Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Sugeria-te colocar o extremo esquerdo na linha do meio campo.

Podes compensar depois dando a instrução de ele ir mais à frente.

Digo isto, porque tendo o Adrien puxado para a direita, e o Bryan adiantado no terreno, ficas com uma grande área no teu meio campo exposta.

Baixando o Markovic, resolves o problema e duvido que tenha impacto no teu ataque.

Essa é a versão mais defensiva desta tatica q tenho, em q baixo os extremos para o meio campo, para jogar contra equipas mais fortes ou quando me estao a criar mais perigo.

Compartilhar este post

Link para o post

abLP0QMacK.png

Na 2ªfeira passada à noite, estava em casa, fui buscar um bloco de notas, enquanto na TV não dava nada de jeito, pus-me a rabiscar ideias para tácticas.

Às tantas, saiu isto.

Tenho ando a fazer um save com o Benfica... estou ainda na primeira época, em Fevereiro, e ao fim de 43 jogos feito, 39 vitórias e 4 empates.

Estou maravilhado com o Raumdeuter e maneira como combina com o Avançado Completo.

Acho que nunca tinha feito uma táctica tão equilibrada. 12 golos sofridos em 43 jogos, 90 marcados.

A respeito desta táctica que tinha falado no outro dia, um user do forum veio pedir-me quais as instruções à equipa e jogadores que eu usava.

Após ter-lhe dito, e por uso apenas 4 instruções à equipa e apenas 2 ou 3 jogadores têm instruções, a resposta dele foi:

"Dás poucas instruções à equipa e aos jogadores? É normal?"

Pessoal,

As tácticas para funcionar não precisam de 10 ou 15 instruções.

Com a escolha da disposição dos jogadores no terreno, formação e funções dos jogadores a táctica está definida.

A partir dai, é dar uma mentalidade, mais ou menos ofensiva e se for necessario proceder a pequenos ajustes.

A grande maioria, senão mesmo todas, as tácticas que vejo com muitas instruções acabam por ter instruções que se anulam umas às outras e muitas vezes acabam por piorar a táctica em vez de melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sporting-CP-formation-tactics.png

Eu tenho experimentado isto e até agora não está a correr mal. Estou a meio de Setembro ainda, perdi a Supertaça com o Benfica no prolongamento e perdi com o Valência para o play-off da Champions na 2ªmão depois de ter ganho em Alvalade a 1ªmão, mas merecia passar.

Tenho o Jefferson a Atacar pois assim percorre o corredor esquerdo todo. Btw, eu jogo em Controlar e de vez em quando no Contra-Ataque. Quando jogo no Contra-Ataque, o Jefferson apenas apoia e coloco o João Mário a jogar pelo flanco e o Slimani também apoio, ficando só o Bryan a atacar. Só usei uma vez em Contra-Ataque e foi logo no 1ºjogo e perdi no prolongamento em 2 lances de bola parada.

Gostava de saber a vossa opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou aqui uma dúvida os meus centrais saem muito da posição muito quando jogo com uma linha defensiva muito alta, e até tem boas indicações no atributo posicionamento. No entanto, eles ao pressionarem saem muito da posição se calhar a melhor forma era dar a eles a instrução pressionar menos

Compartilhar este post

Link para o post

Estou aqui uma dúvida os meus centrais saem muito da posição muito quando jogo com uma linha defensiva muito alta, e até tem boas indicações no atributo posicionamento. No entanto, eles ao pressionarem saem muito da posição se calhar a melhor forma era dar a eles a instrução pressionar menos

Jogas com algum jogador na posição de médio defensivo?

Se não, então é normal que os defesas centrais saiam mais da posição pois têm mais área de terreno para cobrir.

De qualquer maneira, podes sempre reduzir o raio de acção de pressão dos defesas centrais, mas analisa com calma essa situação pois podes deixar muito espaço livre em frente à área.

Outra hipótese para o teu problema é teres dado a instrução de marcação apertada aos teus defesas centrais. Com essa instrução eles vão acompanhar mais de perto o seu adversário, e se for um avançado móvel é natural que saiam mais da posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Ando com dificuldades em marcar golos. Tenho conseguido uma defesa muito segura e estável, mas golos têm sido muito poucos - não sei se o problema pode mesmo estar na qualidade dos avançado (Sturidge, Balotelli, Berahino e Firmino).

3LZc3c0.png

t0i1VmF.png

Deveria ter mais passe directo? Ou tlvz enfrentar defesa?

Compartilhar este post

Link para o post

nunca me dei bem com essas instruções, ou seja passes curtos, jogar a partir da defesa, manter posse de bola, levar a bola até a área... e ainda por cima com sobreposições!!

ou seja a área defensiva do adversário esta super lotada!!!!

ora isso faço com mentalidade muito fluída e a sobrecarregar e ainda assim consigo acabar jogos com 49% a 60% de posse de bola

Compartilhar este post

Link para o post

Eu removia o Levar a bola até à area, colocava os passes em Misto e os Cruzamentos Tensos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Ando com dificuldades em marcar golos. Tenho conseguido uma defesa muito segura e estável, mas golos têm sido muito poucos - não sei se o problema pode mesmo estar na qualidade dos avançado (Sturidge, Balotelli, Berahino e Firmino).

Deveria ter mais passe directo? Ou tlvz enfrentar defesa?

Resumindo, queres a equipa a jogar quase ao primeiro toque, em passes curtos, porém com os jogadores bastante afastados uns dos outros. Não faz muito sentido, não achas ? Depois, queres quatro jogadores a dar (ainda) mais largura e que dão prioridade aos cruzamentos, mas ao mesmo tempo queres um número 9 que não seja preferencialmente um finalizador, mas que faça um pouco de tudo. Também não fará muito sentido, não achas ? Também queres pressionar muito o adversário e priorizar a circulação de bola, mas ao mesmo tempo mandas recuar mais o posicionamento da equipa cedendo mais espaço aos adversários. Lá está, também não faz muito sentido. E também queres explorar os flancos, aproveitando a largura proporcionada pelos alas e extremos, e ao mesmo tempo pedes aos jogadores que procurem o centro do campo, dado que é aí que está posicionado o organizador de jogo, aquele jogador que pede e quer a bola. Por fim, pretenderes a circulação de bola, o jogo posicionar, o defender com bola recorrendo a jogadores que no imediato se afastam uns dos outros (devido às tarefas de ataque que, pelo contrário, pedem transições rápidas), não é a melhor opção.

É tudo isto que queres ?

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

nunca me dei bem com essas instruções, ou seja passes curtos, jogar a partir da defesa, manter posse de bola, levar a bola até a área... e ainda por cima com sobreposições!!ou seja a área defensiva do adversário esta super lotada!!!!ora isso faço com mentalidade muito fluída e a sobrecarregar e ainda assim consigo acabar jogos com 49% a 60% de posse de bola

Eu removia o Levar a bola até à area, colocava os passes em Misto e os Cruzamentos Tensos.

Resumindo, queres a equipa a jogar quase ao primeiro toque, em passes curtos, porém com os jogadores bastante afastados uns dos outros. Não faz muito sentido, não achas ? Depois, queres quatro jogadores a dar (ainda) mais largura e que dão prioridade aos cruzamentos, mas ao mesmo tempo queres um número 9 que não seja preferencialmente um finalizador, mas que faça um pouco de tudo. Também não fará muito sentido, não achas ? Também queres pressionar muito o adversário e priorizar a circulação de bola, mas ao mesmo tempo mandas recuar mais o posicionamento da equipa cedendo mais espaço aos adversários. Lá está, também não faz muito sentido. E também queres explorar os flancos, aproveitando a largura proporcionada pelos alas e extremos, e ao mesmo tempo pedes aos jogadores que procurem o centro do campo, dado que é aí que está posicionado o organizador de jogo, aquele jogador que pede e quer a bola. Por fim, pretenderes a circulação de bola, o jogo posicionar, o defender com bola recorrendo a jogadores que no imediato se afastam uns dos outros (devido às tarefas de ataque que, pelo contrário, pedem transições rápidas), não é a melhor opção. É tudo isto que queres ?

Obrigado pelas dicas, percebi a maior parte da ideia.

Só fiquei preso numa ideia. Quando dizes que quero pressionar em cima mas recuo muito a linha defensiva , a ideia era pressionar sem levar muitas bolas nas costas, que é o que me tinha acontecido antes. A verdade tbm é que antes marcava e agora não.

É bom aprender com os melhores ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas, percebi a maior parte da ideia.

Só fiquei preso numa ideia. Quando dizes que quero pressionar em cima mas recuo muito a linha defensiva , a ideia era pressionar sem levar muitas bolas nas costas, que é o que me tinha acontecido antes. A verdade tbm é que antes marcava e agora não.

É bom aprender com os melhores ;)

No futebol nenhum cobertor tapa o corpo todo: se queres pressionar muito o adversário, tens que reduzir o espaço; se não queres pressionar, concedes mais o espaço. Tentar pressionar muito, concedendo mais espaço é que é pouco aconselhável.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes é recuar e pressionar só com alguns jogadores selectivos, especialmente os do ataque. Li alguém na sigames a chamar-lhe "broken press".

Eu também sofro por bolas nas costas mas já reparei que grande parte das vezes (fora os habituais erros individuais), é por alguma pressão a mais dos meus defesas.

No último jogo que fiz ganhei 3-2 mas ia ficando 3-3 ou ate 4-3 para eles. Tudo porque os meus centrais titulares decidiram fazer um jogo de m*rda, incluindo o problema dessas instruções. Colocá-los a pressionar menos deve resolver.

Editado por Arnold

Compartilhar este post

Link para o post

estou um bocado confuso, isto nao é suposto ser fora de jogo? ou isto tem a ver com aquele lei que se o passe for feito ainda dentro do seu propio meio campo nao é fora de jogo? mas a ser isso nao tinha que estar tambem quem recebe dentro do seu proprio meio campo?

6ypbf6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é fora de jogo.

A regra do "estar antes do meio campo" é valida para quem recebe o passe e não para quem faz.

Mas no FM existem erros de arbitragem, por isso pode ser esse o caso... um fora de jogo que nao foi assinalado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é fora de jogo.

A regra do "estar antes do meio campo" é valida para quem recebe o passe e não para quem faz.

Mas no FM existem erros de arbitragem, por isso pode ser esse o caso... um fora de jogo que nao foi assinalado :)

pois foi o que eu pensei, estava acampado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal fiz um video no meu canal sobre FM em que falo um pouco de tácticas passem lá e opinem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal fiz um video no meu canal sobre FM em que falo um pouco de tácticas passem lá e opinem.

Vi os primeiros 7 minutos, são boas dicas para quem começa a aventurar-se no mundo do FM.

Na parte da Mentalidade da equipa, os rótulos são apenas rótulos que têm levado a más interpretações, portanto, usar a mentalidade contra-atacar não significa que a equipa jogue em contra-ataque. Há aliás várias sugestões / críticas que a SI deveria promover uma revisão dos rótulos para ajudar a acabar com as interpretações erróneas.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente amigo. Contra ataque nao quer dizer que nao joguemos ao ataque tambem, apenas acho que nas saidas para o ataque seremos mais rapidos dependendo tambem das instruçoes dadas claro.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente iniciativa :handclap: Era bom que houvesse mais pessoal que perceba disto, a fazer vídeos assim destes guias táticos. O Michael por exemplo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente iniciativa :handclap: Era bom que houvesse mais pessoal que perceba disto, a fazer vídeos assim destes guias táticos. O Michael por exemplo :mrgreen:

Não vos deve chegar o que levam aqui na cabeça :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

Estou na 2ª época com o Rio Ave e apesar de começar o campeonato com excelentes resultados, a minha equipa tem vindo a perder muitos pontos nas ultimas jornadas. Bem sei que o adversário se adapta à nossa forma de jogar e entretanto fui fazendo algumas alterações mas de pouco ou nada serviu. Sofro muitos golos pelo meio a partir de remates de longe ou o Pl adversário passa facilmente pelo meu Gr e fuzila a baliza.

Neste momento a tática esta assim: http://imgur.com/a/UFFDp

Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

Estou na 2ª época com o Rio Ave e apesar de começar o campeonato com excelentes resultados, a minha equipa tem vindo a perder muitos pontos nas ultimas jornadas. Bem sei que o adversário se adapta à nossa forma de jogar e entretanto fui fazendo algumas alterações mas de pouco ou nada serviu. Sofro muitos golos pelo meio a partir de remates de longe ou o Pl adversário passa facilmente pelo meu Gr e fuzila a baliza.

Neste momento a tática esta assim: http://imgur.com/a/UFFDp

Alguma sugestão?

eu não sou nenhum expert no fm mas eu diria talvez para baIxares a linha defensiva um pouco, alterares o PL para um avançado mais trabalhador como av. recuado ou f9 e talvez alterar a mentalidade para contra atacar nos jogos fora...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...