadas, regabofe total. Depois chega-se à fac e é bulir como o crl, sem preparação nenhuma por vezes nem metodo de estudo. A gap entre as duas ainda é muito grande, venhas de uma privada ou pública, acho.

Quer dizer eu também já ouvi malta a dizer que a fac é uma continuação do secundário, mas isso vem da exigencia da instituição e/ou do curso.

uma grande verdade

Compartilhar este post

Link para o post

o Ribadouro é onde muitos ricos que não tem notas para ir para a Universidade vão fazer melhorias para entrarem nos cursos que pretendem

Verdade. E alguns para conseguirem acabar o secundário.

Olha o Liceu de Gaia que novidade também :lol:

Editado por Detlef

Compartilhar este post

Link para o post

TL;DR - Andei no D.Duarte e numa escola pública 'exigente' e, apesar de concordar que é relativamente mais fácil obter 16+ a qualquer disciplina, também admito que eles preparam os alunos muito melhor que na escola pública para os exames.

Pego neste post para escrever algo. É óbvio que é mais fácil obter melhores notas mas, surpreendentemente, grande parte dos bons alunos depois safam-se. Primeiro, os testes se são mais fáceis? Provavelmente são. Ao mesmo tempo, praticamente bastava ires aos aulas para tirares boas notas, o que também explica muito. Em FQ e BG, por exemplo, além das aulas em que, sinceramente, eras obrigado a decorar tudo e mais alguma coisa, tinhas pessoas que te preparava para exames. Muitas vezes resolviam-te questões de exames, explicavam-te como as resolveres e tudo mais. Isso torna as pessoas simplesmente preparadas. E as aulas de apoio ajudaram imenso.

A cena é que neste tipo de colégios a diferneça não está tanto nas aulas mas na "protecção" que está a ser dada aos alunos. Numa pública, não tens profs que andam em cima de ti e obrigam-te praticamente a saber as coisas. Ali eles são praticamente "forçados" a obrigar os alunos a estudar. Do pessoal que eu conheço e dou-me como expceção porque me estive a cagar para os exames, que chegou com boa nota aos exames safou-se, e quem chegou com 10 reprovou. E olha, coincidência das coincidências, vi pessoal a ficar com Mat e BG por fazer para acabar o secundário (que até depois foram para o recorrente).

Okay, admito que nas opcionais possívelmente seja um bocado mais fácil mas, curiosamente, até ai tinhas de trabalhar para ter boa nota (lembro-me por exemplo de Psi no 12º ano, em que tive alta nota mas pqp eras obrigado a trabalhar). Ah, e nos exames para quem diz que ajudam na vigia, ajudam absolutamente zero. Nunca vi nem me lembro de relatos de ajudas. Pelo menos lá. Do que sinto e vi, até de ppl que foi para lá, as pessoas simplesmente são obrigadas a trabalhar mais e, por estarem praticamnete fechadas, acabam por ir as aulas todas e eventualmente aprendem o suficiente para se safarem.

Ah, e outra coisa que também conta um bocado nisto, há colégios cujo objectivo é ter alunos de topo pra inflaccionar as notas. Nunca tive uma turma desse genero e sempre tive alunos mau/bons/excelentes por onde passei. Também deve contar um bcd isso para descer a média quando, por exemplo, não acontece noutros locais. Não acredito, sinceramente, em notas dadas.

E pior que o Ribadouro é o D. Dinis. Mas fico-me por aqui.

Editado por Sierra K

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

conheço um ex-professor de português que deu aulas numa escola privada muito conhecida até achar que podia chumbar um aluno que não teve aproveitamento. Qdo a mãe do aluno soube que o filho ia chumbar a português, foi à escola e fez um escabeche dos diabos pq "nao pagava centenas de € por mês para o filho chumbar". O gajo recusou-se a dar nota positiva pq o miúdo não estava preparado mas, sabe-se lá como, o miúdo acabou por passar e não foi só com 10.

Depois disto deixou de dar aulas.

Compartilhar este post

Link para o post

Para baixo, é só escolas do Sul, para cima é só escolas do Norte :lol:

tirando algumas exceções

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Escola Secundária D. Pedro V, a 1ª da lista das escolas desalinhadas para baixo, foi a minha escola.

E lá frequentei um Curso Tecnológico de Desporto, no qual diziam aos alunos para não seguirem a vida académica daí para a frente, pois não iriam bem preparados para o Ensino Superior.

Eu lá decidi desafiar a lógica, segui para a Faculdade (fui o único da turma a conseguir entrar na pública). Hoje estou licenciado e trabalho não me falta.

Compartilhar este post

Link para o post

Andei numa escola pública e nunca entendi o mito de que os professores da pública se estão a cagar para os alunos

Não é um mito, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Então tive bastante sorte

Tiveste. Vou-te só relatar uma situação que, até hoje, dou como exemplo para ilustrar o funcionamento de alguns estabelecimentos de ensino.

No meu 8.º ano não havia um professor de Educação Visual para a minha turma e para outra, então veio um professor de fora. Estivemos cerca de duas semanas a aguardar. Quando o professor veio começou um conjunto de incidências estranhíssimas, nomeadamente três: (a) o professor tinha enormes ataques de tosse durante as aulas (às vezes duravam mais de 20 minutos); (b) andava sempre com o nariz vermelho; e © o discurso dele, por vezes, era confuso e atabalhoado, ninguém percebia nada.

Aliado a isso, ele tinha uma preferência estranha para expulsar os alunos da sala de aula. Houve até uma situação que poderia ter ditado uma suspensão de um amigo meu, ele entra na sala faz uma continência ao professor (não é bem uma continência, mas um gesto semelhante a esse) e diz: Boa tarde stor, peço desculpa pelo atraso. O homem vira-se para ele e expulsa-o da sala, nós, miúdos, ficamos em pânico, porque não percebemos nada do que se passou. Depois, o homem sai da sala e vai fazer uma participação do meu colega, alegando que ele tinha feito uma saudação nazi. E as situações foram-se somando, desde a expulsão de 3/4 alunos por aula a uma expulsão coletiva. O maior problema é que esta situação se repetia na outra turma a que ele dava aulas.

Falamos várias vezes com a nossa Diretora de Turma e a outra turma com a deles e nada, até que no fim do segundo período o homem simplesmente desapareceu da face da terra. Porém, além de ter desaparecido, o programa estava quase todo por dar, porque entre ataques de tosse e um discurso imperceptível ninguém percebia nada. O nosso trabalho, durante dois períodos, foi traçar diferentes tipos de reta numa folha A3. Todas as aulas ele desenhava a mesma imagem no quadro e nós tínhamos que a replicar.

No início do terceiro período veio outro professor contratado que, em vez de tomar conhecimento do ponto da situação, despejou a matéria toda como se nós estivéssemos a par e isso teve como resultado uma turma inteira com 2 a Educação Visual, porque nós não tínhamos adquirido conhecimento nenhum durante o ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Fds que coisa mais estranha :lol: :mrgreen:

Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina isto a acontecer no 8.º ano a uma turma de miúdos.

O pior era nós a contarmos isto à Diretora de Turma e ela não acreditar ou dizer que estávamos a exagerar. Mas, de um momento para o outro, o homem desapareceu.

Aqueles ataques de tosse é que...

Compartilhar este post

Link para o post

Sem ironias, ainda não percebi a ligação da tosse com os desequilíbrios que o homem apresentava.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Sem ironias, ainda não percebi a ligação da tosse com os desequilíbrios que o homem apresentava.

Nem com o nariz vermelho? :mrgreen:

Isto era a teoria que tínhamos na altura, nunca se soube, realmente, o que se passava.

Compartilhar este post

Link para o post

Abri o tópico agora à espera de ver aquelas todas do Porto. Não desiludiram. Há os boatos e há os relatos de conhecidos, mas sem fizerem só metade do que se diz já é escandaloso, por isso haviam de acabar com essa m*rda de uma vez por todas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem sabia que havia matéria em educação visual.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem sabia que havia matéria em educação visual.

x2 :mrgreen:

Vá, por acaso lembro-me de dar umas cenas de geometria sim. Era a parte que mais gostava.

Compartilhar este post

Link para o post

Para baixo, é só escolas do Sul, para cima é só escolas do Norte :lol:

tirando algumas exceções

Por acaso tinha reparado no mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...