Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Boas malta!

Nos últimos dias, tenho andado a fazer esta táctica, sempre acima dos 40 remates por jogo e 60% de posse de bola. No entanto, o meu avançado tem sempre uma média menor que 6,5 e apesar dos 40 remates, há jogos que não passam do empate ou do 1-0.

Alguma solução para contrariar isto? O avançado deve ter que função?

2a6fe1aa95524c35b1459e129bc0b378.png

PS: Se alguém quiser dar alguma outra dica para aperfeiçoar a táctica, agradeço :)

Editado por Moisés #7

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida nos movimentos preferidos, quando pedimos a um jogador para treinar o movimento "vir para dentro a partir de ambos os corredores laterais quando surge essa oportunidade" é um movimento com ou sem bola?

Obrigado desde já

Compartilhar este post

Link para o post

é possivel predefinir as instruçoes ao adversario para cada táctica que usemos, por forma a não ter de as estar sempre a alterar?

Não

Boas pessoal.

Tenho uma dúvida que gostava que alguém me ajudasse sff, é o seguinte eu utilizo uma táctica feita pelo um membro daqui e gostava de saber se com o novo patch 16.3.2 mudou algo com as tácticas?

Fico áspera que alguém me ajude.

Obrigado.

Não houve alterações no motor do jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal! Costumo acompanhar bastante o forum mas não costumo colocar as minhas táticas, mas desta vez precisava de uma ajuda!

Comecei um save no inter e fiz este 442 losango com a ajuda de um amigo, mas tenho tido muitas dificuldades nos jogos fora com muitos erros defensivos. Outro aspecto que falhado tem sido os avançados que marcam pouco. e os laterais dão profundidade mas quando chegam às zonas de cruzamento optam quase sempre por um passe atrasado.

Aqui têm as imagens da minha tática:

Obrigado!

A quem é que os laterais devem sobrepor ???

Se queres que os laterais cruzem porque lhes indicas o contrário (Manter a Posse de Bola) ???

Os teus dois médios centro abrem espaço, não o ocupam, portanto é natural que a equipa fique mais exposta às transições dos adversários.

Boas malta!

Nos últimos dias, tenho andado a fazer esta táctica, sempre acima dos 40 remates por jogo e 60% de posse de bola. No entanto, o meu avançado tem sempre uma média menor que 6,5 e apesar dos 40 remates, há jogos que não passam do empate ou do 1-0.

PS: Se alguém quiser dar alguma outra dica para aperfeiçoar a táctica, agradeço :)

Sabes que esse esquema é exclusivamente como a tua equipa se posiciona para defender ?

Compartilhar este post

Link para o post

É só comigo que as táticas passado uma época deixam de funcionar? Alguém me sabe explicar a razão disto?

Compartilhar este post

Link para o post

É só comigo que as táticas passado uma época deixam de funcionar? Alguém me sabe explicar a razão disto?

As tácticas não deixam de funcionar. Ou funcionam, ou não funcionam. Agora, é natural que os adversários façam adaptações de forma a contrariar a tua táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

As tácticas não deixam de funcionar. Ou funcionam, ou não funcionam. Agora, é natural que os adversários façam adaptações de forma a contrariar a tua táctica.

Isso na vida real não acontece, que treta.

A tática parece que fica mais fraca no ano seguinte, e mesmo melhorando o "nível" dos intervenientes.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal! Costumo acompanhar bastante o forum mas não costumo colocar as minhas táticas, mas desta vez precisava de uma ajuda!

Comecei um save no inter e fiz este 442 losango com a ajuda de um amigo, mas tenho tido muitas dificuldades nos jogos fora com muitos erros defensivos. Outro aspecto que falhado tem sido os avançados que marcam pouco. e os laterais dão profundidade mas quando chegam às zonas de cruzamento optam quase sempre por um passe atrasado.

Aqui têm as imagens da minha tática:

Obrigado!

Essa táctica até te pode safar em casa mas contra equipas rápidas ou fora consigo ver porque não te estas a sair bem. Primeiro depende do teu jogador mas eu não jogaria com defesa com bola. Defesas com bola, construtores de jogo e organizador movel atraem todos mais a bola até si. Não percebo porque é que precisas de três jogadores que peguem mais na bola nessas características. Eu ou colocaria o construtor de jogo a pivô defensivo/trinco ou a defender. Isto se quiseres manter o organizador móvel...que eu considero ser uma mistura de MAA (que já é a função que tens ao lado). É pensares bem qual é a maneira que queres jogar e qual é a forma mais simples de o fazer. Não é preciso complicar.

Quantos aos laterais, jogam em ala (apoio). Jogas em estruturado, fazes-os fazer passes curtos, manter a posse de bola, e esperar por sobreposiçoes. Para além da tua equipa jogar pelo meio e de eu não saber as instruções individuais isto tudo deixa-me a antever que é a decisão mais simples para ele e assim a tomam, mesmo pela liberdade deles estar restrita.

Eu colocava-os mais acima no campo e como alas completos ou mudava a função de um deles para atacar (o da esquerda) e alterava algumas instruções. Quanto aos avançados é normal os jogadores falharem. Mas pode ser por muitas razões, falta de movimentação, falta de oportunidades claras... Eu colocava o avançado da esquerda como avançado recuado - apoiar

Boas malta!

Como é que são os remates que eles falham? Com pouca informação é dificil ajudar

Editado por Arnold

Compartilhar este post

Link para o post

Isso na vida real não acontece, que treta.

A tática parece que fica mais fraca no ano seguinte, e mesmo melhorando o "nível" dos intervenientes.

Não sei qual é a vida real a que te referes. Se é a que vivemos neste planeta e achas que na vida real os treinadores não fazem alterações consoante os adversários, então convinha pensares em alterar a maneira como olhas para o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei qual é a vida real a que te referes. Se é a que vivemos neste planeta e achas que na vida real os treinadores não fazem alterações consoante os adversários, então convinha pensares em alterar a maneira como olhas para o futebol.

Então como é que equipas detêm a hegemonia durante anos a fio, usando o mesmo plano de jogo? Eu sublinhei que me reforcei e cada posição foi melhorada de uma época para a outra...

Pode acontecer, acho perfeitamente normal, mas de Junho para Agosto os adversários arranjaram uma maneira de "counterar" a tática... né.

Compartilhar este post

Link para o post

Então como é que equipas detêm a hegemonia durante anos a fio, usando o mesmo plano de jogo? Eu sublinhei que me reforcei e cada posição foi melhorada de uma época para a outra...

Pode acontecer, acho perfeitamente normal, mas de Junho para Agosto os adversários arranjaram uma maneira de "counterar" a tática... né.

Pois, é precisamente essa parte que te escapou: NÃO MANTÊM

Uma coisa é a ideia-base de jogo do treinador que pretende introduzir na equipa, outra coisa são as dinâmicas que o treinador aplica durante os jogos, respeitando a ideia original. Para dar um exemplo concreto: o Pep Guardiola tem como ideia-base aplicar muita circulação de bola como parte do processo defensivo da equipa, já as dinâmicas aplicadas em campo são completamente mutáveis táctica e estrategicamente. Mesmo plano de jogo anos a fio ????? Decididamente não é isso que acontece !!! Se entenderes melhor o futebol, vais entender melhor o football manager.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael consegues me arranjar aquele ficheiro que diz as funções dos jogadores adversarios antes do começo da partida ? sff

Compartilhar este post

Link para o post

ja agora michael , aconselhas a meter a pressão ' por vezes ' nas instruções á equipa e depois aumentar nas instruçoes ao jogador ?

Compartilhar este post

Link para o post

ja agora michael , aconselhas a meter a pressão ' por vezes ' nas instruções á equipa e depois aumentar nas instruçoes ao jogador ?

Dado a confusão que actualmente existe, é capaz de ser uma boa opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a confusão que existe com a pressão?

É com o layout apresentado nas instruções aos jogadores.

O que se passa é que nas instruções à equipa tens

Pressionar Muito Menos, Pressionar Menos, Pressionar às Vezes, Pressionar Mais, Pressionar Muito Mais

A partir daqui acontece, por exemplo, partindo da instrução à equipa Pressionar às Vezes, alguns jogadores têm disponível nas suas instruções Pressionar Mais e Muito Mais, outros só têm uma opção. Imaginemos que escolhes Pressionar Muito Mais. Se de seguida aumentares a Pressão nas instruções à Equipa para Pressionar Mais. o jogador continua a apresentar a instrução Pressionar Muito Mais, mas ao clicares na edição das suas instruções ou aparece apenas um número ou aparece Pressionar Muito Menos.

Depois há outras situações do mesmo género mas que variam consoante a mentalidade da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

É com o layout apresentado nas instruções aos jogadores.

O que se passa é que nas instruções à equipa tens

Pressionar Muito Menos, Pressionar Menos, Pressionar às Vezes, Pressionar Mais, Pressionar Muito Mais

A partir daqui acontece, por exemplo, partindo da instrução à equipa Pressionar às Vezes, alguns jogadores têm disponível nas suas instruções Pressionar Mais e Muito Mais, outros só têm uma opção. Imaginemos que escolhes Pressionar Muito Mais. Se de seguida aumentares a Pressão nas instruções à Equipa para Pressionar Mais. o jogador continua a apresentar a instrução Pressionar Muito Mais, mas ao clicares na edição das suas instruções ou aparece apenas um número ou aparece Pressionar Muito Menos.

Depois há outras situações do mesmo género mas que variam consoante a mentalidade da equipa.

Ah, sim

São pequenos erros no layout do jogo. O mesmo acontece com o indicador da pressão e da linha defensiva no painel das instruções à equipa, em função de jogares fluido ou rigido ou teres (ou não) jogador na posição de médio defensivo.

É um bocado estúpido que isto tenha passado num jogo que teve 3 patches de correcção, mas enfim.

Pelo que fui lendo, são apenas erros gráficos e não limitações no motor de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, sim

São pequenos erros no layout do jogo. O mesmo acontece com o indicador da pressão e da linha defensiva no painel das instruções à equipa, em função de jogares fluido ou rigido ou teres (ou não) jogador na posição de médio defensivo.

É um bocado estúpido que isto tenha passado num jogo que teve 3 patches de correcção, mas enfim.

Pelo que fui lendo, são apenas erros gráficos e não limitações no motor de jogo.

Passou porque a situação foi desvalorizada, possivelmente pela razão ser gráfica e ao nível do motor do jogo. Se formos pelos 3 patches de correcção, há bem pior: o PL que chega sempre perto nos lançamentos laterais (há anos que isto dura), ou, por exemplo, o jogador que recebe o passe num canto curto e é alvo de marcação h*h (há anos que não acertam com isto). Pelo menos desta vez não levámos com os Preparadores aparecerem como Treinadores, mas tenho alguma expecativa que regresse no fm17 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, no FM16, também é possível ter muita posse de bola. Actualmente é o que estou a usar e, invariavelmente, a posse de bola anda pelos 70-75%. Os resultados são sistematicamente 2-0, 3-0, 1-0, não passa disto, mas a meio da época cedi apenas 2 empates.

abLPya9and.png

A mentalidade é ofensiva, pretende-se circular a bola pelos jogadores mais recuados e acelerar o jogo pelos jogadores da frente. O "team shape" optei pelo Muito Fluido, pois aproxima as mentalidades dos jogadores tornando a equipa mais compacta, como tal mais eficaz a pressionar e dificulta a tarefa ao adversário de encontrar espaços entre as minhas linhas. Quanto a instruções reduzi a largura ao máximo (sem extremos) - pessoalmente convivo muito mal com esta ideia, mas enfim, engoli o sapo - e a temporização é abaixo do normal (sendo a mentalidade ofensiva, a equipa arrisca mais nos seus processos, portando baixando o tempo damos um pouco mais de margem aos jogadores para decidirem). As restantes instruções são básicas: Jogar a Partir da Defesa, Manter a Posse de Bola, Passe Curto, Evitar Distribuição Curta do GR, Pressionar Muito Mais (se o problema com a Pressão é apenas gráfico e não no motor do jogo, então convém Pressionar Mais ou Muito Mais), Marcação Apertada, Usar Defesa em Linha, Linha Defensiva Mais Subida, Driblar Menos. Consoante o jogo decorre posso indicar aos jogadores para serem Mais Expressivos e Deambular da Posição. Por fim, outro aspecto é perante adversários que usem dois PL, mudar o Trinco para Pivô Defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém saberá dizer-me se é possível criar uma táctica que, a defender, se posicione assim:

abLPyWMabM.png

E a atacar se posicione assim:

abLPyZxalk.png

Ou seja, a defender o médio-defensivo se posicione entre os centrais e os alas como defesas e a atacar os defesas passariam a extremos e o médio-defensivo a jogar a 6.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...