Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo™

Táxi vs Uber

Publicações recomendadas

Boas pessoal, como já devem ter reparado (ou não) hoje é dia de manifestação por parte dos taxistas contra a Uber em Portugal, não encontrei nada do género e como motorista Uber gostaria apenas de saber mais sobre o que pensa o pessoal daqui, se utilizam, se são contra e porquê, discutir um pouco este tema que tem sido cada vez mais polémico em Portugal em que eu próprio já fui alvo de provocações e ameaças por parte de taxistas, opinem!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é uma notícia, a ideia seria criar um debate, algo do género, uma partilha de opiniões e experiências, de prós e contras.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é uma notícia, a ideia seria criar um debate, algo do género, uma partilha de opiniões e experiências, de prós e contras.

Exacto e por isso não fechei o tópico

Era para leres o que foi dito na altura

Compartilhar este post

Link para o post

Dado os valores que são praticados pelos táxis sou a favor. No entanto, acho que a Uber é concorrência "desleal" porque não precisam das licenças e afins que os taxistas têm de pagar.

Compartilhar este post

Link para o post

Dado os valores que são praticados pelos táxis sou a favor. No entanto, acho que a Uber é concorrência "desleal" porque não precisam das licenças e afins que os taxistas têm de pagar.

O problema é basicamente este. Os valores que são pagos pelos taxistas são impostos pelo estado. Tirando os suplementos que alguns inteligentes decidem por porque se acham mais do que sao, não são eles que decidem quanto o cliente paga (tirando o pessoal que decide dar altas voltas). É tudo taxado pelo estado. Juntar a isso o preço de CAP's, licenças, o facto dos carros terem de andar sempre com certos parametros (que infelizmente as ficalizações não veem), pagar impostos e seguranças sociais... O problema é este. A uber faz a mesma coisa não pagando e exigindo nada disso. É concorrencia desleal e, claramente, já alguem devia ter dado alguma resposta (fala-se, aliás, que um dos ministros tem participação na uber).

Mas hei, nunca usei uber e quando vi os gajos a dobrarem o preço duma corrida porque "era dia de muito trafego" ou o crl, também achei um roubo daqueles 5*. Andar a pé rullz. Ou encontrar 1 ou 2 taxistas que sejam profissionais, porque também os há.

Compartilhar este post

Link para o post

E porque não menos intervenção do Estado, menos regulações da treta e mais livre mercado, incentivando a concorrência que proporciona melhor qualidade de serviço e preços mais acessiveis?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até percebo o ponto de vista dos taxistas, mas eu no lugar deles acharia mais fácil deixar de pagar licenças e alvarás do que andar aos pontapés aos motoristas da Uber, que estão a fazer para ganhar o deles. Aí se veria que tipo de intervenção fariam os tribunais aos taxistas e à Uber. Posto isto, sou a favor da Uber. Serviço bastante competente e mais barato que os táxis.

Compartilhar este post

Link para o post

O serviço da Uber é óptimo. Usei ontem duas vezes porque os transportes públicos não estavam a funcionar para onde queria por culpa da manifestação dos taxistas. Não só foi barato, como foram super profissionais e simpáticos. Ah e senti-me seguro dentro do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até percebo o ponto de vista dos taxistas, mas eu no lugar deles acharia mais fácil deixar de pagar licenças e alvarás do que andar aos pontapés aos motoristas da Uber, que estão a fazer para ganhar o deles. Aí se veria que tipo de intervenção fariam os tribunais aos taxistas e à Uber. Posto isto, sou a favor da Uber. Serviço bastante competente e mais barato que os táxis.

Porque a grande maioria dos taxistas trabalha por conta própria ou então para pequenas empresas que não têm hipóteses de continuar a lutar contra a uber, pois as licenças e a maioria da frota já estão pagos. Estás a pedir que um homem que tenha 1 ou 2 viaturas torre uma carrada de dinheiro a retirar as alterações que fez na viatura para utilizar como táxi para poder utilizar num serviço não regulado que permite que os seus trabalhadores fujam aos impostos?

Já utilizei a uber e é verdade que em relação aos táxis é muito mais barato, mas o governo tem que decidir já: ou legaliza a uber e baixa as taxas aos taxistas para criar um mercado competitivo neste tipo de transportes ou acaba de vez com a uber e bloqueia o acesso a esta aplicação em Portugal, não podemos é continuar com as coisas como estão.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, tu tens uma empresa montada, com tudo legalizado, ao qual já gastaste uma porradona de dinheiro e, a tua solução, é simplesmente cagar nela e fazer tudo ilegalmente... Não é assim tão fáci. E se para quem é empregado em taxi até é "fácil", tenta dizer isso a um dono, que tenha comprado carro, licenças e o diabo a 4... matam-te :lol:

Aliás, o problema da Uber nao é ela existir, porque faz todo o sentido. É as 1001 vantagens que eles podem ter sem que ninguem levante uma palha e toda a gente que segue e diz "way bettar, isto é modernização!!!" mas, se for preciso, está a fazer alta manif contra algo parecido do genero que não lhes facilite a vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns taxistas são grandes ratos, se a pessoa não conhecer a zona para onde vai o taxista faz o percurso por mais longe para ganhar mais.

Editado por RV**

Compartilhar este post

Link para o post

A Uber é bom para quem quer ser violado por um psicopata.

Compartilhar este post

Link para o post

E porque é que os taxistas não usam Uber da mesmas forma que as companhias aéreas permitem que os seus vôos apareçam em aglutinadores como a eDreams, ou os hotéis no Booking?

Depois resta ao cliente escolher.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uso Uber, o serviço é incomparavelmente melhor e em trajectos curtos fica-me mais barato.

Aliás, desde que há pouco tempo tive de fugir de um táxi com a minha mulher porque o taxista decidiu sair do carro para ir andar à pancada com outro automobilista com quem estava a discutir e que cuspiu para dentro do táxi só volto a apanhar um táxi para tirar a minha mãe da forca.

Se a Uber está à margem da lei que se legisle, o problema dos taxistas naturalmente não são as questões legais, basta ler e ouvir as entrevistas dos manifestantes em que muitos dizem que estão ali porque os patrões lhes disseram para ir, grande parte daquela gente é assalariada dos proprietários dos alvarás e trabalham horas sem fim sem condições nenhumas para ganhar uma miséria.

De resto, problema é o mesmo que tiveram com o metro no aeroporto e com a proibição de transporte de certos doentes, é a concorrência. Concorrência essa que naturalmente perturba o monopólio que têm do transporte particular de passageiros que às vezes mais parece uma máfia que uma classe profissional. O que é pena é que estejam mais preocupados em acabar com a concorrência do que em melhorar o serviço, eu, pelo menos, não prefiro a Uber por um ou dois euros que poupo é por o serviço ser muito, muito melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

À hora de ponta, em Lisboa, andar de taxi é melhor por causa dos corredores de BUS.

É o único ponto positivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uso Uber, o serviço é incomparavelmente melhor e em trajectos curtos fica-me mais barato.

Aliás, desde que há pouco tempo tive de fugir de um táxi com a minha mulher porque o taxista decidiu sair do carro para ir andar à pancada com outro automobilista com quem estava a discutir e que cuspiu para dentro do táxi só volto a apanhar um táxi para tirar a minha mãe da forca.

Se a Uber está à margem da lei que se legisle, o problema dos taxistas naturalmente não são as questões legais, basta ler e ouvir as entrevistas dos manifestantes em que muitos dizem que estão ali porque os patrões lhes disseram para ir, grande parte daquela gente é assalariada dos proprietários dos alvarás e trabalham horas sem fim sem condições nenhumas para ganhar uma miséria.

De resto, problema é o mesmo que tiveram com o metro no aeroporto e com a proibição de transporte de certos doentes, é a concorrência. Concorrência essa que naturalmente perturba o monopólio que têm do transporte particular de passageiros que às vezes mais parece uma máfia que uma classe profissional. O que é pena é que estejam mais preocupados em acabar com a concorrência do que em melhorar o serviço, eu, pelo menos, não prefiro a Uber por um ou dois euros que poupo é por o serviço ser muito, muito melhor.

O primeiro parametro é pena.

Quanto ao segundo, o problema é esse. A Uber não se quer legalizar. Eles estão absolutamente a cagar-se porque, para eles, as coisas estão bem assim. O problema tem a ver com os Governos. Cá na Europa os principais governos apoiam a classe dos taxistas e multam e tudo mais os ubers. Cá assobia-se para o lado. Atenção que sou contra aquilo que andam a fazer de partirem carros e tudo mais, mas quando vês 1 gajo prestar o meesmo serviço que tu podendo ter mais problemas.

Segundo ponto, os principais taxistas que andam a protestam fazem-no por se sentirem injustiçados. Que o gajo da ANTRAL é um aldrabão de primeira, acho que ja toda a gente save.

Quanto a segunda parte, penso que não saibas muito bem como funcione a parte dos empregdaos. Lembra-te que, 1 empregador, é responsavel na maioria dos casos por seguros, seguranças sociais e mais qualquer taxas com o veiculo, muitas vezes incluindo gasolina, é responsavel por revisões, etc etc. E, além disso, muitas vezes há uma cota de 60 - empregado / 40 - patrão ou 65/35 que costumam fazer sobre aquilo que o empregado faz. Junta a isso o facto de, um empregador, ter de pagar todos os subsidios por lei mandados e percebes que "esses coitados que trabalham horas sem fim para ganhar uma miséria" não são assim tão maus quanto isso.

O problema não é a concorrencia. porque no caso do metro eles ladaram-se mas calaram-se. O problema é o claro benficio que a UBER está a ter, em termos de taxas e pagamentos que ou eles também dão os taxistas ou têm de obrigar a uber a "legalizar-se". O principal protesto, pelo menos daquele que eu vejo (e conheço bastante gente dentro da classe taxista) involve exactamente isso, haver 1 serviço "igual" ao teu que não pagas nada do que tu és obrigado a pagar.

E mais agora te digo, existem "vários" serviços e apps para taxis. Aliás, em hospitais e tudo mais já tens, existem aquelas maquina e tal, existem novas apps para pedires taxis onde podes escolher carros e tudo do genero.

Agora aquilo que também deviam fazer era uma fiscalização MUITO mais apertada ao taxistas, porque a quantidade deles que nao têm condições para trabalhar são imensos. Desde os que aparecem bebados/drogados, ao que levam 1001 suplementos e tudo mais... Isso é que o controlo devia ser apertado e todos eles impedidos de conduzir. Novamente, falha ai a fiscalização, porque há imensa gente dentro da classe que, com tudo isto, se anda a f*der sem necessidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Junta a isso o facto de, um empregador, ter de pagar todos os subsidios por lei mandados e percebes que "esses coitados que trabalham horas sem fim para ganhar uma miséria" não são assim tão maus quanto isso.

Assim por alto quanto é que ganha um empregado motorista de táxi por mês? E trabalha quantas horas quantos dias por semana?

Os 'empresários' dos táxis têm encargos como qualquer empregador, existem as especificidades da classe como existirão especificidades para qualquer outro ramo. Não estamos a falar de nada novo nem que tenha começado com a chegada da Uber.

Agora se as pessoas preferem a Uber, volto a dizer, não é por causa de um ou dois euros que poupam. É porque o serviço é muito melhor. Eu tenho uma praça de táxis literalmente a menos de 100 metros da minha porta, se peço um Uber tenho de esperar uns cinco minutos, mas ainda assim prefiro esperar esses cinco minutos.

Se eu tivesse a certeza que ia apanhar um táxi asseado e com um taxista psicologicamente são claro que preferia andar um minuto a pé, como não tenho essa certeza vou continuar a preferir a Uber, independentemente de operarem em vazios legais ou não.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Já andei de Uber algumas vezes e os que apanhei foram sempre 5 estrelas, sempre atenciosos com o que o cliente quer.

Para além disso tem algumas vantagens como por exemplo mostrar logo a estimativa do preço final.

Numa dessas viagens de Uber o tema foi mesmo este o Táxi vs Uber, e o motorista sem tentar impingir-nos uma ideia que Uber era realmente melhor explicou-nos mais ou menos como a empresa opera em Portugal.

Neste momento e para estar dentro da lei, a Uber contrata sub-empresas com frotas de carros e motoristas licenciados/credenciados/wtv.

A Uber é bom para quem quer ser violado por um psicopata.

Não sei o que leva a pessoas terem opiniões destas, porque realmente apanhar um psicopata pode acontecer em todo o lado - e neste ponto o risco é exactamente o mesmo.

Como já disse em Portugal não é motorista da Uber quem quer, não sei se é assim noutros países mas por cá não.

Ainda para mais na aplicação vem sempre os dados do possível "psicopata", ou seja seria realmente mais fácil encontra-lo de que um taxista que não vos mostra nada.

E em táxis também já tive a minha dose, desde táxis que só por sair do aeroporto pensam que não conheço o caminho/zona e por isso acham-se no direito de fazer um "tour turístico" para "conhecer melhor a cidade" até ao caso mais recente de apanhar um taxista que não parava em vermelhos e passadeiras, tinha uma condução um pouco ou nada assustadora, e a cereja foi mesmo o parar o táxi só para insultar outro taxista porque estava mal parado, ameaçando sair do táxi para ir confrontar o outro - tendo ainda depois de arrancar dito algo como "ele que mandasse muita letra que que eu mostrava-lhe o que era bom"

Na próxima segunda possível vou voltar a usar um táxi e espero não ter problemas, infelizmente tenho um telemóvel da idade da pedra e não tenho a possibilidade de ter a aplicação da Uber.

Já agora para quem tiver mais algumas dúvidas podem meter uns olhos no site deles - https://newsroom.uber.com/portugal/impostospt/

Já agora sou da opinião que a associação nacional de táxis/taxistas deviam apostar numa plataforma idêntica, onde houvesse mais transparência no valor a pagar no final - hoje em dia não é muito complicado ter uma aplicação que permita escolher e calcular o valor do percurso.

Talvez não lhes convenha porque devem gostar mesmo de ser pouco transparentes.

Contudo acredito que existam bons profissionais, mas acho que a maioria passa uma imagem que não é boa para eles - desde as manhas usadas até aos ataques a condutores da concorrência.

Compartilhar este post

Link para o post

Assim por alto quanto é que ganha um empregado motorista de táxi por mês? E trabalha quantas horas quantos dias por semana?

Os 'empresários' dos táxis têm encargos como qualquer empregador, existem as especificidades da classe como existirão especificidades para qualquer outro ramo. Não estamos a falar de nada novo nem que tenha começado com a chegada da Uber.

Agora se as pessoas preferem a Uber, volto a dizer, não é por causa de um ou dois euros que poupam. É porque o serviço é muito melhor. Eu tenho uma praça de táxis literalmente a menos de 100 metros da minha porta, se peço um Uber tenho de esperar uns cinco minutos, mas ainda assim prefiro esperar esses cinco minutos.

Se eu tivesse a certeza que ia apanhar um táxi asseado e com um taxista psicologicamente são claro que preferia andar um minuto a pé, como não tenho essa certeza vou continuar a preferir a Uber, independentemente de operarem em vazios legais ou não.

depende. Um taxista ganha pelas corridas/clientela que faz. Um gajo que tenha mais regulares vai sempre ganhar mais do que um que não tenha. Um que tenha mais sorte ganha menos que um que não tenha. Isso é tudo dependente de demasiadas variaveis e, sinceramente, não faço ideia de valores porque também nunca cheguei a perguntar. Trabalham, na sua maioria, entre 8 a 12h/dia, muitos durante 6 dias da semana.

O problema é que esses encargos, que estão correctos, não acontecem na Uber. A Uber não paga ponta disso, simplesmente "disfarça". É essa a rincipal diferença e sabes bem o quão fdd e pagar partes desses.

Os taxistasdepende de quem apanhares. Basta conhecer 1 ou 2 decentes e "começar a tornar-te cliente" que a tua experiência melhora. infelizmente, o que vez diariamente, é diferente. Mas, novamente, a culpa acima de tudo é da falta de fiscalização... Porque há muito taxista decente que se lixa por causa disso. E lembra-te que podes sempre escolher o taxi e o taxista que queres numa paragem, por muito que te digam que não, por lei não tens de ir no que está em primeiro da praça.

Neste momento e para estar dentro da lei, a Uber contrata sub-empresas com frotas de carros e motoristas licenciados/credenciados/wtv.

Como já disse em Portugal não é motorista da Uber quem quer, não sei se é assim noutros países mas por cá não.

Já agora sou da opinião que a associação nacional de táxis/taxistas deviam apostar numa plataforma idêntica, onde houvesse mais transparência no valor a pagar no final - hoje em dia não é muito complicado ter uma aplicação que permita escolher e calcular o valor do percurso.

Talvez não lhes convenha porque devem gostar mesmo de ser pouco transparentes.

Contudo acredito que existam bons profissionais, mas acho que a maioria passa uma imagem que não é boa para eles - desde as manhas usadas até aos ataques a condutores da concorrência.

Isso não é estar dentro da lei. Isso é manobrar a lei. Porque estás a contratar um serviço que não o deve fazer não pagando o que necessitas para ter esse serviço.

Os motoristas da Uber não têm de estar tão cedenciados quanto os dos taxis.

Já existe uma app para taxis (que admito não saber qual é) que te estima quanto vais pagar e te diz quem é motorista e taxi que ele conduz.

Compartilhar este post

Link para o post

E na Uber eles dizem quanto vais pagar antes, certo? Os taxistas bem que podiam fazer isso também, eliminava muitos espertalhões.

Compartilhar este post

Link para o post

Com esta brincadeira toda acabei por sacar a aplicação para o meu telemóvel. da próxima vez irei testar.

E sim, a arrogância e o carácter dos taxistas foi o que me levou a tomar esta decisão. Por muito que a Uber não esteja a operar em igualdade de circunstâncias, está a acabar com o monopólio dos taxistas. E isso agrada-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que ando de táxi é pela mesma razão. O carro foi com o reboque e eu vou de táxi.

O último que tive fez a viagem Pnt de Lima - Porto sempre acima de 150km/h , guardou as nossas malas como se fosse servente de pedreiro, queixou-se que estava à espera das pizzas quando lhe ligaram, descreveu toda uma teoria sobre o que faz engordar, falou mal dos gays "esses que se dizem casais não é?". Além disso não sabia voltar para casa lol

Resumindo, super injusta a legislação sobre os táxis e Uber infinitamente melhor que os táxis.

Creio que se deve dar a liberdade que os Ubers têm aos táxistas e não criar mais peso nos Ubers.

Quando tudo tiver legislado, prevejo que os únicos clientes dos táxis sejam aqueles que não têm acesso ao Uber

Compartilhar este post

Link para o post

E na Uber eles dizem quanto vais pagar antes, certo? Os taxistas bem que podiam fazer isso também, eliminava muitos espertalhões.

Diz. O problema da Uber pelos taxis é que pagas por coisas diferentes. Na Uber pagas ao km dependendo do percurso. No taxi também entra em conta tempo e tudo mais.

Com esta brincadeira toda acabei por sacar a aplicação para o meu telemóvel. da próxima vez irei testar.

E sim, a arrogância e o carácter dos taxistas foi o que me levou a tomar esta decisão. Por muito que a Uber não esteja a operar em igualdade de circunstâncias, está a acabar com o monopólio dos taxistas. E isso agrada-me.

Porque aquilo que a Uber tem feito e os posts de "we so better".

E a acabar com o monopólio dos taxistas que, durante os últimos anos, viram o metro, so comboios, os voos lowcosts e empresas privadas tiraram-lhes a maior parte do negócio que tinham. Que monopolio é que a Uber veio tirar?

Ou seja, a arrogância de uns gajos a lutar pelo seu direito fez-te instalar uma app de outros gajos que dizem "nos estamos a opoerar bem assim, não queremos legalizar-nos para não perdermos qualqer benificio e, em caso de acidente, que te f*das que o que nos querem é o nosso". Pá, 10/10.

Resumindo, super injusta a legislação sobre os táxis e Uber infinitamente melhor que os táxis.

Creio que se deve dar a liberdade que os Ubers têm aos táxistas e não criar mais peso nos Ubers.

Quando tudo tiver legislado, prevejo que os únicos clientes dos táxis sejam aqueles que não têm acesso ao Uber

Novamente, depende do serviço que usares. O problema sobre a Uber não é so esse. Caso te aconteça um acidente na Uber, por exemplo, eles não têm qualquer tipo de seguro. Tás fdd. Caso te aconteça algo num taxi, existe sempre um seguro e uma responsabilidade por trás.

O problema é que não deves dar essa liberdade. Deves é controlar na Uber como os taxistas são controlados. O que ia acontecer, nesse caso, era que qualquer meco com 1 carro virava taxista e cobrava o que queria. Sem ter aptidões para tal. Deviam era controlar os caps e quem os usa, o problema não está na falta de legislação.

E, novamente, sobre a legislação actual na Europa, a Uber não tem qualquer interesse em se legislar, exactamente por lhes ser quase impossivel praticarem os preços que praticam caso tenham de pagar tudo aquilo que exigem ao resto dos transportes.

MyTaxi

Não é essa. É 99taxi ou o crl.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...