Plagio o Original Publicado 10 Março 2019 Citação de Catota, há 8 minutos: Se ficarem até aos 50/60 anos a pagarem, sim, completamente, mas o crédito à habitação é o único que posso abrir uma excepção porque reconheço a nossa realidade, mas trabalhar uma vida inteira para pagar um t3 com 1 varanda e vista para o mar não me parece grande coisa. tenho metade de 50, no job, do drugs, no heritage. u mad? Quantos de vocês sabe os rendimentos que tiveram desde sempre? Eu sei, e sempre fiz um diário de todos os ordenados e negociatas que iam aparecendo, todo o dinheiro que me passou pelas mãos foi registado e guardado para um objectivo primário, cumpri esse objectivo, e ainda sobrou para o carro, go figure that. A verdade é que é mais dinheiro do que o comum mortal teria acesso em tão pouco tempo, mas o mérito está em saber gerir e aonde gastar, porque quem o ganhou todo fui eu, ninguem me deu. bem, só a mim é q o abono escolar não deu para comprar uma casa e um carro 1 Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 10 Março 2019 Citação de Pickle Rick, há 4 minutos: O crédito só é negativo para quem não se sabe orientar, o que diga-se de passagem, é grande parte da população. A existência de crédito foi uma das principais diferenças entre os países do Norte e do Sul nos séculos anteriores à "Revolução Industrial". Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 Citação de Plagio o Original, há 1 minuto: bem, só a mim é q o abono escolar não deu para comprar uma casa e um carro Eu tinha SASE b, será que foi por isso? poupei uns milhares em livros escolares e senhas de almoço. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 10 Março 2019 Citação de Catota, há 1 minuto: Eu tinha SASE b, será que foi por isso? poupei uns milhares em livros escolares e senhas de almoço. Tens é de entender que és um outsider e que não podes pegar no teu caso para extrapolar para outras pessoas, realidades e estabelecer uma ideia que se tu consegues e conseguiste, todos têm de fazer o mesmo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 10 Março 2019 Citação de Pickle Rick, há 6 minutos: Tens é de entender que és um outsider e que não podes pegar no teu caso para extrapolar para outras pessoas, realidades e estabelecer uma ideia que se tu consegues e conseguiste, todos têm de fazer o mesmo. https://en.wikipedia.org/wiki/Survivorship_bias Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 Citação de Pickle Rick, há 5 minutos: Tens é de entender que és um outsider e que não podes pegar no teu caso para extrapolar para outras pessoas, realidades e estabelecer uma ideia que se tu consegues e conseguiste, todos têm de fazer o mesmo. Se faço parecer isso, peço desculpa(not) Mas a realidade é, se eu que sou um badameco consegui, muitos outros badamecos também irão conseguir, não sou eu que digo que têm de o fazer, eventualmente eles fazem por eles como eu fiz, ninguém me disse. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Março 2019 Citação de Pickle Rick, há 7 minutos: Tens é de entender que és um outsider e que não podes pegar no teu caso para extrapolar para outras pessoas, realidades e estabelecer uma ideia que se tu consegues e conseguiste, todos têm de fazer o mesmo. Sem conhecer o caso do Catota, a verdade tambem e que quando e um caso de sucesso ou que as coisas correm bem, segundo muita gente, e sempre devido a factores externos...Nao e bem assim, sorte ou circunstancias fazem parte da vida, mas nem todos os que "falham" sera devido a "circunstanceas" 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Março 2019 já mandei vir os livros do tony robbins 1 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 Citação de Burkina2008, Agora: , segundo muita gente, e sempre devido a factores externos. Por aqui pelo cmpt, a opinião é sempre a mesma, ninguém é digno de nada, a não ser que seja um emprego do crl, da droga ou da familia. Como se não houvesse montes de maneiras legais e ilegais de enriquecer (muito ou pouco) No meu caso, acham que quero que façam todos como fiz, não sei se já disse, mas tudo tem um custo, eu se quero ter a 'vossa' reforma aos 35, então o plano de vida difere um bocado da visão comum, já tive 3 trabalhos, 1 full time e 2 part times, só para poder ter 'possibilidades' que outrora só me seriam possíveis com créditos ou droga ou afins, mas a verdade é que cada um tem um objectivo na vida, e muitos dos que me criticam ainda não começaram sequer as fundações das suas, outros já vão numa fase mais avançada e carecem das fundações, que eu tenciono adquirir antes de tentar constituir uma familia, ou ter um emprego estável, ou uma habitação qb ou um carro com cenário. Cada uma dessas fazem parte dos objectivos comuns de todos nós, ter uma casa, com esposa lá dentro e um carro para levar a esposa e os futuros filhos, ou seja, todos ambicionamos pelo menos um carro, uma casa e alguns esposa e filhos (familia) O que eu questiono é a ordem normal que funciona tudo isto, que começa por enterrar as pessoas até ao fundo e faz da vida delas uma escalada...mas para fora do buraco em que se puseram no inicio. Quando podiam 'começar' fora do buraco e tentar daí. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Março 2019 Dou te razao, mas nao penso que seja so neste forum... Natureza humana...se alguem alcanca algo na vida que o outro nao consegue, tudo se deve sempre a "azar", "sorte", "condicoes", "factores externos" Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 Falei no cmpt, porque até consigo aceitar e perceber que as pessoas que frequentam este fórum, apesar de representarem a população, são na sua grande maioria detentores de um q.i bastante superior ou mais desenvolvido que o comum tasqueiro cliche portuga. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 10 Março 2019 Citação de Catota, há 19 minutos: Se faço parecer isso, peço desculpa(not) Mas a realidade é, se eu que sou um badameco consegui, muitos outros badamecos também irão conseguir, não sou eu que digo que têm de o fazer, eventualmente eles fazem por eles como eu fiz, ninguém me disse. Nada contra, até porque não faço puto de ideia da tua história mas a única ideia que acabas por passar, ou pelo menos a que mais se retém (na minha opinião) é que apesar de todo o sucesso que dizes ter, parece que estás malhar na malta. Eu não sei o que fizeste, como cresceste, o que passaste ou o que fazes e tens mas tenho a certeza que és e serás sempre um outsider, e não o deixaste de ser apenas porque quiseste sair dessas dificuldades. A vontade é um dos grandes fatores mas não é o único e mesmo tendo tu passado dificuldades, pelo que percebi, não podes pegar no teu contexto e situação para aplicar a outras pessoas. As pessoas crescem e formam-se consoante as interações com a sociedade e meio existente e mesmo a tua resiliência, vontade e capacidade de encaixe depende disso mesmo. Quando à forma como escalaste a tua vida, é uma decisão e uma ideia tua que vai de encontro aquilo que pretendes da vida e daquilo que ela te dá. Eu digo já e sem problema nenhum, nunca na minha vida abdicaria da minha felicidade em troca de me despachar 10 ou 15 anos mais cedo no pagamento de uma casa ou carro, são escolhas e vivo bem com elas, até porque me considero uma pessoa bastante sortuda. Tenho e tive os meus problemas graves mas acabo por ter um vida bem decente. Citação de Burkina2008, há 18 minutos: Sem conhecer o caso do Catota, a verdade tambem e que quando e um caso de sucesso ou que as coisas correm bem, segundo muita gente, e sempre devido a factores externos...Nao e bem assim, sorte ou circunstancias fazem parte da vida, mas nem todos os que "falham" sera devido a "circunstanceas" Isso já são extremismos também devido à linguagem e mensagem utilizada. E quem fala dele, também fala de ti como tu sabes e já percebeste. Existe malta com sucesso cá no fórum que é super bem tratada, o único problema de escrever num espaço online é que os tons não existem e a forma como passam a vossa mensagem é importantíssima, e nesse aspeto é normal que o pessoal que ande aqui que trabalha, esforça-se e tenta mas por um motivo ou outro ainda não chegou ao patamar onde vocês estão, fique chateado com a forma pouco simpática como escrevem e dão a entender que o pessoal basta querer para conseguir porque não basta isso. Claro que é uma parte importante mas não é a única. Depois claro, tudo o resto é uma demonstração do mundo e do facto de as lutas de classes ser algo bem presente nas pessoas. É quase como se nos desenvolvêssemos para fazer uma continuação eterna desse tema. A inveja e o mau dizer fará sempre parte do ser Humano e a única forma de tentar minimizar este constante despique entre classes é existir uma partilha genuína e sem julgamento de quem não conseguiu ou não chegou ao mesmo patamar que nós porque nós não somos todos iguais. Vir para aqui dizer que basta querer para acontecer é meio caminho andado para matar qualquer discussão saudável sobre um tema porque no final do dia estás a assumir a tua vida, a tua situação e a tua pessoa e a colar a mesma à de alguém que não conheces. No final do dia andamos cá para ser felizes e o dinheiro não tem de ser o único e muito menos o maior fator de medição da felicidade. 5 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 (editado) Epá, desculpa dizer isto depois de um texto tão bonito, mas verdade é que uns falam, outros fazem, depois uns sentem-se criticados e atacados, enquanto os outros só estão a dar 2cents que nem sempre são bem vistos. No meu caso, secalhar não tive mais sucesso devido a isso mesmo, a não me saber expressar, nem ser o melhor a lidar com pessoas, porque lá está, antes era só bronco, agora sou bronco com sucesso, e quando digo sucesso, é aos olhos da 'sociedade' porque não me considero bem sucedido, apenas bem encaminhado. Muitos de vocês vivem a pensar que chegam à idade da reforma, ou seja 40 anos a partir do momento em que arranjam algo estável, para muitos só nos finais dos 20's a chegar aos 30, ou seja, reforma aos 70/65 isto a ser optimista. Quando e se eu chegar aos 50!! Não quero ter de trabalhar mais 10/15/20 anos para poder usufruir de toda uma vida de trabalho, mas para muitos isso parece aceitável, e o que eu digo é que é de mau tom. Mas por mim é na boa, go slave your life. Sem intenções capitalistas, ou whatsoever, para os mais sensíveis. Editado 10 Março 2019 por Catota 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Março 2019 nothing it's impossible 1 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 (editado) no ragrets Editado 10 Março 2019 por Catota Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 10 Março 2019 Citação de Catota, há 7 horas: metade de 50, no job, do drugs, no heritage. u mad? Portanto, tens 25 anos, és desempregado e começaste sem dinheiro e tens casa e carro pagos? Das duas uma, ou és mentiroso, ou tens uma casa de bonecas e um carro de mão, ou então tens uma realidade diferente de 99.9% das pessoas deste mundo e, portanto, não, não és maluco por ter casa paga, carro pago e nenhum empréstimo, mas és maluco se achas que só por uma pessoa pedir um empréstimo significa obrigatoriamente que essa pessoa vive acima das possibilidades. Dei-te um exemplo bastante bom mais atrás, a que nem sequer respondeste. Um empréstimo não significa apenas contrair dívida. Existem vários tipos de dívida, e alguma dela até pode mesmo ser considerada quase desejada, se a o resultado da aplicação dessa dívida for o correcto. 2 3 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 10 Março 2019 Citação de Plagio o Original, há 20 horas: Digo desde já q n percebo um crl disto, mas vou tentar Podes explicar como chegaste aqueles valores d 14k de dívida por pessoa e 25k por pessoa que trabalha? É que com aquela tabela não faço ideia como chegaste a essas contas Assumo q a única linha q nos interessa dessa tabela seja a dos particulares, para esta discussão. Tendo em conta que 70% da dívida dos particulares é em habitação, podemos assumir que a grande maioria das famílias apenas tem como dívida a casa, certo? Também podemos dizer q os restantes 30% seriam em coisas importantes como saúde ou educação, e uma parte mais pequena desses 30% são investimentos e coisas q n percebo nada acerca (coisas mais superficiais é o que quero dizer) Se essas contas nos dizem que vivermos acima das possibilidades, também nos dizem impossível ter uma família sem viver acima das possibilidades. Isto assumindo partindo do pressuposto q compraste uma casa A não ser que comecemos todos a ir para apartamentos tipo os de hong kong em q as pessoas n se podem mexer, ou começarmos todos a viver em casas alugadas, ou ambos, não vejo como é possível as pessoas viverem dentro das possibilidades Em relação à coisa do valor acrescentado, creio q essa tabela não nos diz nada acerca disso Sim, usei os ~10M da população em Portugal, e mais ou menos metade disso para a população ativa (que tem, ou procura emprego). A esmagadora maioria da dívida é da habitação sim porque, como é óbvio, é o tipo de empréstimo pessoal onde o indivíduo irá conseguir que lhe sejam financiados os maiores valores face àquilo que são os seus rendimentos (tipo 5x o salário anual ou perto disso, não me recordo dos valores médios). Isto porque o banco está a emprestar esse valor contra uma hipoteca, e terá sempre a garantia que poderá reaver parte do dinheiro ao executar essa hipoteca e revender a habitação. Na verdade, não consegui encontrar uma divisão definitiva desses 30% e por isso não quero entrar em grandes discussões sobre isso sem estar apoiado pelos números, mas consigo rebater o argumento de que a maior parte é para Educação ou Saúde. Nesta notícia sobre o aumento do crédito ao consumo em 2018 tens a divisão que interessa: 42% do crédito ao consumo destina-se à compra de carro, ao passo que o crédito para fins de educação, saúde, energias renováveis e locação financeira foi de 1.2%. Existirá sempre dívida particular em qualquer país porque as pessoas precisam de se financiar, quer por razões de investimento, quer por questões relacionadas com custo de oportunidade. O problema não é esse, o problema é termos um volume de dívida absurdo (que no caso das familias, é de mais de 100% do rendimento disponível), muuuuito acima de quase todos os países da UE. A tabela não precisa de falar de valor acrescentado para ser unânime que apenas uma fracção da economia portuguesa se destina à criação de riqueza através de valor acrescentado. É essa a razão pela qual trabalhamos mais horas que a maioria dos outros países, e apresentamos níveis de produtividade muito inferiores. É uma questão estrutural, e tens dezenas de artigos por aí que explicam muito melhor o problema do que aquilo que eu faria. Citação de Lip McBoatface, há 16 horas: Elliot, a produtividade não depende também das pessoas se sentirem valorizadas, onde o que auferem é um dos grandes factores? (e sim, sei que a nossa população consegue ser mesquinha que dói nessas coisas). Em parte, certamente. Mas seria quase indiferente uma vez que, como mencionei aí em cima, o problema é estrutural e prende-se com o facto de não produzirmos quase nada com valor acrescentado (somos um país virado quase exclusivamente para os serviços). Ou seja, não é só uma questão de empenho das pessoas que trabalham, aliás, as empresas até nos obrigam a trabalhar mais horas do que nos outros países, e os resultados estão à vista. Citação de Stout, há 13 horas: As pessoas vivem acima das suas possibilidades de um modo geral porque têm dívida? Não é por não a pagarem é só simplesmente por terem dívida? Quanto é que valem os bens de cada pessoa em média? Não cobrem esses 25 ou 14k? Que percentagem do rendimento anual é que não seria viver acima das possibilidades? E como é que os dados de Portugal comparam com outros países... Se formos a ver os dados sobre crédito malparado dá para ver que tens no máximo 15% de pessoas com crédito malparado e que os montantes não passam dos 5% dos valores emprestados. Eu diria que é muito mais útil para saber se alguém vive acima das suas possibilidades saber se a pessoa paga os empréstimos que tem do que saber o valor deles.... Depois de ler este post dei por mim a sorrir. Por momentos, pensei que não estivesse num país com um dos maiores níveis de crédito malparado da UE e onde o sistema bancário praticamente colapsou por ser incapaz de reaver o valor dos empréstimos em dívida. Se queres dados, porque não os procuras online? Em quase todos os indicadores estamos muito acima da média da UE. E se conseguiste encontrar dados sobre o malparado em Portugal, porque não os comparas com os valores dos restantes países europeus? Se tens essa curiosidade, tens de ser autónomo e procurar. E se aquilo que encontrares não for de encontro àquilo que estou a argumento, então sim podemos discutir. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 10 Março 2019 Citação de Stout, há 13 horas: Louco não digo, agora burro é capaz. Tão se eu tenho meio milhão no banco, quero uma casa de 600 mil e peco 100 mil emprestados e estou a pagar 500€/mes para ti estou a viver acima das minhas possibilidades. Já se pagar uns 2.5K para alugar a casa não estou. Sentido disto? 0. Quando um indivíduo pede dinheiro emprestado está a abdicar de consumir no futuro para consumir no presente. O crédito à habitação faz todo o sentido. Não fosse isso e as pessoas viviam na rua. Para além disso os imóveis tendem a não perder valor e, portanto, podem vender-se um dia mais tarde e resolver o assunto. O problema aqui é o crédito ao consumo, para comprar carros, electrodomésticos, férias, etc. Não me compete andar a dizer o que as pessoas devem ou não fazer, mas estes créditos, para além de terem condições leoninas, com taxas de juro absurdas, são empréstimos não produtivos e que, muitas vezes, ainda acarretam despesas extra, como combustíveis, etc. Portanto, quando se diz que os portugueses vivem acima das possibilidades, ninguém está a dizer que os portugueses fazem vida de ricos. Diz-se que os portugueses gastam mais do que aquilo que deviam. Infelizmente o que deviam gastar é que é demasiado pouco e insuficiente para se ter uma vida decente. Citação de Lip McBoatface, há 17 horas: Elliot, a produtividade não depende também das pessoas se sentirem valorizadas, onde o que auferem é um dos grandes factores? (e sim, sei que a nossa população consegue ser mesquinha que dói nessas coisas). A falta de produtividade dos portugueses é um mito. Os portugueses trabalham bem e com qualidade. O problema é que a riqueza gerada por esse trabalho que cá fica é baixa. Não adianta andar a encher a boca com a Autoeuropa ou o calçado de Felgueiras quando a fatia de leão da riqueza gerada não fica cá, mas sim no país de origem da marca produzida. 4 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Março 2019 Citação de Tio Hans, há 35 minutos: O problema aqui é o crédito ao consumo, para comprar carros, electrodomésticos, férias, etc. Não me compete andar a dizer o que as pessoas devem ou não fazer, mas estes créditos, para além de terem condições leoninas, com taxas de juro absurdas, são empréstimos não produtivos e que, muitas vezes, ainda acarretam despesas extra, como combustíveis, etc. True Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Março 2019 Vá lá, vá lá, @Catota, toda a gente quer saber como é que aos 25 já pagaste a casa e o carro sem recorrer a empréstimos. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 10 Março 2019 Citação de Mayday, há 1 hora: Vá lá, vá lá, @Catota, toda a gente quer saber como é que aos 25 já pagaste a casa e o carro sem recorrer a empréstimos. Prioridades caro Mayday. Aos 20 anos já tinha recebido mais em ordenados do que vocês todos, que acham que é impossível, enquanto andavam a estudar, eu já trabalhava, desde os 16, enquanto pagavam o empréstimo do curso ou do carro ou das férias, eu andava a juntar e a colocar de parte mais de metade do ordenado que recebia, que chegaram a ser 3 ordenados de 3 trabalhos diferentes, e aí 2 ordenados eram só para amealhar, coisa que ninguém está disposto a fazer hoje em dia, querem trabalhar de segunda a sexta, 8h, mas depois queixam-se que é a vida toda nisso, e chegam à reforma e pouco têm. Se eu trabalhei durante 3 anos, 7meses em cada ano, sem folgas e a receber em média 100diários... é normal que tenha feito mais dinheiro que o comum céptico com a mesma idade que eu. Com mais dígitos na conta do que de idade, tirei uma parte para o 1º carro e a carta, e deixei o resto a ganhar pó, arranjei trabalho, pagava as minhas cenas todas, havia meses piores outros melhores, mas nunca fui ao mealheiro. Desde o ano passado que ando com a mania dos investimentos, então decidi usar o meu dinheiro parado para fazer algo do meu futuro, cumpri o objectivo de quadriplicar esse dinheiro, em forex, em cfds, stocks, crypto, um portfólio bastante diversificado e com volatilidade que me tirou anos de vida, mas que valeu a pena. Com alguns investimentos de alto risco, e com um valor da habitação bastante reduzido por ser uma casa penhorada, num bairro social yada yada, 60k e consegui a casa, t2, quintal, garagem. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 10 Março 2019 Tens azar de ter nascido na era do Centeno. Compartilhar este post Link para o post
Mr.Shelby Publicado 10 Março 2019 Agora já entendo. Não estudaste. Assim já acredito mais na tua história. Porque eu estudei e trabalhei em dois sítios ao mesmo tempo que chegava para a propina, gasolina, ajudar os meus pais e pouco mais. E já trabalho desde os 18. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Março 2019 Citação de Catota, há 1 hora: Prioridades caro Mayday. Aos 20 anos já tinha recebido mais em ordenados do que vocês todos, que acham que é impossível, enquanto andavam a estudar, eu já trabalhava, desde os 16, enquanto pagavam o empréstimo do curso ou do carro ou das férias, eu andava a juntar e a colocar de parte mais de metade do ordenado que recebia, que chegaram a ser 3 ordenados de 3 trabalhos diferentes, e aí 2 ordenados eram só para amealhar, coisa que ninguém está disposto a fazer hoje em dia, querem trabalhar de segunda a sexta, 8h, mas depois queixam-se que é a vida toda nisso, e chegam à reforma e pouco têm. Se eu trabalhei durante 3 anos, 7meses em cada ano, sem folgas e a receber em média 100diários... é normal que tenha feito mais dinheiro que o comum céptico com a mesma idade que eu. Com mais dígitos na conta do que de idade, tirei uma parte para o 1º carro e a carta, e deixei o resto a ganhar pó, arranjei trabalho, pagava as minhas cenas todas, havia meses piores outros melhores, mas nunca fui ao mealheiro. Desde o ano passado que ando com a mania dos investimentos, então decidi usar o meu dinheiro parado para fazer algo do meu futuro, cumpri o objectivo de quadriplicar esse dinheiro, em forex, em cfds, stocks, crypto, um portfólio bastante diversificado e com volatilidade que me tirou anos de vida, mas que valeu a pena. Com alguns investimentos de alto risco, e com um valor da habitação bastante reduzido por ser uma casa penhorada, num bairro social yada yada, 60k e consegui a casa, t2, quintal, garagem. Props para ti. Admiro o teu esforço e dou-te os parabéns. Mas desistires da escola antes dos 16 para aos 25 conseguires um carro em segunda mão e uma casa de 60k num bairro social (nada contra, cresci num também) não faz de ti o grande exemplo que queres fazer crer, ainda que tenhas mérito se era esse o teu objectivo de vida. Há quem queira investir numa boa educação para depois procurar um bom emprego que lhes permita ter outras coisas na vida que não só viver com a obsessão tresloucada de obter lucro. Qual é o teu objectivo de vida? O que é que te faz mesmo feliz? É fazer dinheiro? 2 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 10 Março 2019 Citação de Mayday, há 20 minutos: Props para ti. Admiro o teu esforço e dou-te os parabéns. Mas desistires da escola antes dos 16 para aos 25 conseguires um carro em segunda mão e uma casa de 60k num bairro social (nada contra, cresci num também) não faz de ti o grande exemplo que queres fazer crer, ainda que tenhas mérito se era esse o teu objectivo de vida. Há quem queira investir numa boa educação para depois procurar um bom emprego que lhes permita ter outras coisas na vida que não só viver com a obsessão tresloucada de obter lucro. Qual é o teu objectivo de vida? O que é que te faz mesmo feliz? É fazer dinheiro? Oh Mayday, então o boneco alcança liberdade económica aos 25 e é ele que está errado? Eu fico muito feliz por ele, quem me dera! 1 Compartilhar este post Link para o post