Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Ir ao futebol em Portugal sai mais caro do que na Alemanha

Publicações recomendadas

Guest Lotterer.

Isso é mt tinha bonito mas quem opta por esses com clubes como unico clube que apoia? Sao clubes sem expressao nenhuma, que nem sequer comunicam com os adeptos...

E pagar 8€ pagar ver um limianos x santa maria...

E todos os clubes que referiste sao clubes que vivem exclusivamente das pessoas que vivem na localodade do respectivo clube. Pessoal de cerveira apoia o cerveira, o pessoal de pt. Lima apoia o limianos, nunca passara disso. Não iras ver um gajo de Viana ser adepto do limianos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu joguei 13 anos futebol federado e nunca paguei nada, zero mesmo.

Tinha treinos 3x por semana mais jogo, carrinha para nos transportar, lanche no final, duche e ainda exames médicos grátis. Claro que não tínhamos um fato de treino, mas tínhamos equipamentos de treino e de jogo fornecidos pelo clube. Cada um tinha um cesto com um número na rouparia, pegava no seu cesto onde guardava as coisas (chuteiras, caneleiras e chinelos) e todos os dias a rouparia colocava lá os equipamentos lavados.

Estamos a falar de uma equipa modesta em termos de seniores, disputam o Pró-Nacional da AF Lisboa e vão ficando todos os anos no top-8. Os miúdos estão quase todos na Honra com excepção aos Juvenis que está na I Divisão Distrital e isto sem cobrarem um tusto aos jogadores federados.

Depois existe dentro do clube os chamados escalões de formação onde ficam os miúdos com menos qualidade e que precisam de aprender mais, esses pagam uma mensalidade de 20€ ou 25€. Se depois mostrarem que são mais-valias, são chamados aos trabalhos das equipas federadas e se ficarem no plantel, deixam de pagar.

Este ano estou no 1º ano como treinador e estou numa realidade completamente diferente, onde os miúdos de todos os escalões, inclusive juniores pagam mensalidade. Mensalidade + inscrição.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui todos pagam 15 de mensalidade, exceto juniores, inscrição 35/45, com direito a inscrição, seguro, equipamento de jogo, equipamento de treino, fato de treino, transporte, comidinha depois dos jogos...se pensarmos que só o seguro de um jogador júnior chega aos 70 euros, para a carrinha que os transporta são sempre 80/100 por semana...é assim tão descabido pagar um certo valor por mês?

Compartilhar este post

Link para o post

fds nem sabia que se usava isso de pagar pra jogar. Joguei federado aí uns 6 anos, nunca paguei nada e também tinha essas bodegas todas. Ao pessoal que era de localidades mais distantes até os iam buscar à porta de casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui todos pagam 15 de mensalidade, exceto juniores, inscrição 35/45, com direito a inscrição, seguro, equipamento de jogo, equipamento de treino, fato de treino, transporte, comidinha depois dos jogos...se pensarmos que só o seguro de um jogador júnior chega aos 70 euros, para a carrinha que os transporta são sempre 80/100 por semana...é assim tão descabido pagar um certo valor por mês?

O clube recebe apoios da Câmara para isso mesmo. Normalmente a diferença está na aposta que se faz no seniores, onde eu joguei e não se pagava um tusto, os seniores recebiam no máximo uns 75€ e todos os anos sobem sempre jogadores dos Juniores que recebem uns 20€ ou 30€.

Depois existem certos clubes que canalizam esse dinheiro para a equipa sénior.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é mt tinha bonito mas quem opta por esses com clubes como unico clube que apoia? Sao clubes sem expressao nenhuma, que nem sequer comunicam com os adeptos...

E pagar 8€ pagar ver um limianos x santa maria...

E todos os clubes que referiste sao clubes que vivem exclusivamente das pessoas que vivem na localodade do respectivo clube. Pessoal de cerveira apoia o cerveira, o pessoal de pt. Lima apoia o limianos, nunca passara disso. Não iras ver um gajo de Viana ser adepto do limianos.

Sem expressão nenhuma? Para o meu avó não era!

Quanto ao dinheiro, não sei o que é pior, se um Académica - União (?) a pagar 20€ ou ver aquele equipamento feio do Limianos por 8 (prefiro ver o Limianos hehe)

Claro que todo o pessoal que tem um número 258 se vê lixado para ter um clube.

Aqui há mesmo o problema de haver clubes a mais e nenhum de jeito!

Acho que estaria mais virado para o Braga visto ser a "cidade" mais perto em muito lado. No Alto Minho galego... acho que só dava o Celtinha de Vigo hehe

Neste momento, o Braga podia ir buscar muito adepto a norte de Vila Verde :-(

Compartilhar este post

Link para o post

10€ em algumas equipas no CNS.

Quem critica a formação está envolvido minimamente para conhecer a realidade? É muito bonito falar no que se recebe mas desconhecem o que se gasta.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Sem expressão nenhuma? Para o meu avó não era!

Quanto ao dinheiro, não sei o que é pior, se um Académica - União (?) a pagar 20€ ou ver aquele equipamento feio do Limianos por 8 (prefiro ver o Limianos hehe)

Claro que todo o pessoal que tem um número 258 se vê lixado para ter um clube.

Aqui há mesmo o problema de haver clubes a mais e nenhum de jeito!

Acho que estaria mais virado para o Braga visto ser a "cidade" mais perto em muito lado. No Alto Minho galego... acho que só dava o Celtinha de Vigo hehe

Neste momento, o Braga podia ir buscar muito adepto a norte de Vila Verde :-(

Mas são casos isolados ;) E o Atletico ainda existe, ainda no ano passado foram a finalissima com o Neves.

Por exemplo o Braga não chega até cá, aqui temos os 3 grandes e poucos mais. Mesmo o Gil que está até relativamente perto, não deve ter praticamente adeptos por cá. São clubes regionais que vivem sobretudo da importancia que as pessoas que vivem no mesmo local deses clubes lhes dão. O resto das pessoas que não tem clubes perto de si, são dos 3 grandes porque é a realidade mais proxima deles.

Editado por Lotterer.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz-me confusão esses preços que falam. Sendo sócio do Benfica, 10/15 euros é o que pago para ver os jogos. No último fim de semana paguei 11 com o Paços. Depois dizem-me que há quem cobre 8 para ver jogos do CNS...

A mim parece-me óbvio que é preferível ter 8 pessoas a pagar 1€ do que 1 a pagar 8. Além da moldura humana é sempre mais gente que pode gastar dinheiro no bar do estádio ou algo do género.

Compartilhar este post

Link para o post

Clube Desportivo de Cerveira, Limianos... o meu avó era sócio do extinto Atlético de Valdevez!

Nunca se deveria escolher um clube pelas conquistas. Por isso é que já dei o exemplo do Arouca. Quem diria que iria estar na primeira?

Claro que mesmo sem adeptos o Arouca lá chegou à primeira mas agora imagina com adeptos a ajudar. Imagina todos os jogos a jogar verdadeiramente em casa!

Só malta daqui de perto :)

Compartilhar este post

Link para o post

Quem critica a formação está envolvido minimamente para conhecer a realidade? É muito bonito falar no que se recebe mas desconhecem o que se gasta.

Eu conheço ao cêntimo aquilo que um clube de distrital gasta, visto que os meus pais foram directores de um. E naquele caso específico, também conheço o que se recebe. E a conclusão a que eu chegava é que, se não existissem meia dúzia de pessoas que iam financiando do bolso as coisas durante a época, não existia dinheiro para o clube funcionar.

Como aquele caso, milhares em Portugal. Daí dizer que Portugal precisava de extinguir aí 30/40% das suas instituições desportivas, para que as restantes pudessem ter outras condições para subsistir.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheço ao cêntimo aquilo que um clube de distrital gasta, visto que os meus pais foram directores de um. E naquele caso específico, também conheço o que se recebe. E a conclusão a que eu chegava é que, se não existissem meia dúzia de pessoas que iam financiando do bolso as coisas durante a época, não existia dinheiro para o clube funcionar.

Como aquele caso, milhares em Portugal. Daí dizer que Portugal precisava de extinguir aí 30/40% das suas instituições desportivas, para que as restantes pudessem ter outras condições para subsistir.

Referia-me à mensalidade da formação, não ao futebol sénior.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu referia-me a tudo, porque conheço tudo desse contexto.

Então penso que te estás a contrariar. Defendes que não se deve pagar uma mensalidade na formação mas depois dizes que os clubes só funcionam por meia dúzia de pessoas meter dinheiro do seu bolso. Se conheces tudo, deves saber perfeitamente as inúmeras despesas ao longo da época. Sem uma mensalidade torna-se insuportável gerir ao longo dos meses.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que os clubes se geriam antes? Se a memória não me falha as mensalidades só começaram a aparecer nos últimos 8/10 anos. Como é que os clubes se sustentavam?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não dizendo que não tens razão Poeira, mas é preciso ver que há outra dimensão que merece ser discutida, talvez, que é o amadorismo com que os clubes distritais são geridos. O que de resto, é normal visto que são pessoas com outras preocupações na vida que não a bola, mas tendo eu passado nas organizações estudantis, vejo que quando há esforço e criatividade, há muitas fontes de rendimento que podem não ser totalmente óbvias para quem está há frente de um clube, a nível de eventos, de projecção e de fontes de patrocínios. Eu não conheço a realidade dos clubes distritais ao pormenor, nem pouco mais ou menos, mas acho que há pouca mobilização, genericamente falando, em torno da criação de propostas de valor tanto para o potencial adepto, como para o potencial patrocinador.

Por curiosidade, no outro dia estava a falar com o meu primo sobre o Merelinense, que era o segundo maior clube de Braga (tem algumas épocas no CNS e chegou a uns quartos da Taça há uns anos), e que há um par de anos caiu num vazio directivo e, daí, foi sempre a descer. Aquilo podia ser tão bem aproveitado, são um clube de uma área grande e já algo afastada do centro da cidade, tem imensa gente nova e muitos dos quais com passado no clube (desde logo, o meu primo), tem escalões de formação top (não sei como é agora, mas os juniores costumavam jogar na Nacional, e os restantes escalões costumam até dar muitos jogadores ao Braga e outros clubes - o José Sá é um exemplo, foi para o Benfica), têm um estádio relvado de dimensão razoável, um grande número de negócios locais, etc. Alguém que levasse aquilo a sério, com a aposta nos jogadores da casa (e protocolos com outros clubes grandes), com a aposta nos negócios locais para tirar algum rendimento, e com a criação de eventos capazes de mobilizar a malta das redondezas, sobretudo os mais novos, facilmente sairíam da distrital e ir até além do CNS, se as coisas corressem mesmo bem. É algo que um dia gostaria de experimentar, quando tivesse a minha vida profissional estabilizada, pegar num clube amador e tentar perceber qual o potencial que poderia ser aproveitado com uma direcção mais 'profissionalizada' (a nível de conhecimento, não de empregabilidade). :)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Então penso que te estás a contrariar. Defendes que não se deve pagar uma mensalidade na formação mas depois dizes que os clubes só funcionam por meia dúzia de pessoas meter dinheiro do seu bolso. Se conheces tudo, deves saber perfeitamente as inúmeras despesas ao longo da época. Sem uma mensalidade torna-se insuportável gerir ao longo dos meses.

Eu conheço e isso não é verdade. É insuportável para quem não quer, para quem não se mexe, para quem não potencia aquilo que tem nas mãos.

No clube onde jogava arranjaram uma maneira de rentabilizar o pavilhão que possuíam, bailes todos os sábados para as pessoas da terra. E adivinha, todos os sábados aquilo está a abarrotar e é uma alavanca jeitosa em termos monetários para o clube.

Se as coisas forem bem feitas, é possível não cobrar mensalidades e ter os ordenados de equipas seniores em dia, tal como o clube em questão tinha. Agora há-que ter noção do que se quer fazer, ou queremos proporcionar às crianças um sítio onde possam estar tranquilos, a competir sem pagar mensalidades ou queremos alimentar equipas seniores com esperanças de subidas de divisão e sonhos mal suportados.

É perfeitamente possível gerir um clube em termos de formação sem mensalidades, é preciso é vontade das pessoas que participam nisso. Bailes, convívios com almoços, aluguer de campos, criação de actividades extra (ex - Zumba ou fitclubs), aluguer do ginásio próprio, parcerias locais com postos médicos ou entrega de brindes em troca de publicidade, parcerias para a compra de equipamento desportivo com patrocínios estampado, dinamização das redes sociais, campanhas de voluntariado para arranjar as infraestruturas dos clubes em troca de um par de bilhetes para os jogos, visitas às escolas oferecendo 1 bilhete a cada criança para ir ver o jogo com a obrigatoriedade de levar 1 familiar que paga 4€ pelo seu bilhete, parcerias com o bar do clube criando um bilhete especial (ex - bilhete come e vê - pagas 6€ pelo bilhete e tens direito a ver o jogo + uma bifana e uma água), obrigatoriedade de um cartão de sócio para os jogadores do clube com quota mensal de 2€ e direito a fotografia no site na aba dos sócios.

É fazer por isso, o problema é que a nível distrital grande parte das vezes as pessoas não se estão para chatear e vão pelo caminho mais fácil que é cobrar mensalidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que os clubes se geriam antes? Se a memória não me falha as mensalidades só começaram a aparecer nos últimos 8/10 anos. Como é que os clubes se sustentavam?

Diria que já havia há mais anos mas pode ser explicado pela evolução do futebol e da inflação. Uma diferença grande é as despesas com o campo. Antigamente era tudo campos pelados que não tinham custos de manutenção. Agora é quase tudo sintético e entre manutenção e regar a despesa fica elevada (para quem realmente faz).

Editado por treinadordebancada

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu conheço e isso não é verdade. É insuportável para quem não quer, para quem não se mexe, para quem não potencia aquilo que tem nas mãos.

No clube onde jogava arranjaram uma maneira de rentabilizar o pavilhão que possuíam, bailes todos os sábados para as pessoas da terra. E adivinha, todos os sábados aquilo está a abarrotar e é uma alavanca jeitosa em termos monetários para o clube.

Se as coisas forem bem feitas, é possível não cobrar mensalidades e ter os ordenados de equipas seniores em dia, tal como o clube em questão tinha. Agora há-que ter noção do que se quer fazer, ou queremos proporcionar às crianças um sítio onde possam estar tranquilos, a competir sem pagar mensalidades ou queremos alimentar equipas seniores com esperanças de subidas de divisão e sonhos mal suportados.

É perfeitamente possível gerir um clube em termos de formação sem mensalidades, é preciso é vontade das pessoas que participam nisso. Bailes, convívios com almoços, aluguer de campos, criação de actividades extra (ex - Zumba ou fitclubs), aluguer do ginásio próprio, parcerias locais com postos médicos ou entrega de brindes em troca de publicidade, parcerias para a compra de equipamento desportivo com patrocínios estampado, dinamização das redes sociais, campanhas de voluntariado para arranjar as infraestruturas dos clubes em troca de um par de bilhetes para os jogos, visitas às escolas oferecendo 1 bilhete a cada criança para ir ver o jogo com a obrigatoriedade de levar 1 familiar que paga 4€ pelo seu bilhete, parcerias com o bar do clube criando um bilhete especial (ex - bilhete come e vê - pagas 6€ pelo bilhete e tens direito a ver o jogo + uma bifana e uma água), obrigatoriedade de um cartão de sócio para os jogadores do clube com quota mensal de 2€ e direito a fotografia no site na aba dos sócios.

É fazer por isso, o problema é que a nível distrital grande parte das vezes as pessoas não se estão para chatear e vão pelo caminho mais fácil que é cobrar mensalidades.

Todo o post é muito bom, mas o que destaco é o bold. Se querem competir a sério, têm de criar condições para tal. Se querem apenas criar condições para a malta se ir divertindo, então há um sem número de custos que podem ser evitados que poderão permitir que o clube sobreviva com base naquilo que os sócios e a Câmara/Estado dão :) Ficar no meio termo, de querer competir mas não ser capaz de procurar formas sustentáveis de criar receita, vai sempre dar cocó. E isto não é válido para o futebol, mas para qualquer empresa que se preze.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

vejo que a realidade do futebol distrital é muito distante mesmo dentro do proprio futebol distrital, já ouvi falar aqui em pavilhões, ginasios, por aqui não há nada disso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

vejo que a realidade do futebol distrital é muito distante mesmo dentro do proprio futebol distrital, já ouvi falar aqui em pavilhões, ginasios, por aqui não há nada disso :lol:

Pode até nem ser, mas podes ter a certeza que o teu clube recebe apoios caso tenha camadas jovens.

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol sénior e o futebol de formação são realidades bem distintas. Como era na formação que me estava a focar, podes eliminar praticamente todas essas soluções.

No início da época é logo um monte de despesas com inscrição da equipa, inscrição de jogadores, exames médicos e todo o material necessário (equipamentos, pólos, fatos-treino, sacos, equipamento de treino, bolas, coletes, cones e essas coisas todas, quando necessário renovar, pelo que não é um valor fixo). Ao longo da época ainda tens de pagar salários, água, gás (que bem lhes sabe o banho no inverno), luz, lavandaria, limpeza do balneário, combustível e manutenção de carrinhas, entre outras. Depois, pode ainda haver multas para pagar ou uns vidros partidos nas carrinhas num jogo mais "quentinho", tudo a somar à lista de despesas. Quantos às receitas, muitas vezes tens o subsídio da Câmara e pouco mais. Num raio de poucos quilómetros podes ter dezenas de clubes e é difícil arranjar patrocínios, bilhetes só em alguns clubes no Nacional e a aderência das pessoas não costuma ser muita já que só vão pais (nem todos), alguns conhecidos e pessoas que gostam verdadeiramente do clube. Pode-se vender rifas para sorteios nos jogos, organizar eventos em datas especiais, fazer cadernetas de cromos com os atletas, etc., mas o lucro, quando existente, costuma ser reduzido.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Pode até nem ser, mas podes ter a certeza que o teu clube recebe apoios caso tenha camadas jovens.

Sim, acredito e não fazia ideia que recebiam esses apoios apenas para as camadas jovens, não fazia mesmo ideia, pensava que os clubes viviam dos seus patrocinadores e de algum dinheiro que a camara normalmente dá.

Editado por Lotterer.

Compartilhar este post

Link para o post

"Não há dinheiro, não há palhaços". É como o Elliot referiu aqui acima: na distrital, ou o clube quer dar condições para a prática desportiva aos jovens, ou quer investir o que tem para levar a sua equipa sénior para divisões superiores. Se é possível fazer ambas as coisas? É. Mas é difícil. Já depende de alguns aspectos. É preciso que o clube tenha um mínimo de massa humana (actualmente, gostava de saber quantos clubes distritais neste país conseguem meter, vá...100 pessoas pagantes, em média, nos seus jogos, porque aposto que o número é escandalosamente baixo), é preciso ter um mínimo de condições em termos de infra-estruturas (apesar da melhoria ser esmagadora nos últimos anos, ainda há muitos clubes que possuem condições miseráveis, campos que nem sequer deveriam estar aprovados para a prática desportiva) e é preciso, acima de tudo, ter gente séria a mandar naquilo. Porque infelizmente, na distrital, o que mais se vê é dirigentes e directores que só lá andam para parecerem importantes, para arranjarem meia dúzia de contactos que lhes poderão dar jeito no futuro e para meterem algum ao bolso, sempre que possível.

Posso dizer que, onde eu jogava e os meus pais eram directores, num ano em que o clube tinha todos os escalões de formação e uma equipa sénior que subiu de divisão, o orçamento do clube chegou quase à centena de milhares de euros. Na 2ª Distrital. É muito dinheiro. Mas, com algum esforço, ele lá apareceu. Nunca ninguém pagou para lá jogar. Os seniores ganhavam prémios de jogo razoáveis, e um par deles ainda ganhavam mais algum ao fim do mês (os melhores). E isto num clube que, tendo potencial pela zona em que se encontra, não atrai ninguém pelas condições de treino que oferece.

Uns anos mais tarde, mais recentemente, já o clube não tinha um par de escalões de formação, nem tinha seniores a receberem qualquer tipo de prémio ou ordenado. Orçamento certamente inferior. No entanto, as infra-estruturas deterioraram-se e o clube até contraiu algumas dívidas. O que mudou? Quem manda...

Não dizendo que não tens razão Poeira, mas é preciso ver que há outra dimensão que merece ser discutida, talvez, que é o amadorismo com que os clubes distritais são geridos. O que de resto, é normal visto que são pessoas com outras preocupações na vida que não a bola, mas tendo eu passado nas organizações estudantis, vejo que quando há esforço e criatividade, há muitas fontes de rendimento que podem não ser totalmente óbvias para quem está há frente de um clube, a nível de eventos, de projecção e de fontes de patrocínios. Eu não conheço a realidade dos clubes distritais ao pormenor, nem pouco mais ou menos, mas acho que há pouca mobilização, genericamente falando, em torno da criação de propostas de valor tanto para o potencial adepto, como para o potencial patrocinador.

Por curiosidade, no outro dia estava a falar com o meu primo sobre o Merelinense, que era o segundo maior clube de Braga (tem algumas épocas no CNS e chegou a uns quartos da Taça há uns anos), e que há um par de anos caiu num vazio directivo e, daí, foi sempre a descer. Aquilo podia ser tão bem aproveitado, são um clube de uma área grande e já algo afastada do centro da cidade, tem imensa gente nova e muitos dos quais com passado no clube (desde logo, o meu primo), tem escalões de formação top (não sei como é agora, mas os juniores costumavam jogar na Nacional, e os restantes escalões costumam até dar muitos jogadores ao Braga e outros clubes - o José Sá é um exemplo, foi para o Benfica), têm um estádio relvado de dimensão razoável, um grande número de negócios locais, etc. Alguém que levasse aquilo a sério, com a aposta nos jogadores da casa (e protocolos com outros clubes grandes), com a aposta nos negócios locais para tirar algum rendimento, e com a criação de eventos capazes de mobilizar a malta das redondezas, sobretudo os mais novos, facilmente sairíam da distrital e ir até além do CNS, se as coisas corressem mesmo bem. É algo que um dia gostaria de experimentar, quando tivesse a minha vida profissional estabilizada, pegar num clube amador e tentar perceber qual o potencial que poderia ser aproveitado com uma direcção mais 'profissionalizada' (a nível de conhecimento, não de empregabilidade). :)

O mais importante é ter lá pessoas que se dediquem de corpo e alma àquilo. Não é fácil encontrá-las, na actualidade. Mas ainda vão aparecendo. Depois, é definir um caminho e estruturar o clube, passo a passo. Com rigor, competência e boa vontade, um clube distrital pode ser auto-sustentável, desde que não entre em loucuras. Para crescer é que já é preciso mais envolvimento, ainda mais competência e claro, mais "fundos". E a massa humana, claro. Essa é que dá vida ao clube. Se o clube não conseguir atrair pessoas para si, está condenado à partida.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...