Ghelthon Publicado 14 Abril 2015 (editado) Encontrei hoje esta notícia e, como me lembrei que, se não me engano, não há um tópico para estas coisas aqui no CMPT, decidi abrir este. Como diz o subtítulo, tentem colocar problemas engraçados, alguns até já "populares", nada de coisas muito complexas. Beijos. Consegue resolver um problema matemático para miúdos de 14 anos? Exercício de matemática para alunos de Singapura gerou espanto pelo mundo fora devido à complexidade do desafio. A data de aniversário de Cheryl está a dar a volta à cabeça dos internautas. É esta a questão central de um problema que surgiu nas Olimpíadas de Matemática nas Escolas Asiáticas e de Singapura e se tornou viral na internet. Inicialmente publicado como tendo sido colocado a crianças de 10 anos, gerou uma enorme discussão entre adultos, dado o seu grau de dificuldade. Mais tarde, soube-se que afinal era dirigido a jovens de 14 e 15 anos. A solução não está ao alcance de qualquer um. O desafio passa por descobrir, entre dez datas - 15, 16 e 19 de maio; 17 e 18 de junho; 14 e 16 de julho; e 14, 15 e 17 de agosto -, qual o aniversário de Cheryl. É dito que contou aos dois amigos - Albert e Bernard -, respetivamente, o mês e o dia em que nasceu. A Albert revelou o mês e a Bernard o dia. Albert diz: "Eu não sei quando é o aniversário da Cheryl, mas sei que o Bernard também não sabe." Bernard responde: "No início, eu não sabia qual o aniversário da Cheryl, mas agora já sei." E Albert conclui: "Então eu também já sei quando é o aniversário." Foi a partir desta curta troca de palavras que os adolescentes tiveram de chegar à data de nascimento de Cheryl, no dia 8, durante as Olimpíadas. Solução: 16 de Julho. Explicação: A Cheryl disse o mês ao Albert e o dia ao Bernard. Se o Albert começou por dizer que não sabia mas o Bernard também não, isso quer dizer que o dia (ou seja, o que o Bernard sabe) não pode ser 18 ou 19, caso contrário ele saberia as duas coisas visto que esses dias são únicos. Portanto a Cheryl não faz anos em Maio nem em Junho. Quando, logo a seguir ao Albert dizer que não sabe, o Bernard diz que sabe, conclui-se que o dia não pode ser 14, visto que 14 está em Julho e Agosto e, como tal, assim ele não poderia ter a certeza. Ficamos então com 16 de Julho e 15 e 17 de Agosto. Por fim, ao saber que o Bernard já sabe a resposta, o Albert diz que também sabe. Como temos 2 respostas ainda abertas em Agosto, ele não poderia saber imediatamente a resposta, logo terá de ser obrigatoriamente 16 de Julho. Editado 14 Abril 2015 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Blind Publicado 14 Abril 2015 (editado) mt bom mas vou ficar calado que já li a resposta :lol: Editado 14 Abril 2015 por Blind Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Abril 2015 Solução e explicação adicionadas. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 14 Abril 2015 (editado) Encontrei hoje esta notícia e, como me lembrei que, se não me engano, não há um tópico para estas coisas aqui no CMPT, decidi abrir este. Como diz o subtítulo, tentem colocar problemas engraçados, alguns até já "populares", nada de coisas muito complexas. Beijos. 15, 16 e 19 de maio | 17 e 18 de junho | 14 e 16 de julho |14, 15 e 17 de agosto Ao Albert é dito o Mês. Ao Bernard é dito o Dia. Inicialmente o Albert não sabe o Aniversário. Mas sabe que o Bernard não sabe. Isto implica que os dias estejam repetidos noutros meses, portanto podemos excluir maio e junho (pq dos dias 19 e 18) O Bernard inicialmente não sabia porque o dia aparecia repetido. Mas agora já sabe, portanto não pode estar repetido. Portanto podemos esquecer o dia 14 que aparece repetido nos 2. Sobram 16 Julho 15 Agosto e 17 de Agosto. Como o Bernard já sabe exactamente qual daquelas 3 datas é (porque ele sabe o dia), E o Albert que só sabe o mês já sabe também, é porque o dia é 16 de Julho, pois é a unica data das 3 que não repete o mês. Logo ela faz anos 16 de Julho edit para por em spoiler Editado 14 Abril 2015 por del9y Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 14 Abril 2015 Supostamente seria july 16 mas nao tenho certezas. Compartilhar este post Link para o post
Cpt Hilts Publicado 14 Abril 2015 (editado) Não consegui perceber porque é que não pode fazer anos em Maio ou Junho? A mim deu-me 17 de Agosto!! :mrgreen: Editado 14 Abril 2015 por Cpt Hilts Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 14 Abril 2015 Não consegui perceber porque é que não pode fazer anos em Maio ou Junho? A mim deu-me 17 de Agosto!! :mrgreen: Então, inicialmente o Albert sabe o Mês e o Bernard sabe o Dia. O Albert vem com a conversa que não sabe o aniversário, mas tem a CERTEZA que o Bernard também não sabe, Como o Albert sabe o Mês e como tem a certez que o Bernard não sabe ao certo o dia isto implica: O mês em causa (que o Albert sabe) tem todos os dias repetidos noutro mês. Ora isso só acontece com Julho e Agosto, por isso exluimos logo o Maio e o Junho Compartilhar este post Link para o post
Cpt Hilts Publicado 14 Abril 2015 Já percebi, estava apenas a ver na perspectiva de anular os dias que não poderiam dar a certeza (18 e 19) ignorando o facto de que o Albert só o sabia porque sabia o mês e não o dia... Compartilhar este post Link para o post
JPNG Publicado 14 Abril 2015 Moral da história o Albert e o Bernard são maus amigos, porque não sabem a data de aniversário da Cheryl. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 14 Abril 2015 Cheguei lá com facilidade. Mas tb sempre gostei deste género de problemas. Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 14 Abril 2015 Ontem à noite quando vi isso, ainda estive um bom bocado até lá conseguir chegar. Deve ser da falta de prática, também sempre gostei deste tipo de coisas. Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 14 Abril 2015 bom tópico! já conhecia o enigma e lembro-me de o ter resolvido em menos de 5 minutos, gosto deste tipo de problemas Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 14 Abril 2015 Porque é que não se pode colocar cenas de física quântica? :( Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Abril 2015 Agora ponham mais problemas, senão isto morre rápido. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 14 Abril 2015 (editado) Não tenho mesmo prática nenhuma nisto. Porque é que depois de primeira frase o gajo elimina logo os meses de Maio e Junho e não apenas as datas 19 de Maio e 18 de Junho (visto que são as únicas que não se repetem) Editado 14 Abril 2015 por gunthi Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 14 Abril 2015 Não tenho mesmo prática nenhuma nisto. Porque é que depois de primeira frase o gajo elimina logo os meses de Maio e Junho e não apenas as datas 19 de Maio e 18 de Junho (visto que são as únicas que não se repetem) Então, inicialmente o Albert sabe o Mês e o Bernard sabe o Dia. O Albert vem com a conversa que não sabe o aniversário, mas tem a CERTEZA que o Bernard também não sabe, Como o Albert sabe o Mês e como tem a certez que o Bernard não sabe ao certo o dia isto implica: O mês em causa (que o Albert sabe) tem todos os dias repetidos noutro mês. Ora isso só acontece com Julho e Agosto, por isso exluimos logo o Maio e o Junho Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 14 Abril 2015 Agora ponham mais problemas, senão isto morre rápido. :mrgreen: Eu ponho um muito simples e que se calhar já conhecem, ou semelhante. Um homem foi para a feira vender vacas. Veio a primeira pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a segunda pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a terceira pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a quarta pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Quantas vacas o homem levou para a feira, sabendo que vendeu todas e não teve que matar nenhuma? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 14 Abril 2015 Eu ponho um muito simples e que se calhar já conhecem, ou semelhante. Um homem foi para a feira vender vacas. Veio a primeira pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a segunda pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a terceira pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Veio a quarta pessoa e comprou-lhe metade das que tinha mais meia. Quantas vacas o homem levou para a feira, sabendo que vendeu todas e não teve que matar nenhuma? 15 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Abril 2015 15 Certíssimo, diria. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 14 Abril 2015 E os 2 pares de meias ficaram com quem? Compartilhar este post Link para o post
JPNG Publicado 14 Abril 2015 Plot twist: O homem só tinha bois Compartilhar este post Link para o post
Ron Swanson Publicado 14 Abril 2015 É isso que o Desc disse :) Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Abril 2015 E os 2 pares de meias ficaram com quem? Então, o homem foi para a feira com 15 vacas. A primeira pessoa comprou 7.5 (metade de 15) mais meia, ou seja, um total de 8 - sobram 7. A segunda pessoa comprou 3.5 (metade de 7) mais meia, um total de 4 - sobram 3. A terceira pessoa comprou 1.5 (metade de 3) mais meia, um total de 2 - sobra 1. A quarta pessoa comprou 0.5 (metade de 1) mais meia, um total de 1 - sobram zero. Compartilhar este post Link para o post