Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

As vidas de luxo dos líderes das claques

Publicações recomendadas

Todos os meus amigos que andam nos NN falam sempre nele como o mais próximo de ser líder, mas muito porque anda com o megafone.

Único Benfiquista da família e tinha de ser logo o maluco do megafone dos NN.

Felizmente ganhou juízo agora e arranjou emprego e criou uma vida normal.

Mas era com cada asneira da parte dele.

Conduzir sem carta tendo inclusive atropelado uma pessoa nessa situação, corridas de carros ilegais, rusgas em casa dele e da minha avó a tentar encontrar droga ou armas, as porradas e confrontos em que se envolvia. Um guna do crl nesse aspecto.

Depois tinha o lado familiar onde a família era mais importante que tudo.

Uma vez fui ver um jogo do Benfica e tive de lhe ir bilhetes e algum pessoal que sabia que eu era do Sporting espumava-se todo mas ele, felizmente, não deixou que me tocassem.

Normalmente o pessoal que o vê mais como "líder" é o da linha de Sintra.

Cacém, Monte-Abrãao, Massamá, esse tipo de zonas...

Compartilhar este post

Link para o post

Ele nunca esteve perto de ser líder, simplesmente dá-se ao trabalho de andar com o megafone. Assim como há um gajo que se dá ao trabalho de levar o tambor.

Os antigos líderes são gajos bem low profile que ninguém diria que eles era líderes de alguma coisa. O último que tivemos a dar a cara para a TV foi o Gonçalo Dias, depois dele já lá passaram mais 2 e nunca ninguém os viu.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Extrema-direita no Benfica... Pá... Ya... Os NN tiveram a fase negra ( :confuso: ) no ínicio dos 90 como quase todas as claques tugas, a famosa faixa das waffen SS, jesus senhor, p*ta de vergonha. No entanto pelo que já ouvi de quem lá andava na época nunca foi nada muito sério, eram coisas de putos, modas, dizem eles. Hoje em dia basta olhar para a componente cromática da curva para ver que nada disso existe e que quem quiser levar para lá ideias desse género é capaz de se dar bastante mal.

Os DV é outra fruta, sofreram os mesmo problemas nos 90 e acabaram sempre por manter alguns elementos manhosos lá no meio ou então em pequenos grupos como os Manks, etc. Hoje em dia não acho que seja problema sinceramente.

Na verdade dos 3 grandes até acho que é o que tem facilmente menos problemas em relação a essas coisas de extrema-direita.

O grupo Manks nunca teve nada a ver com os Diabos, a não ser relações de amizade, e muito menos tiveram alguma coisa a ver com políticas de extrema-direita. Conheço-os muito bem. O grupo deixou de existir há mais de um ano, mas um dos antigos membros e fundador continua a ir comigo, de carro, a todos os jogos fora.

Todos os meus amigos que andam nos NN falam sempre nele como o mais próximo de ser líder, mas muito porque anda com o megafone.

Não é líder nenhum, simplesmente é um gajo muito respeitado, e que se dá ao trabalho de ver o jogo de costas para a bancada, sempre com o megafone em punho. E eu tenho uma história de um jogo de futsal contra o Sporting, ainda em Odivelas na altura, em que o gajo foi cinco estrelas para mim e para mais dois amigos meus, que nem dos NN somos.

Ele nunca esteve perto de ser líder, simplesmente dá-se ao trabalho de andar com o megafone. Assim como há um gajo que se dá ao trabalho de levar o tambor.

Os antigos líderes são gajos bem low profile que ninguém diria que eles era líderes de alguma coisa. O último que tivemos a dar a cara para a TV foi o Gonçalo Dias, depois dele já lá passaram mais 2 e nunca ninguém os viu.

E o Gago?

Compartilhar este post

Link para o post

O grupo Manks nunca teve nada a ver com os Diabos, a não ser relações de amizade, e muito menos tiveram alguma coisa a ver com políticas de extrema-direita. Conheço-os muito bem. O grupo deixou de existir há mais de um ano, mas um dos antigos membros e fundador continua a ir comigo, de carro, a todos os jogos fora.

Acredito. Mas é f*dido, é malta dos 90, do tempo em que as cruzes celtas estavam na moda e tal. Vejo coisas destas e até me espumo todo. Mas sim, isso é mesmo do ínicio depois a imagem do grupo no estádio já era diferente e até até achava piada à estética do material deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele nunca apareceu na TV a dar entrevistas. Continua a trabalhar no Benfica mas já não está lá na bancada. Ele até estava ao pé de mim na bancada.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Acredito. Mas é f*dido, é malta dos 90, do tempo em que as cruzes celtas estavam na moda e tal. Vejo coisas destas e até me espumo todo. Mas sim, isso é mesmo do ínicio depois a imagem do grupo no estádio já era diferente e até até achava piada à estética do material deles.

Não tinha conhecimento desse material, mas no próximo jogo que for ver com ele (já decidimos que ao Rio Ave fora não vamos) vou-lhe perguntar que material é este. É natural que gostes da estética do material deles, a tal pessoa que eu estou a dizer é dona de uma empresa que faz material como cachecois, bandeiras, panos, para muitos dos grupos nacionais, independentemente da cor clubística, e também grupos estrangeiros de Espanha e França.

Sinceramente eu não sou grande apreciador, principalmente das cores, e às vezes do lettering. Em relação às cores, acho que abusam nas cores e nos padrões da AS Roma, porque se revêm na mentalidade e têm como que uma espécie de adoração pelo clube. Eu como me estou a cagar para todos os clubes nacionais e estrangeiros, à excepção do Benfica, acho essa colagem pura e simplesmente estúpido. Nos Diabos, se repararem, também há uma tendência para as bandeiras dessas cores, para frases escritas em italiano, etc etc...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Ninguém disse que estão a contaminar o mundo lisboeta, mas se não conheces grupos de extrema esquerda tanto no Benfica como,principalmente, no Sporting, devo dizer-te que andas distraído

de extrema esquerda a Torcida Verde tem alguns elementos, que eu conheço.

mas sao mto poucos.

Compartilhar este post

Link para o post

A faixa que aí falam, das Waffen SS apareceu num só jogo na Luz contra uma equipa do Leste num jogo Europeu. Na altura aquilo foi feito mais como intimidação do que outra coisa, até porque ela desapareceu logo depois desse jogo. Nessa altura havia muita m*rda que se fazia e que ninguém sabia muito bem o que era. Assim como a bandeira negra com uma cruz Celta andava tanto na Luz como em Alvalade, até conheço o gajo que era dono dela. Ele andava nos estádios a tentar recrutar, curiosamente ele era, e é sportinguista.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi essas tarjas a dizer "Força SSporting" e já vou a Alvalade há muito tempo. Mas sempre ouvi falar nestes grupos, principalmente no Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi essas tarjas a dizer "Força SSporting" e já vou a Alvalade há muito tempo. Mas sempre ouvi falar nestes grupos, principalmente no Sporting.

Quem não conhece o grupo 1143, da jl??

Compartilhar este post

Link para o post

Suponho que quase toda a gente conheça mas estás-lhes a dar uma importância que não têm (disseste que existem "principalmente no Sporting" e que "na JL nem se fala") ao dar a entender que o grupo ainda existe - já não existe - e que ainda está na bancada e que tem alguma importância sequer (nada disso é verdade).

A Juve Leo é apolítica neste momento (o que não quer dizer que seja uma claque perfeita, MUITO longe disso) e os principais interesses que por lá existem não são os políticos (e se os fossem, nunca seriam pró-1143, bem pelo contrário, hoje em dia).

Não sabia que essa bandeira preta com a celta, que está exibida numa ou noutra foto no antigo Alvalade e que é talvez das coisas - senão "a" - que mais me envergonham, também costumava andar pela Luz. É estranho.

antifa, do Manks há da altura umas quantas fotos com celtas, saudações nazis, etc. Não é só esse cachecol, longe disso. Só tenho pena de ter perdido o site que eu cheguei a visitar durante uns meses algumas vezes quando era mais puto e que foi das coisas que mais contribuiu para a minha aversão gigantesca a tudo o que seja facho, que era uma página única onde estavam todas as fotos e frases dos anos 80 e 90 das principais claques associadas ao fascismo. Desde a JL, os NN (sim, tinham lá uma ou duas), o Manks, os SD (bastantes, como a JL se bem me lembro), os South Side, os Panteras Negras, a Alma Salgueirista ou os Red Boys (mas esses, segundo consta, ainda há um ano tinham uma forte conotação de extrema direita). Os que mais tinham lá evidências eram a JL, os SD e o Manks, se bem me lembro, mas já não vejo a página há 2 ou 3 anos, acho que a retiraram da net.

Dpitz, na Torcida até pode haver os tais 2 ou 3 de extrema-esquerda, mas acima de tudo tenho a ideia de que é uma claque acima de tudo MUITO diferente, com preocupações que extravasam as banalidades a que estamos habituados neste mundo e com uma mentalidade fortíssima e muito focada nos valores, princípios e no ideal Sportinguista. São a única claque que respeito verdadeiramente. Não direi que sejam 100% apolíticos porque as coreografias/tifos com bandeiras da Jamaica, Irlanda, Bob Marley, etc, são variadas, mas não tem nada a ver com qualquer Livorno ou St Pauli e nunca fizeram uma única demonstração ativa e inequívoca de qualquer crença política na bancada, enquanto claque.

Compartilhar este post

Link para o post

Gavazzo keep calm que política não é a minha onda e principalmente na bancada deveria ser absolutamente abolido. nem entendo que, por haver meia dúzia de badamecos que confundem política com futebol, toda a claque mereça levar com a conotação. Foi apenas em tom de conversa.

Quanto ao resto, não há nenhum estudo, falo do que vou vendo, do que me interesso e mais por gosto do que outra coisa. Não é uma verdade absoluta, logicamente

Compartilhar este post

Link para o post

O site de que falas devia ser o dos Ultras Contra o Racismo que entretanto ficou offline. Tinha uma recolha do crl...

Afinal ainda há maneira de ver: https://web.archive.org/web/20100529101615/http://www.angelfire.com/falcon/ucr/fotos.html

Anos 90, que cancros nas curvas... Ainda se diz que hoje é que é mau...

Ei há quanto tempo já não via isso... sim, era essa, precisamente. Afinal enganei-me quanto ao Manks, era precisamente esse cachecol que aqui meteste. Há é mais coisas dos NN do que pensava, se calhar confundi uns e outros. Mais uma vez, a JL sempre em grande no que a estas andanças diz respeito... enfim, que vergonha alheia.

Penso o mesmo, quando ouço dizer que hoje em dia é tudo terrível (e eu também não gosto do mundo das claques portuguesas) lembro-me frequentemente desta página e do tipo de coisas que se fazia, pintava e exibia na altura.

Gavazzo keep calm que política não é a minha onda e principalmente na bancada deveria ser absolutamente abolido. nem entendo que, por haver meia dúzia de badamecos que confundem política com futebol, toda a claque mereça levar com a conotação. Foi apenas em tom de conversa.

Quanto ao resto, não há nenhum estudo, falo do que vou vendo, do que me interesso e mais por gosto do que outra coisa. Não é uma verdade absoluta, logicamente

Eu estou calmíssimo e subscrevo tudo aquilo que disseste, literalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso o mesmo, quando ouço dizer que hoje em dia é tudo terrível (e eu também não gosto do mundo das claques portuguesas) lembro-me frequentemente desta página e do tipo de coisas que se fazia, pintava e exibia na altura.

Já para não falar do resto. Sou amigo de pessoal da velha escola da Alma Salgueirista e contam cada história que parecem autênticos filmes de terror... Era batalhas campais, era very lights disparados em todos os jogos, eram as deslocações para o sul dentro dos vagões do mítico "cagalhão", o comboio de mercadorias que atravessava o país em câmara lenta e para onde trepavam quando este saía de Campanhã, etc...

Hoje o pessoal é bastante mais "menino", sem duvida. A bófia também não era o que é hoje, era o tempo dos famosos policias gordos de bigode e cerveja na mão.

Compartilhar este post

Link para o post

Da AS guardarei sempre uma memória com algum respeito, que foi derivada de uma altura em que tinha acabado de chegar à FEP, que fica ali a 1km do estádio, e fui lá dar um salto para estar em pleno local onde o Sporting tinha sido campeão uns 11 anos antes, já que nesse dia não estive presente. Quando lá cheguei e pensava que ia encontrar um estádio, ainda que algo decadente, encontrei aquilo que lá existe agora, que é um cenário absolutamente decrépito, e apenas um mural no topo da bancada única que lá está a dizer "Modern football was here".

fotografia0487.jpg

Não sei explicar mas senti-me tão em sintonia com aquilo naquela altura, como a gestão na altura modernista de clubes de futebol históricos levou à ruína de muitos deles e o sentimento que aquilo deve ter provocado nos adeptos desses clubes... É uma mensagem simples, possivelmente muito repetida em quase todo o lado do mundo (a 'guerra' constante ao futebol moderno), mas que ali para mim teve toda a lógica e encaixou na perfeição, e foi escrita pela claque.

Não sei se o cenário ainda hoje se mantém, desde aí (há 3 anos) que não vou lá.

EDIT: é isto

Vidal-Pinheiro.jpg

Editado por Gavazzo

Compartilhar este post

Link para o post

O site de que falas devia ser o dos Ultras Contra o Racismo que entretanto ficou offline. Tinha uma recolha do crl...

Afinal ainda há maneira de ver: https://web.archive..../ucr/fotos.html

Anos 90, que cancros nas curvas... Ainda se diz que hoje é que é mau...

dvnazis.jpg

Lima?! espanto.png

Compartilhar este post

Link para o post

Já para não falar do resto. Sou amigo de pessoal da velha escola da Alma Salgueirista e contam cada história que parecem autênticos filmes de terror... Era batalhas campais, era very lights disparados em todos os jogos, eram as deslocações para o sul dentro dos vagões do mítico "cagalhão", o comboio de mercadorias que atravessava o país em câmara lenta e para onde trepavam quando este saía de Campanhã, etc...

Hoje o pessoal é bastante mais "menino", sem duvida. A bófia também não era o que é hoje, era o tempo dos famosos policias gordos de bigode e cerveja na mão.

Olha que não é bem assim, a malta continua a fazer Muita coisa e algumas que não devia mas a questão aqui está no aperfeiçoamento e criação de agentes especializados. Os tão famosos spotters não fazem por menos, acompanham as claques e conhecem os mais assíduos ao pormenor. Gente que ainda que nada faça tem a sua vida vasculhada ao mais pequeno pormenor. Nome, idade, morada, local de trabalho, facebook....nada lhes escapa.

É natural que melhorem e antecipem os actos. Em grande parte, felizmente, se bem que o abuso que exercem muitas das vezes merecesse uma chamada de atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, aliás por isso é que pus entre " ".

Ele simplesmente é um gajo respeitado naquele meio.

Lembro-me perfeitamente de nas conversas de natal ele dizer que começava a ganhar algum "nojo" a pessoal que andava lá a fazer dinheiro à pala da imagem do clube e dos NN com merchandising porque ele acredita que estão ali é para apoiar o clube e não se servir dele.

Se ele também comeu do tacho ou não, não faço ideia mas este era o pensamento dele.

Além disso ele também explicava que os NN tinham um núcleo duro (não me recordo de quantos elementos) que organizavam tudo o que havia para organizar, não havia um líder daquilo. Era um núcleo que andava por ali há algum tempo e como tal costumava tomar as decisões em conjunto.

Como é óbvio lembro-me destas coisas atiradas para o ar porque só estou com ele umas 3x por ano e posso ter confundido algumas coisas aí pelo meio.

Mas se a minha memória não me atraiçoa, é basicamente isto.

Compartilhar este post

Link para o post

mas isso dos símbolos nazis era mais uma moda estúpida da altura ou a malta andava a fazer m*rda?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Dpitz, na Torcida até pode haver os tais 2 ou 3 de extrema-esquerda, mas acima de tudo tenho a ideia de que é uma claque acima de tudo MUITO diferente, com preocupações que extravasam as banalidades a que estamos habituados neste mundo e com uma mentalidade fortíssima e muito focada nos valores, princípios e no ideal Sportinguista. São a única claque que respeito verdadeiramente. Não direi que sejam 100% apolíticos porque as coreografias/tifos com bandeiras da Jamaica, Irlanda, Bob Marley, etc, são variadas, mas não tem nada a ver com qualquer Livorno ou St Pauli e nunca fizeram uma única demonstração ativa e inequívoca de qualquer crença política na bancada, enquanto claque.

Sim, sim, sem dúvida ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim o Vidal Pinheiro continua igual, mas mais degradado de ano para ano. Por trás dessa única bancada e acessivel por uma porta de garagem pequena ainda são as únicas instalações que de facto pertencem ao clube depois de até o bingo já ter ido à vida. No entanto já este ano o Rui Moreira cedeu um edifício em Paranhos para o Salgueiros fazer a sua nova sede, mas aquilo ainda está um destroço.

O mais revoltante na questão do estádio ainda é ver que a filha da p*ta da estação do metro podia muito bem e facilmente coexistir com um estádio na superfície.

mas isso dos símbolos nazis era mais uma moda estúpida da altura ou a malta andava a fazer m*rda?

Era moda no sentido da dimensão que aparentava ter. No entanto era certinho que mesmo muitas claques tinham o seu número de skins nazis ou gente que lá andava para recrutar.

A verdade é que pouca gente fala nisso mas por exemplo a morte do Alcino Monteiro no Bairro Alto dá-se num 10 de Junho que para além do dia de Portugal, foi dia da final da Taça de Portugal no Jamor (com o Sporting a levá-la para casa), e é sabido que o grupo que o matou tinha estado junto no jogo, era o Mário Machado e amigos.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Havia aí um texto sobre a morte do alcino que espelhava bem o conteúdo. Agora não tenho tempo mas depois procuro que há quem não deva saber da história

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...