Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Longineu

Do livro à selfie, a Livraria Lello cria “acessos pagos”

Publicações recomendadas

Acho que é completamente compreensível que seja aplicada esta medida, muito embora seja desagradável. O edifício e a livraria sofre uma degradação normal que acaba por ser acelerada devido à afluência, ao menos que se tente arranjar um sistema para minimizar isso e que forneça receitas que em boa parte contribuam para tal. O paralelismo com uma loja comum, muito embora compreensível também não faz demasiado sentido neste contexto porque não é efetivamente uma situação "normal".

É desagradável, especialmente para os moradores, mas presumindo que contribuirá para ajudar à preservação do património acho excelente, e o sistema apesar de tudo não me parece mau.

Compartilhar este post

Link para o post

turistas.lol

metam bilhete para o palácio de cristal também, estilo Parc Güell

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Fazem bem, apesar de transformar o espaço num lugar turistico e menos de cultura.

Principalmente para os locais, mas também não me parece o target deles, nestes tempos.

eu acho que a intenção é dar mais um ar de biblioteca pq com free pass aquilo é mais feira da ladra do que outra coisa

é uma ideia muito boa principalmente pq dá para comprar os livros com esse dinheiro

É desagradável, especialmente para os moradores, mas presumindo que contribuirá para ajudar à preservação do património acho excelente, e o sistema apesar de tudo não me parece mau.

acho que os moradores que frequentam a livraria para efeitos culturais não se vão importar nada com esta medida, aderem ao cartão pagam 10 euros que podem usar para comprar livros e têm free pass

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que a intenção é dar mais um ar de biblioteca pq com free pass aquilo é mais feira da ladra do que outra coisa

é uma ideia muito boa principalmente pq dá para comprar os livros com esse dinheiro

Mas o formato de feira/fnac leva à compra por impulso. Ao limitar a entrada, estás a limitar isso.

Quantas vezes meto-me na fnac à espera da maria que está nas Zaras da vida e acabo por comprar algo.

Compartilhar este post

Link para o post

se eu for lá, e não tiverem um livro, e fizer uma encomenda quando for lá buscar deduzem 3 ou 6 euros?

Compartilhar este post

Link para o post

turistas.lol

metam bilhete para o palácio de cristal também, estilo Parc Güell

Parc Güell é uma coisa, Palácio de Cristal é outra diferente :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A livraria Lello é privada. Quem tem de arcar com a manutenção daquilo são os donos. Uma vez que está sempre cheia como um ovo, com pessoal a desgastar o espaço sem gastar um tusto e a tirar fotos às escondidas, mesmo sendo proibido, acho bem que cobrem.

Compartilhar este post

Link para o post
Três euros para os turistas em geral, dez euros para os clientes habituais considerados "Amigos da Lello", que com este tipo de ingresso usam uma espécie de "via verde", sem precisarem de esperar na fila para entrar.

José Manuel Lello, responsável da livraria, confessou, ao JN, que este novo modelo - que prefere chamar de "adiantamento", uma vez que o valor da entrada é descontável na compra de livros - serve, sobretudo, para controlar as entradas. "Mais do que um ponto turístico, com milhares de visitantes por dia, queremos que a Lello se volte a impor como uma das melhores livrarias da cidade", frisou.

Mas, indiferentes ao facto de ter de se pagar bilhete para entrar na livraria, esta quinta-feira, a maioria dos turistas mostrava era curiosidade para conhecer aquela que é considerada uma das mais belas livrarias do mundo.

JN (C/Video)

Compartilhar este post

Link para o post

A livraria Lello é privada. Quem tem de arcar com a manutenção daquilo são os donos. Uma vez que está sempre cheia como um ovo, com pessoal a desgastar o espaço sem gastar um tusto e a tirar fotos às escondidas, mesmo sendo proibido, acho bem que cobrem.

Olhando para o Lello, está magrinho que nem dinheiro deve ter para comer!

Mas é legitimo o que está a fazer. É como por num café consumo mínimo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com a medida mas acho que 3€ é demasiado.

O facto de se poder descontar no preço do livro não ajuda muito, porque nem sempre que entro numa livraria compro um livro. Acho que vão perder algum dinheiro em vendas de livros. (que vai ser largamente compensado com os bilhetes de entrada)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o problema é que é, eu não sou obrigado a converter o valor da entrada na compra de um livro.

Mas por mim façam o que quiserem, é da maneira que não meto lá os pés.

Oh Pep, por favor. Compras o cartão por € 10, deduzes isso num livro e entras todos os dias do ano à borla. Tranquilo.

Para quem frequente o espaço com frequência, duvido imenso que não gastem pelo menos € 10 no espaço ao longo de um ano inteiro. Logo, para todos os efeitos, continuam a entrar de forma gratuita. Possivelmente até com maior liberdade de movimentos lá dentro com a inevitável diminuição do volume de visitantes (seja o impacto grande ou pequeno, a diminuição é garantida) e a Livraria provavelmente até lucra com isto tudo. No meu ver, todos lucram.

Compartilhar este post

Link para o post

belas opiniões li aqui :lol:

mesmo à tuga, revoltados por darem 3 euros para visitarem um espaço incrível. 3 euros esses que ainda por cima são dedutíveis na compra de um livro, vejam bem! e se forem clientes mais assíduos sempre podem pagar 10 euros e usufruir de uma espécie de cartão via-verde que vos permite entrar sem esperar na fila.

"nunca mais lá ponho os pés" :lol: se te faz confusão deixar lá 3 euros para te cultivares um pouco, claramente a Lello, espaço privado relembro, não está interessada em ter-te lá, não fazes claramente parte do target deles.

acho que a lello vai sair super beneficiada com esta medida, não os vejo a perder nenhum dinheiro em vendas de livros.

Compartilhar este post

Link para o post

Não está certamente, pela amostra de quando lá estive...

Se a preocupação deles é voltar a fazer daquilo uma livraria e não uma atracção turística, se calhar não tinham tanta preocupação em tratar os turistas como príncipes.

EDIT: E estou longe de estar revoltado, como disse, eles que façam o que bem entendem.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eles tratam os turistas como príncipes? Sempre ouvi dizer que o pessoal era um bocadinho carrancudo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se o preço da entrada é descontado no valor de compras depois, não vejo o problema... é normal que se lute contra a tendência de se entrar ali sem comprar nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...