Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
del9y

E se Pelé tivesse vindo para o Sporting?

Publicações recomendadas

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

EM 1964. O Benfica já tinha duas Taças dos Campeões. O Sporting sonhava ser como o Benfica. Com 2000 contos tentou que Pelé fosse o seu Eusébio. Fique a saber como e porque a jogada falhou...

Vendo que o Benfica ganhara por duas vezes a Taça dos Campeões Europeus – e que o Sporting até ganhara o campeonato ao Benfica, Sá Viana Rebelo, o presidente que haveria de tornar-se ministro de Marcelo Caetano, pôs o sonho da Taça das Taças a arder em Alvalade. Não, não foi só ao Brasil buscar um dos seus mais carismáticos treinadores: Gentil Cardoso – mandou ao Brasil António Abrantes Mendes em missão que poderia ter mudado a história do futebol em Portugal...
Não muito antes, Pelé mostrara em Lisboa que deixara de ser humano. Por 5-2, o Santos vencera a Taça Intercontinental ao Benfica – mas para Nélson Rodrigues, o mais genial cronista de futebol da lusofonia, não fora o Santos:
Não tem sentido falar do Benfica, não tem sentido falar do Santos. Só Pelé existiu na Luz. E se cada um de nós pode ser humano e divino, Pelé em Lisboa foi divino, única e exclusivamente divino. Diz-se que o Santos é o maior «team» do Mundo. Engano. Na verdade, o maior time do mundo é Pelé. O que ele fez contra o Benfica foi, realmente, um escândalo...

Ordenado no Santos? Menos de 2760 escudos...
Com Pelé assim, tinha mesmo de ser assim: o Santos deu-lhe novo contrato, ele próprio o revelou em A Bola:
- É por três anos. Ordenado de 80 mil cruzeiros mensais, foras os bichos...
80 mil cruzeiros eram menos de 2760 escudos. Os bichos, como se chamava por lá ao prémios poderiam chegar a 30 contos:
- Mas tem mais: um carro Volkswagen, um prédio de dois pisos para eu pôr de renda – e sabe mesmo quanto é que me pagam só para botar assinatura no contrato, ano a ano? Me pagam 7 milhões e meio de cruzeiros (o que não chegava a 250 contos). É, podia ser mais,mas está bem, não me importa nada que ande gente dizendo que o Real Madrid jogou com 100 milhões de cruzeiros para me levar, que só para mim tinham 40 milhões, eu sou feliz assim, sou feliz aqui...

Ordenado no Sporting? 20 contos por mês...
De repente, jornais começaram a dizer que Pelé estava em... dissabor no Santos, que não suportava a perseguição de que vinha sendo vítima por parte de árbitros e de «certa imprensa paulista», que se arrependera até de não se ter ido embora, «para fora» - e foi levado por esses rumores que António Abrantes Mendes apanhou o primeiro avião para São Paulo, procurou Athié Jorge Coury, o presidente do Santos – e pediu-lhe Pelé por um ano de empréstimo. A resposta que levou A Bola publicou-a assim:
- Tentei, mas não obtive êxito, infelizmente. Seria um alto negócio. Não, não se falou em cifras porque o deputado Athié disse-me que o Santos não vende e muito menos empresta Pelé porque isso causaria uma revolução na cidade e trazia séria crise interna ao país. Diante disso, não podia dizer mais, senão agradecer a maneira gentil como me recebeu. O meu plano? Olhe, chegaria aos 2000 contos só pela cedência de Pelé por um ano e daria ao craque 20 contos por mês. O valor das luvas é que ainda não estava decidido, mas não seria problema, o Sporting aguentaria isso...
Claro que era «negócio da China». Sobretudo porque já se sabia que a Juventus oferecera por Eusébio 16 mil contos mas Salazar decretando-o... «instituição nacional» mandara-o para a tropa como soldado operador de radares.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelé e Eusébio no mesmo campeonato tinha sido tão épico.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se cabia no 4-3-3 do Bella Guttman

Ele adaptava a tática para entrar o Pelé para o onze.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se cabia no 4-3-3 do Bella Guttman

Isso é tactica de equipa pequena! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora penso que já não tem a pedalada do Slimani

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica já teve o Julio Cesar contrafeito e agora tem o Julio Cesar original. Ah pooooooooois :D

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...