Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

@Ticampos, manda aí. Tens de Espinho?

Carlos, na minha freguesia há 8 anos o PSD ganhou por um voto. O PS e uma lista independente iam juntar-se e formar executivo e só não o fizeram porque roeram a corda no fim. Mas teria sido possível. Pode ser que tenha mudado ou então que eu esteja errado. Mas tenho mesmo essa ideia.

Editado por Pan

Compartilhar este post

Link para o post

@Ticampos, manda aí. Tens de Espinho?

Posso fazer, entre hoje e amanhã farei todas as capitais de Distrito, melhorias nas 30 já disponibilizadas (o que de momento estou a fazer) + Todos os concelhos de Lisboa, Porto e Setúbal.

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, na minha freguesia há 8 anos o PSD ganhou por um voto. O PS e uma lista independente iam juntar-se e formar executivo e só não o fizeram porque roeram a corda no fim. Mas teria sido possível. Pode ser que tenha mudado ou então que eu esteja errado. Mas tenho mesmo essa ideia.

Não faço ideia então.

Compartilhar este post

Link para o post

@Ticampos, se mudou substancialmente, manda-me a de Chaves.

Mudou, mando-te tudo o que fiz até agora, não vou mandar mais nada a ninguém durante umas horas porque tenho de me concentrar em acabar o que me propus.

Compartilhar este post

Link para o post

hUNGRkm.jpg

Bilbao hoje em apoio ao referendo

Em Barcelona também houve uma grande manifestação espanholista que juntou uns milhares.

Entretanto baixaram a estimativa de votantes para amanhã, apenas 1 milhão. Isto seria uma golpada no independentismo

Btw, eu como delegado tenho de estar das 8 da manha às 8 da noite? Seguido??

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que seja. Ainda nestes 4 anos houve um caso desses cá em Chaves. O PS e os independentes "juntaram-se" e queriam dar o poder ao independente e não foi possível. E em assembleia de freguesia estava:

PSD - 4

IND - 3

PS - 2

@Ticampos, se mudou substancialmente, manda-me a de Chaves.

Acho que para Freguesia não pode. "O presidente da junta de freguesia é o 1º candidato da lista mais votada para a assembleia de freguesia. Os restantes membros da junta são eleitos na primeira reunião da assembleia de freguesia, de entre os seus membros, mediante proposta do presidente da junta." http://www.cne.pt/faq2/96/90

Em relação a Municipios é que não sei se funciona de forma semelhante ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho amigos na Catalunha que estão a ir para as escolas, passar lá a noite, para evitar que a polícia as feche. Também consta que o governo catalão mandou algumas urnas para Andorra- E o que fez a polícia espanhola? Meteram-se na fronteira para não deixar as urnas sair de Andorra.

Compartilhar este post

Link para o post

A situação das escolas é linda, famílias inteiras passaram o dia nas escolas que amanhã são locais de votação, organizaram eventos, workshops, concertos, etc, e agora muitos passam lá a noite para garantir que amanhã as portas estão abertas. Os liveblogs têm tido videos brutais desses sítios.

Entretanto surgiu o hashtag #alertaultra no twitter já que durante esta noite e na sequência da manif espanholista têm havido vários casos de ataques ou ameaças por partes de neonazis em alguns locais da região e mesmo na cidade de Barcelona. Os posts são para informar de movimentos suspeitos.

No porto também já há movimentações, um sindicato dos estivadores tem dado noticias de lá e denunciou a militarização do porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quiser sondagens específicas para o seu município ou outros, poderá-me contatar via PM, estou disponível para fazer qualquer município do país.

Edit- A partir de que horas será seguro colocar os resultados previstos?

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Dia D na Catalunha:

http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-10-01-Chegou-o-dia-mais-aguardado-por-uns-e-temido-por-outros-em-Espanha-o-referendo-1-O-na-Catalunha

https://www.publico.pt/2017/10/01/mundo/noticia/ao-minuto-o-dia-da-rebeliao-catala-1787300?page=/catalunha&pos=1&b=list_section

https://www.theguardian.com/world/live/2017/oct/01/catalan-independence-referendum-spain-catalonia-vote-live

Parece que os Mossos d'Esquadra não estão a ter um critério muito uniforme em todo o território apesar das ordens de fechar assembleias de voto, há relatos de povoações com eles à porta das escolas na maior enquanto as pessoas exercem o seu direito de voto. :lol:

https://twitter.com/jcatafiguls/status/914391669021319169/photo/1

Ada Colau (@AdaColau)

Un presidente de gobierno cobarde ha inundado de policía nuestra ciudad. Barcelona ciutat de pau, no té por #MésDemocracia @marianorajoy

Presidente da Câmara de Barcelona

Edit: Presidente do Puigdemont

https://twitter.com/jordisanchezp/status/914398041469267968/photo/1

Compartilhar este post

Link para o post

Cargas policiais, velhotes com a cabeça aberta, policias a partir vidros para entrar em escolas e roubar urnas e muita, muita gente nas filas para votar. Nem 95% dos sítios estão fechados. Estão a tentar meter medo desde de manhã bem cedo ao ir a sítios simbólicos como o centro de votação do presidente e outros membros do governo. Entretanto em algumas partes estão a bloquear a internet.

Não é a Turquia, é a Espanha aqui ao lado.

http://www.elnacional.cat/ca/en-directe/referendum-catalunya-1octubre_1821_126.html

http://www.ccma.cat/tv3/directe/324/

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Há velhos enguentados nas ruas. Que nojo de país dass

Esperavaais ação de jovens.

Quantos centros estão fechados, antifa?

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Há velhos enguentados nas ruas. Que nojo de país dass

Esperavaais ação de jovens.

Quantos centros estão fechados, antifa?

A TV3 avança com 73% abertos.

Entretanto activaram o protocolo para qualquer pessoa poder votar em mesas que não a sua.

O melhor que podem fazer é manterem-se pacificos, assim fica tudo clarinho para todo o Mundo que hoje observa a situação. A dimensão do que se passa hoje é tão grande que isto mesmo que não leve à independência vai impactar as relações da Catalunha com o estado Espanhol durante décadas.

DLCkCXrXoAAoS0m.jpg

DLCcsTzX0AA4jyQ.jpg

DLCR9TRXcAAhSXq.jpg

DLCT8O0XkAE4mM4.jpg

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
There are several reports on social media of Spanish police firing rubber bullets at people queuing to vote in the referendum.

Princeton researcher Jordi Graupera posted a video of what appears to be a member of the Guardia Civil firing at a crowd.

https://twitter.com/JordiGraupera/status/914406594779205632/video/1

Robocops espanhóis a darem alguma "Democracia" aos catalães

Compartilhar este post

Link para o post

A Guarda Nacional apreendeu mais de 90% das urnas na Catalunha, pelo menos foi o que disseram na rádio. Mas há alguns locais em que é possível votar e as filas são enormes.

Por cá, na Maia não abriram às 8 porque estava um cartaz de um dos candidatos junto da entrada. :lol:

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

A Guarda Nacional apreendeu mais de 90% das urnas na Catalunha, pelo menos foi o que disseram na rádio. Mas há alguns locais em que é possível votar e as filas são enormes.

Por cá, na Maia não abriram às 8 porque estava um cartaz de um dos candidatos junto da entrada. :lol:

90%?

Isso foi hoje? Aparentemente 73% locais de voto estao abertos

Compartilhar este post

Link para o post

90%?

Isso foi hoje? Aparentemente 73% locais de voto estao abertos

Ouvi ainda há pouco na rádio. Mas posso ter percebido mal.

A CMTV avança que foram encerradas 90 escolas, se calhar foi isso que disseram. Confesso que ainda estou meio a dormir.

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi na SIC Notícias há bocado que o rumor que corre é que às 15h de Espanha, a polícia vai começar a apreender as urnas com os votos. Lá também falavam que 73% das assembleias de voto estavam abertas.

Editado por Syn

Compartilhar este post

Link para o post
Governo catalão faz apelo à comunidade internacional

Ainda Jordi Turull, porta-voz do executivo autonómico: "Pedimos à comunidade internacional que olhe com atenção para a violação de direitos fundamentais que estamos a sofrer na Catalunha. Não é um problema interno de Espanha mais sim da União Europeia e somos cidadãos europeus".

Muito verdade isto. Balas de borracha, robocops a distribuir gratuitamente pancada, 13 feridos ligeiros só num ponto de voto (Instituto Jaume Balmes)... fosse num país fora da UE já tinha caído o Carmo e a Trindade...

Compartilhar este post

Link para o post
Catalan Government (@catalangov)

Catalonia’s emergency services have treated 38 people who have been injured as a result of the repression by Spanish police

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...