Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Polícias vão receber bónus por multas e detenções

Publicações recomendadas

Polícias vão receber bónus por multas e detenções

Governo quer oferecer prémios pecuniários, formação e descanso extra para estimular a produtividade dos agentes. Sindicatos estão contra a proposta.

Os agentes da PSP têm até à próxima semana para formarem uma opinião conjunta sobre a proposta para o novo estatuto da força policial. No documento, o Governo assume querer polícias mais produtivos e está disposto a oferecer bónus em troca.

Do plano de incentivos proposto, fazem parte compensações monetárias, formação suplementar ou mais três dias de férias. Em troca, é pedido aos agentes que reforcem as detenções e as multas. Segundo a edição desta sexta-feira do Correio da Manhã, o plano da ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, é atribuir à PSP uma verba específica para estes bónus.

As 14 estruturas sindicais da Polícia já afirmaram que não concordam com a nova ideia do estatuto. "Em democracia, aplicar prémios na PSP é grave, uma vez que pode representar um 'massacre' para o cidadão", alerta Peixoto Rodrigues, do SUP/PSP.

A par dos incentivos à produtividade, merecem igualmente críticas as propostas para eliminar o subsídio de risco, reduzir o número de férias e impor a pré-reforma aos 55 anos e as 40 horas de horário semanal. Os responsáveis sindicais vão reunir-se no dia 20 e admitem ir para a rua caso a tutela não altere os pontos críticos.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/policias-vao-receber-bonus-por-multas-e-detencoes=f915024#ixzz3UITf1q9r

Compartilhar este post

Link para o post

«"Em democracia, aplicar prémios na PSP é grave, uma vez que pode representar um 'massacre' para o cidadão", alerta Peixoto Rodrigues, do SUP/PSP.»

Como é evidente. Isto é uma tristeza.

Compartilhar este post

Link para o post

agora vai andar tudo a trabalhar para o prémio :lol: se bem que existem algumas situações que de facto merecem outro tipo de atenção, mas não é desta forma que as vão resolver.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isto é uma aberração.

Mas por acaso já se discutiu isto num tópico, e eu até concordava que se uma pequena percentagem do valor total angariado nas multas fosse utilizado para a reabilitação das instalações da PSP e GNR a nível nacional, e sem qualquer relação com a esquadra mais "valorizada" no total dos montantes :) Ia acabar por servir de motivação para os agentes mas não ao ponto de agir sem escrúpulos visto que o benefício não seria pessoal nem directo.

Compartilhar este post

Link para o post

agora vai andar tudo a trabalhar para o prémio :lol: se bem que existem algumas situações que de facto merecem outro tipo de atenção, mas não é desta forma que as vão resolver.

entao como é

Compartilhar este post

Link para o post

Quem não deve não teme. Multar essa gente que estaciona em tudo o que é lugar, é para ontem. Quem estaciona o carro de forma errada e a ocupar mais do que 1 lugar, são outros que deviam ser multados. Deve ser das coisas que mais irrita quando se está à procura de lugar e há um esperto que ocupa 2. Claro que isso acarretar um prémio para as forças de segurança, é errado. Porque presume-se por si que eles farão o trabalho correto e esperado com salário base... isto é assumir que agora "deixam passar" diversas situações, que só irão multar com este incentivo.

Já agora deixo aqui este link com as operações realizadas e que são divulgadas pela PSP, dá sempre jeito saber por onde anda a parar o radar. Principalmente na Circunvalação para quem é do Porto, onde um gajo facilmente passa os 80 (máximo permitido é 50).

http://www.psp.pt/Pages/Noticias/MostraNoticia.aspx?NoticiasID=1177

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Quem não deve não teme. Multar essa gente que estaciona em tudo o que é lugar, é para ontem. Quem estaciona o carro de forma errada e a ocupar mais do que 1 lugar, são outros que deviam ser multados. Deve ser das coisas que mais irrita quando se está à procura de lugar e há um esperto que ocupa 2. Claro que isso acarretar um prémio para as forças de segurança, é errado. Porque presume-se por si que eles farão o trabalho correto e esperado com salário base... isto é assumir que agora "deixam passar" diversas situações, que só irão multar com este incentivo.

Já agora deixo aqui este link com as operações realizadas e que são divulgadas pela PSP, dá sempre jeito saber por onde anda a parar o radar. Principalmente na Circunvalação para quem é do Porto, onde um gajo facilmente passa os 80 (máximo permitido é 50).

http://www.psp.pt/Pages/Noticias/MostraNoticia.aspx?NoticiasID=1177

Muito bom...:lol:

Dá-me sempre um gozo enorme ouvir ou ler dissertações de cidadãos indignados em relação às prevaricações dos outros e que depois assumem, de forma mais ou menos inconsciente, que também eles prevaricam. O malandro que ocupa mais do que um lugar de estacionamento deve ser perseguido e multado sem piedade, mas passar dos 80 km/h em zonas onde só se pode andar a 50 é uma inevitabilidade inocente...

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom...:lol:

Dá-me sempre um gozo enorme ouvir ou ler dissertações de cidadãos indignados em relação às prevaricações dos outros e que depois assumem, de forma mais ou menos inconsciente, que também eles prevaricam. O malandro que ocupa mais do que um lugar de estacionamento deve ser perseguido e multado sem piedade, mas passar dos 80 km/h em zonas onde só se pode andar a 50 é uma inevitabilidade inocente...

Não sei onde me viste a dizer que andar a 80 onde diz que se pode andar apenas até ao máximo de 50 era uma inevitabilidade inocente. Para quem tem o nick de Descartes, acho que essa capacidade de raciocínio é um bocado insultuosa para a figura. Porque é impossível daquele texto conseguires concluir em algum lado que eu disse que andar a 80 era uma inevitabilidade inocente. Disse que às vezes na circunvalação um gajo vai a 80 e nem repara, o que é verdade. Não disse que era correto, nem que só praticava o correto eu.

Compartilhar este post

Link para o post

E a menos que tenham uma espia montada gostava de saber muitas vezes como é que podem afirmar que um carro está no lugar de dois, se não sabem como estavam estacionados os carros na altura que 'aquele' chegou

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso sempre me fez confusão em como esses grupos são permitidos no facebook. Já varias vezes vi amigos a irem ao grupo "Operações Stop Évora" ou algo do género à procura de quais as rotundas a evitar depois de terem apanhado uma valente tachada. É ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso sempre me fez confusão em como esses grupos são permitidos no facebook. Já varias vezes vi amigos a irem ao grupo "Operações Stop Évora" ou algo do género à procura de quais as rotundas a evitar depois de terem apanhado uma valente tachada. É ridículo.

A existência desses grupos para muitos obviamente que não é redobrarem a atenção quando vão na estrada mas sim saber por onde podem andar a abrir e todos bebados... Basta ver que os pedidos de 'informação' aumentam nas noites de sexta e sabado. Depois choram que são autuados e que é uma caça à multa

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei onde me viste a dizer que andar a 80 onde diz que se pode andar apenas até ao máximo de 50 era uma inevitabilidade inocente. Para quem tem o nick de Descartes, acho que essa capacidade de raciocínio é um bocado insultuosa para a figura. Porque é impossível daquele texto conseguires concluir em algum lado que eu disse que andar a 80 era uma inevitabilidade inocente. Disse que às vezes na circunvalação um gajo vai a 80 e nem repara, o que é verdade. Não disse que era correto, nem que só praticava o correto eu.

Eu vou-te dizer de onde é que tirei essa conclusão: da parte em que assinalei a bold.

Claro que não disseste que era correto. Aliás, sabes que é incorreto. Por isso é que te preocupas com a programação das operações da polícia. Porque, como dizes, "dá sempre jeito saber onde andam os radares".

E dá jeito para quê? pergunto eu...:-k

E também não disseste que tu só praticavas o correto. Certo. Mas não te coíbes de apontar o dedo com veemência e indignação aos outros que, como tu, cometem infrações menores, muitas vezes de forma irrefletida, "sem reparar"...

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo sem entender onde está o mal de se passar uma multa se esta for justificada. "Caça à multa"? Só há multa se estiverem em excesso de velocidade/estacionarem mal/etc... E se algum dia for multado por isso não é com o agente de autoridade que vou ficar chateado de certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo sem entender onde está o mal de se passar uma multa se esta for justificada. "Caça à multa"? Só há multa se estiverem em excesso de velocidade/estacionarem mal/etc... E se algum dia for multado por isso não é com o agente de autoridade que vou ficar chateado de certeza.

O problema é quando eles virem coisas que não aconteceram, uma vez que recebem mais e são premiados, vai ser uma tentação grande. Estes procedimentos nunca costumam correr muito bem. É claro que cabe a cada um de nós a responsabilidade de cumprir as leis, mas também é claro que pisar um ligeiramente um traço contínuo enquanto estás distraído, encostar para levantar dinheiro ou para deixar alguém, ou até andar um bocadinho acima porque naquele dia em específico tem de ser... deve acontecer a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema que vejo nestes "bónus" é o rumo que se pretende dar às forças de segurança. Idealmente, os agentes deveriam ter como função a prevenção da criminalidade, não a sua punição após a infração. Ao premiar os agentes não por as evitarem, mas por as punirem após ocorrerem, estamos a desvirtuar o seu objetivo primordial.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é poderem passar-te multas sem que a justificação corresponda à verdade.

Sem incentivos já eu tive duas multas completamente infundadas que não paguei por não haver motivo. Uma delas decidida em Tribunal passados vários meses e chatices; a outra depois de reclamação por escrito com provas documentais (fotografias).

Os incentivos pecuniários só agravam estas possibilidades. Até porque a maioria das pessoas não está para se chatear. Paga e resolve logo o problema. Repor a justiça por vezes custa mais caro do que pagar a própria multa.

Eu concordaria com a introdução desta medida se, em contra-ponto, existisse uma norma que obrigasse os agentes a pagar do seu bolso aos cidadãos o valor das multas nos casos em que se comprove que existiu abuso de autoridade, excesso de zelo ou falsidades.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema que vejo nestes "bónus" é o rumo que se pretende dar às forças de segurança. Idealmente, os agentes deveriam ter como função a prevenção da criminalidade, não a sua punição após a infração. Ao premiar os agentes não por as evitarem, mas por as punirem após ocorrerem, estamos a desvirtuar o seu objetivo primordial.

Prevenção da criminalidade (deste tipo pelo menos) tem de partir é do cidadão, não é do agente de autoridade. Como é que ele evita que tu andes em excesso de velocidade? Se meterem radares queixam-se que andam à caça da multa... Não dá para ganhar, os outros é que estão sempre errados.

O problema é poderem passar-te multas sem que a justificação corresponda à verdade.

Sem incentivos já eu tive duas multas completamente infundadas que não paguei por não haver motivo. Uma delas decidida em Tribunal passados vários meses e chatices; a outra depois de reclamação por escrito com provas documentais (fotografias).

Os incentivos pecuniários só agravam estas possibilidades. Até porque a maioria das pessoas não está para se chatear. Paga e resolve logo o problema. Repor a justiça por vezes custa mais caro do que pagar a própria multa.

Eu concordaria com a introdução desta medida se, em contra-ponto, existisse uma norma que obrigasse os agentes a pagar do seu bolso aos cidadãos o valor das multas nos casos em que se comprove que existiu abuso de autoridade, excesso de zelo ou falsidades.

Não tenho nada a acrescentar, concordo completamente, e o último parágrafo é uma boa ideia. Não defendo este tipo de bónus, da mesma forma que não os critico desde que haja profissionalismo por parte dos agentes de autoridade e não abuso de poder.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que ele evita que tu andes em excesso de velocidade?

Presença na estrada. Acredita que é muito mais dissuasor que um radar, que não evita de maneira nenhuma que passes a 140 num local onde o limite de velocidade é 80, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Prevenção da criminalidade (deste tipo pelo menos) tem de partir é do cidadão, não é do agente de autoridade. Como é que ele evita que tu andes em excesso de velocidade? Se meterem radares queixam-se que andam à caça da multa... Não dá para ganhar, os outros é que estão sempre errados.

Em relação à velocidade o Peplin já respondeu.

Mas pensa neste exemplo no que respeita ao estacionamento:

Imagina que um polícia está a ver que alguém se prepara para estacionar num local proibido. O incentivo pecuniário pode ser suficiente para que o dito polícia deixe o cidadão estacionar e abandonar o local para a seguir poder passar a multa em vez de avisar o indivíduo que não pode estacionar ali. Isto é "caça à multa".

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Em relação à velocidade o Peplin já respondeu.

Mas pensa neste exemplo no que respeita ao estacionamento:

Imagina que um polícia está a ver que alguém se prepara para estacionar num local proibido. O incentivo pecuniário pode ser suficiente para que o dito polícia deixe o cidadão estacionar e abandonar o local para a seguir poder passar a multa em vez de avisar o indivíduo que não pode estacionar ali. Isto é "caça à multa".

Mas sinceramente, o que é que é mais eficaz para mudar um comportamento errado, pedir para não agir erradamente, ou punir essa pessoa depois de o fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas sinceramente, o que é que é mais eficaz para mudar um comportamento errado, pedir para não agir erradamente, ou punir essa pessoa depois de o fazer?

O que é mais eficaz, não sei. O que eu sei é que se a garagem cujo acesso ficou bloqueado com o carro fosse tua, tu preferias que o polícia alertasse o indivíduo no momento em vez de o deixar ir embora para poder passar a multa enquanto tu ficas sem condições para pegar no teu carro para ires às compras, ao hospital, levar a família a algum lado ou saires para trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...