Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

A defender é fácil, basta colocares os jogadores nesse posicionamento, o médio defensivo deverá ter a função de pivô defensivo para actuar entre os centrais. Os laterais são Alas Completos.

Compartilhar este post

Link para o post

De certeza que o médio defensivo é pivô defensivo? Depois de escrever aqui o tópico, tive a ler alguns tópicos no fórum oficial da SI e a maior parte das pessoas dizem que o pivô defensivo actua como 3º. central num caso de posse de bola, enquanto para defender se posiciona como um médio defensivo normal, já a posição mais adequada para o que eu quero seria um libero avançado, porque a defender actua como 3º. central e atacar sobe para médio defensivo, mas gostava que me esclarecesses melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

De certeza que o médio defensivo é pivô defensivo? Depois de escrever aqui o tópico, tive a ler alguns tópicos no fórum oficial da SI e a maior parte das pessoas dizem que o pivô defensivo actua como 3º. central num caso de posse de bola, enquanto para defender se posiciona como um médio defensivo normal, já a posição mais adequada para o que eu quero seria um libero avançado, porque a defender actua como 3º. central e atacar sobe para médio defensivo, mas gostava que me esclarecesses melhor.

Há dois aspectos a considerar: um é a função do jogador em teoria e o comportamento dele em campo que, em alguns casos, não é fiel; o segundo aspecto é o que pretendes do jogador: que se posicione e baixe ou que parta de uma posição mais recuada e suba.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando costumam jogar em contra-ataque que formação/mentalidade/instruções deve-se ter em conta principalmente?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando costumam jogar em contra-ataque que formação/mentalidade/instruções deve-se ter em conta principalmente?

A formação é irrelevante, podes jogar com qualquer formação e em contra-ataque. Lembra-te que no FM a formação é o posicionamento defensivo da equipa. O resto depende se pretendes mesmo jogar em contra-ataque (bloco baixo, evitar pressionar o adversário para não abrir espaços, não usar a defesa em linha porque a equipa está recuada, explorar os flancos) ou transições (a linha defensiva pode variar, mentalidade mais ofensiva porque há maior urgência em chegar o golo, alta pressão, ritmo de jogo alto)

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma pequena achega ao que o Michael disse.

A formação é irrelevante, mas se queres construir uma táctica mais vocacionada para o contra-ataque é mais fácil se a mesma tiver mais jogadores recuados.

Ou seja, um 4141 é uma táctica mais vocacionada para implementar o contra-ataque do que por exemplo o 442 ou o 4231.

A defender é fácil, basta colocares os jogadores nesse posicionamento, o médio defensivo deverá ter a função de pivô defensivo para actuar entre os centrais. Os laterais são Alas Completos.

Com o pivô defensivo não vais lá, porque ele funciona precisamente ao contrario.

Talvez consigas com um defesa central, com o movimento preferido de subir no terreno. Mas mesmo assim, acho complicado.

Não sei se o Libero, em posse, não funciona assim. Nunca experimentei nenhuma táctica com um Libero.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais obrigado aos 2 pelas dicas. Quando me referia à formação referia-me a Muito Fluído,Fluído,Flexivel,Estruturado,Altamente estruturado, peço desculpa se me expressei mal. A formação que estava a pensar utilizar era um 5-4-1 losango, mais especificamente um 5-1-2-1-1. Eu perguntei isto porque normalmente quando jogo em contra-ataque tenho muitas dificuldades em ter oportunidades, mais concretamente aproveitar os contra ataques, nem me importo de ter menos remates à baliza o que mesmo assim já vai contra o conceito, visto que é defender bem com o intuito de não deixar os adversários criarem oportunidades/remates e quando se errarem conseguir lançar o contra ataque, o problema é que é raro conseguir lançar contra ataque sem que o meu jogador ou tente logo "aliviar" a bola dali muitas vezes ou faça chutão pa frente" sem pensar 2 vezes. Quanto à formação da equipa que perguntei, provavelmente devo utilizar muito fluído visto que aproxima os jogadores verticalmente, mas ao usar isso deverei usar mais disciplinado devido ao facto dessa formação utilizar muita expressividade. Vou fazer uns testes com o que me disseram e depois digo como correu.

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente não gosto muito, em termos de formação, ir para os extremos (muito fluido ou altamente estruturado).

A razão de não gostar, é que quanto mais "fugimos" do flexível menos "importância" estamos a dar na nossa táctica às funções que demos aos jogadores. Ou seja por exemplo, um Médio Recuperador de Bolas com uma formação flexível funciona exactamente como está "programado" no jogo, ou fugirmos para fluido, ou estruturado a sua função vai-se adaptando.

Por isso, é que também é sempre mais fácil ir para uma formação flexível, porque o comportamento da equipa é mais previsível e talvez seja o melhor ponto de partida quando queres perceber se as funções que estás a dar aos jogadores é a mais correta.

Indo directamente à tua questão, a resposta é aquela que o Michael já te tinha dado. Qualquer táctica para jogar em contra-ataque funciona bem com qualquer tipo de formação... da muito fluída à altamente estruturada. Tem tudo a ver com a equipa que tens, a disposição táctica que escolhes e as instruções que dás.

Não existe nenhuma formula do tipo: Queres jogar ao ataque então usa formação estruturada, queres defender, usa muito fluída, ou vice-versa.

Por exemplo, a minha táctica de contra-ataque é um 4141 fluido. Mas, já vi várias tácticas vocacionadas para o contra-ataque com formação flexível e estruturada. Ah, e a minha táctica de contra-ataque nem sequer usa a mentalidade de contra-atacar, mais sim a standard.

Sobre a tua táctica, o tal 51211, não sei se funciona bem ou não, mas há uma coisa que me deixa logo de pé atrás.

Se vais usar uma táctica de contra-ataque, presumo que vais jogar contra uma equipa mais atacante e mais forte do que tu. Então porque concebes uma táctica que logo à partida tem uma distribuição de jogadores no terreno que deixa os corredores laterais muito desprotegidos? Principalmente quando este motor de jogo privilegia os cruzamentos.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais obrigado aos 2 pelas dicas. Quando me referia à formação referia-me a Muito Fluído,Fluído,Flexivel,Estruturado,Altamente estruturado, peço desculpa se me expressei mal. A formação que estava a pensar utilizar era um 5-4-1 losango, mais especificamente um 5-1-2-1-1. Eu perguntei isto porque normalmente quando jogo em contra-ataque tenho muitas dificuldades em ter oportunidades, mais concretamente aproveitar os contra ataques, nem me importo de ter menos remates à baliza o que mesmo assim já vai contra o conceito, visto que é defender bem com o intuito de não deixar os adversários criarem oportunidades/remates e quando se errarem conseguir lançar o contra ataque, o problema é que é raro conseguir lançar contra ataque sem que o meu jogador ou tente logo "aliviar" a bola dali muitas vezes ou faça chutão pa frente" sem pensar 2 vezes. Quanto à formação da equipa que perguntei, provavelmente devo utilizar muito fluído visto que aproxima os jogadores verticalmente, mas ao usar isso deverei usar mais disciplinado devido ao facto dessa formação utilizar muita expressividade. Vou fazer uns testes com o que me disseram e depois digo como correu.

Não precisas de posicionar a equipa com 5 defesas, aí o que importa é a dinâmica que dás à equipa através das funções e tarefas dos jogadores. Por exemplo, um 4141 em que o médio defensivo não tem participação ofensiva acaba por ser um 541.

A ideia no contra-ataque é convidar o adversário a subir e aproveitar sempre que possível o espaço nas suas costas, trata-se muito mais de defender fazendo a gestão do espaço, em vez de defender fazendo a gestão da bola (precisamente porque a tua equipa não se importa de não ter bola). Dado que se pretende ser bastante coeso na defesa, limitando o espaço concedido, necessitas que os jogadores defensivos se limitem muito mais ao que lhes é pedido; ao mesmo tempo que os jogadores ofensivos sejam rápidos a sair na transição ofensiva (com ou sem bola), portanto, pessoalmente, neste contexto opto mais por uma formação que seja no máximo flexível, podendo variar entre o estruturado e muito estruturado. Com fluido e muito fluido, estás a subir a mentalidade dos jogadores defensivos e a baixar a dos jogadores ofensivos: certo que também tornas a equipa mais coesa, mas parece-me pouco lógico.

O teu 51211 também não será a melhor opção: tudo bem que estás a encher o centro do campo com jogadores, mas a sua distribuição torna-se muito desequilibrada uma vez que os laterais adversários têm o corredor aberto e a tua equipa, ofensivamente, fica a depender apenas dos laterais. Tens um excelente exemplo da vida real através do At. Madrid do Simeone que varia entre um 442 e um 4231. Lá está uma ocupação equilibrada do campo e depois são as dinâmicas dadas aos jogadores que dão forma à transição e organização ofensivas.

Compartilhar este post

Link para o post

abLP0QMacK.png

Na 2ªfeira passada à noite, estava em casa, fui buscar um bloco de notas, enquanto na TV não dava nada de jeito, pus-me a rabiscar ideias para tácticas.

Às tantas, saiu isto.

Tenho ando a fazer um save com o Benfica... estou ainda na primeira época, em Fevereiro, e ao fim de 43 jogos feito, 39 vitórias e 4 empates.

Estou maravilhado com o Raumdeuter e maneira como combina com o Avançado Completo.

Acho que nunca tinha feito uma táctica tão equilibrada. 12 golos sofridos em 43 jogos, 90 marcados.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Em uma semana consegues fazer 43 jogos, nem eu viciado que sou faço isso xD

Btw, nenhuma equipa aproveitou esse teu lado esquerdo? Já agora na minha tática GG ofensiva também uso sempre ramdeuter com AC e resulta sempre.

Bem quanto á do contra ataque vou fazer uns testes com as vossas dicas e depois digo algo.

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Na 2ªfeira passada à noite, estava em casa, fui buscar um bloco de notas, enquanto na TV não dava nada de jeito, pus-me a rabiscar ideias para tácticas.

Às tantas, saiu isto.

Tenho ando a fazer um save com o Benfica... estou ainda na primeira época, em Fevereiro, e ao fim de 43 jogos feito, 39 vitórias e 4 empates.

Estou maravilhado com o Raumdeuter e maneira como combina com o Avançado Completo.

Acho que nunca tinha feito uma táctica tão equilibrada. 12 golos sofridos em 43 jogos, 90 marcados.

Já experimentaste trocar a tarefa dos alas ? É o que flanco esquerdo é mesmo ofensivo, enquanto o flanco direito é mais conservador, o CJ proporciona o equilíbrio que permite ter um ala mais atacante.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, respondendo ao Michael. Sim, também tenho tido bons resultados com a posse, por incrível que pareça, o esquema que mais posse me tem dado é este:

abLP29eabi.png

Use this11.com for drawing your football tactics

Uso flexível e Normal e tem resultado muito bem, ganho muitas bolas na área adversária e marco alguns golos, sem sofrer.

Também costumo usar esta:

abLP4x8abQ.png

Make your football formation with this11.com

Jogo com o Torino, estou na segunda época e estou a fazer contratações que melhor se ajustem ao modelo, mas vou conseguindo ter posse entre os 65% e os 70%

Editado por DiogoSantos

Compartilhar este post

Link para o post

Já experimentaste trocar a tarefa dos alas ? É o que flanco esquerdo é mesmo ofensivo, enquanto o flanco direito é mais conservador, o CJ proporciona o equilíbrio que permite ter um ala mais atacante.

Não é necessário.

O equilíbrio defensivo dado pelo CJR è suficiente, e trocando os alas perco profundidade no flanco esquerdo porque Ex(s) + Ala(s) é demasiado conservador e sem ter ninguém para ir à linha.

Para mim é mais importante ter equilíbrio no ataque.

Da esquerda para a direita, do meio campo para a frente, Suporte-Ataque-Suporte-Ataque e na defesa tenho Araque-Defesa-Defesa-Suporte.

O facto de ter MC(a) no mesmo lado que o Ala(a) não causa problemas porque o trinco cobre a área.

Compartilhar este post

Link para o post

e que tal a experiência ?

Para já bastante surpreendido. Pensava que iria ser muito frágil mas até tenho tido bons resultados, já fui fazendo pequenos ajustes durante o decorrer dos jogos, situações pontuais de instruções.

pi91Wy3.jpg

Ofensivamente é uma máquina de uma tática com estes craques. Defensivamente, parece um buraco mas até tem estado bem.

Contra marítimo só fizeram 2 remates.

Contra o paços foi o pior jogo, estávamos a ganhar 0-3 e depois fomos mt permeáveis, fizeram 12 remates dos quais 7 à baliza e 2 oportunidades flagrantes.

Contra o porto fomos eficazes, com menos remates que eles e eles com as melhores oportunidades (também vieram com uma tática de cáca, a jogarem na retranca e a sair rápido para contra-ataque).

Contra moreirense típico jogo de FM. Eles 0 remates e nós com 21 parecia que ia fugir a vitória dass...

Contra ajax, também fomos melhores mas pouco eficazes, também acabamos por marcar mas controlámos sempre o jogo.

Estou para ver agora quando calhar Arsenal e Real Madrid, que são os restantes do grupo da LC.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, no FM16, também é possível ter muita posse de bola. Actualmente é o que estou a usar e, invariavelmente, a posse de bola anda pelos 70-75%. Os resultados são sistematicamente 2-0, 3-0, 1-0, não passa disto, mas a meio da época cedi apenas 2 empates.

A mentalidade é ofensiva, pretende-se circular a bola pelos jogadores mais recuados e acelerar o jogo pelos jogadores da frente. O "team shape" optei pelo Muito Fluido, pois aproxima as mentalidades dos jogadores tornando a equipa mais compacta, como tal mais eficaz a pressionar e dificulta a tarefa ao adversário de encontrar espaços entre as minhas linhas. Quanto a instruções reduzi a largura ao máximo (sem extremos) - pessoalmente convivo muito mal com esta ideia, mas enfim, engoli o sapo - e a temporização é abaixo do normal (sendo a mentalidade ofensiva, a equipa arrisca mais nos seus processos, portando baixando o tempo damos um pouco mais de margem aos jogadores para decidirem). As restantes instruções são básicas: Jogar a Partir da Defesa, Manter a Posse de Bola, Passe Curto, Evitar Distribuição Curta do GR, Pressionar Muito Mais (se o problema com a Pressão é apenas gráfico e não no motor do jogo, então convém Pressionar Mais ou Muito Mais), Marcação Apertada, Usar Defesa em Linha, Linha Defensiva Mais Subida, Driblar Menos. Consoante o jogo decorre posso indicar aos jogadores para serem Mais Expressivos e Deambular da Posição. Por fim, outro aspecto é perante adversários que usem dois PL, mudar o Trinco para Pivô Defensivo.

com essa tatica nao sentes a equipa a criar poucas oportunidades de golo ?

Compartilhar este post

Link para o post

A táctica que eu tenho utilizado:

abLQsf2alL.png

Um guarda redes libero - Apoiar

2 laterais com instruções automática

Defesas centrais-Defender

Regista

CJ - Apoiar

CJA - Atacar

2 Avançados Interiores - Atacar

Ponta de Lança.

RMMP

Tactica para tudo por tudo

RMMP ATAQUE

Táctica para jogar na expectativa

RMMP DEFESA

Vejam o que acham, a normal tem resultado, a de ataque só a utilizo nos ultimos minutos caso seja necessário e a de defesa quando enfrento equipas mais fortes, principalmente em jogos fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Para já bastante surpreendido. Pensava que iria ser muito frágil mas até tenho tido bons resultados, já fui fazendo pequenos ajustes durante o decorrer dos jogos, situações pontuais de instruções.

Ofensivamente é uma máquina de uma tática com estes craques. Defensivamente, parece um buraco mas até tem estado bem.

Contra marítimo só fizeram 2 remates.

Contra o paços foi o pior jogo, estávamos a ganhar 0-3 e depois fomos mt permeáveis, fizeram 12 remates dos quais 7 à baliza e 2 oportunidades flagrantes.

Contra o porto fomos eficazes, com menos remates que eles e eles com as melhores oportunidades (também vieram com uma tática de cáca, a jogarem na retranca e a sair rápido para contra-ataque).

Contra moreirense típico jogo de FM. Eles 0 remates e nós com 21 parecia que ia fugir a vitória dass...

Contra ajax, também fomos melhores mas pouco eficazes, também acabamos por marcar mas controlámos sempre o jogo.

Estou para ver agora quando calhar Arsenal e Real Madrid, que são os restantes do grupo da LC.

Bom, se a mentalidade for ofensiva tens 6 tarefas de ataque na equipa, Depois, provavelmente podes melhorar se no ataque recorreres a um jogador que crie espaços em vez de os ocupar: isto porque 1) o Raumdeuter ocupa posições interiores, 2) o avançado interior procura diagonais interiores 3) o médio ataque vai procurar ocupar a posição já ocupada pelo avançado.

com essa tatica nao sentes a equipa a criar poucas oportunidades de golo ?

Pelo contrário, o problema passa mais por ter uma taxa de concretização mais alta face às oportunidades criadas.

A táctica que eu tenho utilizado:

Um guarda redes libero - Apoiar

2 laterais com instruções automática

Defesas centrais-Defender

Regista

CJ - Apoiar

CJA - Atacar

2 Avançados Interiores - Atacar

Ponta de Lança.

RMMP

Tactica para tudo por tudo

RMMP ATAQUE

Táctica para jogar na expectativa

RMMP DEFESA

Vejam o que acham, a normal tem resultado, a de ataque só a utilizo nos ultimos minutos caso seja necessário e a de defesa quando enfrento equipas mais fortes, principalmente em jogos fora.

Porquê um Regista com dois organizadores de jogo à sua frente ????

Porquê um PL a ocupar o espaço que os Avançados Interiores também procuram ???

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê um Regista com dois organizadores de jogo à sua frente ????

Porquê um PL a ocupar o espaço que os Avançados Interiores também procuram ???

Uso o Regista e 2 organizadores de jogo à sua frente para um estilo de jogo de posso em todo o meio campo, seja qual for o médio, seja capaz de construir jogo.

O PL com os avançados interiores para me tornar bastante forte no centro do terreno e com os laterais a ocupar as alas, e ter sempre bastante gente na área.

Até agora tem resultado bem, já experimentei com o Chaves, Porto, Inter, equipas como o Oliveirense, Leiria...que apanhei em saves que comecei como desempregado e assumi funções com as equipas bem em baixo, tal como as piores equipas da "4º" divisão inglesa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se a mentalidade for ofensiva tens 6 tarefas de ataque na equipa, Depois, provavelmente podes melhorar se no ataque recorreres a um jogador que crie espaços em vez de os ocupar: isto porque 1) o Raumdeuter ocupa posições interiores, 2) o avançado interior procura diagonais interiores 3) o médio ataque vai procurar ocupar a posição já ocupada pelo avançado.

Sim a mentalidade estava controlar mas coloquei agora em atacar. fico com 5 com mentalidade ofensiva. Por acaso tanto o raumdeuter como a avançado interior aparecem por vezes nas extremidades para abrir um bocado o jogo. Sinceramente, parece pior no esquema que no jogo, até eu estou surpreendido. Alguns jogadores daqueles não tem mt qualidade, com 2 ou 3 reforços a coisa fica melhor.

Quanto aos resultados perdi com arsenal fora 5-1 (correu tudo mal), perdi em casa com Real 1-2 (injusto, estivemos melhores e eles tiveram 1 penalti).

Depois empatei 0 0 no barnabéu e empatei 1 1 em casa com Arsenal. Já foi bem melhor.

Contra benfica para já empate 0 0 na luz e contra o Porto 2j 2v, 3-1 em casa e 3-2 na final da taça da liga.

Tal como te disse tenho vindo a fazer alguns ajustes e tb reforçei algumas posições importantes com jogadores de maior qualidade, e nota-se bem a equipa a crescer.

Edit: Entretanto deu me na cabeça para mudar um pouco as coisas e agora estou satisfeito a triplicar!

Estou com esta tática mais equilibrada:

6TgHKrv.jpg

A outra está a ser usada apenas como recurso quando preciso de marcar visto correr mais riscos e ser mais ofensiva.

Editado por googol

Compartilhar este post

Link para o post

Sugeria-te colocar o extremo esquerdo na linha do meio campo.

Podes compensar depois dando a instrução de ele ir mais à frente.

Digo isto, porque tendo o Adrien puxado para a direita, e o Bryan adiantado no terreno, ficas com uma grande área no teu meio campo exposta.

Baixando o Markovic, resolves o problema e duvido que tenha impacto no teu ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...