Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Problemas Matemáticos e de Lógica

Publicações recomendadas

Têm 2 baldes, um de 5 litros e um de 3. O objectivo é retirarem 7 litros de água de um poço mas não têm qualquer forma de saber a quantidade de água que têm nos baldes, a não ser a própria capacidade que cada balde tem. Como fazem para conseguir obter 7 litros de água?

Podíamos classificar os problemas por dificuldade, por exemplo. Numa escala de 1 (muito fácil) a 5 (muito difícil), diria que este tem dificuldade 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Têm 2 baldes, um de 5 litros e um de 3. O objectivo é retirarem 7 litros de água de um poço mas não têm qualquer forma de saber a quantidade de água que têm nos baldes, a não ser a própria capacidade que cada balde tem. Como fazem para conseguir obter 7 litros de água?

Podíamos classificar os problemas por dificuldade, por exemplo. Numa escala de 1 (muito fácil) a 5 (muito difícil), diria que este tem dificuldade 2.

Essa m*rda não é do Die Hard? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, há uma cena em que eles estão num parque e uma bomba foi colocada ao pé da fonte. Basicamente têm que meter x litros numa balança para a bomba não explodir.

Recordo-me de ter visto aquilo e não ter feito muito sentido :lol:

é isto

É a mesma coisa, tu enches o balde de 5 litros e com a água que está no de 5 enches o de 3. Ficas com dois litros no de 5. Repetes o procedimento e chegas aos 7 litros.

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post

Enches o de 3L e colocas tudo no de 5L. Voltas a encher o de 3L e colocas no de 5L até este encher, acabando por ficar com 1L no balde de 3L e o de 5L cheio. Esvazias o de 5L e despejas o conteúdo actual do de 3L (1L) no de 5L. Voltas a encher o balde de 3L, despejas tudo no de 5L, que vai acabar por ter 4L. Aí é só encher novamente o de 3L e pronto, 3L+4L = 7L.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

O teu método é bem mais complicado, Ghelthon. :mrgreen: Mas é isso.

Confesso que não percebi a tua explicação, Ronin. :mrgreen:

EDIT: Já percebi mas esqueceste-te de referir a parte do esvaziar o balde de 3 litros.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cheguei lá também pelo método do Ghelthon. O do Ronin por mais que leia aquilo dá-me sempre 8 litros :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ele esqueceu-se de referir que tinha que esvaziar o balde de 3 litros e enchê-lo com o que tinha sobrado do balde de 5 litros, assim já se chega aos 7 litros.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, assim já dá :mrgreen:

é bem mais simples o 5+2 do que o 4+3 :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ele esqueceu-se de referir que tinha que esvaziar o balde de 3 litros e enchê-lo com o que tinha sobrado do balde de 5 litros, assim já se chega aos 7 litros.

Ah lol, não sei como não pensei nisso. :lol:

Ok, de facto é mesmo mais fácil assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ponho um muito simples e que se calhar já conhecem, ou semelhante.

Um homem foi para a feira vender vacas. Veio a primeira pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a segunda pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a terceira pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a quarta pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Quantas vacas o homem levou para a feira, sabendo que vendeu todas e não teve que matar nenhuma?

X-(X/2 +1/2)=A

A-(A/2 +1/2)=B

B-(B/2 +1/2)=C

C-(C/2 +1/2)=0

=>

A= (X-1)2

B=(1-X)/4 +(X-1)/2 - 1/2

C=1/2((1-X)/2 +(X-1)/4 +1/2) + (1-X)/4 +(X-1)/2 - 1

X=15

Compartilhar este post

Link para o post

X-(X/2 +1/2)=A

A-(A/2 +1/2)=B

B-(B/2 +1/2)=C

C-(C/2 +1/2)=0

=>

A= (X-1)2

B=(1-X)/4 +(X-1)/2 - 1/2

C=1/2((1-X)/2 +(X-1)/4 +1/2) + (1-X)/4 +(X-1)/2 - 1

X=15

És o meu ídolo :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

És o meu ídolo :heart:

Tb gosto muito de ti anão :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei hoje esta notícia e, como me lembrei que, se não me engano, não há um tópico para estas coisas aqui no CMPT, decidi abrir este. Como diz o subtítulo, tentem colocar problemas engraçados, alguns até já "populares", nada de coisas muito complexas. Beijos.

Solução:

16 de Julho.

Explicação:

A Cheryl disse o mês ao Albert e o dia ao Bernard. Se o Albert começou por dizer que não sabia mas o Bernard também não, isso quer dizer que o dia (ou seja, o que o Bernard sabe) não pode ser 18 ou 19, caso contrário ele saberia as duas coisas visto que esses dias são únicos. Portanto a Cheryl não faz anos em Maio nem em Junho.

Quando, logo a seguir ao Albert dizer que não sabe, o Bernard diz que sabe, conclui-se que o dia não pode ser 14, visto que 14 está em Julho e Agosto e, como tal, assim ele não poderia ter a certeza. Ficamos então com 16 de Julho e 15 e 17 de Agosto.

Por fim, ao saber que o Bernard já sabe a resposta, o Albert diz que também sabe. Como temos 2 respostas ainda abertas em Agosto, ele não poderia saber imediatamente a resposta, logo terá de ser obrigatoriamente 16 de Julho.

Ainda fiquei uns minutos a olhar para isto, mas acertei à primeira 8-)

Bom tópico!

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém tem mais nenhum? Gosto bastante de fazer isto, sobretudo agora depois de estar na faculdade que penso de maneira diferente do que há 4 anos e a maioria destes que não conseguia fazer, agora até parecem fáceis.

Editado por dekap

Compartilhar este post

Link para o post

no meu tempo de secundário as olimpíadas de matemática eram so problemas desses portanto o que não deve faltar é uma base de dados dessas porras :lol:

a dos baldes eu enchia o de 5 litros, com o de 5 litros enchia o de 3 litros, ficava com 2 litros no de 5, esvaziava o de 3 e passava os 2 litros para lá, depois enchia o de 5 litros :lol:

desperdiçava era alguma agua mas nao morria na explosao

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se se enquadra nisto mas cá vai um:

Numa igreja existem cinco velas. Nessa mesma igreja entram cinco ladrões e cada ladrão leva a sua vela. Quantas velas ficam?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se se enquadra nisto mas cá vai um:

Numa igreja existem cinco velas. Nessa mesma igreja entram cinco ladrões e cada ladrão leva a sua vela. Quantas velas ficam?

depende, levam a vela e deixam ela ficar lá ou trazem a vela de volta pa casa?

se for a primeira ficam 10

se for a segunda ficam 5

:mrgreen:

Editado por Barroso

Compartilhar este post

Link para o post

3X0yjdm.jpg

este é da categoria junior, portanto acho q é para 7º a 9º ano

Supostamente seria 66, certo?

Editado por dekap

Compartilhar este post

Link para o post

3X0yjdm.jpg

este é da categoria junior, portanto acho q é para 7º a 9º ano

É a B.

48/3=16 então 20+17+13=50

54/3=18 então 20+19+15=54

57/3=19 então 20+20+16=56

60/3=20 então 20+21+17=58

66/3=22 então 20+23+19=62

Na soma tripla, o primeiro valor é o do Jaime, o segundo o do Daniel, o terceiro o do Rui.

Editado por tommbras

Compartilhar este post

Link para o post

É a B.

48/3=16 então 20+17+13=50

54/3=18 então 20+19+15=54

57/3=19 então 20+20+16=56

60/3=20 então 20+21+17=58

66/3=22 então 20+23+19=62

pois é... vou ver se percebo o que estou a fazer mal. uma vez que quero chegar lá como se não soubesse as respostas.

Editado por dekap

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...