Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Fundação do Benfica e FC Porto envolta em "falsas verdades"

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Fundação do Benfica e FC Porto envolta em "falsas verdades"

ng7CB2C74F-4892-442D-BB51-DDDFEF03B111.jpg

História do Sporting sem mitos por desmontar

O historiador Ricardo Serrado defende no livro "Mitos do Futebol Português" que a fundação do Benfica e do FC Porto está envolta em "falsas verdades", ao contrário do Sporting, cuja génese é documentada "de forma intelectualmente mais isenta".

No livro, que será apresentado em fins de outubro ou início de novembro, em Lisboa, o autor defende que o FC Porto foi fundado em 1906 e não em 1893 - como alega o clube portuense - e que Cosme Damião não foi um dos fundadores do Benfica.

"Em 1953 ou 1954 descobriu-se que tinha sido fundada uma coletividade chamada Futebol Clube do Porto em 1893. Não há rigorosamente nada - nenhuma prova, nenhum documento - que comprove que esse é mesmo Futebol Clube do Porto nascido em 1906", disse Ricardo Serrado à agência Lusa.

O autor, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, advertiu que, "pelo contrário, o que existem é uma série de fundadores de 1906, que mais tarde vêm a público dizer que o FC Porto de 1906 não tem nada a ver com o FC Porto de 1893".

Ricardo Serrado defendeu também que "não há qualquer indício de que Cosme Damião tenha sido fundador do Sport Lisboa", o clube que está na origem do atual bicampeão português de futebol, na sequência da fusão com o Grupo Sport Benfica.

"Não há qualquer referência à presença de Cosme Damião no Sport Lisboa durante 1904, ano em que o clube é criado, em nenhum dos documentos existentes", assinalou o autor, que também é mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Ao contrário do que sucedeu com os rivais lisboeta e portuense, a história da fundação do Sporting, em 1906, está, segundo Ricardo Serrado, "bem documentada, sem celeumas e escrita de forma intelectualmente mais isenta".

"A história do Sporting não tem qualquer mito por desmontar. Tem, por outro lado, a dúvida sobre o traço aristocrático, que é uma realidade. O que não quer dizer que não tenha vindo a ser diluído ao longo do tempo", notou.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Seria um livro interessante, mas se estes são os melhores argumentos para a sua promoção, então não me parece ser grande coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

A reacção dos adeptos perante um historiador que tem como função científica, estudar a História.

Number-Of-People-That-Care-Game-Show-Gif.gif

Seria um livro interessante, mas se estes são os melhores argumentos para a sua promoção, então não me parece ser grande coisa...

Outra vez esta conversa? Mas isto interessa para alguma coisa?

E amanhã são capazes de criticar aqueles que acreditam no Adão e Eva como fundadores da Humanidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Que as fundações estão todas aldrabadas não é novidade. :lol:

Felizmente aqui no Boavista Footballers fundado em 1903 pelos funcionários da Graham não há dessas maroscas. 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente se é aldrabado ou não é problema de cada um. Eu preocupo-me com a fundação do Sporting, se a do Benfica e a do Porto foram falseadas ou não, nem sei nem quero saber.

Compartilhar este post

Link para o post
"Em 1953 ou 1954 descobriu-se que tinha sido fundada uma coletividade chamada Futebol Clube do Porto em 1893. Não há rigorosamente nada - nenhuma prova, nenhum documento - que comprove que esse é mesmo Futebol Clube do Porto nascido em 1906", disse Ricardo Serrado à agência Lusa.

Haver provas que Nicolau d'Almeida e Monteiro da Costa se conheciam, que havia jogadores em comum entre os "dois FCP" e que um desses atletas até era, pasme-se, cunhado de Nicolau d'Almeida, não vale de nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...