Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Ir ao futebol em Portugal sai mais caro do que na Alemanha

Publicações recomendadas

vejo que a realidade do futebol distrital é muito distante mesmo dentro do proprio futebol distrital, já ouvi falar aqui em pavilhões, ginasios, por aqui não há nada disso :lol:

É uma questão de trabalho e dar valor às coisas, e atenção que não estou a falar de um clube com grande destaque a nível de Sintra.

O futebol sénior e o futebol de formação são realidades bem distintas. Como era na formação que me estava a focar, podes eliminar praticamente todas essas soluções.

No início da época é logo um monte de despesas com inscrição da equipa, inscrição de jogadores, exames médicos e todo o material necessário (equipamentos, pólos, fatos-treino, sacos, equipamento de treino, bolas, coletes, cones e essas coisas todas, quando necessário renovar, pelo que não é um valor fixo). Ao longo da época ainda tens de pagar salários, água, gás (que bem lhes sabe o banho no inverno), luz, lavandaria, limpeza do balneário, combustível e manutenção de carrinhas, entre outras. Depois, pode ainda haver multas para pagar ou uns vidros partidos nas carrinhas num jogo mais "quentinho", tudo a somar à lista de despesas. Quantos às receitas, muitas vezes tens o subsídio da Câmara e pouco mais. Num raio de poucos quilómetros podes ter dezenas de clubes e é difícil arranjar patrocínios, bilhetes só em alguns clubes no Nacional e a aderência das pessoas não costuma ser muita já que só vão pais (nem todos), alguns conhecidos e pessoas que gostam verdadeiramente do clube. Pode-se vender rifas para sorteios nos jogos, organizar eventos em datas especiais, fazer cadernetas de cromos com os atletas, etc., mas o lucro, quando existente, costuma ser reduzido.

A inscrição de jogadores e exames médicos é paga com dinheiro da câmara. Os coletes, cones, equipamentos de treino, já existem, não é necessário andar a renovar isso de ano para ano. A única coisa necessária são as bolas. Os sacos são dispensáveis pois podem ter tudo guardado no clube e os fatos-de-treino também são dispensáveis.

Salários na formação só aos treinadores, a água, luz, gás, lavandaria e manutenção de carrinhas é algo relativamente fácil de se fazer.

Multas por partir vidros ? Pagam do próprio bolso e são chamados os pais ao clube porque estão ali para jogador futebol, não é para andar à porrada ou partir coisas. É uma questão de princípios. Até aqui já eliminei uma dezena de gastos completamente desnecessários e que é só para fazer parecer bem para fora.

É perfeitamente possível gerir escalões de formação sem cobrar mensalidade, e eu sei disso porque estive 13 anos numa realidade dessas. É preciso sacrifício, vontade de trabalhar, rigor e acima de tudo amor ao clube.

Claro que não é a estoirar orçamentos em fatos-treino e cones que se vai a algum lado.

As possibilidades são muitas, aliás lembro-me perfeitamente do clube onde eu estava ter uma parceria com a Nike onde a marca pagava um valor para ter um carrinha durante 3 dias no complexo a mostrar e emprestar chuteiras aos jogadores para os treinos para o pessoal poder experimentar e mais tarde comprar as chuteiras. Iam lá com os modelos mais recentes, montavam uma espécie de "bancada" ao ar livre e tu deixavas as tuas chuteiras com eles durante os treinos e levavas umas deles. No final avaliavas a experiência e se tivesses interesse em comprar podias usufruir de um desconto de 5%.

Outro exemplo que tive no clube foi um carrinha de 12 lugares ganha em leilão. O clube ganhou a carrinha por um valor simbólico (10€) e ficou com a obrigatoriedade de transportar as pessoas doentes ali da zona das clínicas para casa (durante a semana), sendo que o gasóleo era comparticipado. Em contrapartida podia usar a carrinha aos fins-de-semana para levar os jogadores aos jogos.

Claro que no mesmo raio podem existir vários clubes, mas a inovação muitas vezes faz a diferença. Ir a uma escola por exemplo oferecer bilhetes aos miúdos com a obrigatoriedade de levarem um pai que tem de pagar bilhete (4€) é uma ideia, mas também se pode aumentar ainda mais o interesse destes miúdos dizendo que vão entrar de mão dada com os jogadores (estilo Liga dos Campeões) e levam um autocolante com o símbolo do clube como recordação só faz com que chateiem os pais para irem.

É tudo uma questão de perspectiva e vontade.

Editado por HugoMLMartins

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim em 10 clubes de formação, acabavam-se com 9. Os melhores ficavam no clube, os outros ficavam a xuxar no dedo que só dão prejuízo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheço e isso não é verdade. É insuportável para quem não quer, para quem não se mexe, para quem não potencia aquilo que tem nas mãos.

No clube onde jogava arranjaram uma maneira de rentabilizar o pavilhão que possuíam, bailes todos os sábados para as pessoas da terra. E adivinha, todos os sábados aquilo está a abarrotar e é uma alavanca jeitosa em termos monetários para o clube.

Se as coisas forem bem feitas, é possível não cobrar mensalidades e ter os ordenados de equipas seniores em dia, tal como o clube em questão tinha. Agora há-que ter noção do que se quer fazer, ou queremos proporcionar às crianças um sítio onde possam estar tranquilos, a competir sem pagar mensalidades ou queremos alimentar equipas seniores com esperanças de subidas de divisão e sonhos mal suportados.

É perfeitamente possível gerir um clube em termos de formação sem mensalidades, é preciso é vontade das pessoas que participam nisso. Bailes, convívios com almoços, aluguer de campos, criação de actividades extra (ex - Zumba ou fitclubs), aluguer do ginásio próprio, parcerias locais com postos médicos ou entrega de brindes em troca de publicidade, parcerias para a compra de equipamento desportivo com patrocínios estampado, dinamização das redes sociais, campanhas de voluntariado para arranjar as infraestruturas dos clubes em troca de um par de bilhetes para os jogos, visitas às escolas oferecendo 1 bilhete a cada criança para ir ver o jogo com a obrigatoriedade de levar 1 familiar que paga 4€ pelo seu bilhete, parcerias com o bar do clube criando um bilhete especial (ex - bilhete come e vê - pagas 6€ pelo bilhete e tens direito a ver o jogo + uma bifana e uma água), obrigatoriedade de um cartão de sócio para os jogadores do clube com quota mensal de 2€ e direito a fotografia no site na aba dos sócios.

É fazer por isso, o problema é que a nível distrital grande parte das vezes as pessoas não se estão para chatear e vão pelo caminho mais fácil que é cobrar mensalidades.

O problema é que as pessoas que mandam nestes clubes não têm assim tanta disponibilidade, e não é por não quererem, têm o seu trabalho, as suas empresas (com as quais ajudam o clube), os seus filhos...enfim, um sem número de prioridades.

E dás aí muitas ideias e algumas muito boas, aliás até me deste uma ou outra a mim a partir do que disseste, mas outras são impossíveis, seja porque o clube não possui espaço para tal ou porque podem estar numa zona onde por mais que façam a adesão nunca compensará. E a parte de alugar o ginásio, entendes que isso seria concorrência desleal para com os outros ginásios, e que para fazerem isso legalmente teriam que seguir alguns procedimentos e suportar outros cargos.

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol sénior e o futebol de formação são realidades bem distintas. Como era na formação que me estava a focar, podes eliminar praticamente todas essas soluções.

No início da época é logo um monte de despesas com inscrição da equipa, inscrição de jogadores, exames médicos e todo o material necessário (equipamentos, pólos, fatos-treino, sacos, equipamento de treino, bolas, coletes, cones e essas coisas todas, quando necessário renovar, pelo que não é um valor fixo). Ao longo da época ainda tens de pagar salários, água, gás (que bem lhes sabe o banho no inverno), luz, lavandaria, limpeza do balneário, combustível e manutenção de carrinhas, entre outras. Depois, pode ainda haver multas para pagar ou uns vidros partidos nas carrinhas num jogo mais "quentinho", tudo a somar à lista de despesas. Quantos às receitas, muitas vezes tens o subsídio da Câmara e pouco mais. Num raio de poucos quilómetros podes ter dezenas de clubes e é difícil arranjar patrocínios, bilhetes só em alguns clubes no Nacional e a aderência das pessoas não costuma ser muita já que só vão pais (nem todos), alguns conhecidos e pessoas que gostam verdadeiramente do clube. Pode-se vender rifas para sorteios nos jogos, organizar eventos em datas especiais, fazer cadernetas de cromos com os atletas, etc., mas o lucro, quando existente, costuma ser reduzido.

Achas?? Isto com amor ao clube o dinheiro aparece... :mrgreen:

Concordo em absoluto, eu estou dentro de um clube que faz todas essas iniciativas que referiste para gerar mais receita, e bem sei como é difícil.

Também eu organizo os meus próprios eventos, não vou sequer tentar explicar porque para aprender tive que ler centenas de páginas e acho que não consigo colocar tudo em menos de um documento de pelo menos 20/25 páginas, mas digo vos só, para quem não está dentro do meio, que por muito que se procure, por vezes é difícil encontrar apoios para as coisas mais ''pequenas'' quanto mais para uma grande organização como é um clube. Essa história de organizar eventos para angariar fundos para o clube é bonita, e no meu faz se, mas esses eventos exigem muito, muito mesmo.

Desculpem pelos posts seguidos, não sei quotar mais que um post no mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que as pessoas que mandam nestes clubes não têm assim tanta disponibilidade, e não é por não quererem, têm o seu trabalho, as suas empresas (com as quais ajudam o clube), os seus filhos...enfim, um sem número de prioridades.

E dás aí muitas ideias e algumas muito boas, aliás até me deste uma ou outra a mim a partir do que disseste, mas outras são impossíveis, seja porque o clube não possui espaço para tal ou porque podem estar numa zona onde por mais que façam a adesão nunca compensará. E a parte de alugar o ginásio, entendes que isso seria concorrência desleal para com os outros ginásios, e que para fazerem isso legalmente teriam que seguir alguns procedimentos e suportar outros cargos.

O problema é um conjunto de tudo, as pessoas têm trabalhos, filhos e por vezes olham para a malta jovem como nós com desdém. Lembro-me perfeitamente de ter arranjado um patrocínio de uma empresa local para os fatos-de-treino da equipa onde treinava, na altura Juniores, e nunca consegui um recibo por parte do clube para a entrada do dinheiro no mesmo e para a empresa poder justificar a despesa.

É como digo, não conheço a realidade aí, mas aqui, muitas das ideias são capazes de resultar e resultam mesmo. Mas também digo uma coisa, é a vantagem de ser um dos poucos clubes que existe aqui a alimentar a zona mais saloia e com um nível de competitividade algo grande.

As instalações não são nada de especial, 6 balneários (com condições mínimas), 1 pequeno ginásio, 1 bar e um pavilhão que serve de sede, espaço para bailes e aulas de ballet e zumba, depois existem uma série de garagens debaixo das bancadas que são alugadas para bandas tocarem, arrumação e esse tipo de coisas. O que se conseguiu aqui foi o envolvimento com as pessoas da região na participação do baile que ocorre todos os sábados. Agora se for um clube com condições um pouco menores poderá ser mais complicado. Mas também concordo com o facto de existirem demasiados clubes de futebol, é uma coisa completamente parva.

Compartilhar este post

Link para o post

"Ir ao futebol em Portugal sai mais caro do que na Alemanha"

Também podiam referir que ver futebol em Portugal fica mais barato que 8 ligas. E ser mais barato ver os jogos fora.

te4KZcy.jpg

:-

Editado por druyda

Compartilhar este post

Link para o post

Mas também concordo com o facto de existirem demasiados clubes de futebol, é uma coisa completamente parva.

Isso é bem verdade, só aqui num raio de 20 km acho que não há uma única terrinha que não tenha um clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é bem verdade, só aqui num raio de 20 km acho que não há uma única terrinha que não tenha um clube.

Deves viver no meio do nada :mrgreen:

Aqui no raio de 20km apanhas o Rio Douro, o Oceano Atlântico, 2 campeões nacionais e mais uns 3 que ja tiveram na 1ª

Mas agora a sério.

Creio que a discussão se fixou na estruturação do futebol, principalmente na formação e divisões secundárias, em relação ao preço dos bilhetes.

Como é que ainda ninguém falou do poder da federação no meio disto tudo e passividade que aparenta ter?

Ilegalidades ou pseudo-ilegalidades até na primeira há (Futleaks) mas temos que ver qual o propósito que queremos dar às divisões secundárias.

Queremos ter clubes à Fiúza (sorry terra com suague) que têm presidentes loucos e siga por o [Nome da Terra] F.C. na Champions ou Marítimos que vivem só de dinheiro do estado (sorry açorianos).

Brincadeiras à parte, para além de um modelo de formação dos jogadores que tanto tem estado na moda, qual o modelo que queremos ter para os clubes?

Qual a utilidade que eles têm?

Merelinense serve para quê? Espetar bananos ao Prado, colar os dentes ao céu da boca da GNR e pouco mais?

Se calhar em vez de cascar na FPF devia cascar no Estado...

Algo já está a mudar porque creio que as nossas gerações (vejam o Hugo) vêem a gestão do clube de uma forma mais adequada aos dias de hoje.

Esperemos que o paradigma de gestão dos clubes mude!

Compartilhar este post

Link para o post

"Ir ao futebol em Portugal sai mais caro do que na Alemanha"

Também podiam referir que ver futebol em Portugal fica mais barato que 8 ligas. E ser mais barato ver os jogos fora.

:-

Isso é o normal porque regra geral, têm ordenados mais altos que nós, tem a ver com o nível de vida. Nem sei se há algum na lista com ordenados inferiores aos nossos.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheço e isso não é verdade. É insuportável para quem não quer, para quem não se mexe, para quem não potencia aquilo que tem nas mãos.

No clube onde jogava arranjaram uma maneira de rentabilizar o pavilhão que possuíam, bailes todos os sábados para as pessoas da terra. E adivinha, todos os sábados aquilo está a abarrotar e é uma alavanca jeitosa em termos monetários para o clube.

Se as coisas forem bem feitas, é possível não cobrar mensalidades e ter os ordenados de equipas seniores em dia, tal como o clube em questão tinha. Agora há-que ter noção do que se quer fazer, ou queremos proporcionar às crianças um sítio onde possam estar tranquilos, a competir sem pagar mensalidades ou queremos alimentar equipas seniores com esperanças de subidas de divisão e sonhos mal suportados.

É perfeitamente possível gerir um clube em termos de formação sem mensalidades, é preciso é vontade das pessoas que participam nisso. Bailes, convívios com almoços, aluguer de campos, criação de actividades extra (ex - Zumba ou fitclubs), aluguer do ginásio próprio, parcerias locais com postos médicos ou entrega de brindes em troca de publicidade, parcerias para a compra de equipamento desportivo com patrocínios estampado, dinamização das redes sociais, campanhas de voluntariado para arranjar as infraestruturas dos clubes em troca de um par de bilhetes para os jogos, visitas às escolas oferecendo 1 bilhete a cada criança para ir ver o jogo com a obrigatoriedade de levar 1 familiar que paga 4€ pelo seu bilhete, parcerias com o bar do clube criando um bilhete especial (ex - bilhete come e vê - pagas 6€ pelo bilhete e tens direito a ver o jogo + uma bifana e uma água), obrigatoriedade de um cartão de sócio para os jogadores do clube com quota mensal de 2€ e direito a fotografia no site na aba dos sócios.

É fazer por isso, o problema é que a nível distrital grande parte das vezes as pessoas não se estão para chatear e vão pelo caminho mais fácil que é cobrar mensalidades.

Isto em todos os escalões?

Compartilhar este post

Link para o post

A inscrição de jogadores e exames médicos é paga com dinheiro da câmara. Os coletes, cones, equipamentos de treino, já existem, não é necessário andar a renovar isso de ano para ano. A única coisa necessária são as bolas. Os sacos são dispensáveis pois podem ter tudo guardado no clube e os fatos-de-treino também são dispensáveis.

Salários na formação só aos treinadores, a água, luz, gás, lavandaria e manutenção de carrinhas é algo relativamente fácil de se fazer.

Multas por partir vidros ? Pagam do próprio bolso e são chamados os pais ao clube porque estão ali para jogador futebol, não é para andar à porrada ou partir coisas. É uma questão de princípios. Até aqui já eliminei uma dezena de gastos completamente desnecessários e que é só para fazer parecer bem para fora.

É perfeitamente possível gerir escalões de formação sem cobrar mensalidade, e eu sei disso porque estive 13 anos numa realidade dessas. É preciso sacrifício, vontade de trabalhar, rigor e acima de tudo amor ao clube.

Claro que não é a estoirar orçamentos em fatos-treino e cones que se vai a algum lado.

(...)

O material deteriora-se e há material que tem de ser renovado/reposto devido à entrada e saída de atletas de época para época. Os sacos não são indispensáveis porque são pessoais e são usados nos treinos e nos jogos. Também não se pode guardar tudo no clube.

Salários ainda são alguns entre treinadores, adjuntos e massagistas. Treinos diários com luz das instalações e do campo ligadas algumas horas, água e gás dos banhos, água para regar o relvado, lavar dezenas de equipamentos e lavar o balneário (soma-se detergentes), combustível de carrinhas que fazem centenas de quilómetros por semana, diria que é tudo menos fácil de se fazer.

As multas não são por partir vidros, são pelos cartões e pelas suspensões. Num campeonato competitivo e onde a equipa que tem de subir não está em condições de o fazer, aparecem árbitros a saber os jogadores que tem de expulsar, expulsa um treinador por insultos ou tentativas de agressão que não acontecem e outras situações idênticas. A parte dos vidros foi das carrinhas em deslocações. Por mais que uma vez já apareceram vidros partidos e como não se conseguiu provar o(s) autor(es) foi o clube que pagou. Essa dezena de gastos não podem ser eliminados, são reais.

Falta uma questão importante: a dimensão do clube. Gerir um clube mais "pequeno" é sempre mais fácil do que um "maior". Dependendo das condições, há situações em que não chega ter pessoas a prejudicar o seu tempo semanal, a não ter qualquer rendimento e até meter dinheiro do próprio bolso para os atletas não terem de pagar mensalidade. Como os atletas não são poucos e a concorrência é muita, não estou a ver a mensalidade como um problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...