Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ticampos

Qual o melhor e pior primeiro-ministro desde 74?

Publicações recomendadas

Abro este tópico com um tema, estando ele explícito no título, ''Qual o melhor e o pior primeiro-ministro desde 74'', gostava de criar este tópico de forma a debatermos o tema, da forma mais pormenorizada possível. Recorram às vossas memórias, tentem pensar em todos os governos presenciados de forma precisa, analítica e sem foco unicamente no passado recente, se não tiverem presenciado pessoalmente os governos mais antigos, usem referências que tenham ouvido de outras pessoas, ou aquilo que conhecem historicamente, que tenha partido de uma vossa pesquisa.

A Minha Opinião - Melhores Primeiros-Ministros :

1º António Guterres

2º Francisco Sá Carneiro

3º Com muita dificuldade... mas mesmo muita, por excesso de más escolhas, coloco o Mário Soares e o Cavaco Silva empatados com uma análise distinta, o 1º se considerarmos como figura política importante, pelas coisas que fez pela Democracia em Portugal e não tanto pelo seu mandato como primeiro-ministro. O segundo, se considerarmos que tendo um governo facilitado, quando estávamos em tempo de vacas gordas, apesar de ter estoirado muitos dos recursos do país, não foi, se podemos dizer, o pior primeiro-ministro que Portugal teve.

Piores Primeiros-Ministros:

1º José Sócrates - Deixou o País com mais do dobro da dívida em valores brutos ( não relacionando com o PIB), obras públicas em excesso e sem condições de as realizar , simplesmente inqualificável, além da quebra de promessas eleitorais.

2º Durão Barroso - Abandonou o país, quando o país tinha depositado as suas esperanças nele.

3º Pedro Passos Coelho - Não conseguiu recuperar o país como prometia, quebra de promessas eleitorais, excesso de austeridade.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, parece ser norma um primeiro-ministro encontrar o país pior do que quando o seu antecessor tomou posse. Até já sinto pena do próximo.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

quando estávamos em tempo de vacas gordas, apesar de ter estoirado muitos dos recursos do país, .

o socas recebeu mais dinheiro da união, mesmo com preços comparados 8-)

Não tenho partido político, mas o passos apanhou o país depois do durão barroso e do socrates...

falta o santana :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A Minha Opinião - Melhores Primeiros-Ministros :

3º Com muita dificuldade... mas mesmo muita, por excesso de más escolhas, coloco o Mário Soares e o Cavaco Silva empatados com uma análise distinta, o 1º se considerarmos como figura política importante, pelas coisas que fez pela Democracia em Portugal e não tanto pelo seu mandato como primeiro-ministro.

dafuq

Compartilhar este post

Link para o post

Barroso no top3 pela razão de ter abandonado o país? :mrgreen:

Cavaco Silva jesus :medinho:

o outro mano da figueira vale para estas contas? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

o socas recebeu mais dinheiro da união, mesmo com preços comparados 8-)

falta o santana :mrgreen:

Esse nem fez questão de aquecer o lugar

unts unts unts unts unts :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

2º Durão Barroso - Abandonou o país, quando o país tinha depositado as suas esperanças nele.

Melhor coisinha que ele fez, não só porque nos vimos livres dele :mrgreen: como também por um coisinha a que o Adriano Moreia chama de soberania de serviço, isto é, a legitimidade ganha no bom serviço que é prestado à comunidade internacional, se é que de facto ele prestou um bom serviço.

Compartilhar este post

Link para o post

Só consigo dizer aquele que para mim foi o pior primeiro ministro, e foi o Santana Lopes.

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor coisinha que ele fez, não só porque nos vimos livres dele :mrgreen: como também por um coisinha a que o Adriano Moreia chama de soberania de serviço, isto é, a legitimidade ganha no bom serviço que é prestado à comunidade internacional, se é que de facto ele prestou um bom serviço.

devia dar bo citar um facho como esse homem.

Compartilhar este post

Link para o post

Começo por dizer que não sou nem militante, nem simpatizante de nenhum partido político com ou sem assento parlamentar e para que os tenham pachorra em considerar uma alternativa, também não sou monárquico. Dito isto, não consigo pensar no tema em termos de melhor e pior primeiro-ministro pois a única palavra que me ocorre para todos é "mau". Pronto, vá, para alguns consigo pensar na palavra "péssimo". Governar com dinheiro alheio nunca é, nem pode ser motivo para boas governações, porque se o dinheiro é alheio obviamente que terá que ser devolvido... com juros.

Quanto a Mário Soares, considerá-lo pelo que fez pela democracia é o mesmo que passar uma noite acordado à espera que o pai natal desça pela chaminé. Mas aqui, lá está, cada um acredita naquilo que pode ou quer e assim é feliz. São tantos os exemplos contrários, já para não falar nos tempos de vadiagem em Paris à custa do pai (este, por sinal, um homem competente). Enfim...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Dizer que o Guterres foi o melhor PM tem de ser uma piada de mau gosto...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sim, foi só o responsável pela criação dos recibos verdes que hoje em dia ainda lixam a vida a milhões de pessoas

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, foi só o responsável pela criação dos recibos verdes que hoje em dia ainda lixam a vida a milhões de pessoas

...

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa, mas o Mário Soares transformou-se no Guterres assim de repente?

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero arriscar uma resposta mas acho que o Guterres foi aquele que conseguiu formar os melhores governos, mas isto é sempre um pouco relativo.

O Cavaco foi a pior coisa que aconteceu a este país desde o Salazar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Pinheiro de Azevedo foi sem dúvida o melhor, nem sei como é que há discussão.

E o Sá Carneiro foi realmente um homem ímpar, em 11 meses conseguiu ser o segundo melhor PM da nação!

Compartilhar este post

Link para o post

Basta ter tido alguém que trabalhou diretamente a dizer-te que ele é o homem mais "estúpido" que já conheceu para perceber que é o pior.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, parece ser norma um primeiro-ministro encontrar o país pior do que quando o seu antecessor tomou posse. Até já sinto pena do próximo.

Curiosamente o Passos Coelho foi o único que conseguiu deixar o pais pior do que quando assumiu o cargo. E não, não foi a primeira vez que o fmi cá esteve, como se sabe. Nem sei onde está a dúvida para o pior de sempre. O melhor é que já é muito complicado, o que diz muito de quem governou nestes ultimos 40 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto no tempo do Salazar não havia cá tops...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...