Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Normalmente gosto de jogar em posse, mas este ano tive de me render às transições rápidas. Comecei desde baixo até ao Chelsea e agora encontro-me numa posição em que tenho um plantel de enorme qualidade e tenho ganho quase tudo internamente, sinto-me confiante na tática, mas há coisas que não estou a conseguir perceber como resolver.

Uma delas é mesmo o ponta de lança, marcou 5 golos ao Milan, vai fazendo muitos golos (já leva 31 em 29 jogos), mas sinto que a equipa por vezes tem a necessidade de mandar um chutão para a frente para ele lutar contra o mundo. Em condições normais, eu alteraria para algo como avançado recuado ou completo, mas quando isto acontece, ele não rende metade.

Outra é no 6, sinto que não está a render ao máximo, maior parte do tempo anda a 6,8.

Não pondo em causa o que o Michael disse, pois esta correto em tudo, gostaria de acrescentar mais uns esclarecimentos:

Ponta de Lança

Tu tens uma táctica, em termos atacantes, criada em função de um unico jogador: o teu ponta de lança.

Repara, tens um meio campo com 3 criadores de jogo, e nas alas dois jogadores ambos com função de suporte. São 5 jogadores quem têm como principal função (apesar de não a única função) criar para outros jogadores e apoiar outros jogadores. Só te resta, em termos de ameaça ofensiva o Ponta de Lança.

Isto pode levar, e leva certamente, em que todo o foco do teu ataque seja aquele jogador o que pode levar a uma urgência fora do normal em colocar a bola nesse jogador, e daí o chutão para a frente que por vezes vês. Isso certamente deve acontecer mais quando jogas contra equipas mais pequenas e que joguem à defesa.

Futebol em Posse

De certeza que é isso que queres? É que as tuas instruções indicam precisamente o contrario.

Ritmo mais alto

Passar para o espaço (que no fundo mete todos os jogadores a arriscar mais no passe que fazem)

Passe mais direto

São tudo instruções que não ajudam em nada um futebol de posse, antes pelo contrário.

Apesar de equilibrares um pouco as coisas ao pedir para levarem a bola até a área (reduzes os cruzamentos e remates) e o jogar a partir da defesa (a tua defesa joga mais curto), a verdade é que quando chegas ao meio campo o passe mais direto e o ritmo mais alto vão acelerar de tal maneira o teu jogo que ninguem se vai preocupar em manter a posse de bola.

Trinco pouco participativo

A principal razão de isso acontecer é o fato de teres, à frente dele, mais dois criadores de jogo.

Na verdade, e como o Michael disse, a nota de 6.8 até é boa para um jogador defensivo, e ao jogadores com 3 criadores de jogo no teu meio campo eles acabam por roubar protagonismo uns aos outros. O primeiro a ressentir-se disso é o mais defensivo. Mas ele acaba por também roubar protagonismo aos 2 mais adiantados no terreno.

Aconselhava-te a mudar esse criador de jogo defensivo para um trinco ou médio defensivo ou mesmo um trinco. Isso vai fazer com que o Criador de Jogo que está no meio campo assuma mais o jogo e venha ele mais atrás buscar o jogo. Isso também fará com que o Criador de Jogo Avançado tenha mais espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

confessem la ja estão com saudades :mrgreen: e mamei aquele golinho pq resolvi não tirar o pé do acelerador lol

4d6eb92a2e7e93f149df22a6aca32b91.png

2633f3f696125afcb2192522f91bf9a0.png

olha o real Madrid aos papeis :biggrin:

9610c523bac424cc42c2d0ec918bc045.gif

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, a aceleração do Danilo pelo meio parte a defesa contraria toda.

Ele está a jogar com que instruções nessa táctica? Médio Área-Área?

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, a aceleração do Danilo pelo meio parte a defesa contraria toda.

Ele está a jogar com que instruções nessa táctica? Médio Área-Área?

MC apoiar, mas tem a ver com os movimentos preferidos dele, pq eu ate lhe dei instruções para ele não correr com a bola lol

3b61b3e806ed11ee1f52fd97954589d9.png

edit: essa parte dos movimentos preferidos é que acho que devia ser revista, o jogador vai sempre fazer aquilo que tem nos movimentos preferidos mesmo que lhe peças o contrario e isso acho mal, ou se calhar so o faz quando ve que não ha risco não sei...

pedi-lhe para fintar menos e não foi nada disso que ele fez lol mas pronto correu bem :cool:

b3027f07028ceb5d69514096bc157771.png

mas por acaso se repararmos ele não vai no 1x1 , assim que encontra oposição passa a bola ao salvio, se calhar se não tivesse fintar menos já ia no 1x1

mas ha mais coisas estranhas nesse lance, por exemplo eu estou em altamente estruturado logo não tendo nem deambular da posição nem mais expressivo nem chegar mais a frente ele não deveria ter mantido a sua posição no meio campo?? :confuso:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

No FM16 os movimentos preferidos têm uma importância maior do que tinham no passado. E por acaso acho que faz sentido.

Claro que depois entra também em conta se estás a jogar num esquema fluido ou rígido, sendo que se for fluido ele vai ligar mais aos movimentos preferidos e ignorar as instruções, e num sistema rígido ele ignora mais os movimentos preferidos e liga mais às instruções.

Seja como for a jogada toda está um mimo. O Rafa a vir abaixo, o Danilo a partir a defesa, a entrada do Salvio. Deu golo?

Achei piada ao avançado do Real Madrid a correr atrás do Danilo quase até à entrada da área. Pergunto-me se não estaria com instruções de o marcar HH.

Compartilhar este post

Link para o post

No FM16 os movimentos preferidos têm uma importância maior do que tinham no passado. E por acaso acho que faz sentido.

Claro que depois entra também em conta se estás a jogar num esquema fluido ou rígido, sendo que se for fluido ele vai ligar mais aos movimentos preferidos e ignorar as instruções, e num sistema rígido ele ignora mais os movimentos preferidos e liga mais às instruções.

Seja como for a jogada toda está um mimo. O Rafa a vir abaixo, o Danilo a partir a defesa, a entrada do Salvio. Deu golo?

Achei piada ao avançado do Real Madrid a correr atrás do Danilo quase até à entrada da área. Pergunto-me se não estaria com instruções de o marcar HH.

esta em muito rígido mas enfim, yap deu golo foi o 1-0 para abrir o marcador lol ja te mostro, isto com o gyazo não da para gravar a jogada toda pq foi uma transição rápida , espera ja te mostro por partes, pois os nossos avançados não fazem isso, a não ser que seja um avançado defensivo e tem que estar a defender para acompanhar o medio mais defensivo e mesmo assim as vezes não vai lol

a jogada começa aqui nesta recuperação de bola na defesa

d168479500e6813609d5e9d8b32a7a3b.gif

depois ha a tal construção de jogo com o rafa e o Danilo

89cd93fc773a27436ef52390819fd652.gif

e depois a assistência do salvio e golo :celebracao:

30f4df5266c0702e45361fe70589ea7a.gif

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

MC apoiar, mas tem a ver com os movimentos preferidos dele, pq eu ate lhe dei instruções para ele não correr com a bola lol

edit: essa parte dos movimentos preferidos é que acho que devia ser revista, o jogador vai sempre fazer aquilo que tem nos movimentos preferidos mesmo que lhe peças o contrario e isso acho mal, ou se calhar so o faz quando ve que não ha risco não sei...

pedi-lhe para fintar menos e não foi nada disso que ele fez lol mas pronto correu bem :cool:

mas por acaso se repararmos ele não vai no 1x1 , assim que encontra oposição passa a bola ao salvio, se calhar se não tivesse fintar menos já ia no 1x1

mas ha mais coisas estranhas nesse lance, por exemplo eu estou em altamente estruturado logo não tendo nem deambular da posição nem mais expressivo nem chegar mais a frente ele não deveria ter mantido a sua posição no meio campo?? :confuso:

Também depende da mentalidade da equipa, aliás quando fazes a edição das instruções ao jogador podes observar a barra da mentalidade do jogador. Depois, é um apoio à organização ofensiva da tua equipa, logo não pode ficar estático no meio-campo. Por fim, todo e cada jogador tem um raio de acção de acordo com a posição em que joga.

Compartilhar este post

Link para o post

Também depende da mentalidade da equipa, aliás quando fazes a edição das instruções ao jogador podes observar a barra da mentalidade do jogador. Depois, é um apoio à organização ofensiva da tua equipa, logo não pode ficar estático no meio-campo. Por fim, todo e cada jogador tem um raio de acção de acordo com a posição em que joga.

eu sei mas eu estou em controlar, muito estruturado e não tenho nem mover da posição nem mais expressivo nem chegar a frente, logo sendo um mc apoiar deveria ter-se ficado pelo meio campo , certo?

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei mas eu estou em controlar, muito estruturado e não tenho nem mover da posição nem mais expressivo nem chegar a frente, logo sendo um mc apoiar deveria ter-se ficado pelo meio campo , certo?

E fica pelo meio-campo, no entanto, caso o jogador decida que há uma oportunidade pode aparecer numa zona mais ofensiva. Foi o que aconteceu nesse caso. A prioridade dele é manter-se mais no meio-campo mas, sendo um apoio aos avançados e tendo a equipa uma mentalidade ofensiva, pontualmente surge mais à frente.

Os jogadores não são robots, há um processo de decisão da sua competência que acarreta boas e más opções (atributos do jogador), nem as coisas podem ser lidas de uma forma literal.

Compartilhar este post

Link para o post

Não pondo em causa o que o Michael disse, pois esta correto em tudo, gostaria de acrescentar mais uns esclarecimentos:

Ponta de Lança

Tu tens uma táctica, em termos atacantes, criada em função de um unico jogador: o teu ponta de lança.

Repara, tens um meio campo com 3 criadores de jogo, e nas alas dois jogadores ambos com função de suporte. São 5 jogadores quem têm como principal função (apesar de não a única função) criar para outros jogadores e apoiar outros jogadores. Só te resta, em termos de ameaça ofensiva o Ponta de Lança.

Isto pode levar, e leva certamente, em que todo o foco do teu ataque seja aquele jogador o que pode levar a uma urgência fora do normal em colocar a bola nesse jogador, e daí o chutão para a frente que por vezes vês. Isso certamente deve acontecer mais quando jogas contra equipas mais pequenas e que joguem à defesa.

Futebol em Posse

De certeza que é isso que queres? É que as tuas instruções indicam precisamente o contrario.

Ritmo mais alto

Passar para o espaço (que no fundo mete todos os jogadores a arriscar mais no passe que fazem)

Passe mais direto

São tudo instruções que não ajudam em nada um futebol de posse, antes pelo contrário.

Apesar de equilibrares um pouco as coisas ao pedir para levarem a bola até a área (reduzes os cruzamentos e remates) e o jogar a partir da defesa (a tua defesa joga mais curto), a verdade é que quando chegas ao meio campo o passe mais direto e o ritmo mais alto vão acelerar de tal maneira o teu jogo que ninguem se vai preocupar em manter a posse de bola.

Trinco pouco participativo

A principal razão de isso acontecer é o fato de teres, à frente dele, mais dois criadores de jogo.

Na verdade, e como o Michael disse, a nota de 6.8 até é boa para um jogador defensivo, e ao jogadores com 3 criadores de jogo no teu meio campo eles acabam por roubar protagonismo uns aos outros. O primeiro a ressentir-se disso é o mais defensivo. Mas ele acaba por também roubar protagonismo aos 2 mais adiantados no terreno.

Aconselhava-te a mudar esse criador de jogo defensivo para um trinco ou médio defensivo ou mesmo um trinco. Isso vai fazer com que o Criador de Jogo que está no meio campo assuma mais o jogo e venha ele mais atrás buscar o jogo. Isso também fará com que o Criador de Jogo Avançado tenha mais espaço.

Estou a perceber e obrigado a ti e ao Michaels, a questão do ponta faz sentido, mas vou deixar assim. Já experimentei meter o Deulofeu na esquerda a com uma tarefa ofensiva e ficava muito arredado do jogo. Quanto ao 6 vou tentar isso.

Em relação à posse, não percebeste, eu gosto de jogar em posse, mas como é-me impossível jogar sem empatar neste fm, dediquei-me às transições.

Compartilhar este post

Link para o post

Como usam as instruções ao adversário para jogadores excepcionalmente rápidos? O meu jogador mais rápido (e nem é na defesa) tem 12 de aceleração e velocidade e vou defrontar equipas que tem os jogadores mais rapidos com 16-18 nesses atributos (não sei ao certo porque tenho os atributos mascarados)

Compartilhar este post

Link para o post

Como usam as instruções ao adversário para jogadores excepcionalmente rápidos? O meu jogador mais rápido (e nem é na defesa) tem 12 de aceleração e velocidade e vou defrontar equipas que tem os jogadores mais rapidos com 16-18 nesses atributos (não sei ao certo porque tenho os atributos mascarados)

Depende de todo o contexto da tua equipa, defende mais à frente ? mais atrás ? pressiona mais ? menos ? jogadores específicos ? e por aí fora. O ideal contra jogadores rápidos é ter jogadores com poder de antecipação.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de todo o contexto da tua equipa, defende mais à frente ? mais atrás ? pressiona mais ? menos ? jogadores específicos ? e por aí fora. O ideal contra jogadores rápidos é ter jogadores com poder de antecipação.

Crucial. Isso e aliado com posicionamento/aceleraçao e nao tens que te preocupar esse pessoal rapido. Claro que nao apanham 100% das bolas, mas ao menos nao os ves a ser comidos sempre que lancam uma bola ao extremo. Ah, e nao pôr o pressionar mais ajuda, eles nao vao tanto a queima.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado aos dois. E eu defendo a meio termo no que toca à linha.

Entretanto já deixei de ter tantos problemas com jogadores rápidos, foi ajustar a pressão no trinco e centrais

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Existe algum tópico deste tipo para o FM2017 ou este continua a estar activo?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado aos dois. E eu defendo a meio termo no que toca à linha.

Entretanto já deixei de ter tantos problemas com jogadores rápidos, foi ajustar a pressão no trinco e centrais

tou com o problema outra vez lol. aliás tem sido das unicas formas que sofro golo, é chuto pa frente e um dos deles lá é mais rapido que o meu central

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Existe algum tópico deste tipo para o FM2017 ou este continua a estar activo?

Sim, tens a secção para o FM17.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...