Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
coisito

Sporting pode abdicar de Adrien

Publicações recomendadas

O André Martins parece que estagnou. Quando apareceu ainda fez uns bons jogos e demonstrou potencial, mas agora não me parece que vá passar disto. Tomara ele ter feito uma época ao nível da que o Adrien fez na temporada passada, por exemplo. E eu também prefiro médios inteligentes, com boa capacidade de leitura de jogo e com boa qualidade de passe (digo isto e depois até gosto de jogadores como o Matuidi :mrgreen:), mas não é isso que eu vejo no André Martins. Ou melhor, até tem algumas dessas características mas não com qualidade suficiente ao ponto de fazer a diferença num clube como o Sporting. Em jogos com equipas inferiores tudo bem (por exemplo vs Vizela para a Taça), o problema é quando o nível é mais exigente.

E ele nessa época também chegou a jogar a 10, lembro-me de jogarem com Carriço, Schaars, André Martins. :mrgreen:

Os melhores jogadores do mundo têm sempre imensos admiradores, não te sintas envergonhado que não estás sozinho 8-)

Btw, que raio de salário é esse do Adrien? Só fazem bem em vendê-lo visto que até é bastante dispensável tendo em conta o que têm para a posição...

Editado por BartoloSerenity

Compartilhar este post

Link para o post

Os melhores jogadores do mundo têm sempre imensos admiradores, não te sintas envergonhado que não estás sozinho 8-)

Btw, que raio de salário é esse do Adrien? Só fazem bem em vendê-lo visto que até é bastante indispensável tendo em conta o que têm para a posição...

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O André Martins parece que estagnou. Quando apareceu ainda fez uns bons jogos e demonstrou potencial, mas agora não me parece que vá passar disto. Tomara ele ter feito uma época ao nível da que o Adrien fez na temporada passada, por exemplo. E eu também prefiro médios inteligentes, com boa capacidade de leitura de jogo e com boa qualidade de passe (digo isto e depois até gosto de jogadores como o Matuidi :mrgreen:), mas não é isso que eu vejo no André Martins. Ou melhor, até tem algumas dessas características mas não com qualidade suficiente ao ponto de fazer a diferença num clube como o Sporting. Em jogos com equipas inferiores tudo bem (por exemplo vs Vizela para a Taça), o problema é quando o nível é mais exigente.

E ele nessa época também chegou a jogar a 10, lembro-me de jogarem com Carriço, Schaars, André Martins. :mrgreen:

É óbvio que estagnou. Se isso até com os jogadores que são lançados bem cedo e que são aposta consistente acontece (Carriço, por exemplo), que fará com aqueles que já são lançados mais tarde e que, ao primeiro obstáculo, são logo descartados (podia falar do André Santos aqui, também).

Não o fez porque, verdade seja dita, nunca teve oportunidade para isso. Apareceu com o Sá Pinto na Liga Europa e fez um excelente final de época (tanto que devia ter ido ao Euro nesse ano). Na época seguinte, foi o ano do 7º lugar, o descalabro total, e nem sequer uma equipa digna desse nome tínhamos, quanto mais jogadores a jogar bem. E depois veio o Jardim, que o sacrificou como 10 em troca de um maior equilíbrio e consistência defensiva (e nisso, verdade seja dita, a equipa sempre ganhou muito com ele naquela posição). Quando vemos bem as coisas, ele não chegou sequer a ter a oportunidade de fazer uma boa série de jogos na sua posição, como o Adrien teve.

E tanto o Adrien como o André jogam na mesma posição. Só que houve alguém (para mim foi o Jardim, que foi quem tornou essa ideia um dado comum) que se lembrou que, porque o André tinha 1,70m e evitava o confronto físico (porque na maioria das vezes, a jogar a 8, não precisa de recorrer a isso, porque lê o jogo antes dos outros e chega primeiro ao espaço e à bola), não podia jogar a 8. E, ao mesmo tempo, porque tinha 1,70m, era ágil e até tinha boa técnica, devia jogar a 10.

Só que não é preciso ver muito do André para se perceber que ele não tem características para jogar a 10. Não é forte no 1x1, não é criativo, não é imprevisível, não é forte no remate (pelo contrário), e mais um par de aspectos necessários para um 10 e que ele não tem. Pelo contrário, todas as suas qualidades são melhor aproveitadas quando joga a 8. O entendimento do jogo, a capacidade de jogar na antecipação, a capacidade de guardar a bola, a qualidade de passe, a visão de jogo, a facilidade em jogar a poucos toques e em descobrir linhas de passe à sua frente (facilidade em fazer a equipa subir no campo, basicamente), a forma como consegue sempre dar fluidez à circulação, e por aí fora. Poucas destas características se vêem quando ele joga a 10, porque está constantemente encostado ao avançado, dentro do bloco adversário, e raramente pode receber a bola, virar-se de frente para o jogo e organizar, que é aquilo que ele faz. Mas, no Sporting, continuam a desprezar aquilo que ele sabe fazer bem, e continuam a pedir-lhe que faça muitas coisas para as quais ele não tem características nenhumas.

Pelo contrário, todas as características que referi são visíveis quando ele joga a 8. Mas, por alguma razão que nunca percebi, os anos passam, e ele continua a jogar a 8 apenas quando faltam opções para a posição ou em alguns períodos de alguns jogos, geralmente nunca superiores a 25/30 minutos. Mesmo quando joga com o João Mário no meio-campo, raramente é ele que assume a posição 8. Mesmo sendo o João o habitual titular...na posição 10. Não entendo, mesmo.

Já há algum tempo que ando com vontade de perder umas horas de vida, e fazer um apanhado exaustivo de todos os jogos ou períodos de jogos em que o André jogou a 8, e do aumento brutal de rendimento que isso significou para o jogador, em todas as oportunidades, sem excepção.

Era um 4x3x3 aí (ou um 4x2x3x1 com dois trincos e um médio ligeiramente mais adiantado), e o treinador era o Sá Pinto. A equipa jogava com um bloco baixo, e procurava ceder a iniciativa de jogo ao adversário, para depois poder sair em transição pelos alas. E aí, o André era muito importante, porque jogava de trás para a frente e conseguia encontrar espaços na defesa adversária, e lançar os homens da frente nas transições, através do passe vertical. Penso que esse trio tenha sido utilizado num jogo qualquer da Liga Europa. Talvez contra o Metalist ou contra o Athletic, onde o Bielsa se fartou de o elogiar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Adrien está feito um sarrafeiro de primeira. Bem sei que temos o Maxi (e que agora está melhorzinho nesse aspecto) e já tivemos Javi Garcia, temos o Samaris etc etc mas f*dasse o Adrien é com cada entrada cum crl, é logo de sola.

Compartilhar este post

Link para o post

O pior é mesmo andar sempre em cima do árbitro a chorar. Que irritante.

Prometia imenso, primeiro nas camadas jovens e depois da época que fez na Académica. Não é mau jogador, mas ficou aquém do seu potencial.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não digo que o facto de ele jogar fora da posição o acabe por prejudicar, mas o João Mário também é um 8 e joga a 10 e mesmo assim consegue destacar-se. Sim, são jogadores diferentes, mas dá para perceber. Ele a 8 não é melhor do que o Adrien (dizer isto quando anda numa forma de m*rda não ajuda, nas still) e João Mário, a 10 não é melhor do que o João Mário e Gauld (sendo que o Nani também pode jogar aqui e até o Mané) e ainda têm gajos na B como o Wallyson e o F. Geraldes (fora emprestados como o Chaby, e outros que poderei estar a esquecer-me). Eu acho que ganhavam mais em apostar nestes gajos do que continuar com o André Martins a tapar-lhes o lugar. Se o Adrien sair vamos ver se finalmente se vê esse André de que falas ou também o acabam por deixar sair (nem sabia que acabava contrato em 2016).

Sim, foi contra o Athletic mas acho que também jogaram com esse meio-campo mais vezes. Btw, engraçado que nessa época acabaram por ser a segunda defesa menos batida do campeonato, e jogavam com João Pereira, Polga, Onyewu, Xandão, Insua, Evaldo... dá que pensar. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mr. White, o João Mário é, pura e simplesmente, muito mais jogador que o André e que o Adrien. É outro nível. Será sempre melhor que eles, em qualquer posição. De resto, só não concordo com a parte em que dizes que ele não é melhor que o Adrien, mas isso também já tinha dito ali atrás. Tirando isso, concordo com tudo. Entre Adrien e André, prefiro que saia o primeiro, obviamente. Mas não fico chateado se saírem os dois. Nenhum deles faz assim grande falta à equipa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...