Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mary

Cão ‘em lágrimas’ depois de ter sido abandonado

Publicações recomendadas

Claro que concordo. Ainda há 3 dias matei uma formiga sem querer e passados 15 minutos vi um cortejo fúnebre de centenas delas num estado de tristeza que dava pena... Pobrezitas...:cry:

fdx, isso é uma anedota.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que concordo. Ainda há 3 dias matei uma formiga sem querer e passados 15 minutos vi um cortejo fúnebre de centenas delas num estado de tristeza que dava pena... Pobrezitas...:cry:

Claro que não. Esse é um conhecimento que se tem apenas quando somos jovens inconscientes. Depois crescemos. É assim como acreditar no Pai Natal e na Fadinha dos Dentes.

Magpies 'feel grief and hold funerals'

Dr Bekoff said he studied four magpies alongside a magpie corpse and recorded their behaviour.

"One approached the corpse, gently pecked at it, just as an elephant would nose the carcase of another elephant, and stepped back. Another magpie did the same thing, " he said.

"Next, one of the magpies flew off, brought back some grass and laid it by the corpse. Another magpie did the same. Then all four stood vigil for a few seconds and one by one flew off."

Compartilhar este post

Link para o post

O velhote está em forma. É preciso fazer uma ginástica descomunal para se ir buscar formigas a este tópico. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido seriamente, embora ache que é algo que não reúne consenso, que os animais tenham capacidade cognitiva de sentir emoções como nós porque não têm estrutura cerebral para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não. Esse é um conhecimento que se tem apenas quando somos jovens inconscientes. Depois crescemos. É assim como acreditar no Pai Natal e na Fadinha dos Dentes.

Em que parte sou inconsciente? Por acreditar que os animais tem sentimentos, e que de facto nota-se uma diferença enorme no mesmo animal no aspecto de tar abandonado ou bem tratado?

Ou pelo simples facto de ter postado um link para o tabonito e ter fotos de antes e depois, e por quiçá não serem os mesmos bichos, mas a ideia não levar aquilo a letra, era apenas para dar uma ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Em que parte sou inconsciente? Por acreditar que os animais tem sentimentos, e que de facto nota-se uma diferença enorme no mesmo animal no aspecto de tar abandonado ou bem tratado?

Ou pelo simples facto de ter postado um link para o tabonito e ter fotos de antes e depois, e por quiçá não serem os mesmos bichos, mas a ideia não levar aquilo a letra, era apenas para dar uma ideia.

És inconsciente na parte em que te referiste à minha idade como motivo para não perceber certas coisas. A não ser que penses que vais ficar sempre com a mesma idade, das duas uma: ou estás convencido que, daqui a uns anos, já não vais pensar da mesma forma ou a idade não tem nada a ver com o assunto.

Quanto às fotos do tabonito também tenho aqui um presente para ti:

Antes da adoção:

alligator-head-side.jpg

Depois da adoção:

crocodilo.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi uma cena: nós para irmos deixar um cão a um canil municipal temos de pagar 50 euros? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Odeio estas m*rda de abandonarem animais, mas aquelas pessoas que dão largas centenas de euros por cães de raça também me fazem uma confusão danada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acredito que animais sentem emoções, nunca no mesmo espetro que as nossas, mais "básicas" portanto. Os livros de biologia e teoria de evolução que tenho lido não o negam, quanto muito implicam ser uma necessidade evolutiva. Quero ver se leio o livro de Darwin sobre essa matéria, The Expression of the Emotions in Man and Animals.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela resposta séria e bem fundamentada :)

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro cães. Das coisas que mais quero é ter um cão quando tiver casa :)

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar era força das circunstâncias mas quando o meu cão estava nesta fase terminal senti que havia ali um lado emocional dele para connosco.

:(

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela resposta séria e bem fundamentada :)

Não me estava a apetecer. Mas se tu insistes...

Em primeiro lugar a tua pergunta não é suficientemente clara. Tu perguntas: não concordas que os animais não tenham sentimentos?

Não concordo que não tenham? Era mesmo assim que querias elaborar a pergunta? Mas adiante...

Para responder à letra eu seria obrigado a dizer que não concordo que os animais têm sentimentos. Porque "os animais" são todos e quaisquer animais. Não foi por acaso que eu falei de formigas. Se tivesses perguntado: "Concordas que alguns animais têm sentimentos?" a questão já seria diferente. Aí teria que responder que não sei.

É um facto que há certos animais que têm expressões faciais. Principalmente aqueles que estão mais próximos de nós. Os animais domésticos, em particular os animais de companhia, e os que nos estão mais próximos em termos genéticos, em particular os primatas. Também é um facto que nos é relativamente fácil associar essas diferentes expressões faciais a detrminadas situações relacionadas com aquilo que nós, humanos, entendemos como o bem-estar dos animais. O que eu não sei, e que, aparentemente, ainda divide a comunidade científica, é se essas expressões faciais correspondem à manifestação de sentimentos ou se não passam de meras interpretações humanas atribuindo um certo grau de antropomorfismo aos tais animais que nos são mais próximos.

Compartilhar este post

Link para o post

"Concordas que alguns animais têm sentimentos?" a questão já seria diferente. Aí teria que responder que não sei.

:wtf:

Estás a falar a sério? Duvidas, por exemplo, que um cão sinta dor? É que negar ou duvidar disso é de quem anda completamente alheado. Faz o teste por ti próprio e experimenta atirar uma pedra ao próximo cão que te aparecer à frente, acabam-se logo as dúvidas.

EDIT: Sobre o exemplo, I don't mean it.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

É por isto que eu tenho grande dificuldade em falar sobre estes assuntos aqui no fórum. Estamos a falar em sentimentos e tem que aparecer alguém a falar de dor física... É que já não há pachorra...:roll:

Compartilhar este post

Link para o post

Então e a dor não é um sentimento?

Depende da dor. A dor de levar uma pedrada na tola não é um sentimento. A dor de ser abandonado num hospital pela família é um sentimento.

Aqui fala-se da dor de um cão ser abandonado pelos donos e não da dor de levar com o cabo da vassoura no lombo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dor é dor, seja física ou psicológica, é um sentimento. Se um cão não tivesse sentimentos podia levar com uma pedrada na tola que não ia sentir nada, independentemente de a pedra até lhe poder fazer mossa. É a capacidade de sentir que lhe provoca a dor.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...