Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Ryan Gauld: «Sporting vê-me como jogador da equipa A»

Publicações recomendadas

Esta conversa lembrou-me o debate que, em tempos, houve sobre o David Luiz e o Carriço. Um apenas tinha capacidade física, o outro era um centra refinado. Hoje em dia vê-se onde um e outro chegaram. Não é sensato menosprezar-se a capacidade física em detrimento do talento num jogo onde se passa 95% do tempo sem tocar na bola.

A do Otamendi vs DL também foi muito engraçada...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Doce. Aliás, neste momento existem poucos jogadores superiores ao Gauld talvez o Pogba ou o Thiago e mesmo assim não trocaria o mágico Gauld por nenhum desses. Mágico Gauld :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas porque raio se compara o rapaz com o Renato?

Não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Doce. Aliás, neste momento existem poucos jogadores superiores ao Gauld talvez o Pogba ou o Thiago e mesmo assim não trocaria o mágico Gauld por nenhum desses. Mágico Gauld :heart:

Eu sou um autêntico leigo nestas coisas, mas como é que conseguem dizer que o Gauld é superior a X ou Y ou Z que ja têm provas dadas quando nem os Sportinguistas viram tanto dele? A impressão mais sólida que tenho do Gauld foi quando bisou no ano passado contra o Belém.. como não acompanho os jogos da B não sei grande coisa mas nao me aprece que demonstre tudo o que pode na B :lol:

Editado por Domiffon

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou um autêntico leigo nestas coisas, mas como é que conseguem dizer que o Gauld é superior a X ou Y ou Z que ja têm provas dadas quando nem os Sportinguistas viram tanto dele? A impressão mais sólida que tenho do Gauld foi quando bisou no ano passado contra o Belém.. como não acompanho os jogos da B não sei grande coisa mas nao me aprece que demonstre tudo o que pode na B lol.gif

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

não sei do que falas, mas Otamendi > David Luiz, todos os dias da semana

Sim, mas repara, o David Luiz joga no PSG.

Compartilhar este post

Link para o post

Já me tenho lembrado do Anderson também

Esse para o JJ era perfeito.

Pode não ser gigante mas o homem tinha um bom físico e uns pés que minha nossa...

Compartilhar este post

Link para o post

O Pena era muito mais jogador que o Saviola por cá. Rendeu mais. E coitado do Bernardo Silva. Nunca na vida chegará aos calcanhares do Talisca.

Misturar-se batatas fritas com beterrabas normalmente dá nisto. Eu, pessoalmente, não gosto. Mas, por princípio, não discuto gostos alimentares.

Compartilhar este post

Link para o post

O Pena rendeu mais do que o Saviola? Porquê? Porque marcou mais golos? É que eu não confundo rendimento com marcar golos. Embora, claro, seja uma vertente crucial.

Compartilhar este post

Link para o post

A velha questão do médio ofensivo sem robustez fisica nas equipas do JJ... O enquadramento táctico nunca contemplará este tipo de jogador, é pena porque gosto bastante do Gauld.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei do que falas, mas Otamendi > David Luiz, todos os dias da semana

Só estava a falar da barraca que foi no confrontos para ver quem ganhava, foi outra discussão acessa como tudo por aqui em relação a central x e central y.

Sim, mas repara, o David Luiz joga no PSG.

Engraçado que votei no DL mas depois mudei para o Otamendi, contando a forma em que este último estava. No entanto defendi a qualidade inegável do David nesse tópico.

Boa tentativa no entanto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Pena rendeu mais do que o Saviola? Porquê? Porque marcou mais golos? É que eu não confundo rendimento com marcar golos. Embora, claro, seja uma vertente crucial.

Ironia?

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim?

Eu acho que o Saviola, na primeira época, atingiu um nível de rendimento que o Pena nunca atingiu (embora não tenha grande memória dele). Por tudo aquilo que dava à equipa mas também porque tinha um registo goleador bastante aceitável.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendi foi o post do Poeira.

Ele, num primeiro momento, defendeu que o Renato apenas era superior ao Gauld na condição física. Aceito essa opinião porque nunca vi o Gauld a jogar e, portanto, ele pode mesmo ser o tal craque que tantos apregoam. Eu apenas manifestei que nem sempre o jogador com mais técnica era o melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda se comete o erro de achar que um jogador por ser melhor tecnicamente é automaticamente melhor jogador. Vai na volta e também tem potencial para ser superior ao Yaya. Sdds dos tempos em que o Felipe Menezes ia ser um craque.

Não vi ninguém dizer isso, por acaso. Mas até sou capaz de dizer que ser mais inteligente, não sendo algo automático (existem sempre excepções no futebol), é mais de meio caminho andado para se ser melhor jogador. Que foi sensivelmente o que o André disse sobre o Gauld.

Eu não entendi foi o post do Poeira.

Ele, num primeiro momento, defendeu que o Renato apenas era superior ao Gauld na condição física. Aceito essa opinião porque nunca vi o Gauld a jogar e, portanto, ele pode mesmo ser o tal craque que tantos apregoam. Eu apenas manifestei que nem sempre o jogador com mais técnica era o melhor.

Que não percebeste sei eu.

O meu post é muito simples de entender: há o rendimento, e há a qualidade/talento do jogador. Duas coisas completamente diferentes. Assumir que o jogador x é obrigatoriamente melhor que o y porque, quanto mais não seja, um joga na equipa principal e o outro não, não me faz grande sentido. E se a seguir vier outro treinador, e os papéis se inverterem? A qualidade de um e outro também se inverte?

O Talisca, com qualquer critério que queiram usar, tem muito mais rendimento para mostrar que o Bernardo na equipa principal do Benfica. Há aqui alguém que use isso para considerar o Talisca melhor jogador que o Bernardo? Alguém que ache, efectivamente, o Talisca mais jogador que o Bernardo? É basicamente por aqui. E acho que já falei disto por aqui umas 500x.

E só por via das dúvidas, que ainda hoje isso acontece: espero que ninguém esteja a levar isto para o campo clubístico. Já por imensas vezes deu para perceber que sou um pouco imune a isso. E, se preferirem, posso fazer isto ao contrário. Há no Benfica vários jogadores com muito menos oportunidades que alguns jogadores do Sporting, mas que são bem melhores jogadores. O Grimaldo, por exemplo, deve ter um par de jogos pelo Benfica, é suplente do Eliseu...e no entanto é bem mais jogador que ele, e que qualquer lateral esquerdo do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira,

Eu não comparei o Renato ao Gauld. Porque vi, do escocês, um jogo que ele fez contra o Belenenses e pouco mais. A comparação que fiz foi entre o Renato e o André Martins, onde disse que o Renato, sendo inferior tecnicamente, tem mais impacto no jogo do que o André.

A minha intervenção foi mais no sentido de não se desvalorizar a componente física. "Ah e tal, jogador X só se destaca porque tem força e resistência". Isso, para mim, é irrelevante desde que ajudem a equipa a ganhar.

Tu passaste os últimos 3 anos a dizer, com toda a legitimidade, que o Montero é mais jogador do que o Slimani. Em 3 anos, ambos tiveram, mais ou menos, as mesmas oportunidades. Presumo que, na tua opinião, o Slimani, tal como o Renato, só seja melhor que o Montero em termos de condição física. No entanto quem teve mais rendimento? Com 3 treinadores diferentes, em 3 contextos completamente diferentes.

Só para que fique claro, na minha opinião Slimani > Montero.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem esquecer o aspecto mental que muitas vezes suplanta a dificuldade técnica e consegue dar mais à equipa. Quem se lembra do Derlei sabe bem do que estou a falar. Por exemplo, o Montero poderia resolver o jogo só por si mas desligava-se facilmente dele, o que faria com que a falta de elo com o resto da equipa resultasse em menos criação de jogo ofensivo de qualidade, já no caso do Slimani é um trabalhador incansável e ganhando bolas em zonas avançadas consegue entregar aos criativos em superioridade ou situações favoráveis para criarem jogadas que ele próprio vai beneficiar.

Compartilhar este post

Link para o post

A do Otamendi vs DL também foi muito engraçada...

Melhor era aquela do Maicon > Otamendi

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor era aquela do Maicon > Otamendi

Essa caiu no ridículo muito fácil, haviam pessoas a apontar as qualidades do Otamendi no Maicon e vice-versa. Que wtf que foi :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira,

Eu não comparei o Renato ao Gauld. Porque vi, do escocês, um jogo que ele fez contra o Belenenses e pouco mais. A comparação que fiz foi entre o Renato e o André Martins, onde disse que o Renato, sendo inferior tecnicamente, tem mais impacto no jogo do que o André.

A minha intervenção foi mais no sentido de não se desvalorizar a componente física. "Ah e tal, jogador X só se destaca porque tem força e resistência". Isso, para mim, é irrelevante desde que ajudem a equipa a ganhar.

Tu passaste os últimos 3 anos a dizer, com toda a legitimidade, que o Montero é mais jogador do que o Slimani. Em 3 anos, ambos tiveram, mais ou menos, as mesmas oportunidades. Presumo que, na tua opinião, o Slimani, tal como o Renato, só seja melhor que o Montero em termos de condição física. No entanto quem teve mais rendimento? Com 3 treinadores diferentes, em 3 contextos completamente diferentes.

Só para que fique claro, na minha opinião Slimani > Montero.

Acho que continuas sem perceber. Eu também não disse que o fizeste. O que fizeste foi pegar no rendimento para dizer, peremptoriamente, que o jogador x é superior ao jogador y. E é com isso que eu estou longe de concordar. O Carrillo, no Sporting, teve um rendimento altamente irregular e extremado, em épocas consecutivas. Tanto teve períodos em que nada fazia, como períodos em que partia a loiça toda. Por vezes, esses períodos até se sucediam. Com o Domingos e o Sá Pinto, o rendimento dele foi relativamente positivo. Com o Jardim, o rendimento dele quase lhe valia a dispensa. Com o Marco Silva, foi o jogador do Sporting que mais rendeu na época passada. Como é que isto define a qualidade dele? Aprendeu e desaprendeu a jogar, conforme a época?

Também ninguém disse que o Renato era só força e resistência. O que se disse é que, embora tenha qualidade nos outros aspectos, só supera o Gauld nos aspectos físicos. Nos restantes, o facto do Gauld ser melhor não significa, obrigatoriamente, que o Renato seja mau. Porque não é, de todo.

Entre Slimani e Montero? Nos 3 anos, globalmente? Montero. Sem grandes dúvidas. De resto, fico contente pelo bold. Já estamos a chegar ao cerne da questão.

Sem esquecer o aspecto mental que muitas vezes suplanta a dificuldade técnica e consegue dar mais à equipa. Quem se lembra do Derlei sabe bem do que estou a falar. Por exemplo, o Montero poderia resolver o jogo só por si mas desligava-se facilmente dele, o que faria com que a falta de elo com o resto da equipa resultasse em menos criação de jogo ofensivo de qualidade, já no caso do Slimani é um trabalhador incansável e ganhando bolas em zonas avançadas consegue entregar aos criativos em superioridade ou situações favoráveis para criarem jogadas que ele próprio vai beneficiar.

E que tem a sua importância, mas que está longe de ser definidor da qualidade de um jogador. Quanto muito, pode ser definidor da utilidade e do potencial do jogador, como é o caso do Slimani. Mas da qualidade? Não me parece. O Montero será sempre melhor jogador que o Slimani, porque o talento natural de um e outro são de patamares bem diferentes. Isso não invalida que, em várias situações, o Slimani seja mais útil à equipa que o Montero, como já foi. Mas quando se trata de escolher o melhor, para jogar com os melhores, a escolha parece-me e sempre me parecerá óbvia.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh, com isso claro que concordo. E o exemplo do Carrillo é muito bem sacado.

Sobre o Gauld, nem questiono. Como te disse, vi um jogo do rapaz. Espero que ele não seja assim tão bom como tu pensas porque seria mau para o Benfica :mrgreen:

Ok, respeito, como é óbvio, a tua opinião. Mas admites que, para um adepto comum, seja difícil fazer essa avaliação, certo? Aliás, quando fui a Alvalade ver o jogo da taça, algo que me impressionou foi a ovação que o Slimani teve quando foi anunciado o seu nome. Parece-me que a maior parte dos Sportinguistas tem mais apreço pelo Slimani do que pelo Montero.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão dos adeptos é...sei lá, vale o que vale. Os adeptos terão sempre tendência a valorizar acima dos outros os jogadores com maior entrega ao jogo e capacidade de trabalho. O Slimani é um exemplo. O Capel é outro. O Rinaudo. O Gelson Fernandes. Até o Adrien cabe neste exemplo. Já jogadores como o Carrillo estão no extremo oposto. Nem na época do Marco Silva tinha direito a esse tipo de reacções.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...