Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

O tópico da organização, gestão do tempo, etc.

Publicações recomendadas

Visitante

Bem, criei este tópico porque eu sou uma pessoa que gosta de estar constantemente a melhorar a forma como trabalho mas também sou uma pessoa que se distrai com muita facilidade. Para isso de vez em quando pesquiso uns métodos de gestão de tempo e organização. Achei que provavelmente na comunidade muita gente também será assim e seria interessante na minha opinião partilhar as ferramentas e técnicas que cada um utiliza.

Gestão do tempo:

• Técnica Pomodoro -Ainda me estou a habituar, já usei no passado mas a falta de um software que permita que os pomos iniciem automaticamente em seguida às pausas muitas vezes esqueço-me de reiniciar o cronómetro.

• Software - Focus Booster

Gestão de documentos:

• Google Docs - Não instalo o Office para ai desde 2008 ou 2009, faz tudo o que se precisa de forma gratuita e ligada ao GMAIL, é quase perfeito. Pessoalmente gostava que as spreadsheets tivessem templates custom.

Gestão de Projectos

• Trello - Permite criar quadros que são geridos com o arrastar do rato e ter múltiplos projectos. Ainda não consegui que me mostrasse uma To Do de todos os projectos do dia de hoje, mas dá para ligar ao Google Calendar cada projecto. Se tivermos todos os projectos ligados dá-nos a To-Do diária.

Gestão de Finanças

• Spreadsheet no Google Docs

Por agora é o que me lembro.

E vocês, como se organizam?

:smilie_cmpt:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

No Linux eu uso um gestor de projectos muito simples mas bastante eficaz, o Planner. Não sei se há para Windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ouvi falar em 'métodos de gestão de tempo e de trabalho', alguém me pode explicar? São programas que servem basicamente para o quê?

Compartilhar este post

Link para o post

Não diria que sou um viciado em produtividade mas gosto muito de manter tudo o que tenho devidamente organizado e sou um entusiasta da filosofia Lean e de estar sempre em constante evolução e arranjar sempre uma melhor forma de fazer as coisas, de otimizar. Nisto, o meu smartphone android é um bom aliado. Gosto de ter tudo configurado em push-up imediato para estar sempre a par do que acompanho, desde notificações de redes sociais e e-mails.

Não uso agenda, já tentei o Sunrise para Android mas não gostei. Para mim, o Google Keep chega perfeitamente. Simples e eficaz.

Também configurei certas coisas com o IF que são super idiotas mas dá muito jeito, como quando tirar uma foto com o Instagram, aquilo ir para a Dropbox, ou quando me marcarem numa foto no Facebook o IF faz o download e mete na Dropbox. Ou até mesmo quando amanhã a previsão é chuva, recebo a notificação a dizer "amanhã vai chover chefe!" :mrgreen:

Ainda uso o Pocket. Também uma das melhores aplicações que possa recomendar, dá tanto jeito quando não há wi-fi por perto. Estás a ler um artigo ou assim, ou vês um artigo que é interessante mas não tens tempo. Carregas no botão pocket, seja no PC (há extensão para Firefox e Chrome) ou no smartphone, e aquilo coloca no teu "pocket" uma versão mais lean do artigo e possível de ser visualizada offline. Excelente para viagens, ou em matar aqueles tempos antes de ir dormir.

Uma das melhores no PC é o Boomerang para o Gmail. Basicamente, agenda um e-mail que queres enviar para ser enviado numa hora específica. Ainda hoje fiz isso com um. Além disso, pode fazer o tal Boomerang quando, por exemplo, não receberes uma resposta de quem mandaste o e-mail em x dias para não te esqueceres, ou para te fazer o Boomerang de um e-mail que não é prioritário ou não queres responder em x dias.

Ah, e ainda o MightyText! Deixa mandar as mensagens de telemóvel a partir do computador. Excelente para não quebrar o ritmo de trabalho e/ou ser mais rápido a escrever.

Cheguei a usar o Trello, também há para Android além de ser disponível em web app. é muito bom mas acho que funciona melhor para projectos mais individuais. Para projectos de equipa acho a interface muito confusa e não ia resultar.

fod*-se tl;dr

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Nunca ouvi falar em 'métodos de gestão de tempo e de trabalho', alguém me pode explicar? São programas que servem basicamente para o quê?

São programas que visam melhorar a tua produtividade :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Porra!

Eu sou viciado em nulidade fazer o minimo possivel, o mais tarde possivel.

Mas tenho que começar a orientar-me melhor. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas tendem a desvalorizar essas ferramentas, mas são importantes. E quando faço uma plataforma qualquer ou mesmo um simples site web, uso uma cartolina A2 ou A1 para desenhar todas as páginas e coloco na parede, para nunca fugir à ideia inicial.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uso Sticky Notes.

Esse pocket dá para Windows Phone? Não encontro a app.

Dava-me um jeitaço.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

As pessoas tendem a desvalorizar essas ferramentas, mas são importantes. E quando faço uma plataforma qualquer ou mesmo um simples site web, uso uma cartolina A2 ou A1 para desenhar todas as páginas e coloco na parede, para nunca fugir à ideia inicial.

Normalmente o design é feito à prior mas percebo a ideia da cartolina.

Também uso o Streak no gmail para saber quando abrem os emails que envio

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o Trello, agenda do iPhone e um bloco de notas.

O Evernote também é porreiro.

Para trabalhar, uso sempre a cena do Pomodoro Time.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso é daquelas coisa em que falho imenso, sinto que desperdiço algum tempo por não ser uma pessoa muito organizada.

Compartilhar este post

Link para o post

Dizem muito bem do Todoist. Nunca experimentei no entanto.

Para me lembrar de coisas importantes uso o calendário do telemóvel e sincroniza com o PC.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Asana, para gestão de tarefas.

É melhor que o Trello?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta

Este software é a minha salvação!

http://focusme.co/

Experimentem o trial, é muito bom para que trabalha num pc e quer ao máximo manter-se focado. Podem bloquear todo o tipo de ficheiros, programas, pastas, websites. Personalizar mensagens de motivação, definir horarios, definir horas de pausa em que podem fazer com que ele bloqueie o teclado, rato e ecrã. Etc

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem comecei a pegar no Google Calendar e aquilo até que dá jeito e tem funcionalidades porreiras. Fica tudo no telemóvel o que ate ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...