Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

[EMEM] Lower League Management

Publicações recomendadas

Preciso de ajuda. Estou a fazer um LLM na Liga Portuguesa (distritais) e preciso de saber algumas coisas para saber se estou num beco sem saída:

- O que é preciso acontecer para passar a ser clube profissional?

- Até que ponto conseguimos melhorar as camadas jovens? O meu save pressupõe não contratar ninguém, só usar camadas jovens e portanto se eu não conseguir, para além dos orçamentos e das instalações de treino de camadas jovens, aumentar o nível das jovens fornadas (nível de recrutamento?) isto não serve para nada.

Abraço.

- Como disse o Lavrador, quando chegas à segunda liga o clube torna-se automaticamente profissional. Podes tentá-lo nas divisões inferiores, mas não sei se a direção do clube o permite. Isto porque a profissionalização do clube implica obviamente mais despesas no que toca a salários...

- Eu diria que o ideal, para já, seria aumentar o orçamento das camadas jovens. Quanto mais aumentares, melhores são os jogadores que saem da formação. Isto não é garantia de craques, mas pelo menos consegues miúdos melhores que grande parte das equipas do CNS (isto assim de cabeça, porque nunca fiz um desafio destes em Portugal.) Outra vantagem é que assim que o orçamento chega a excepcional, não piora que nem as condições de treino.

Falando em condições de treino, também dá jeito que vás melhorando conforme as finanças o permitem. Porque claro, se tens boas condições de treino, consegues explorar o potencial dos teus jogadores ao máximo. Além de que tenho ideia que isto influencia igualmente a qualidade dos jogadores que saem das fornadas.

Agora, o que me intriga é o recrutamento. Não sei quem estás a treinar (e, portanto, não sei como está o nível de recrutamento. Se pudesses meter aquele painel com as informações do estádio, infraestruturas, etc... ficaria com uma ideia da coisa), mas esta parte costuma ser a parte mais complicada de evoluir, mas creio que não tanto num país como Portugal. Ainda assim, estás dependente de três coisas:

a)Localização

b)Reputação do Clube

c)Reputação da Liga

E claro, que a opção de melhoria esteja disponível. Agora, não sei até onde terás de chegar para conseguires evoluir isto (Talvez atingindo a Primeira Liga? É bem provável.)

Ah, outra coisa óbvia é montar um staff decente, conforme as finanças permitam. E basta um ou dois observadores no clube, dado que não vais contratar ninguém.

Portanto, és capaz de apanhar com alguns entraves nesse teu desafio. Em que FM estás a fazer isso? Não sei em que edição é que foi introduzido, mas também podes tentar pedir um clube satélite (do estrangeiro, por norma) de forma a que possas receber jogadores dessas equipas nas tuas camadas jovens. Com um bocadinho de sorte, sai-te alguém de muito potencial. Há também quem use o truque de contratar staff do estrangeiro, mas neste caso as probabilidades aparecer alguém estrangeiro são muito menores.

Ah, e as personalidades dos jogadores/staff também mexem com as probabilidades de um jogador melhorar.

E creio que não me vem mais nada à cabeça, pelo menos para já. Se seguires com isso, boa sorte :compinchas:

Editado por ElMartins995

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pessoal. Estou no Fm2013 com a AAC/SF (diferente da que conhecem). Este tem sido o meu percurso:

http://imgur.com/a/3sZgf

Não tenho tido ainda qualquer melhoria, a direcção diz sempre para tudo que não há fundos suficientes. Se eventualmente conseguir subir para a 2ª Divisão (o que se pensarem que todos os anos dizem que vou descer ando aqui a fazer milagres) espero bem que já consiga melhorar o clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah! Eu lembro-me de teres postado umas cenas dessa equipa há uns tempos nos saves não detalhados.

Estou a olhar para essas imagens e nem sei por onde começar :mrgreen:

Recrutamento limitado, Condições e Nível de Treino das camadas jovens no mínimo? Devem sair só jogadores fracos nessas fornadas...

Finanças inseguras também não é nada de surpreendente estando na 2ªB. Creio que o problema está no presidente. Deve ser pouco ambicioso e, pior ainda, parece que está para ficar por aí. "Adora o Clube"? :lol: Até que isso não mude creio que vais estar limitado àquilo que tens neste momento. Se desse para dar um jeito nessas finanças dava para aumentares o orçamento das camadas jovens mas assim... É tramado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, depois deixei de postar por falta de tempo. Este novo presidente é forreta, o outro ao menos injectava uns trocos. Algo me diz que quando a dívida subir ele dá de frosques. Ao menos já tenho tido alguns jogadores a pedir contratos de tempo inteiro, é bom sinal a nível de treino, talvez a performance melhore.

Compartilhar este post

Link para o post

num LLM por países secundários (estava a pensar na europa de leste) que ligas recomendam e que detalhes na criação da BD em jogadores e isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Ao ver o tópico do LLM FM 2017 lembrei-me que já não dava notícias sobre o meu save no FM16 há bastante tempo. Neste momento já não tenho o save (nem tenho o FM 16 instalado :lol:) mas por uma questão de respeito para quem acompanhava e porque também não gosto de deixar estas coisas em aberto vou escrever aquilo que aconteceu desde a última atualização até ao final do save. btw fica o aviso que o texto é longo e não há imagens. :lol: :mrgreen:

(...)

---/---

2015-16 Coruchense: 6º Lugar na Série G do CNS; 3º Lugar na Fase de Despromoção Série G do CNS; 1ª Eliminatória da Taça de Portugal.

2016-17 Aldershot: 17º Lugar na VNLS (despedido em Janeiro); 2ª Fase de Qualificação da Taça FA; 2ª Eliminatória do Troféu FA.

2016-17 Stockport: 3º Lugar na VNLN (saí antes do play-off); 4ª Eliminatória do Troféu FA.

2016-17 Valladolid B: Vitória no Play-off de Despromoção da 2ª Divisão B Espanhola.

2017-18 Valladolid B: 13º Lugar na 2ª Divisão B Espanhola (Despedido a meio da época).

2018-19 Levante B: 16º Lugar na 2ª Divisão B Espanhola (Vitória no Play-off de Despromoção).

2019-20 Louletano: 3º Lugar na Série H do CNS; 2º Lugar na Fase de Despromoção Série H do CNS; 5ª Eliminatória da Taça de Portugal.

2020-21 Louletano: 2º Lugar na Série H do CNS; 8º Lugar na Fase de Subida - Zona Sul; 2ª Eliminatória da Taça de Portugal.

2021-22 Louletano: 2º Lugar na Série H do CNS; 8º Lugar na Fase de Subida - Zona Sul; 3ª Eliminatória da Taça de Portugal.

2022-23 União da Madeira: 13º Lugar na Segunda Liga; 5ª Eliminatória na Taça de Portugal; 2ª Eliminatória da Taça da Liga.

2023-24 União da Madeira: 1º Lugar na Segunda Liga; 2ª Eliminatória da Taça de Portugal; 2ª Eliminatória da Taça da Liga.

Depois de ter subido o UM à Liga NOS fiquei lá durante quatro anos e sempre a levar o clube à Liga Europa (nunca consegui fazer um top-3). De salientar que o projeto foi sempre assente na compra de jogadores jovens a custo zero para depois valorizar e vender porque as finanças nunca passaram da cepa torta e o facto de a direcção ter estoirado logo no final da primeira época no escalão principal 20 e tal milhões de euros num estádio novo não ajudou. Mesmo assim ainda consegui fazer umas vendas interessantes sendo que a maior foi a de um regen equatoriano ao Porto por 7M (valor da clausula de rescisão).

Na Taça de Portugal venci uma edição e em grande estilo: 4-2 ao Sporting! Só para vocês verem a grandiosidade deste feito o Sporting nessa época tinha vencido (quase) tudo até aquele momento (Liga NOS, Supertaça e Liga Europa, apenas a Taça da Liga escapou na final nos penalties) mas no Jamor o UM foi mais forte. Estivemos a vencer por 4-0 e nos últimos dez minutos sofremos dois golos quando já estávamos mais relaxados e a pensar no troféu. Na última época que estive no clube madeirense fui eliminado pelo Porto nas meias de forma bem injusta: perdi 1-0 na Madeira (Porto a queimar tempo a partir dos 65’ :lol:) e no Dragão perdi 1-2 com dois golos sofridos nos últimos quinze minutos numa altura em que arrisquei para evitar o prolongamento (estava a vencer por 0-1).

Taça da Liga perdi uma edição, se não me engano 1-0 contra o Porto. De resto foi a melhor caminhada que fiz nesta competição porque fui sempre eliminado na fase de grupos.

Na Supertaça perdi uma edição (marquei presença devido à vitória na TP na época anterior) por 1-3 frente ao Sporting. Derrota justa.

Na Liga Europa três participações sendo que na primeira perdi no play-off de acesso à fase de grupos (contra uma equipa inglesa, creio que o Reading), na segunda fui eliminado nos oitavos pela Juventus (fiz o mais difícil lol, perdi em casa em 1-3 e fui ganhar 0-1 a Turim :lol:) e na última participação bela caminhada até aos “quartos” onde fomos arrumados pelo Colónia (outra eliminação onde fomos uns bons passarões lol, levámos 3-0 em Colónia com todos os golos a serem apontados no inicio da 2ª parte e na Madeira fizemos o impossível ao também espetar 3-0, como é óbvio fomos de vela nos penalties).

Depois de quatro épocas na Primeira Divisão onde consegui consolidar o clube nos lugares europeus e, em simultâneo, sempre a fazer boas caminhadas na taças internas (chegando mesmo a sacar uma) e nas competições europeias decidi sair. Já estava um pouco saturado pois era sempre obrigado a vender os melhores no final da época e, portanto, não havia condições para montar um projeto vencedor.

---/---

Quando saí da UM queria um clube estável e que estivesse numa Primeira Liga de topo europeia mas só apareceram propostas de clubes ucranianos e russos recém-promovidos (estive para assinar por um mas o projeto não me pareceu grande coisa, apenas oito jogadores reais com a Liga começar no prazo de onze dias…) e acabei por me virar para as seleções. Recebi duas propostas (Costa do Marfim e Grécia) e decidi aceitar aquela onde me pagavam mais, ou seja, a segunda.

Só estive um ano na Grécia diga-se de passagem. :lol: Falhei o apuramento para o Campeonato do Mundo (2º atrás da Noruega, tendo entretanto perdido a Liga das Nações) mas a razão para sair foi o facto de ter recebido uma proposta melhor, não só a nível financeiro mas também desportivo. Mesmo assim ainda tive um momento alto na seleção helénica: uma vitória por 1-0 frente à Inglaterra num amigável. Foi mesmo um jogo à Grécia, equipa a defender de forma sublime e a sair para o ataque de forma certeira e mortífera.

---/---

Depois desta experiência fui para os EUA treinar a seleção local porque não só estavam qualificados para o CM (ao contrário da Grécia) como também o salário era pura e simplesmente irrecusável: 33 mil por semana, que foi aliás o meu salário mais alto neste save. Só para vocês terem ideia no UM nas últimas épocas ganhava 11 mil e na Grécia 16… era impossível dizer não. No já referido CM fomos previsivelmente eliminados na fase de grupos (empate contra a Argélia e derrotas contra Inglaterra e Rússia) mas o objetivo principal da minha estadia acabou por ser conseguido já que, um ano depois, vencemos a Gold Cup.

Dizer contudo que esta vitória foi extremamente borrada. :lol: Na fase de grupos os EUA sempre a vencer de forma podre aquelas equipas de mortos da CONCACAF por 1 ou 2-0 enquanto o nosso rival México espetava 4 ou 5. :lol: Contudo o milagre aconteceu nos “quartos”: passamos à próxima fase e, num outro jogo, os mexicanos foram eliminados nos penalties. Festa rija porque nos dois jogos anteriores contra os aztecas (amigáveis) não só tinha perdido como nem sequer tinha marcado um golo! :lol: Na final vs El Salvador mais sorte: estive a vencer por 1-0 e nos últimos minutos sofri o empate. A equipa ressentiu-se bastante e acabei por ser dominado no prolongamento (falharam uma grande penalidade e mandaram uma ao poste). Na lotaria dos penalties lá consegui vencer e assegurar a Gold Cup.

Foi o momento alto da passagem pelos Estados Unidos porque a partir daqui foi sempre a cair. Ainda consegui vencer o play-off de acesso à Taça das Confederações (vs Honduras) mas a equipa nunca mais foi a mesma e a prova disso foi a performance humilhante na 2ª Fase de Qualificação para o CM (2º lugar atrás da Costa Rica mas que mesmo assim deu apuramento) e sobretudo a fraca Taça das Confederações que, aliás, ditou o meu despedimento. Foram três jogos onde mais uma vez fizemos o impossível: empatamos contra a Argentina (que venceu a prova) e perdemos contra o Japão e o Senegal. A Federação norte-americana não perdoou e despediu-me na hora.

---/---

Cinco dias depois já tinha novo clube: o Brescia, uma simpática equipa italiana que tinha perdido o treinador para a reforma (ao fim de quase 15 anos…) e não conseguia melhor do que lugares a meio da tabela (10º para baixo). Não estava muito interessado em assinar (salário mais baixo até do que aquele que recebia na UM…) mas o grande interesse dos italianos na minha contratação (entrevista logo um dia depois de ter sido corrido dos EUA com a proposta a cair passados dois) e o facto de muito provavelmente não conseguir arranjar algo melhor fez-me mudar de opinião.

Fiquei lá três temporadas. Na primeira e falando apenas da Serie A o Brescia conseguiu um 8º lugar, uma melhoria face aos últimos anos mas mesmo assim fora dos lugares europeus. Foi uma época de transição pois, apesar de ter um plantel envelhecido e não totalmente do meu agrado, decidi manter a base de forma a não provocar uma “revolução” desnecessária. Basicamente despachei a tralha toda mas mantive os velhotes com alguma qualidade e os fracos que ainda podiam fazer alguma coisa decente. No outro lado da balança apenas fui buscar quatro/cinco jovens com talento e para evoluir. Na 2ª época aí assim agarrei na vassoura e limpei a casa aproveitando também o facto de ter apostado forte no mercado dos jogadores a custo zero: mais de 20 saídas e entraram outros tantos para compensar a debandada geral. :lol: Mesmo assim deu resultados: na Serie A andámos o tempo todo no 2º lugar (atrás da Juve, claro) mas infelizmente uma má forma na reta final da Liga custou o lugar de vice a favor do Nápoles. 3º lugar e consequente acesso à Liga dos Campeões.

Na terceira e última época (que também coincidiu com o final do save) a base já estava montada e portanto era apenas melhorar as segundas linhas (procurando sempre jovens a custo zero), deixar sair os descontentes e aqueles que tinham propostas muito boas para a nossa realidade, como por exemplo o nosso PL titular espanhol que saiu para o Barcelona no Deadline Day por quase 30 milhões de euros. Bem bom porque tinha chegado na época anterior a custo zero! Nem fiquei muito preocupado porque o substituto já tinha sido contratado logo no início da pré-época: um PL italiano ex-Juve em final de contrato. Na Serie A até começamos mal mas, pouco a pouco, fomos subindo de rendimento e dobrámos o ano no 2º lugar mas bem atrás do já suspeito do costume Juventus que, por norma neste save, não costumava falhar quando tinha uma data de pontos de avanço.

Mas falhou! :badgrin: A partir de Fevereiro/Março fartaram-se de patinar e a seis jornadas do fim o Brescia passava a ser o novo líder da classificação! Foram talvez os seis jogos mais difíceis do save, não por serem equipas fortes mas sobretudo pela quantidade anormal de autocarros que apanhei. :lol: Mudei um pouco a tática e graças ao grande espírito da equipa consegui vencer todos os encontros enquanto a Juve escorregava para a Liga aqui e ali e portanto.

:prayer: :prayer:CAMPEÕES DA SERIE A!!!!!:prayer: :prayer:

Grande feito! Só para terem uma noção a Juve/Milan/Nápoles sempre a gastar um balúrdio em todas as janelas de transferências (chegaram a sacar-me alguns jogadores) e eu sempre a apostar em jovens a custo zero ou a preços muito reduzidos. De salientar a média de idades do Brescia (23/24 anos, não mais do que isto) e o plantel super low cost que tive: 98% destes atletas que se sagraram campeões assinaram pelo clube a custo zero. As exceções foram talvez dois ou três jogadores jovens italianos que custaram alguns milhares de euros quando tinham 16/17 anos e um extremo argentino de 26 anos que custou 3 milhões de euros que, diga-se de passagem, foi o reforço mais caro do Brescia em três épocas (e contratei aí na boa uns cinquenta jogadores). :lol:

Já agora nenhum destes era titular pois, como já disse, a base era toda feita por jogadores a custo zero. :lol: Do meu onze base a única exceção era o DE esquerdo formado na minha academia porque tudo o resto foi reforço em final de contrato: o tal PL ex-Juve, dois médios (um mexicano e outro norte-americano) dispensados por clubes norte-americanos, o GR maliano vindo de um clube da Ligue 1 (o suplente era um italiano ex-Milan que assinou a custo zero), o DD espanhol ex-Atlético de Madrid, o DC nigeriano ex-Inter, o MAC espanhol ex-Granada, o MAD francês ex-Chelsea… Todos a custo zero! Olheiros, este título também é vosso porque vocês merecem! :prayer:

Na Taça de Itália prestações q.b. ao longo destes três anos. Primeira época fui corrido bastante cedo, na segunda cheguei à final mas perdi (2-1 contra o Nápoles tendo sido dominado todo o jogo) e na terceira perdi nos “quartos” contra o Milan.

Nas competições europeias apenas uma presença (esta última época) onde comecei na Liga dos Campeões e fui corrido sem dó nem piedade pelo Benfica no play-off de acesso à fase de grupos (5-2 fora e 0-4 em casa acho eu :lol:). Na Liga Europa caí nos “quartos” (creio mas já não tenho a certeza) frente ao Leverkusen onde, para não variar, fomos uns passarões: perdemos 1-2 na Itália e fora não só fizemos o milagre de dar a volta (0-2) como também de sofrer o golo que atirou a eliminatória para o prolongamento no tempo de compensação. Tudo acabou por ser resolvido nos penalties e onde o Leverkusen foi mais forte.

---/---

E foi assim que este save acabou. Fica o histórico não muito completo mas com aquilo que mais relevante aconteceu:

2015-16 Coruchense: 6º Lugar na Série G do CNS; 3º Lugar na Fase de Despromoção Série G do CNS; 1ª Eliminatória da Taça de Portugal.

2016-17 Aldershot: 17º Lugar na VNLS (despedido em Janeiro); 2ª Fase de Qualificação da Taça FA; 2ª Eliminatória do Troféu FA.

2016-17 Stockport: 3º Lugar na VNLN (saí antes do play-off); 4ª Eliminatória do Troféu FA.

2016-17 Valladolid B: Vitória no Play-off de Despromoção da 2ª Divisão B Espanhola.

2017-18 Valladolid B: 13º Lugar na 2ª Divisão B Espanhola (Despedido a meio da época).

2018-19 Levante B: 16º Lugar na 2ª Divisão B Espanhola (Vitória no Play-off de Despromoção).

2019-20 Louletano: 3º Lugar na Série H do CNS; 2º Lugar na Fase de Despromoção Série H do CNS; 5ª Eliminatória da Taça de Portugal.

2020-21 Louletano: 2º Lugar na Série H do CNS; 8º Lugar na Fase de Subida - Zona Sul; 2ª Eliminatória da Taça de Portugal.

2021-22 Louletano: 2º Lugar na Série H do CNS; 8º Lugar na Fase de Subida - Zona Sul; 3ª Eliminatória da Taça de Portugal.

2022-23 União da Madeira: 13º Lugar na Segunda Liga; 5ª Eliminatória na Taça de Portugal; 2ª Eliminatória da Taça da Liga.

2023-24 União da Madeira: 1º Lugar na Segunda Liga; 2ª Eliminatória da Taça de Portugal; 2ª Eliminatória da Taça da Liga.

De 2024-25 a 2027-28 União da Madeira: 6º a 4º lugar na Liga NOS (em todos os 4 anos); Vencedor da Taça de Portugal; Finalista da Taça da Liga e Finalista vencido da Supertaça; Quartos-de-final da Liga Europa

2028 e 2029 (inc.) Grécia: Derrota na fase de grupos da Liga das Nações; 2º Lugar na Qualificação para o Mundial.

2029, 2030, 2031, 2032 e 2033 (inc.) EUA: Fase de Grupos do Mundial; Vencedor da Gold Cup; Vencedor do Play-off Taça das Confederações; Fase de Grupos da Taça das Confederações.

2033-34 Brescia: 8º na Serie A; Queda algures na Taça de Itália.

2034-35 Brescia: 3º na Serie A; Finalista vencido da Taça de Itália.

2035-36 Brescia: Vencedor da Serie A; Quartos-de-final da Liga Europa (depois de ter sido eliminado do play-off de acesso à Liga dos Campeões); Queda algures na Taça de Itália.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que espectáculo de save! A ler coisas destas, dá uma vontade de fazer saves carreira. Upa Upa! Essa estadia no Brescia, cum crl. Imagino a azia dos colossos :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Que espectáculo de save! A ler coisas destas, dá uma vontade de fazer saves carreira. Upa Upa! Essa estadia no Brescia, cum crl. Imagino a azia dos colossos :lol:

Por acaso deu um gozo do crl a estadia no Brescia. O projecto baseou-se mais ou menos nos mesmos pressupostos do União da Madeira (comprar jovens a custo zero) só que as diferenças a nível financeiro permitiram-me aguentar os melhores no clube italiano e, consequentemente, catapultar clube a um nível desportivo superior. Na UM, todas as épocas, chegava o mês de Maio e já tinha tipo 5/6 milhões de euros negativos... tinha que jogar sempre da mesma maneira: contratar a custo zero em Janeiro, vender em Maio/Junho para equilibrar a balança e depois esperar rezar que os melhores jogadores que os olheiros sinalizavam ainda estivessem sem clube nessa altura para avançar com dinheiro fresco para a contratação.

No Brescia ao fim de uma época já tinha tipo 10/15 milhões de euros para transferências e as finanças eram sempre estáveis portanto não havia essa necessidade de vender. Aliás nessa última época do save até já retirava dinheiro das transferências e passava propositadamente para os salários só para comprar os melhores a custo zero. A venda desse PL espanhol ajudou mas a saída decisiva e que me permitiu deixar de estar pressionado a nível financeiro foi uma logo na 2ª época onde dei um pontapé no rabo de um avançado uruguaio por 8M de euros que estava descontente e dizia que queria sair para ganhar títulos. Foi para o Nápoles. :lol: Teve que se contentar com a Taça de Itália. :badgrin:

Os colossos tiveram que se contentar com os primeiros lugares dos...vencidos. :mrgreen: Por acaso o Nápoles todas as épocas andava sempre a cheirar alguns jogadores meus e a Juventus já andava interessada no meu tal DE formado no clube. Mais engraçado desse jogador é que na minha primeira época estava emprestado à Académica onde era... suplente! :estrelas: Mal regressou na 2ª época espetei o homem no 11 e nunca mais de lá saiu. :lol: A Juve já andava a fazer propostas mas mandei-os gentilmente dar uma curva ao bilhar grande.

Lebohang, espetacular. Não sabia que tinhas feito um LLM. Foi ao mesmo tempo que o que tens no EMEM?

Sim mas já não tenho FM instalado. Agora estou totalmente em modo FM12. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Siga ressuscitar o tópico. Comecei um novo save LLM no FM16 e isto está muito interessante, pese o facto de apenas ter disputado três épocas. 

jOs03QQ.png

Nota prévia: para aumentar a dificuldade e um pouco o realismo deixei as entradas e saídas do plantel a cargo do Diretor Desportivo (na realidade não são os treinadores a fechar contratos e negócios, é a famosa "estrutura"). Nas entradas deixei algumas recomendações de contratações, analisava a lista dos jogadores observados pelos olheiros, chegava na aba transferência e colocava lá no adicionar como alvo de transferência para depois o DD fazer negócio e fechar (ou não) a contratação. Na saídas metia os pinos na Lista de Indesejados e depois o DD que se desenrasque-se.

Comecei no Sabugal (950€/s) que é uma das equipas mais fracas do CPP com o objetivo de safar os gajos e depois sair para assumir outra equipa do CPP, de preferência uma recém-promovida da Margem Sul, para depois no final dessa 2ª época bazar do Tugão e ir para o estrangeiro. Infelizmente só cumpri metade, consegui um fácil e surpreendente 4º posto na 1ª fase (e foi eliminado na 2ª Eliminatória da Taça frente ao Atlético - 0-3) que deixava o Sabugal bem orientado mas em Janeiro o Cova despediu o treinador e contactaram-me. Numa lógica de ser melhor equipa e melhor oportunidade, pese o facto da proposta financeira ser menos vantajosa, aceitei o Cova da Piedade (850€/s).

Cova da Piedade estava num surpreendente 5º lugar na fase de manutenção com apenas mais três pontos que o 6º Castrense (lugar de acesso aos play-offs de descida) contudo safei calmamente a equipa ao ponto de acabar em 1º.

Época seguinte mantive o "core" da equipa (apesar de ter perdido dois gajos a custo zero para clubes da Segunda Liga – obrigado anterior gerência!), contratei um par de jogadores interessantes e adicionei alguns juniores de grande qualidade. Venci com facilidade a Série Regular do CPP, pese o facto de ter sido integrado na Zona Lisboeta, e cheguei à 5ª Eliminatória antes de cair ás mãos do Vitória SC (0-1). No mercado de transferências em Janeiro perdi sob pressão dois dos três juniores promovidos à A (um para o Cardiff por 250 mil euros, outro para o Moreirense por 45 mil) e o DD para compensar lá conseguiu fechar um médio júnior por empréstimo do Sporting. Na fase de promoção começamos bem com duas vitórias nos dois primeiros jogos mas a partir daí a coisa descambou com duas derrotas (BCB e Farense) e dois empates (Casa Pia e Peniche). Pelo meio ainda deu para vencer o Leiria. Na segunda volta arrancámos com uma vitória em cima dos 90’ frente ao Operário (2-3), levámos forte e feito do Juventude de Évora em casa (0-2), goleámos o BCB (4-2), sacámos um empate convincente frente ao Farense fora (2-2) e quatro pontos em cima dos 90’ frente ao Casa Pia (1-0) e Leiria (1-1) para um excelente 1º lugar à partida da última jornada.

MJfSWrw.png

Todavia… deu galo! Em casa contra o Peniche saí na frente, mas um ex-jogador do Cova da Piedade na época transata e que dispensei no início desta empatou aos 62’. Justiça profética…

SbA18ZV.png

Já estava com ideias de sair (não tinha renovado contrato na expetativa de caso não subir à Segunda Liga não continuava) e como esse cenário aconteceu rescindi.

Assinei pelo Anyang da Segunda Liga Coreana, equipa fraquíssima que seguia com 10D em outros tantos jogos, mas como tinham reputação nacional e pagavam bem aceitei o desafio (1.600€/s). Foi um fiasco, como comprovam os menos de 5 meses lá passados, ainda conseguimos vencer uns dois jogos e empatar uns quatro, o que foi manifestamente insuficiente visto que perdemos… 18 vezes! Isto tudo para a Liga porque obviamente já tínhamos sido eliminados da Taça. Equipa muito fraca com os melhores a saírem no início da época a custo zero e a ficarem só uns quatro jogadores com mais de 24 anos, tudo o resto tinha 18/17 e até mesmo 16 anos de idade. O DD ainda trouxe uns quantos na reabertura de mercado (em Julho), incluindo para minha grande surpresa três jogadores do CPP, mas a diferença de qualidade para as restantes equipas da Liga era tão grande que não dava (estávamos para aí a uns 20 de distância para o penúltimo, a sorte é que ninguém desce nesta Liga). Decidi então aguentar até ao final da época (4 jornadas para o fim) e aí escolher entre sair ou ficar.

Acabou por não acontecer, o treinador da Jamaica meteu os papéis para a reforma, candidatei-me e caiu proposta financeira muito vantajosa na caixa de correio (2.600€/s). E ainda por cima estão ainda na luta pela qualificação para o Mundial 2018 (play-off contra os EAU). Planeio ficar aqui 4 anos e depois logo se vê o que vai acontecer a partir daí.

Edit: Passei fácil o play-off com dupla vitória de 4-2 em Kingston e 0-2 em Abu-Dhabi e fiquei no Grupo A do Mundial com Rússia, Senegal e Croácia. Até agora muita sorte nos desafios escolhidos e nos sorteios das competições.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa ideia essa de deixares o DD controlar as contratações. Eu no meu save só o deixo controlar as dispensas, gosto de na altura de oferecer contrato ser o mais rigoroso possível e não sei se o DD tem essa capacidade e limita-se a oferecer o que o jogador pede logo inicialmente. 

De resto, bem que podias ter ficado no Piedade (clube da minha zona), mas um aninho, mas percebo a frustração do final de época. A ver se tens mais sorte na Jamaica e pode ser que consigas um trabalho num clube mais reputado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 10 horas:

Boa ideia essa de deixares o DD controlar as contratações. Eu no meu save só o deixo controlar as dispensas, gosto de na altura de oferecer contrato ser o mais rigoroso possível e não sei se o DD tem essa capacidade e limita-se a oferecer o que o jogador pede logo inicialmente. 

De resto, bem que podias ter ficado no Piedade (clube da minha zona), mas um aninho, mas percebo a frustração do final de época. A ver se tens mais sorte na Jamaica e pode ser que consigas um trabalho num clube mais reputado.

Pois, pelo que estive a experimentar neste save os DD's não são grande coisa, sobretudo a fechar negócios por empréstimo e contratos... No Sabugal o gajo só contratava jogadores à experiência ou com contrato amador (também só tinha 3 nos principais atributos para a função) mas no Cova apanhei um com 13 mínimo nos atributos relevantes e não revelou ser muito melhor, ele não conseguiu fechar contrato com 4 reforços que eu pedi (que acabaram por ser porque tive que intervir), vendeu um DE por 18 mil euros ao Feirense e ia vender um júnior a custo zero ao Vitória SC (!), que só não aconteceu porque também meti-me no assunto. E nos empréstimos meteu o Cova a comparticipar 90% do salário e com o jogador como elemento chave quando o outro clube aceitava 0% de contribuição e plantel principal como estatuto na equipa.

E também gastam muito, já agora, no Anyang na abertura de mercado tinha 600€ de salário positivos e o gajo fartou-se de contratar tanto ao ponto de acabar a janela com 3.000 negativos. :2_grimacing:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, sabes que isso tem haver com a própria AI do jogo que é burra como tudo. Isso reflete-se bem quando montas boas equipas, sais do clube e depois a AI só faz porcaria nesse clube. É algo que eles têm de corrigir urgentemente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei a estadia de 5 anos na Jamaica.

2018 Bons resultados nos amigáveis de preparação para o Mundial sendo que na competição propriamente dita fiz o mais difícil que foi ganhar às duas seleções europeias e perder contra o Senegal num jogo onde fui melhor mas onde foram eles a marcar. Com 6 pts fiquei em 3º porque Senegal fez +2 na DG, Croácia +1 e Jamaica 0...

Na Taça das Caraíbas nova desilusão, precisava de um empate para passar à final mas perdi contra a Trinidad e no 3º/4º lugar não sei muito bem o que aconteceu para ali, Martinica só foi uma vez à baliza e marcou...

2019 Primeira metade de ano em cheio só com vitórias nos amigáveis e... chave de ouro, a conquista da Gold Cup! Passei facilmente o grupo, bati Trinidad com algum tranquilidade, repeti o triunfo contra a Costa Rica e na grande final beneficiei de uma expulsão mexicana + grande penalidade a meu favor para adiantar-me no marcador no prolongamento. A partir daí foi defender e segurar o triunfo.

Depois disso só derrotas e empates, com a tristeza de não conseguir o lugar na Taça das Confederações na final contra o México. Também estive na frente aí contudo sofri golo aos 87' e depois nada feito com derrota nos penalties.

2020 Passei em 2º a 4ª Eliminatória de Qualificação para o Mundial porque fiz aquilo que ninguém fez, bater os EUA (e logo fora). Na 5º Eliminatória resultados previsíveis (tenho a MLS selecionada logo o Canadá é uma equipa relativamente forte).

Na Taça das Caraíbas não houve espaço para o descalabro visto que decidi adotar uma postura mais cautelosa nos jogos onde não precisava de ganhar. Na final Cuba, a jogar em casa, saiu na frente mas consegui dar a volta fácil ao marcador e segurar o caneco.

2021 Na Qualificação 5ª Eliminatória continuei a não deslumbrar mas, teoricamente, a fazer aquilo que me competia a nível de resultados: não perder em casa e sacar os pontos obrigatórios fora. Infelizmente não deu, na última jornada precisava apenas de empatar mas estar atento ao resultado dos EUA devido à DG e... guess what? Novamente encavacado com os gajos a vencerem o Canadá 4-1 e eu a não passar do 0 na Costa Rica, caindo do 3º (lugar direto no Mundial) para 4º (play-off). Aí calhou o Uruguai e fui previsivelmente de vela, belo jogo em Kingston com resultado curto que obviamente não deu para gerir em Montevideu.

Na Gold Cup prestação cinzenta com bom empate frente à Costa Rica, vitória obrigatória contra a Guatemala e empate contra o Haiti que me atirou para 2º no grupo atrás deles. Na ronda seguinte apareceu México B e tchau. Já agora a Costa Rica (3ª no meu grupo) venceu a Gold Cup batendo o Canadá na final.

2022 Não houve Mundial portanto foi ano de vários amigáveis com resultados q.b. Na Taça das Caraíbas voltámos a fazer o trabalho básico sem deslumbrar, na final saímos atrás no marcador mas voltámos a dar a volta, tal como contra Cuba há dois anos.

Depois disto decidi sair, concorrendo a alguns cargos, mas continuando na seleção (até receber uma proposta claro está). Fui rejeitado pelo Belenenses e em Dezembro caiu proposta aceite por parte do Le Havre, 8º na Ligue 2 a apenas 8 pontos dos lugares de promoção. Desafio interessante pese o facto de ter sido "enganado", finanças apareciam como "OK" mas afinal há buraco de 4M de euros negativo e não há dinheiro para contratar nem budget salarial para gastar...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JonasThern, há 13 minutos:

Não achaste o jogo monótono só a treinar a selecção? 

Depende da selecção, em saves LLM onde o realismo dita que só se deve treinar clube ou selecção, nunca as duas ao mesmo tempo, é importante escolher uma equipa que dispute competições "a sério" num curto espaço de tempo. Aqui na Jamaica aconteceu isso com Gold Cup e Taça das Caraíbas de ano após ano. Também estive para concorrer ao lugar do Egipto porque eles têm CAN e CHAN. Selecções europeias já é mais problemático embora com a Liga das Nações esse intervalo de 2 anos tenha sido diminuído.

Portanto não, não achei o jogo monótono.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem que belos saves camarada Lebohang, se há gajo que nos últimos tempos demonstra a persistência necessária em saves de LLM és tu 😉 

Grandes temporadas na aventura anterior, onde começaste bem por baixo (onde são vistas as dificuldades em jogar neste modo, foi difícil andar por Aldershot, Stockport, Levante...). A temporadas na União da Madeira foram fantásticas, sobretudo nos italianos onde com orçamento muito curtos deste baile à malta lá de cima. Que gozo espectacular eheh.

Neste último save, nova aventura. Primeira temporada dura no Sabulgal, onde fizeste o que podias dando o salto para o Cova. Neste ficou um sabor agridoce, pois a subida esteve ao virar da esquina. Podias ter ficado mais uma temporada, mas quiseste mudar de ares e percebo o desgaste que ficou daquela ponta final. Depois , Anyang, pá isso era preciso um milagre e um contentor de jogadores novos! Engraçado que há alguns FM´s que não treino em países mais "desconhecidos" da nossa realidade, a ver se faço isso no FM 2019. Em relação à Jamaica, tenho a mesma visão do Jonasthern onde por vezes é demasiado seca andar só com jogos da seleção. Contudo, como referes e bem, tenhas a GOLD Cup, apuramento para o Mundial, deve ter dado para o bichinho apertar. Mas para mim falta uma coisa essencial para treinar uma seleção: ter o campeonato local. Imagina que analisas o campeonato e salta à vista um novo craque no campeonato, ou melhor marcador por exemplo. Isso é engraçado, e podemos não só fazer com que o nível da selecção aumente, como do próprio campeonato.  

Para o futuro, tens algum campeonato especifico em vista?

Compartilhar este post

Link para o post

LLM: Regras, linhas, o espírito...

por Kewl

As regras, Guias, o Espírito do LLM

Jogar pode ser distribuido em 2 categorias:

1) Escolher a equipa.

2) Jogar o jogo.

Escolher a equipa é fácil. Pesquisa por qualquer país com mais que uma divisão. Olha para os clubes da divisão mais baixa possível. Escolhe um desses clubes.

No FM existe já a opção de começar desempregado, esperando assim uma oportunidade.

Por definição, o Lower League Management pode apenas involver equipas em países com mais que uma divisão.

Certas equipas devem ser 'evitadas' por se considerar que estão sobrevalorizadas em termos de reputação ou estado financeiro. Isso aconteceu com o Peterborough no CM3, Rushden & Diamonds, Fiorentina Viola, etc. Não são geralmente escolhidas por quem adopta a LLM way mas podem ser vistas como uma introdução a tal, visto que proporcionam um trajecto mais facilitado que as equipas reais de LLM, por exemplo o Leigh RMI.

Uma boa forma de escolher um clube é usar o Random Generator para o FM, disponível AQUI.

Formas de jogar o jogo:

Há 3 formas de jogar LLM.

1) Escolhe uma equipa, fica até teres ganho tudo o que é possível, independentemente do tempo que demorar, ou até seres despedido. Aí começa um novo save.

2) Escolhe uma equipa. Joga até a tua reputação atrair o interesse de clubes de maior reputação; vai mudando de clube á medida que te forem oferecidos convites em clubes de maior reputação até chegares a comandar equipas de reputação mundial. Aí o futuro depende do tipo de desafio que desejares a seguir.

3) Escolhe uma equipa. Faz porcaria. Sê despedido. Espera por outra equipa. Faz porcaria. Sê despedido. Etc.

Jogando o jogo:

Primeira coisa a ter em conta é que LLM é uma forma de jogar o jogo, não só jogar com uma equipa das divisões inferiores.

É apenas um jogo, no entanto. Obvio que podem ficar incomodados com algumas regras, mas algumas delas são mesmo indispensáveis ao espírito LLM.

Há uma regra, ainda assim, que é imperial:

Joga o jogo como a SI o programou. Isso é, instala o jogo, aplica a patch oficial mais recente SI, escolhe uma equipa e joga o jogo. Isso implica o não uso de Editores ou updates de terceiros.

A razão para tal é que jogar LLM engloba jogar o jogo de forma mais realista possível. O que significa confiar que a base de dados da SI é tão precisa quanto possível.

Updates são feitos por pessoas que podem estar 'tentadas' a dar uma certa vantagem/desvantagem ao clube favorito/odiado ou a jogadores - nota, podem! O que não beneficia a SI providenciando data falsa, portanto são evitáveis.

Editores (The Spawn of Satan) são banidos por 2 razões.

Podem corromper o seu jogo e permitem-lhe fazer batota, seja produzindo super-jogadores ou alterando equipas de uma divisão ou país para outra/o.

Lower League Managers confiam quase exclusivamente nos seus olheiros para encontrar jogadores que possam dar qualidade ao plantel, não contratam X ou Y apenas por terem ouvido falar deles através de outro jogador de FM.

Lower League Managers gostam de criar as suas próprias tácticas e formações, ajuda não é bemvinda.

Gabar-se..

Esta parte é simples. Em LLM não estamos interessados em saber como ganhaste a Liga dos Campeões com o Morecambe em 6 épocas, ganhaste a FA Cup todos os anos, atingiste a promoção em vários anos consecutivos, porque ou estás a mentir ou a fazer batota. Period.

Guias:

Olheiros

Envia os olheiros apenas para onde podem viajar realisticamente.

Este foi um guia que foi construído apartir da necessidade que existia em determinar onde podemos enviar os nossos olheiros quando no cargo de treinador dum LLC. Dificuldades financeiras tornam improvável que um Manager enviem um olheiro de Inglaterra para África, América do Sul ou outros locais longinquos. Portanto a melhor forma de decidir para onde os enviar realisticamente no seu jogo. Portanto estando a jogar em Inglaterra, o máximo que poderão ir será os países do Reino Unido ou a Irlanda. Em Portugal apenas para Espanha quanto muito, se não decidirem apenas enviar o olheiro pesquisar em Portugal.

A conclusão que se chegou é que os olheiros poderão apenas ser enviados para países que fazem fronteira com o nosso país de Management.

Menu Pesquisar Jogador

Alguns LLM's usam este menu para adicionar á lista preferencial jogadores da sua área e depois enviar os seus olheiros para descobrirem quão bom ou não é um jogador. Outros LLM's mais rigorosos evitam por completo este menu e confiam este trabalho exclusivamente a quem foi contratado para tal: o Olheiro. Contratar jogadores "conhecidos" é contra o Espírito LLM. Estes são aqueles que conheces através de influência alheia, ou que já contrataste anteriormente e tiveram uma boa performance, ou jogadores de versões anteriores do jogo (CM).

Independentemente da relação individual de cada um, nenhum jogador deve ser contratado sem antes ter sido apontado por um dos teus olheiros.

Menu Transferências

Lower League Managers mais rigorosos nunca vão tentar contratar um jogador puramente baseado no facto de que aparecem como "Livres" no menu de transferências que são registadas a nível mundial até porque tal lista não existe na vida real. É possível ter acesso a esta informação através da imprensa, online, etc. Mas um Manager no mundo real não tem acesso a um menu deste tipo. Menos escrupulosos usam este menu para identificar jogadores livres e ordenar aos seus olheiros que os observem, mas só os contratam baseado no relatório do olheiro.

Barra de pesquisar

Não usada por LLM's. Para procurar algo tens que saber em antemão o que estás á procura. Pode apenas ser efectuado tendo conhecimento prévio do jogador, seja por experiência passada ou por recomendação de um outro jogador de FM.

Contratando Staff

LLM's normalmente apenas contratam staff que domine o idioma de maior parte dos seus jogadores. Em Ingalterra que falem Inglês, em Portugal Português, etc. A excepção para isto são os Olheiros. Como estes não têm um contacto diário com o plantel ao plano de comunicação e podem confiar nos seus conhecimentos linguísticos a nivel do estrangeiro para encontrar jogadores em outros países. Por vezes é complicado em clubes de divisões inferiores contratar olheiros, portanto contratar estrangeiros é quase como uma necessidade para quando não existe outra possibilidade.

Contratando jogadores

Todos os jogadores devem ser primeiro observados pelos olheiros antes de serem contratados por um LLC. Envia os teus olheiros para regiões permitidas (já referido anteriormente este método) e decide então segundo as suas recomendações quem tentar contratar, quem interessa e quem não interessa. Á medida que o estatuto do teu clube vai aumentando e juntamente com isso as condições financeiras e as possibilidades de atrair melhores jogadores forem aumentando, a distância para onde se enviam os olheiros pode ser aumentada. Mas sempre mantendo este processo o mais realista possível!

A excepção são os empréstimos, nos quais é aceitável usar o menu de pesquisa jogador/staff filtrando quem está listado para tal. Alguns dissem que os jogadores que tentas por empréstimo deviam ser primeiro indicados pelo staff (olheiros), mas isto é algo que se deixa à preferência de cada LLaMa. Deixa a tua consciência ser o teu guia.

Se não tiveres nenhum olheiro no teu staff é permitido usar o menu de pesquisa de jogador para identificar jogadores e propor-lhes um período de teste antes de os contratar.

Tácticas

Melhor forma de começar é usar uma formação padrão e daí começar alterando a formação, instrucções á equipa, jogador baseado nos pontos fortes e pontos fracos do teu plantel/elemento do plantel. A ideia de LLM é encontrar os erros através de um duro periodo de teste e erro. Aproveitando a ideia de outras pessoas (ou mesmo ficheiros de táctica) não faz parte do espírito LLaMa.

Citação de w0, Em 13/10/2014 at 11:41:

3 princípios basilares NO TIPPING, NO CHEATING, NO BRAGGING.

O fundamental é o ethos do LLM: jogar o jogo de forma realista. As "regras" já são amplamente conhecidas, mas qualquer coisa podemos sempre colocar 2 ou 3 links onde elas se encontram sumariamente descritas

Guide para os newbies

Newbie LLaMa Challenge

This is a challenge for all those who wish to try their hands at LLM on the newest version of Football Manager.

The Challenge is simply to take charge of your chosen team and attempt to play the game as realistically as possible, without tipping, cheating or bragging.

That's it. No winning post, no points for style. Just a gauntlet thrown down by us to you. Best of luck.

All LLM rules apply to posting about your game and the LLM guidelines should be understood to get an idea of how to approach the game with playing it realistically in mind.

Post all challenge updates in this thread. Unlike the main forum, you may update us on your progress after just one season, as long as they're kept to this thread.

For those of you trying this out for the first time to see if LLM is for you, we ask that you at least avoid chatting about tactics or reading tactics or good player guides for the duration of this challenge. If it doesn't suit you, then at least you'll know...

Starting Conditions

Team choice: Any from the lowest playable league of any given country. If you're stuck for choice, you can always ask Paco to help you decide.

Recommended Nations: Any lower league UK, Austria, Czech Republic, Iceland, Switzerland, Ukraine. However, the choice is yours, so feel free to be adventurous and try somewhere you've never tried before...

Starting Reputation: Sunday league

Starting Unemployed: Allowed, but not recommended (why waste time? Just get on with it...!)

Start Date: The default date for your starting league.

Official patches and updates only. No use of the competition editor to add extra leagues.

Real Players & Attribute Masking enabled (as per default)

Preferences: Extra Data Files: Leave default options checked. No unofficial extra files. Cosmetic changes, such as skins, logos, kits, sound files, etc. are fine. Anything which alters the database is not.

Database size: Large if you think you can run it, but otherwise as large as your PC can handle.

Leagues loaded: whichever suits your preference and PC power (some have the lowest leagues in one or two countries fully playable along with the higher divisions in other countries in which they have ambitions to manage in future). When adding "view only" nations, consider how this might impact your game later on.

Retain Players: None

Gameplay

Scouting: Use scouts to find players, not the search screen. Trial days, media reports and other such in-game means can also be used to highlight players to scout, but regardless of how they come to your attention, no player should be signed without the once-over (at the very least) from one of your scouts or coaching staff.

Staff: Use the Job Centre to find staff. However, if you cannot find anyone suitable within a reasonable time frame - e.g. 1 month or more - you may use the staff search function, filtered by realistic parameters (e.g. same or neighbouring nation, same or lower reputation, etc.)

Tactics and training schedules should be all your own work. No downloads, no referring to guides. Learn as you go...

Don't cheat! You should know what feels like cheating without being told, so be honest with yourself and if you find the game more enjoyable without help, without taking short-cuts - doing it all yourself, fair and square - then there's a good chance that LLM might just be for you. If you find that the game just isn't enjoyable without talking about tactics, editing your game, trawling through the database for the best players, or anything else which goes against this way of playing, then that's fine too. LLM isn't for everyone and that's cool.

Citação de w0, Em 13/10/2014 at 18:53:

De acordo com as regras dos fóruns ingleses deves fazer, pelo menos, 3 épocas. Pq? Para evitar que a malta esteja todos os dias a criar saves novos e a desistir por um motivo ou outro. Eu não sou tão papista. Mas acho que no LLM faz sentido fazer actualizações anuais. Em cada fim de época relatas como foi a tua experiência nesse ano.

Lembro-me de ler num fórum qualquer um save onde o gajo foi despedido 3 vezes seguidas e depois lá conseguiu qualquer coisa decente na Bielorrússia. Aqui no fórum poucos são os que "têm a coragem" de mostrar que foram despedidos.

É como o JonasThern diz: jogar o jogo pelo jogo.

A cena fixe de quem joga LLM é tentar mesmo imaginar-te na pele de um treinador s/ experiência, sujeito a todas as adversidades e mais algumas! Eu estou num save (meio da primeira época) e até há muito pouco tempo tinha apenas 18-19 jogadores. Depois surgiram mais 4-5 interessantes. Mas andei semanas a passar mal porque não conseguia rodar a equipa, não tenho camadas jovens e jogava de 3 em 3 dias. É isto que dá pica.

Agora é como tenho dito: cada um joga como quer. Nós, os que gostamos de jogar o jogo pelo jogo, gostaríamos de ter o nosso cantinho. E não é ser elitista nem nada. Todos serão muito bem recebidos desde que respeitem as regras 🙂

Escolha das equipas : http://members.iinet.net.au/~vela/test.html

Bem maltinha como o dia de lançamento está a chegar é necessário haver equilíbrio e bom senso neste tópico (e nos outros claro). Como sabem é a 1ª vez que existe um tópico de LLM puro no CMPT. Agora o "puro" para nós moderação tem a ver com o jogo jogado, com as regras acima descritas pelo Kewl.

Relativamente ás actualizações, vamos começar desta forma:

Actualizações:

- 3 actualizações:

a) pré-época;

b) Janeiro;

c) Fim de época

Pode colocar ss de um jogo especifico se houver algo de significativo, como eliminar um gigante na taça.

- Postar nomes de jogadores: Antes de isso , posso dizer que podem postar nomes de regens à vontade. Jogadores normais, convém dar nomes "fictícios" como o "Rui Costa" dos Spartans, por exemplo. Claro que pudemos salientar um jogador que de facto até tem feito a diferença, como o Lee Barnes a época passada no save do Famaboys, mas têm de colocar em spoiler! O Very há uns dias colocou ss de um jogador porreiro das camadas jovens, e outra solução é colocar as imagens dos atributos mas não o nome. Fica ao vosso critério.

-tácticas: como é óbvio não podemos apresentar aqui as indicações que damos nas tácticas, nem sacar tácticas (lógico). Contudo, podem dizer o sistema em que jogam, qual a razão, pontos fracos e fortes... análise táctica para mim é um ponto que deve ser abordado (caso queiram claro), qual a nossa filosofia entre outros. Não dizemos por exemplo indicações individuais que damos ao jogador x, mas é interessante perceber o nosso conteúdo táctico geral.

Podem também actualizar segundo o modelo britânico:

Época 2014/15

Clube: xxx

Pré-temporada: .4v

Contratações: x jogadores

Objectivo:

Taças:

Positivo:

É bem estruturado, simples e para quem tem pouco tempo é adequado. Quem começa uma aventura LLM e não tem bem noção das dificuldades acho que deve procurar por este sistema de actualização.

Foi pegado a capa dos últimos anos, parece-nos que está perceptível e ajuda a quem vai iniciar-se por estas bandas. Agradecer também ao pessoal que com os anos tem ajudado a criar esta primeira página, desde Kewl, Wo, Depina, entre outros. Venham mas é as grandes aventuras capazes de tirar-nos do sério!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, Em 11/10/2018 at 15:48:

Engraçado que há alguns FM´s que não treino em países mais "desconhecidos" da nossa realidade, a ver se faço isso no FM 2019.

Neste save escolhi os países onde há mais treinadores portugueses, segundo o 00, mas substituí aqueles que não estavam na base de dados por outros do mesmo continente (Angola <-> África do Sul, Arábia Saudita e Qatar <-> Austrália e Coreia do Sul, etc.).

Entretanto acabei a minha estadia no Le Havre ao fim de 4 épocas e meia.

Dezembro até ao fim de 2022/23: Cheguei com o clube em 8º e fora das Taças portanto não deu para fazer muito. Consegui ganhar uma dezena de jogos para acabar em 5º mas bem longe dos três lugares de promoção.

2023/24: Director Desportivo espalhou alguma magia negra no início da pré-época com a venda de alguns jogadores titulares (recordo que quem gere as saídas e entradas neste save é quem ocupa este cargo, eu apenas dou sugestões) mas o facto de termos mantido a maior parte da base da época passada + contratações cirúrgicas + 3/4 emprestados de luxo que o DD fechou (mérito seja dado ao homem, pode ter estragado um pouco nas vendas mas compensou bastante aqui) permitiu ganhar a Ligue 2 com muita facilidade.

Nas Taças foi corrido por duas equipas da Ligue 1 (Liga vs Metz e França vs Monaco).

2024/25: Mantivemos a base da época anterior + 2/3 emprestados de qualidade fechados pelo DD + 1 grande contratação efectuada a custo zero no Red Star Paris e quase surpreendemos ao andar a época inteira na zona europeia (chegamos mesmo ao 3º posto). Contudo caímos na 2ª metade e não conseguimos melhor que o 7º lugar, fora da zona europeia mas bem longe da despromoção.

Nas Taças venci surpreendentemente a Taça da Liga depois de ter dado chocolate ao PSG nas meias-finais (0-0, venci nos penalties) e Lyon (1-0) conseguindo assim o apuramento para a Liga Europa. Na da França fui eliminado pelo PSG em Paris, mas apenas nos penalties.

2025/26: Muita contratação a custo zero para compensar as várias saídas com o DD apenas a fechar um jogador por empréstimo (mas pelo menos compensou, foi praticamente titular a época inteira). Na Ligue 1 mantive o rendimento mas consegui melhorar nos momentos críticos e fechei a temporada em 6º, agarrando assim o último lugar europeu.

Nas Taças fui eliminado na da Liga pelo Monaco nas meias-finais (fds) e pelo JA Drancy da Ligue 2 na da França (e joguei aqui com os titulares todos lol...). Na Liga Europa passei com facilidade as pré-eliminatórias, com muita dificuldade a fase de grupos (Steaua empatou contra o Panathinaikos em casa na última jornada enquanto eu perdia contra o Inter de Milão fora...) antes de ser eliminado pelo Leverkusen nos 1/16 de final (1-1 casa, 3-0 fora).

2026/27: Época desastrosa com o AS Monaco a dar o mote ao rapinar-me dois jogadores titulares. Não sei o que raio é que aconteceu aqui mas apesar da equipa ser boa nunca acertámos o passo e isso acabou por dar um péssimo 12º lugar, bem longe da luta europeia (até da luta pela metade superior lol).

Como já estava a ver este desastre em formação apostei nas Taças mas não tive sorte, fui eliminado pelo Nantes na da Liga e pelo Lyon na da França...

Na Liga Europa boa prestação passando fácil as pré-eliminatórias, a fase de grupos e na fase a eliminar o Bétis (2-0 casa, 2-2 fora) e Zenit (0-0 casa, 0-3 fora) antes de ser eliminado pelo Valencia nos "quartos" (0-2 casa, 1-0 fora).

Depois disto saí, já estava saturado de cá estar e ver o PSG a limpar (Guardiola no comando da equipa + orçamento de salários anual de 286M de euros lol, só para servir de comparação o 2º (Marselha) gasta "apenas" 101...). Tive algumas propostas de clubes (Brentford, Sheffield, entre outros) mas como eram emblemas recém-despromovidos do escalão principal declinei.

Assim sendo voltei às selecções e aceitei proposta da Nigéria, surpreendente 7º do ranking mundial mas que neste save nunca conseguiu vencer uma CAN nem CHAN. Vai ser interessante.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha então novidades? Já começaram as aventuras de LLM? Eu este ano vou iniciar-me por estas bandas, tenho andado pelo meu save tradicional no Sporting para ver as novidades deste FM 2019. Mas LLM é outro nível, portanto este vou bombar imenso por este tópico já que tenho algum tempo disponível para partilhar aventuras com a malta. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fluke, há 41 minutos:

Menos blabla e começa é a jogar! Venham daí os LLM da malta

:27_sunglasses:

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou a minha estadia de 4 anos na Nigéria (2027 a 2031). Não vou deixar PS's até porque não aconteceu nada de surpreendente.

No Apuramento para o Campeonato do Mundo 2030 desembaracei-me facilmente do Egipto nas pré-eliminatórias (4-0 casa, 3-3 fora) e fiquei comodamente  em 1º num grupo com Senegal, Guiné-Bissau e Libéria fruto de 5V e 1E (em Bissau por 2-2, depois de ter estado a perder por 2-0). No Campeonato do Mundo propriamente dito a sorte foi madrasta e calhei juntamente com França, Holanda e Argentina (campeã em título). Nos amigáveis de preparação, realizados no ano anterior, até tinha batido os holandeses em Amesterdão por 0-1 e os argentinos em Abuja por 2-1 mas a "sério" foi outra conversa: derrota contra a França por 1-0, derrota contra a Holanda por 3-0 e no último jogo empate a 3 contra a Argentina que só serviu de consolação porque não saímos do 4º posto… mas também serviu para eliminar os argentinos em 3º, atrás de franceses e holandeses. Tal como na realidade a seleção das pampas não se dá bem contra nós virtualmente falando.

Na CAN venci as duas edições onde participei. Em 2029 fui com grandes expectativas devido à boa qualidade de jogo da equipa mas a verdade é que tirando o primeiro jogo (2-0 vs África do Sul com 61% de posse de bola) não enchemos o olho: derrota 1-0 vs Camarões, vitória 1-0 frente ao Gana, vitória 1-0 vs Costa do Marfim (golo nos descontos), 3-2 vs Mali com remontada nos últimos 15' e vitória na final no prolongamento vs Egipto por 2-1. Em 2031 conseguiu-se a proeza de jogar ainda pior com empates a abrir frente a Rep. Dem. do Congo (1-1) e Marrocos (0-0), vitória 1-0 vs África do Sul que deu o apuramento para a próxima fase com golo aos 88', vitória nos penalties frente ao Mali (0-0), 3-1 no prolongamento vs Gana e na final 1-0 contra a Costa do Marfim com o golo a cair aos 120+2'(!).

Na CHAN (CAN para jogadores a atuar nos campeonatos internos + jogadores livres) pelo contrário perdi as duas edições, a primeira em 2028 com uma geração bastante fraquinha onde fui derrotado pelo anfitrião Gana nas "meias" através do recurso às grandes penalidades - posteriormente assegurei o 3º posto - e em 2030 com uma seleção já bem melhor fui derrotado na minha própria casa e de forma surpreendente pela Zâmbia (0-1) na final. Basicamente os gajos aproveitaram a superioridade numérica no prolongamento para marcar no único remate orientado que fizeram à nossa baliza em todo o jogo...

Depois disto já não estava a sentir grande prazer em jogar pela Nigéria e isso mais a fraca qualidade de jogo e o facto de nunca ter tido o cargo seguro devido à queda no ranking (20º e poucos) foram motivos para sair nos mesmos moldes da Jamaica: continuava na seleção mas ia a entrevistas e só renunciava ao cargo quando caísse proposta de um clube. Estive a um passo de assinar pelo Marselha (bom salário e boas condições) mas o facto de na Liga Francesa ser PSG e o resto paisagem fez-me hesitar e decidi declinar. Em Março finalmente a espera foi recompensada com proposta aceite do Málaga, 12º da BBVA e recentemente adquirido por um magnata da Singapura com o estranho gosto de injetar dinheiro na parte salarial (1M de euros de excedente) e não nas transferências (2M de euros). Veremos o que acontece, a equipa é boa e espero num prazo de 2/3 anos estar a discutir os lugares de apuramento para a Liga dos Campeões.

Resumo da Carreira para melhor visualização:

sG2y41r.png

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Hum a aventura por terras nigerianas acabou por não correr como esperavas, mas também não se pode dizer que tenha sido um trabalho negativo (ganhar 2 CAN é sempre positivo). Este novo desafio com o Málaga parece-me bem, portanto é juntar a maior qualidade possível e atacar os lugares europeus. Já agora tu é que contratas o director desportivo certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem estava a achar estranho não encontrar este tópico 😄 Só me trocam as voltas, vocês.

Este ano ainda comecei desempregado, mas está bem mais complicado arranjar clube que nos outros anos. Com o lançamento das distritais, abriu-se a possibilidade de fazer o save que toda a gente vai querer fazer este ano: reerguer o Belenenses. Ainda pensei em abrir um tópico no EMEM, mas isso dá muito trabalho e nem sempre terei pica para o save, portanto é melhor aqui, suponho. Quando acabar a época logo posto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...