Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Boas pessoal.

Estou na 2ª época com o Rio Ave e apesar de começar o campeonato com excelentes resultados, a minha equipa tem vindo a perder muitos pontos nas ultimas jornadas. Bem sei que o adversário se adapta à nossa forma de jogar e entretanto fui fazendo algumas alterações mas de pouco ou nada serviu. Sofro muitos golos pelo meio a partir de remates de longe ou o Pl adversário passa facilmente pelo meu Gr e fuzila a baliza.

Neste momento a tática esta assim: http://imgur.com/a/UFFDp

Alguma sugestão?

Trata-se do Rio Ave e de jogadores que não são propriamente sobre-dotados técnica, táctica ou fisicamente, por isso uma formação fluida, que implica grande liberdade criativa e maior exigência aos jogadores pode ser demasiado. Procura antes que os jogadores se preocupem com a sua função e tarefa (formações mais estruturadas). Por outro lado, em certos momentos podes necessitar que os médios sejam ambos defensivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Trata-se do Rio Ave e de jogadores que não são propriamente sobre-dotados técnica, táctica ou fisicamente, por isso uma formação fluida, que implica grande liberdade criativa e maior exigência aos jogadores pode ser demasiado. Procura antes que os jogadores se preocupem com a sua função e tarefa (formações mais estruturadas). Por outro lado, em certos momentos podes necessitar que os médios sejam ambos defensivos.

eu não sou nenhum expert no fm mas eu diria talvez para baIxares a linha defensiva um pouco, alterares o PL para um avançado mais trabalhador como av. recuado ou f9 e talvez alterar a mentalidade para contra atacar nos jogos fora...

Obrigado aos dois pelas dicas!

Bem, eu optei por jogar de forma Fluida de forma a manter os sectores mais juntos e entretanto tinha colocado a liberdade criativa mais disciplinada.

Jogar Estruturado vai de encontro com as minhas ideias (os jogadores não inventarem muito e manterem o plano de jogo em mente) mas afasta mais os sectores e quero jogar de forma próxima, com passe curto.

De que forma consigo encontrar algum equilíbrio?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado aos dois pelas dicas!

Bem, eu optei por jogar de forma Fluida de forma a manter os sectores mais juntos e entretanto tinha colocado a liberdade criativa mais disciplinada.

Jogar Estruturado vai de encontro com as minhas ideias (os jogadores não inventarem muito e manterem o plano de jogo em mente) mas afasta mais os sectores e quero jogar de forma próxima, com passe curto.

De que forma consigo encontrar algum equilíbrio?

Optando por jogar em Flexível

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a fazer um plantel totalmente português no meu Benfica. Objetivo futebol de posse, passe curto. Digam-me o que acham.

RJrXz0u.png

gyDnFF5.png

Compartilhar este post

Link para o post

É uma boa base para trabalhares, não um produto final mas apenas uma boa base (e haverá produtos finais no futebol ?) Atenção ao Deambular das Posições, é certo que é uma parte importante para criar linhas de passe, mas em transição defensiva também podes conceder espaços que o adversário mais facilmente aproveita. No meio-campo com laterais / alas muito ofensivos, é preciso especial atenção ao comportamento do MC em apoio. O GR precisa de actuar mais como libero.

Compartilhar este post

Link para o post

@zemiguel23

Já fizeste alguns jogos com essa táctica? Que tal correram?

1) Acho que vais ter muita posse de bola, possivelmente 60% para cima, mas podia ser melhor (ver ponto 4)

2) Acho também que vais ter muitas dificuldades em vencer as equipas mais pequenas, por isso jogando no campeonato português com o Benfica és capaz de ter uma série de empates. Jogar a partir da defesa + passe mais curto + levar a bola ate à area + manter a posse de bola... Não te parece demasiadas instruções de posse? No meio destas instruções todas os teus jogadores até se esquecem que existem balizas! :p

3) Acho que a escolha a escolha dos papel/tarefas que deste aos teus jogadores está bem conseguida, tirando talvez a dupla do meio campo. Acho que trocava o posicionamento do MC(ap) e do CJ(de), de modo a que o CJ(de) ficasse do lado esquerdo para compensar melhor as subidas do ala, e que o MC(ap) ficasse do lado direito para aproveitar melhor o espaço criado pelo Extremo.

4) No entanto acho que os papel/tarefas que deste aos teus jogadores não liga da melhor maneira com o futebol de posse que queres implementar.

Teres 4 jogadores em tarefa atacante parece-me demasiado. Principalmente os teus dois laterais, são tão ofensivos, que vão imediatamente esticar o jogo, impedindo esse futebol de posse que queres. Para além disso, o teu principal criador de jogo está com função atacante também.

Resumindo, gosto das escolhas que deste para os teus jogadores, mas não propriamente para um futebol de posse.

Concordo com o Michael que entretanto postou. É uma boa base.

Observa alguns jogos, acho que facilmente vais chegar à conclusão que tens instruções à equipa a mais. Alias, aconselhava-te alias a eliminar a maioria delas (senão mesmo todas) e ires acrescentando após ver os jogos.

Talvez para inicio apenas começasse com estas instruções:

- Usar defesa em Linha

- Jogar a partir da defesa

- Evitar distribuição curta do Gr

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Um grande obrigado ao Michael e a ti mesmo, já antes me tinham ajudado e agora outra vez com dicas, mas fico contente por já estar a melhorar e não ter assim erros gigantes como antes tinha :D graças as vossas dicas à uns meses atrás.

Sim já fiz, e até estão a correr bem, não empato assim tanto, mas vá o plantel tão bem não está topo :p

1. Observaste e acertaste, por vezes os jogadores não sabem o que fazer tens razão, vou tirar o levar a bola até à área, e o manter a posse de bola ( maybe).

2. Obrigado por essa dica também, entendi. o extremo ao alargar o jogo convém alguém que percorra o espaço mais central certo ? Já andava a " combater isso " com o defesa direito a cortar para dentro, mas vou alterar e colocar o médio apoiar no lado direito.

3. Os laterais ou que sugeres manter assim e mudar para apoiar ? E colocar o extremo e AV interior a atacar ? O CJA meto apoiar ?

Outra pergunta é o que vocês mudam durante o jogo, tática, instruções ? É que eu qd me meto num sabe ( adoro posse de bola, cenas tipo tiki taka ) e opto sempre por este estilo de jogo, lá construo a tática, defino instruções, vou ajustando e tal e qd começo a vencer, deixo andar até me fartar do save.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra pergunta é o que vocês mudam durante o jogo, tática, instruções ? É que eu qd me meto num sabe ( adoro posse de bola, cenas tipo tiki taka ) e opto sempre por este estilo de jogo, lá construo a tática, defino instruções, vou ajustando e tal e qd começo a vencer, deixo andar até me fartar do save.

Primeiro aspecto a compreender: quaisquer mudanças que faças, NUNCA são garantia de vitória. Não há equipas imbatíveis !

Segundo aspecto a compreender: não há mudanças que sejam a solução para todos os problemas, isto é, o que se muda num determinado jogo e que até pode virar o resultado, NUNCA é garantia que funcione no jogo seguinte.

Conclusão: não há uma resposta taxativa à tua pergunta, tudo depende da observação que se faz de cada jogo, perceber comportamentos do adversário e, caso seja necessário, mudar o que for necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro aspecto a compreender: quaisquer mudanças que faças, NUNCA são garantia de vitória. Não há equipas imbatíveis !

Segundo aspecto a compreender: não há mudanças que sejam a solução para todos os problemas, isto é, o que se muda num determinado jogo e que até pode virar o resultado, NUNCA é garantia que funcione no jogo seguinte.

Conclusão: não há uma resposta taxativa à tua pergunta, tudo depende da observação que se faz de cada jogo, perceber comportamentos do adversário e, caso seja necessário, mudar o que for necessário.

Obrigado Michael mais uma vez :) Sim por vezes ao solucionar 1 problema aparecem outros na verdade.

Quanto à questão dos laterais o que achas ?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael mais uma vez :) Sim por vezes ao solucionar 1 problema aparecem outros na verdade.

Eu experimentava colocar os laterais a apoiar, mas talvez colocasse os dois como alas. Penso que poderão dar mais apoio ao meio campo e ajudar na posse de bola.

Outra hipotese ainda é, mantendo ambos os laterais como atacantes, reduzires o tipo de passe deles para mais curto. Como já tens a instrução de equipa de manter a posse, eles já vão arriscar menos no passe.

O que o Michael disse é uma grande verdade. Não há instruções magicas que funcionem em todos os jogos. O que é importante é teres uma base bem equilibrada, e depois jogo a jogo vais afinando conforme o que o adversário dá. Se a base for equilibrada, e tiveres boa equipa, consegues ganhar 70% dos jogos sem mexer na táctica. Os outros 30%, é corrigindo determinadas coisas, caso a caso.

Eu por exemplo. Na minha táctica, tenho uma base que considero equilibrada. A partir dela, posso mudar várias coisas, e mudo durante os jogos:

1) Mentalidade Equipa: Desde o contra-atacar até à Atacante

2) Mentalidade dos laterais: Costumo ter um a atacar e outro a apoiar. Mas durante o jogo posso colocar ambos a atacar, ou ambos a apoiar.

3) Largura: Consoante o adversário, posso aumentar a largura ou deixar normal

E depois ainda há várias instruções que uso:

1) Quero defender uma liderança por 1-0: Baixo por exemplo a mentalidade de Controlar para normal e peço à equipa para reter a posse de bola

2) Quero inverter um resultado negativo: Aumento a pressão, meto um desarme mais duro, posso aumentar o tempo de jogo

Tudo pode variar durante o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por coincidência, tb tenho usado todas as instruções que ele usa exceto a fluidez que é flexivel e costumo jogar mais fechado e tenho safado-me bem. (Como é obvio, funçoes e formação são completamente diferentes.)

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Se queres laterais mais ofensivos, alguém na equipa precisa de fazer a compensação e equilibrar o colectivo. Como não usas a posição 6, seria aconselhável partir de dois médios com tarefas defensivas, observares o seu comportamento e logo vês que ajustes podes fazer. Se queres laterais mais em apoio, os médios também já podem ser mais participativos no processo ofensivo. A isto também deve ser tido em conta o detalhe da formação de equipa: certo que se trata mais da liberdade criativa concedida aos jogadores, mas também mexe com a sua mentalidade criando mais ou menos ligações entre sectores (mais fluido / mais estruturado) o que ajuda a eliminar espaços que o adversário pode explorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu experimentava colocar os laterais a apoiar, mas talvez colocasse os dois como alas. Penso que poderão dar mais apoio ao meio campo e ajudar na posse de bola.

Outra hipotese ainda é, mantendo ambos os laterais como atacantes, reduzires o tipo de passe deles para mais curto. Como já tens a instrução de equipa de manter a posse, eles já vão arriscar menos no passe.

Ou seja alas a apoiar e o extremo e Avançado interior atacar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja alas a apoiar e o extremo e Avançado interior atacar ?

Se a ideia é ter muita posse de bola, convém usar bastantes tarefas de apoio para que 1) os jogadores estejam mais próximos e mais facilmente haja linhas de passe 2) seja evitada a movimentação vertical sem bola em excesso, desafiando o portador a um passe mais longo / arriscado (tanto mais frequente quanto maior for a mentalidade da equipa / jogador).

Compartilhar este post

Link para o post

Começo a chegar à conclusão que quando a malta fala que "gosto de jogar um futebol em posse de bola", está sempre a imaginar o futebol do Barcelona.

Muita posse bola, mas com uma grande componente ofensiva.

Mas depois, quando passam isto para o FM, as instruções que dão à equipa é mesmo para futebol de posse... puro e duro. Ou seja, manter a posse, numa perspectiva mais defensiva.

A instrução "manter a posse", reduz quer o comprimento do passe quer a quantidade de passes arriscados. Ou seja, é nitidamente uma instrução muito mais defensiva do que ofensiva.

A instrução "levar a bola até a área" reduz a quantidade de cruzamentos e a quantidade de remates. Mais uma vez é uma instrução muito mais defensiva do que ofensiva.

Conjugar estas instruções em tácticas que se quer de ataque (ou pelo menos de maior teor ofensivo) tem que ser feito com cuidado, caso contrário são completamente contraproducentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Começo a chegar à conclusão que quando a malta fala que "gosto de jogar um futebol em posse de bola", está sempre a imaginar o futebol do Barcelona.

Muita posse bola, mas com uma grande componente ofensiva.

Mas depois, quando passam isto para o FM, as instruções que dão à equipa é mesmo para futebol de posse... puro e duro. Ou seja, manter a posse, numa perspectiva mais defensiva.

A instrução "manter a posse", reduz quer o comprimento do passe quer a quantidade de passes arriscados. Ou seja, é nitidamente uma instrução muito mais defensiva do que ofensiva.

A instrução "levar a bola até a área" reduz a quantidade de cruzamentos e a quantidade de remates. Mais uma vez é uma instrução muito mais defensiva do que ofensiva.

Conjugar estas instruções em tácticas que se quer de ataque (ou pelo menos de maior teor ofensivo) tem que ser feito com cuidado, caso contrário são completamente contraproducentes.

Tenho ideia de recentemente ter andado um tópico no fórum da SI que gerou algum debate saudável sobre que implicações tem realmente a instrução Manter a Posse de Bola. De qualquer modo, há questões que são específicas do futebol e outras do FM: eu não vejo o futebol do Guardiola e a sua ideia de jogo como algo que tem uma grande componente ofensiva, pelo contrário, tem sim uma grande componente defensiva mas numa perspectiva diferente da generalidade dos treinadores, isto é, enquanto a maioria estrutura a organização defensiva da sua equipa através da gestão do(s) espaço(s), o Guardiola constrói essa organização defensiva através da gestão da bola (se a minha equipa tem a bola, o adversário não marca golo). A componente ofensiva é consequentemente traduzida por um lado pelas dinâmicas que cada jogador tem atribuídas e, por outro, pela elevada qualidade técnica desses jogadores. Assim sendo, componente ofensiva e alta percentagem de posse de bola são apenas consequências da ideia de jogo (defender com bola).

Em termos de FM e sabendo-se o quanto o Guardiola gosta de alterar o esquema táctico (muito mais evidente no Bayern Munique) e das dinâmicas dadas aos jogadores, há desde logo limitações quer em termos de motor do jogo (pressão, marcação zonal), quer em termos de funções dos jogadores (comportamentos do Pivô Defensivo e Alas Invertidos, ausência de um Defesa Central que funcione como um organizador de jogo). A acrescentar a isto, há a questão da forma diferente como a percentagem de posse de bola é contabilizada no futebol e no FM. Sem as duas instruções que referes não há posse de bola a rondar os 70%, o que causa uma certa frustração :), daí que, como bem dizes, seja necessário equilibrá-las convenientemente quer através de outras instruções, quer através das funções dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Keyzer é um bocado isso :p . Se bem que o Guardiola de Barça para Guardiola de Bayern , são completamente diferentes em tudo. Btw eu sou apenas um aprendiz teu e do Andrew, as enciclopédias do FM :p

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, alguém me pode explicar as diferenças entre um construtor de jogo avançado e um médio ofensivo, na posição de médio ofensivo?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, alguém me pode explicar as diferenças entre um construtor de jogo avançado e um médio ofensivo, na posição de médio ofensivo?

Obrigado

1- Um Médio Ofensivo não organiza o jogo da equipa, tal como o próprio nome Construtor de Jogo indica;

2- Um Médio Ofensivo é uma função universalista, por oposição à função especializada do Construtor de Jogo;

3- O Médio Ofensivo não é procurado pelos restantes jogadores da equipa, ao contrário do Construtor que assume o jogo e gere ritmos (como tal, o passe será focado para o Construtor de Jogo pela zona central que é a posição que ocupa);

4- O Médio Ofensivo tem menos liberdade criativa;

Compartilhar este post

Link para o post

como é que se marcam golos de canto? lol

O jogador coloca a bola na respectiva marca de pontapé de canto e chuta a bola, pode dar golo ou não dar. Na maioria das vezes, não dá golo... porque será ?

Compartilhar este post

Link para o post

como é que se marcam golos de canto? lol

1) Este ano não há nenhum bug com os cantos que favoreça esta ou aquela maneira de marcar

2) Tendo em consideração o ponto 1) é usar a lógica:

Melhores cabeceadores e com bom valores de antecipação, agressividade, etc, é colocar a atacar o primeiro e segundo poste

Jogador mais raçudo da equipa é colocar a importunar o guarda redes

Jogares bons no jogo aereo, mas com valores menores de antecipação, etc, é colocar fixos no primeiro e/ou segundo poste

Meteres um gajo bom a bater os cantos. Valores de cruzamento, livres, técnica são importantes.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, recentemente contratei o B.Silva, e ele é um Avançado interior nato, mas na minha equipa na direita tinha definida a posição extremo, mas para aproveitar as qualidades do Bernardo que é entrar da direita para o meio, preciso de colocar como Avançado interior. Acham que não há problema ? mantinha o médio centro apoiar, ou devia substituir por CJR defender ?

KicS9mn.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...