Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ticampos

Qual o melhor e pior primeiro-ministro desde 74?

Publicações recomendadas

Por mais importante que seja esse cargo uma pessoa que concorre a Primeiro Ministro de um país e ganha não pode, ou não deve, abandonar assim o cargo que lhe foi confiado.

Acho eu...

Compartilhar este post

Link para o post

António Guterres como melhor Primeiro Ministro, quando nem sequer conclui o mandato.

Pedro Passou Coelho pegou na casa a arder e teve que tomar medidas muito difíceis para conseguir controlar um incêndio que ainda não está extinto. Teve a ingrata missão de limpar a porcaria que os outros deixaram.

Mário Soares foi um dos que conduziu Portugal a uma situação em que foi necessária a intervenção externa, mas também quem levou Portugal à entrada na comunidade Europeia. Foi capaz do melhor e do pior.

Quanto a Durão Barroso teve uma grande oportunidade para a carreira dele, foi legitimamente criticado por ter deixado o Governo. Mas eu não o critico porque se estivesse no lugar dele era muito provável que não deixa-se escapar essa oportunidade.

E não esquecer a troika. Quando estávamos à beira do precipício, de pronto estenderam-nos a mão quando mais ninguém competente o fez. Para mim são os melhores governantes de Portugal da nossa história democrática.

Na minha modesta opinião, um partido de governantes externos deveria concorrer a eleições, pese a perda de soberania que isso implicaria. Os resultados da troika estão à vista!!

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é um cargo seríssimo, todos nós conseguimos dizer qual foi o impacto que cada um dos diferentes Presidentes da CE. Aliás, desde o Jacques Delors estou para saber qual foi a diferença dos mandatos de cada um deles e o que é que cada um fez que o que veio a seguir não foi capaz (ser obrigado a demitir-se no meio da embrulhado em que o outro pateta luxemburguês foi apanhado não conta).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Claro que é um cargo seríssimo, todos nós conseguimos dizer qual foi o impacto que cada um dos diferentes Presidentes da CE. Aliás, desde o Jacques Delors estou para saber qual foi a diferença dos mandatos de cada um deles e o que é que cada um fez que o que veio a seguir não foi capaz (ser obrigado a demitir-se no meio da embrulhado em que o outro pateta luxemburguês foi apanhado não conta).

Qual foi o impacto dos últimos primeiros-ministros em Portugal?

Compartilhar este post

Link para o post

O que não retira importância ao cargo. Aliás apenas constata a tese de que, desde Delors, a liderança do projecto europeu é fraca estando confinada ao directório da balança de poderes (cof cof Alemania).

Eu continuo a olhar para a ida do Durão Barroso para Bruxelas sob a lógica da soberania de serviço e do poder funcional, além de que, em termos pessoais, é um convite praticamente impossível de rejeitar.

Compartilhar este post

Link para o post

O que não retira importância ao cargo. Aliás apenas constata a tese de que, desde Delors, a liderança do projecto europeu é fraca estando confinada ao directório da balança de poderes (cof cof Alemania).

Eu continuo a olhar para a ida do Durão Barroso para Bruxelas sob a lógica da soberania de serviço e do poder funcional, além de que, em termos pessoais, é um convite praticamente impossível de rejeitar.

O Guterres não rejeitou? Tinha essa ideia

Btw, não me escandalizo nada com o facto de o Barroso ter ido. É o menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual foi o impacto dos últimos primeiros-ministros em Portugal?

Um construiu escolas e o outro aumentou impostos. Quanto aos últimos presidentes da CE só saber quem eles foram já é pergunta de Quem Quer Ser Milionário.

A partir do momento que há 20 anos que a liderança é fraca já diz muito sobre a relevância do cargo. Quanto ao Durão e pôr os termos pessoais à frente dos nacionais acho que está tudo dito.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Um construiu escolas e o outro aumentou impostos. Quanto aos últimos presidentes da CE só saber quem eles foram já é pergunta de Quem Quer Ser Milionário.

http://ec.europa.eu/commission/2014-2019/president

A ideia que tenho é que o Presidente da Comissão Europeia funciona como uma espécie de primeiro ministro, que dá a cara pelo conjunto de outros comissários, cada qual com a sua área prática. Acresce a isto que a União Europeia não agir directamente sobre os seus estados membros, servindo antes como uma ponte de entendimento entre estes e guiando-os por um caminho pré-definido. Para conseguir isso, trabalham sobretudo com regulações e fundos, pelo que é muito dificil perceber o impacto da comissão europeia tem em termos de trabalho feito, já que, em última instância, acabará tudo por ter de passar pelos orgãos soberanos de cada um dos estados. Mas isto é aquilo de que eu me vou apercebendo e do que vou lendo, quem souber dar uma explicação melhorzinha, seria muito útil se o fizesse :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que a fava desta vez saiu ao Juncker.

O trabalho passa por dar a cara pela CE e saber falar bem inglês e francês em inaugurações, uma nobre arte em vias de extinção.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pronto, não vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...