Peplin Publicado 14 Abril 2015 Têm 2 baldes, um de 5 litros e um de 3. O objectivo é retirarem 7 litros de água de um poço mas não têm qualquer forma de saber a quantidade de água que têm nos baldes, a não ser a própria capacidade que cada balde tem. Como fazem para conseguir obter 7 litros de água? Podíamos classificar os problemas por dificuldade, por exemplo. Numa escala de 1 (muito fácil) a 5 (muito difícil), diria que este tem dificuldade 2. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 14 Abril 2015 Têm 2 baldes, um de 5 litros e um de 3. O objectivo é retirarem 7 litros de água de um poço mas não têm qualquer forma de saber a quantidade de água que têm nos baldes, a não ser a própria capacidade que cada balde tem. Como fazem para conseguir obter 7 litros de água? Podíamos classificar os problemas por dificuldade, por exemplo. Numa escala de 1 (muito fácil) a 5 (muito difícil), diria que este tem dificuldade 2. Essa m*rda não é do Die Hard? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 14 Abril 2015 (editado) Ya, há uma cena em que eles estão num parque e uma bomba foi colocada ao pé da fonte. Basicamente têm que meter x litros numa balança para a bomba não explodir. Recordo-me de ter visto aquilo e não ter feito muito sentido :lol: é isto É a mesma coisa, tu enches o balde de 5 litros e com a água que está no de 5 enches o de 3. Ficas com dois litros no de 5. Repetes o procedimento e chegas aos 7 litros. Editado 14 Abril 2015 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Abril 2015 (editado) Têm 2 baldes, um de 5 litros e um de 3. O objectivo é retirarem 7 litros de água de um poço mas não têm qualquer forma de saber a quantidade de água que têm nos baldes, a não ser a própria capacidade que cada balde tem. Como fazem para conseguir obter 7 litros de água? Podíamos classificar os problemas por dificuldade, por exemplo. Numa escala de 1 (muito fácil) a 5 (muito difícil), diria que este tem dificuldade 2. Enches o de 3L e colocas tudo no de 5L. Voltas a encher o de 3L e colocas no de 5L até este encher, acabando por ficar com 1L no balde de 3L e o de 5L cheio. Esvazias o de 5L e despejas o conteúdo actual do de 3L (1L) no de 5L. Voltas a encher o balde de 3L, despejas tudo no de 5L, que vai acabar por ter 4L. Aí é só encher novamente o de 3L e pronto, 3L+4L = 7L. Editado 14 Abril 2015 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 14 Abril 2015 (editado) O teu método é bem mais complicado, Ghelthon. :mrgreen: Mas é isso. Confesso que não percebi a tua explicação, Ronin. :mrgreen: EDIT: Já percebi mas esqueceste-te de referir a parte do esvaziar o balde de 3 litros. Editado 14 Abril 2015 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 14 Abril 2015 Eu cheguei lá também pelo método do Ghelthon. O do Ronin por mais que leia aquilo dá-me sempre 8 litros :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 14 Abril 2015 Ele esqueceu-se de referir que tinha que esvaziar o balde de 3 litros e enchê-lo com o que tinha sobrado do balde de 5 litros, assim já se chega aos 7 litros. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 14 Abril 2015 Ah, assim já dá :mrgreen: é bem mais simples o 5+2 do que o 4+3 :lol: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Abril 2015 Ele esqueceu-se de referir que tinha que esvaziar o balde de 3 litros e enchê-lo com o que tinha sobrado do balde de 5 litros, assim já se chega aos 7 litros. Ah lol, não sei como não pensei nisso. :lol: Ok, de facto é mesmo mais fácil assim. Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 14 Abril 2015 Eu ponho um muito simples e que se calhar já conhecem, ou semelhante. Um homem foi para a feira vender vacas. Veio a primeira pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a segunda pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a terceira pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a quarta pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Quantas vacas o homem levou para a feira, sabendo que vendeu todas e não teve que matar nenhuma? X-(X/2 +1/2)=A A-(A/2 +1/2)=B B-(B/2 +1/2)=C C-(C/2 +1/2)=0 => A= (X-1)2 B=(1-X)/4 +(X-1)/2 - 1/2 C=1/2((1-X)/2 +(X-1)/4 +1/2) + (1-X)/4 +(X-1)/2 - 1 X=15 Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 14 Abril 2015 X-(X/2 +1/2)=A A-(A/2 +1/2)=B B-(B/2 +1/2)=C C-(C/2 +1/2)=0 => A= (X-1)2 B=(1-X)/4 +(X-1)/2 - 1/2 C=1/2((1-X)/2 +(X-1)/4 +1/2) + (1-X)/4 +(X-1)/2 - 1 X=15 És o meu ídolo :heart: Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 14 Abril 2015 És o meu ídolo :heart: Tb gosto muito de ti anão :heart: Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 14 Abril 2015 Encontrei hoje esta notícia e, como me lembrei que, se não me engano, não há um tópico para estas coisas aqui no CMPT, decidi abrir este. Como diz o subtítulo, tentem colocar problemas engraçados, alguns até já "populares", nada de coisas muito complexas. Beijos. Solução: 16 de Julho. Explicação: A Cheryl disse o mês ao Albert e o dia ao Bernard. Se o Albert começou por dizer que não sabia mas o Bernard também não, isso quer dizer que o dia (ou seja, o que o Bernard sabe) não pode ser 18 ou 19, caso contrário ele saberia as duas coisas visto que esses dias são únicos. Portanto a Cheryl não faz anos em Maio nem em Junho. Quando, logo a seguir ao Albert dizer que não sabe, o Bernard diz que sabe, conclui-se que o dia não pode ser 14, visto que 14 está em Julho e Agosto e, como tal, assim ele não poderia ter a certeza. Ficamos então com 16 de Julho e 15 e 17 de Agosto. Por fim, ao saber que o Bernard já sabe a resposta, o Albert diz que também sabe. Como temos 2 respostas ainda abertas em Agosto, ele não poderia saber imediatamente a resposta, logo terá de ser obrigatoriamente 16 de Julho. Ainda fiquei uns minutos a olhar para isto, mas acertei à primeira 8-) Bom tópico! Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 14 Abril 2015 (editado) Ninguém tem mais nenhum? Gosto bastante de fazer isto, sobretudo agora depois de estar na faculdade que penso de maneira diferente do que há 4 anos e a maioria destes que não conseguia fazer, agora até parecem fáceis. Editado 14 Abril 2015 por dekap Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 14 Abril 2015 Deixo aqui o Mensa Workout, tem algumas interessantes. Já não me lembro bem porque já o fiz há algum tempo, mas quem tiver tempo e paciência para estas coisas, é porreiro. https://www.mensa.org/workout Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 14 Abril 2015 no meu tempo de secundário as olimpíadas de matemática eram so problemas desses portanto o que não deve faltar é uma base de dados dessas porras :lol: a dos baldes eu enchia o de 5 litros, com o de 5 litros enchia o de 3 litros, ficava com 2 litros no de 5, esvaziava o de 3 e passava os 2 litros para lá, depois enchia o de 5 litros :lol: desperdiçava era alguma agua mas nao morria na explosao Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 14 Abril 2015 Lembrei-me agora que tenho um par de livros deste género. Acho é que estão em casa da minha mãe, quando lá for a ver se os encontro. Um deles acho que é este: http://www.fnac.pt/AH-APANHEI-TE-Martin-Gardner/a92199 Se os encontrar depois vou deixando aqui alguns. Não deve dar todos porque se bem me lembro alguns são com imagens. Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 14 Abril 2015 este é da categoria junior, portanto acho q é para 7º a 9º ano Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado 14 Abril 2015 Não sei se se enquadra nisto mas cá vai um: Numa igreja existem cinco velas. Nessa mesma igreja entram cinco ladrões e cada ladrão leva a sua vela. Quantas velas ficam? Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 14 Abril 2015 (editado) Não sei se se enquadra nisto mas cá vai um: Numa igreja existem cinco velas. Nessa mesma igreja entram cinco ladrões e cada ladrão leva a sua vela. Quantas velas ficam? depende, levam a vela e deixam ela ficar lá ou trazem a vela de volta pa casa? se for a primeira ficam 10 se for a segunda ficam 5 :mrgreen: Editado 14 Abril 2015 por Barroso Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 14 Abril 2015 (editado) este é da categoria junior, portanto acho q é para 7º a 9º ano Supostamente seria 66, certo? Editado 14 Abril 2015 por dekap Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 14 Abril 2015 (editado) este é da categoria junior, portanto acho q é para 7º a 9º ano É a B. 48/3=16 então 20+17+13=50 54/3=18 então 20+19+15=54 57/3=19 então 20+20+16=56 60/3=20 então 20+21+17=58 66/3=22 então 20+23+19=62 Na soma tripla, o primeiro valor é o do Jaime, o segundo o do Daniel, o terceiro o do Rui. Editado 14 Abril 2015 por tommbras Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 14 Abril 2015 (editado) É a B. 48/3=16 então 20+17+13=50 54/3=18 então 20+19+15=54 57/3=19 então 20+20+16=56 60/3=20 então 20+21+17=58 66/3=22 então 20+23+19=62 pois é... vou ver se percebo o que estou a fazer mal. uma vez que quero chegar lá como se não soubesse as respostas. Editado 14 Abril 2015 por dekap Compartilhar este post Link para o post