Vaart10 Publicado 9 Março 2016 Aqui entre nós, a ética é uma grande treta. Fica muito bem dizer que se segue uma ética profissional, mas toda a gente já a violou mais que uma vez ao longo da carreira. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 9 Março 2016 A definição dos limites é que vai definir se a adoção da eutanásia em Portugal vai, ou não, funcionar convenientemente. Em Portugal e não só. Mas aí é que está, onde é que se define o limite? Mais do que uma questão ética, é uma questão prática. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 9 Março 2016 Em Portugal e não só. Mas aí é que está, onde é que se define o limite? Mais do que uma questão ética, é uma questão prática. Também acho que a discussão sobre a eutanásia se tem debruçado muito sobre o sim ou não, e pouco no como. Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 10 Março 2016 Subscrevo inteiramente o Alonso. Sou um tanto religioso mas não me guio exclusivamente pelas ideias da antiga igreja. Não concebo a ideia de ser contra a homossexualidade, não concebo a ideia de só ter sexo depois do casamento, por exemplo. São coisas que na minha cabeça não fazem sentido. Mas não é por isso que deixo de ser religioso, acho eu. Quanto ao assunto do tópico, confesso que não tenho opinião formada. Mas pelo que vou lendo, o que faz mais sentido para mim é a favorecer a eutanásia. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 10 Março 2016 (editado) Subscrevo inteiramente o Alonso. Sou um tanto religioso mas não me guio exclusivamente pelas ideias da antiga igreja. Não concebo a ideia de ser contra a homossexualidade, não concebo a ideia de só ter sexo depois do casamento, por exemplo. São coisas que na minha cabeça não fazem sentido. Mas não é por isso que deixo de ser religioso, acho eu. Quanto ao assunto do tópico, confesso que não tenho opinião formada. Mas pelo que vou lendo, o que faz mais sentido para mim é a favorecer a eutanásia. Eu acho que ser religioso é seguir uma religião. Basta ver a definição do dicionário. Isto até respondendo ao que o Nikon disse em relação ao meu post anterior. Mas é uma questão de semântica e da interpretação do que é ser ou não religioso, e acho que esse não é o ponto deste tópico. Editado 10 Março 2016 por toze2 Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 10 Março 2016 Eu acho que ser religioso é seguir uma religião. Basta ver a definição do dicionário. Isto até respondendo ao que o Nikon disse em relação ao meu post anterior. Mas é uma questão de semântica e da interpretação do que é ser ou não religioso, e acho que esse não é o ponto deste tópico. Respondo-te com o que o Alonso escreveu no post que fez: Tu não tens que moldar o que pensas devido a tua religião, nem faz sentido em que isso aconteça. Porque é que o pessoal gosta tanto deste actual Papa? Porque o Papa veio modernizar a religião crista, o que era tabu deixou de ser tabu, é mais moderna e com isso mais eficiente do que era antes. Não faz qualquer sentido, não poder mudar certos aspectos que tem milhares de anos. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 10 Março 2016 Respondo-te com o que o Alonso escreveu no post que fez: Lá está. Isto é a definição de religiosidade que está em causa. Acho que não vale a pena desviar a atenção do que realmente é relevante neste tópico, porque isto tem muito que lhe diga. Compartilhar este post Link para o post
Jardel_ Publicado 10 Março 2016 Lá está. Isto é a definição de religiosidade que está em causa. Acho que não vale a pena desviar a atenção do que realmente é relevante neste tópico, porque isto tem muito que lhe diga. ;) Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 11 Março 2016 (editado) És religioso? Achas que a eutanásia é imoral? Fácil, não a uses. Não imponhas é a tua moral aos outros como se fosse melhor que a deles. Basicamente, é isto que acho. Deve ser uma decisão do próprio, e não ser outra pessoa a decidir se isto é algo que posso ou não fazer ou pedir. Editado 11 Março 2016 por Reiverendo Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 11 Março 2016 (editado) Eu acho que ser religioso é seguir uma religião. Basta ver a definição do dicionário. Isto até respondendo ao que o Nikon disse em relação ao meu post anterior. Mas é uma questão de semântica e da interpretação do que é ser ou não religioso, e acho que esse não é o ponto deste tópico. re.li.gi.o.so relativo à religião diz-se daquele que possui bastante fé, ou é seguidor de alguma religião Acho que deus é relativo à religião. Acho também que disseste que tens fé. Não percebo é a necessidade de ser tão defensivo em relação a algo que é tão óbvio e nem um bocado insultuoso. Editado 11 Março 2016 por _Nikon_ Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 11 Março 2016 re.li.gi.o.so relativo à religião diz-se daquele que possui bastante fé, ou é seguidor de alguma religião Acho que deus é relativo à religião. Acho também que disseste que tens fé. Não percebo é a necessidade de ser tão defensivo em relação a algo que é tão óbvio e nem um bocado insultuoso. Não estou a ser defensivo. Simplesmente estou a fazer a distinção. E não, não sinto que seja insultuoso. Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 11 Março 2016 Sim, mas não há distinção. Nem sequer há nada para distinguir. Não é pré-requisito de uma pessoa religiosa ter de seguir uma das instituições religiosas mais conhecidas. Podes perfeitamente ter a tua própria ideia do que é o cristianismo e esta não ir de encontro a ortodoxismo, catolicismo, protestantismo ou qualquer uma das outras doutrinas e ser religioso na mesma. O que não falta para aí são pessoas que acreditam num deus e rejeitam igrejas. Religião é diferente de religião organizada. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 13 Março 2016 Acreditar em deus(es) não é sinónimo de religiosidade. Um agnóstico acredita, só não confessa por nenhuma religião. Tal como ser espiritual não significa acreditar em deus(es). Por outro lado, ser religioso também não é nenhum atestado de superioridade moral. Resumindo, cada um que siga a sua consciência que já faz o suficiente. Compartilhar este post Link para o post
B. Pamela Publicado 13 Março 2016 (editado) Estava para publicar aqui desde ínicio mas não pude, estive agora a ler tudo. Deixo aqui, não a minha opinião - até porque tb eu preciso de relembrar certas coisas e não estou tão a par da situação portuguesa quanto gostava, não obstante, poder adiantar que aceito a eutanásia, não a aceitar é não aceitar a a boa morte - uns conselhos para quem quer mesmo perceber e, acima de tudo, opinar sobre isto. Eutanásia é uma realidade mais restrita do que muita gente pensa. Há que distinguir eutanásia ativa da passiva e conhecer os conceitos de distanásia e ortontásia. E, como vi que entretanto falaram, em Portugal existe sim um regime jurídico para o testamento vital, desde 2012 e podem consultá-lo aqui http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1765&tabela=leis e lendo-o apercebem-se também da indispensabilidade de um consentimento/vontade livre e esclarecido. Editado 13 Março 2016 por B. Pamela Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 13 Março 2016 Acreditar em deus(es) não é sinónimo de religiosidade. Um agnóstico acredita, só não confessa por nenhuma religião. Tal como ser espiritual não significa acreditar em deus(es). Por outro lado, ser religioso também não é nenhum atestado de superioridade moral. Resumindo, cada um que siga a sua consciência que já faz o suficiente. Um agnóstico não acredita em deus, um agnóstico é alguém que nem acredita nem descrê. É alguém que num contexto religioso é da opinião que é impossível saber a existência ou inexistência de deus. Um agnóstico é a Suiça das religiões. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 13 Março 2016 Estava com a ideia errada sobre o agnosticismo. Então como se designa alguém que não acredita em religiões? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 13 Março 2016 E os que não acreditam em deus(es)? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 13 Março 2016 E aqueles que acreditam em deus e não se identificam com nenhuma religião? Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 13 Março 2016 E aqueles que acreditam em deus e não se identificam com nenhuma religião? Há crenças que não se regem pelas religiões tradicionais, sendo mais abertas à experiência e interpretação individual. Panteísmo é um exemplo. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 13 Março 2016 Há crenças que não se regem pelas religiões tradicionais, sendo mais abertas à experiência e interpretação individual. Panteísmo é um exemplo. O conceito é-me familiar, eu procurava alguém que me soubesse esclarecer se existia um termo para o que eu procurava saber. Já vi que não exatamente. Obrigado. :) Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 13 Março 2016 O conceito é-me familiar, eu procurava alguém que me soubesse esclarecer se existia um termo para o que eu procurava saber. Já vi que não exatamente. Obrigado. :) Alguém que acredita em Deus pode ser descrito como teísta, independentemente da sua religião. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 13 Março 2016 Alguém que acredita em Deus pode ser descrito como teísta, independentemente da sua religião. Sim, mas convenhamos que é bastante invulgar. O que eu procurava saber era se existia um nome para quem não se revê nas religiões estabelecidas sem deixar de acreditar em algo superior. Compartilhar este post Link para o post