Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

CET - Cursos de Especialização Tecnológica

Publicações recomendadas

Alguém já tirou, está a pensar tirar?

Este tópico serve para facultar informações e partilhar experiências sobre os CET.

No tópico dos advogados alguns membros já me disseram que o CET de serviços jurídicos não é tão bom quanto isso.

O que acham dos CET em si? Há espaço no mercado para malta de nível V?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a pensar tirar um para depois, possivelmente, entrar na faculdade visto estar neste momento a acabar um curso prof. Até lá é marrar para os exames para ver se poupo esse ano e meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estive num, mas não o acabei porque me meti numa licenciatura.

Depende bastante da área do CET, uns acho estão mais contidos, logo conseguem ser mais organizados e ir ao encontro do que é necessário "saber". Por outro lado, outros têm muita coisa para saber, muita informação para aprendizagem em curtas horas etc etc., tornando-o de certa forma desorganizado.

Quanto ao espaço de mercado, isso depende de vários factores, como teres "conhecidos" no meio, se na tua área apostam no queres seguir, ou se terás de emigrar, por exemplo.

Ah, eu frequentei um CET de Organização e Gestão Industrial.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava interessado em para o ano entrar num CET, fui informar-me e parece que para o próximo ano lectivo não irão haver mais CET's, pois irão dar lugar a um outro curso que não me lembro agora o nome, mas basicamente os CET's eram de um só ano e os novos passarão a ser de 2 anos mas com a possibilidade de maior equivalência a quem quiser depois entrar numa licenciatura

Compartilhar este post

Link para o post

Tirei um CET em Electromedicina, na ESTS. Espaço no mercado há. Reduzido, mas há. Depende, sobretudo, dos teus objectivos, do teu trabalho e da tua exigência.

Eu quando entrei, sempre tive como objectivo seguir para uma licenciatura em Engenharia Biomédica (onde estou agora). Fiz o curso (que é acessível) e tive um estágio que gostei: durante 3 meses trabalhei como Técnico de Electromedicina no Hospital de Santo António dos Capuchos. Aprendi muita coisa relacionada com o meu curso, por isso não me posso queixar. A empresa onde estagiei ficou agradada com o meu trabalho e criei relações com algumas pessoas na área, o que me pode trazer benefícios no futuro, e parecendo que não tanto o curso como o estágio acabam por contar bastante no currículo quando terminar a minha licenciatura.

Tive colegas que não fizeram nada durante o estágio, nem se interessaram em fazer, mas também tive um que se esforçou verdadeiramente no curso e no estágio e acabou por ficar a trabalhar na mesma empresa onde eu estagiei, com boas condições.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo no CET não tanto um trampolim para a licenciatura mas uma ferramenta para ser inserido no mercado de trabalho. E não me importa qual seja o CET, desde que este tenha mercado. Acho que hoje em dia há que haver versatilidade.

E Nico, espero que isso não seja verdade. \: fogo 2 anos é dose.

Compartilhar este post

Link para o post

O que ele está a falar são os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP). Tens aqui e aqui mais alguma informação.

Editado por Inkie

Compartilhar este post

Link para o post

Se estiver à volta de 1K, 1.5K, é um investimento que recuperas nos primeiros meses de trabalho, isto tendo em conta se receberes o salário mínimo quando fores empregado. E só despendes de um ano, és logo lançado no mercado de trabalho e começas a ganhar experiência no ramo. Isto vendo o lado bom da coisa.

vou passar para aqui

a maioria dos cet´s são em instituições privadas, ao todo no mínimo são 3K num ano. também há-de haver em faculdades públicas, mas naturalmente é mais complicado entrares. eu sei do que falo porque tenho alguns amigos meus que tiraram (ou estão a tirar) cets e só conseguiram arranjar em universidades privadas, e pagam balúrdios.

a minha opinião é que os cet`s são vantajosos para aqueles que não conseguiram nota mínima para entrar no curso que pretendem no curso universitário que desejam, e por essa via, podem entrar, tendo feito equivalências. Para arranjar trabalho na àrea, é bastante complicado, se calhar até vale mais a pena tirar um curso professional.

Compartilhar este post

Link para o post

vou passar para aqui

a maioria dos cet´s são em instituições privadas, ao todo no mínimo são 3K num ano. também há-de haver em faculdades públicas, mas naturalmente é mais complicado entrares. eu sei do que falo porque tenho alguns amigos meus que tiraram (ou estão a tirar) cets e só conseguiram arranjar em universidades privadas, e pagam balúrdios.

a minha opinião é que os cet`s são vantajosos para aqueles que não conseguiram nota mínima para entrar no curso que pretendem no curso universitário que desejam, e por essa via, podem entrar, tendo feito equivalências. Para arranjar trabalho na àrea, é bastante complicado, se calhar até vale mais a pena tirar um curso professional.

Não tinha essa noção. :o

Eu vou informar-me sobre os cet do iefp, pode ser que sejam mais acessíveis. mas obrigado por facultares esta informação! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Existiam Cet´s grátis, e até financiados com direitos a bolsa, um amigo meu recebeu 1500euros, fora o subsidio de alimentação e de transporte.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já tirou, está a pensar tirar?

Este tópico serve para facultar informações e partilhar experiências sobre os CET.

No tópico dos advogados alguns membros já me disseram que o CET de serviços jurídicos não é tão bom quanto isso.

O que acham dos CET em si? Há espaço no mercado para malta de nível V?

Posso falar de alguns CET's no ESGHT pois tive colegas que tiraram o CET e depois passaram para a licenciatura. Todos me falaram bem daquilo, que lhes ajudou no trabalho e que os ajudou a ir para licenciatura. As muitas equivalências que o CET dá à licenciatura também ajuda, penso que a ESGHT, neste caso, está bem coordenada. Atenção que estou falando de pessoas do tiraram o CET e a licenciatura no nocturno e que trabalhavam de dia, não sei se é o teu caso ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu frequentei e não me posso queixar, de todo. Foi um curso financiado, ou seja, sem qualquer tipo de obrigação financeira, recebíamos subsídio de alimentação, subsídio de transporte (ou passe) e, também, algum material específico para as aulas. É claro que a qualidade da formação vai depender da instituição que o leciona, nomeadamente ao nível da seleção do corpo docente, como é normal. Há instituições melhores, outras piores. Falando por mim, foi sem dúvida uma boa experiência, a todos os níveis. Não só pela vertente bastante prática, mas também pelo facto de ter tido a oportunidade de estagiar no datacenter da NOS, onde aprendi bastante e fiz alguns contactos. Depois, com a certificação, ainda ficas habilitado à candidatura a uma Licenciatura da respetiva área cientifica, sem necessidades de exames. No entanto, atenção que, pelo que já soube, está previsto uma alteração no regulamento dos concursos especiais, que é a regime de candidatura para os detentores de uma qualificação de nível 5, tendo em vista a apresentação obrigatória das provas de ingresso habituais. Mas não sei quando é que será aplicado.

Há instituições que têm parcerias estabelecidas com algumas universidades/politécnicos, pelo que fica desde logo definido x vagas para cada instituição. Contudo, a maior parte dos politécnicos, e até algumas universidades, embora em menor número, permitem a candidatura independentemente da "origem" da certificação. Os critérios de seriação variam de instituição para instituição, mas o primordial costuma ser a média final do curso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...