depina Publicado 1 Outubro 2019 https://www.reuters.com/article/us-portugal-election-farright-idUSKBN1WF0L1 bom dia Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Tio Hans, há 9 horas: Eu aceito que o Montijo não seja a melhor solução, mas Beja não pode nunca ser o aeroporto de Lisboa, nunca. Fica a 150kms de Lisboa. Mesmo com um TGV directo, e que demorasse, na melhor das hipóteses, 40 minutos, tens que contar com o tempo de espera pelo comboio, uma vez que não dá para ter um TGV de 10 em 10 minutos como um metro, nem por o TGV à espera que os aviões atrasados cheguem e ainda contar com o tempo entre a chegada do TGV a Lisboa e a chegada do passageiro a casa, hotel ou escritório. Estamos a falar de duas horas ou mais entre a aterragem do avião e a chegada ao destino. Isto não cabe na cabeça de ninguém. Beja não serve, nem nunca servirá como alternativa a Lisboa e ver políticos a defender o contrário choca-me. É de quem nunca precisou de viajar em trabalho. Soubessem eles o que custa passar noites em aviões... Quando no folheto de propaganda a favor do Aeroporto do Montijo que recebi na caixa de correio dizia que o novo Aeroporto daria uma bela vista aos turistas da Cidade de Lisboa está tudo dito... Já que isso é fator porque não fazer um hidroporto e meter hidroaviões a aterrar no meio do Tejo? Isso sim é que daria uma vista espetacular... 🙄 Acaba por ser um desperdício ter um aeroporto como aquele em Beja que não é aproveitado. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Wincing Hálldor, há 8 horas: Eu não estava a tomar nenhuma posição, só a dizer que esse argumento do Rui (que é alguém que eu respeito muitíssimo) não me faz qualquer sentido. e não faz: "Conta-se que Demóstenes, à força de perseverança, ultrapassou o problema da gaguez declamando poemas enquanto corria na praia contra o vento e também, sendo esse o facto mais conhecido, forçando-se a falar com seixos na boca. Após treinamento que demandou enorme esforço, Demóstenes venceu a gagueira e se tornou o maior orador da Grécia. " é da wikipedia, mas não deixa de ser o que é dito na academia. Deturpações? não, obrigado. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Sandes., há 1 hora: Provavelmente sabes mais do assunto que eu, mas segundo o observador (que cita o INE) até estamos abaixo da média da Europa: Culpa minha, que não me expressei corretamente. Carga fiscal para as empresas, que as inibe de investir e crescer significativamente: https://www.google.com/amp/s/eco.sapo.pt/2019/01/15/portugal-tem-uma-taxa-alta-de-irc-mas-receita-vale-pouco-no-total/amp/ Mas o PAN levantou uma dúvida interessante e que eu não consigo responder porque não tenho dados, mas como seria se em vez de receita de impostos em percentagem do PIB, estivéssemos a medir a proporção dos rendimentos que as pessoas pagam em impostos? Isto porque temos um problema de falta de progressividade (com impostos indiretos elevados) e de evasão fiscal (com uma economia paralela de cerca de metade do PIB). Para além de que uma boa parte dos portugueses não tem rendimentos suficientes para pagar IRS, e outras empresas também não pagam impostos cá porque já estão a ser tributadas noutro lado... esses 35% dariam um salto engraçado. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Mayday, há 9 horas: Pronto, fica aqui agora uma aula do Pacheco Pereira. O que ele disse não é novidade nenhuma. O que disse em relação ao Pan e ao tal partido da meditação é que ele está um bocado a leste porque nas escolas primárias já estão a enfiar pela goela dos putos o mindfulness como parte do currículo. E lá andam os putos todos contentes a fazer bolas de qi e a mandar qi positivo de uns para os outros. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Lebohang, há 48 minutos: Bom, agora mais a "frio" em relação ao debate: muitos cromos, muita gente com pouca ou nenhuma ideia e muita gente que passou completamente ao lado. Os melhores: Aliança, Chega, IL, LIVRE, MPT, Nós, Cidadãos!, PDR e RIR. Santana Lopes foi o melhor de todos mas também como dissemos aí atrás com a qualidade dele no meio de gente como esta é como meter o Messi ou o Bruno Fernandes no meio de pinos. Ventura sentiu claramente o facto deste "Debate" só ser debate no nome porque não podia haver interpelação direta. Tentou trazer a CMTV para o debate, coisa que o individuo do PURP e PCTP-MRPP caíram que nem patos, e conseguiu mais algum tempo de antena e sobretudo de protagonismo, essencial num debate a 15(!). Como disse aí atrás goste-se ou não do individuo tem discurso claro e conciso e não duvido que tenha sido o principal vencedor, a haver um, no debate a par do Santana. JKM do LIVRE tem boa cabeça e bom raciocínio mas o problema de gaguez afeta por completo o discurso. O representante do IL teve bons discursos mas esperava uma postura mais agressiva tendo em conta o tipo de propaganda que fazem. Tino de Rans mantém a postura descontraída que trazia das Presidenciais, muito terra-a-terra, basicamente o contrário dos políticos hoje em dia. MPT, NC e PDR foram claros nas mensagens que passaram. Concluindo, não duvido que depois disto LIVRE, Aliança e Chega fiquem com as esperanças reforçadas em meter alguém no Parlamento. IL vai ter que dar ao pedal. Tendo em conta a popularidade do Tino no Porto não duvido que ele já tenha um pé na AR. Sim, mas só em Lisboa é Porto. Eu diria que vão ter um paupérrimo resultado nacional, mas vão eleger a Joacine como a UDP elegeu 1 Deputado em 1979 com menos de 1% Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 1 Outubro 2019 Se ainda votasse em Lisboa votava no Livre se pensar duas vezes. Em Setúbal já não sei bem. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Ticampos, há 4 minutos: Sim, mas só em Lisboa é Porto. Eu diria que vão ter um paupérrimo resultado nacional, mas vão eleger a Joacine como a UDP elegeu 1 Deputado em 1979 com menos de 1% Lisboa e o Porto são os objectivos do Livre, Aliança e mesmo do IL. No resto do país é para esquecer. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Wincing Hálldor, há 8 horas: Eu não estava a tomar nenhuma posição, só a dizer que esse argumento do Rui (que é alguém que eu respeito muitíssimo) não me faz qualquer sentido. E eu concordo, o meu comentário era para o tweet. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 1 Outubro 2019 (editado) Citação de Puto Perdiz, há 18 minutos: Lisboa e o Porto são os objectivos do Livre, Aliança e mesmo do IL. No resto do país é para esquecer. Estás enganado quanto à Aliança, o Santana anda pelo país fora, ainda no debate disse que foi a Serpa, Ferreira do Alentejo e sei lá aonde mais. Quanto ao resto... Prefiro o Salazar e o Estado Novo ao PNR a mandar em Portugal. Um político que diz que nenhum não filho de português é português mesmo que nasça em Portugal, consegue ser ainda pior. E ouvi aqui dizer que ele não gozou ou riu da Joacine. Teve respeito. Eu diria o contrário... Não a considera um ser humano. Para ele ela não passa de uma mosca. Editado 1 Outubro 2019 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Tio Hans, há 10 horas: Eu aceito que o Montijo não seja a melhor solução, mas Beja não pode nunca ser o aeroporto de Lisboa, nunca. Fica a 150kms de Lisboa. Mesmo com um TGV directo, e que demorasse, na melhor das hipóteses, 40 minutos, tens que contar com o tempo de espera pelo comboio, uma vez que não dá para ter um TGV de 10 em 10 minutos como um metro, nem por o TGV à espera que os aviões atrasados cheguem e ainda contar com o tempo entre a chegada do TGV a Lisboa e a chegada do passageiro a casa, hotel ou escritório. Estamos a falar de duas horas ou mais entre a aterragem do avião e a chegada ao destino. Isto não cabe na cabeça de ninguém. Beja não serve, nem nunca servirá como alternativa a Lisboa e ver políticos a defender o contrário choca-me. É de quem nunca precisou de viajar em trabalho. Soubessem eles o que custa passar noites em aviões... Como alguém que viaja frequentemente em trabalho e conhece as realidades do Montijo e de Beja, deixa-me que te diga que isso não é bem assim. Os horários dos comboios dariam perfeitamente para conjugar com os horarios das chegadas, de 10 em 10 minutos não dá, mas diria que de 30 em 30 em horas de maior tráfego é possível. Claro que não podes contar com os atrasos, mas isso agora também nao acontece propriamente, ainda há 2 semanas o meu voo de Ponta Delgada atrasou e o barco para o Barreiro não esperou por mim. E mesmo assim, neste caso seria um serviço quase exclusivamente para o efeito. O comboio, de momento, tal como a maioria das linhas da cp, faz a viagem numa condição miserável, com uma auto motora avariada e outra a avariar a fazer metade da linha, se fosse toda feita em alfa ja faria comeria metade das duas horas que demora a fazer a viagem até sete rios, não creio que fosse sequer necessário o investimento no tgv numa fase inicial. Mas, não obstante, o tgv, além de diminuir ainda mais o tempo de viagem, criava uma ligação por agora quase inexistente com o Porto de Sines e a eventual troca da bitola ibérica ridícula das nossas linhas, podendo assim ligar o nosso país ao resto da europa pela linha férrea. (Este ponto já é juntar o útil ao agradável, claro, mas ainda assim, seria algo mais a trazer benefícios ao país) Além disto ainda se pode usar o facto da pista do aeroporto de Beja ser bastante grande, que poderia trazer outro/aumento de certo tipo de voos que nem Lisboa tem nem o Montijo terá. A distância é com certeza um argumento forte, mas o próprio do aeroporto do Montijo não é propriamente perto, ainda são aproximadamente 30 minutos de carro para o centro de Lisboa, em vias já de si sobrelotadas. Além de que, nao esquecer, que servindo quem li que vai servir, como hub para as low costs, 150kms não é nada, a Ryanair chegou a publicitar viagens para o aeroporto de Girona como se fosse para Barcelona, que fica quase a 2h de carro. O próprio do Aeroporto d'El Prat não fica propriamente perto da cidade, bem como a maioria dos aeroportos. (Posso te dar o exemplo de Londres). Entre uma solução em que as infraestruturas estão todas lá, apenas a precisar de melhorias (Beja), e outra em que se tem que construir tudo, ainda eventualmente investir mais rápido numa terceira travessia sobre o tejo, obras noutra ponte e destruir completamente um habitat natural de várias espécies, acho que a escolha não têm muito que saber. E isto vem de alguém que saiu de casa às 8h45 e neste momento, às 10h10, ainda não chegou ao aeroporto. Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 1 Outubro 2019 (editado) O Tino de Rans pode ser um cromito mas quando falou ontem ainda disse umas coisas acertadas, então quando falou do Hospital Padre Américo é totalmente verdade o que ele disse, para não falar das promessas não cumpridas de ligações de estradas que aos anos a malta cá da zona ouve falar e nada, etc etc. Editado 1 Outubro 2019 por Mo Salah Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Outubro 2019 To farto de partilhar este jornal mas é assim to com o coração partido https://fumaca.pt/a-casa-ou-a-comida/ Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Outubro 2019 (editado) Citação de Mo Salah, há 1 hora: O Tino de Rans pode ser um cromito mas quando falou ontem ainda disse umas coisas acertadas, então quando falou do Hospital Padre Américo é totalmente verdade o que ele disse, para não falar das promessas não cumpridas de ligações de estradas que aos anos a malta cá da zona ouve falar e nada, etc etc. O problema é que, na política, não basta falar dos problemas - coisa que a maioria dos partidos esquece, na verdade. Editado 1 Outubro 2019 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: O problema é que, na política, não basta falar dos problemas - coisa que a maioria dos partidos esquece, na verdade. É verdade, deve-se apresentar sempre soluções e propostas mas também nunca nos podemos esquecer dos problemas porque não é só com promessas eleitorais que os vão resolver. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Sandes., há 4 horas: Provavelmente sabes mais do assunto que eu, mas segundo o observador (que cita o INE) até estamos abaixo da média da Europa: Este grafico é muito enganador. Em media Portugal tem IRS mais baixo do que a media, sobretudo porque os salarios tambem sao bastante abaixo da media. Vamos por exemplo falar num portugues com um salario medio-alto que recebe 2000 euros brutos mes, vai pagar 22,6% de IRS. Um alemao com o mesmo salario vai pagar 10,2%. 1000 Euros - IRS em PT 11,7% - IRS na Alemanha 0% 3000 Euros - IRS em PT 27,9% - IRS na Alemanha 13,4% Quanto mais para cima pior 10000 Euros - IRS em PT 40,5% - IRS na Alemanha 30,5% Quem diz a Alemanha pode substituir por qualquer outro pais do Norte da Europa Agora que venha o BE dizer que quem ganha acima da media paga poucos impostos... Citação de Grillo, há 1 hora: Como alguém que viaja frequentemente em trabalho e conhece as realidades do Montijo e de Beja, deixa-me que te diga que isso não é bem assim. Os horários dos comboios dariam perfeitamente para conjugar com os horarios das chegadas, de 10 em 10 minutos não dá, mas diria que de 30 em 30 em horas de maior tráfego é possível. Claro que não podes contar com os atrasos, mas isso agora também nao acontece propriamente, ainda há 2 semanas o meu voo de Ponta Delgada atrasou e o barco para o Barreiro não esperou por mim. E mesmo assim, neste caso seria um serviço quase exclusivamente para o efeito. O comboio, de momento, tal como a maioria das linhas da cp, faz a viagem numa condição miserável, com uma auto motora avariada e outra a avariar a fazer metade da linha, se fosse toda feita em alfa ja faria comeria metade das duas horas que demora a fazer a viagem até sete rios, não creio que fosse sequer necessário o investimento no tgv numa fase inicial. Mas, não obstante, o tgv, além de diminuir ainda mais o tempo de viagem, criava uma ligação por agora quase inexistente com o Porto de Sines e a eventual troca da bitola ibérica ridícula das nossas linhas, podendo assim ligar o nosso país ao resto da europa pela linha férrea. (Este ponto já é juntar o útil ao agradável, claro, mas ainda assim, seria algo mais a trazer benefícios ao país) Além disto ainda se pode usar o facto da pista do aeroporto de Beja ser bastante grande, que poderia trazer outro/aumento de certo tipo de voos que nem Lisboa tem nem o Montijo terá. A distância é com certeza um argumento forte, mas o próprio do aeroporto do Montijo não é propriamente perto, ainda são aproximadamente 30 minutos de carro para o centro de Lisboa, em vias já de si sobrelotadas. Além de que, nao esquecer, que servindo quem li que vai servir, como hub para as low costs, 150kms não é nada, a Ryanair chegou a publicitar viagens para o aeroporto de Girona como se fosse para Barcelona, que fica quase a 2h de carro. O próprio do Aeroporto d'El Prat não fica propriamente perto da cidade, bem como a maioria dos aeroportos. (Posso te dar o exemplo de Londres). Entre uma solução em que as infraestruturas estão todas lá, apenas a precisar de melhorias (Beja), e outra em que se tem que construir tudo, ainda eventualmente investir mais rápido numa terceira travessia sobre o tejo, obras noutra ponte e destruir completamente um habitat natural de várias espécies, acho que a escolha não têm muito que saber. E isto vem de alguém que saiu de casa às 8h45 e neste momento, às 10h10, ainda não chegou ao aeroporto. O Aeroporto de Beja seria so o Aeroporto principal mais distante de uma capital. Londres é um mau exemplo, porque podes utilizar Heathrow, Gatwick ou London City, que ficam na grande area motropolitana, Luton e Stansted so existem para low-costs porque as slots nos outtos estao ocupadas e sao carissimas. Agora quem viaja em negocios normalmente vai com o tempo contado, eu que faco 100 voos ano, o unico que quero é chegar a Lisboa (Aeroporto de Beja) e levar o mesmo tempo a chegar a casa no centro de Lisboa, do que passei no ar entre Milao e Beja... Lisboa necessita de uma alternativa a Portela para ontem. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 1 Outubro 2019 (editado) Acho que quem ganha 2000 euros brutos, ou seja 28k ano(com os 13 e 14 mês) paga 37% de imposto e ainda temos de acrescentar descontos para a segurança social. @Burkina2008 Editado 1 Outubro 2019 por ascom Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 1 Outubro 2019 (editado) Gostava de fazer uma pergunta... As nossas empresas de sondagens foram à falência no mês passado? Onde andam as sondagens da Intercampus, Eurosondagem, Católica, ISCTE, Multidados, e até Aximage (penúltima a lançar resultados). Editado 1 Outubro 2019 por Ticampos 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Outubro 2019 Citação de ascom, há 8 minutos: Acho que quem ganha 2000 euros brutos, ou seja 28k ano(com os 13 e 14 mês) paga 37% de imposto e ainda temos de acrescentar descontos para a segurança social. @Burkina2008 Errado...espero que nao sejas ainda trabalhador activo... 37% so se paga sobre a porcao do rendimento anual entre os 20k e os 40k Quem recebe 2000 por mes paga uma taxa efectiva de 22,6% E se estamos a comparar impostos nao podemos adicionar seguranca social 11%, se nao a comparacao tem de ser feita incluindo no caso da alemanha (seguranca social (entre 9% e 17%), imposto de solidariedade pela DDR 0,4%-1,6% e church tax se estiveres filiado) Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Ticampos, há 4 horas: Sim, mas só em Lisboa é Porto. Eu diria que vão ter um paupérrimo resultado nacional, mas vão eleger a Joacine como a UDP elegeu 1 Deputado em 1979 com menos de 1% Tenho algumas dúvidas, acho que o BE vai roubar muitos votos ao LIVRE em Lisboa. Começo a apontar para este cenário em termos de probabilidades de ganhar um deputado: Chega, LIVRE e Aliança, IL. Eu acho que o IL vai ser mesmo a grande incógnita, a campanha deles chega a todo o lado mas não sabemos com exatidão aquilo que vai dar. E tendo em conta os resultados das Europeias eles precisam praticamente de dobrar o número de votos em Lisboa. Aliança pode perder votos com a subida da direita e o Chega está muito desaparecido das sondagens. Eu acho que a falta de informação vai provocar um mini-caos dia 6 com diferentes canais com as suas diferentes sondagens a darem diferentes partidos na AR. Vai ser engraçado ver os jornalistas a correrem as diferentes sedes dos partidos pequenos à caça daquele que entrar. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Outubro 2019 (editado) Citação de Mo Salah, há 1 hora: É verdade, deve-se apresentar sempre soluções e propostas mas também nunca nos podemos esquecer dos problemas porque não é só com promessas eleitorais que os vão resolver. Não, certo. Mas entre um partido que promete soluções que não cumpre, e um partido que não as aponta, não sei qual é melhor. É que para apontar problemas não precisas de um partido, basta ires a uma tasca qualquer. Editado 1 Outubro 2019 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Lebohang, há 16 minutos: Tenho algumas dúvidas, acho que o BE vai roubar muitos votos ao LIVRE em Lisboa. Começo a apontar para este cenário em termos de probabilidades de ganhar um deputado: Chega, LIVRE e Aliança, IL. Eu acho que o IL vai ser mesmo a grande incógnita, a campanha deles chega a todo o lado mas não sabemos com exatidão aquilo que vai dar. E tendo em conta os resultados das Europeias eles precisam praticamente de dobrar o número de votos em Lisboa. Aliança pode perder votos com a subida da direita e o Chega está muito desaparecido das sondagens. Eu acho que a falta de informação vai provocar um mini-caos dia 6 com diferentes canais com as suas diferentes sondagens a darem diferentes partidos na AR. Vai ser engraçado ver os jornalistas a correrem as diferentes sedes dos partidos pequenos à caça daquele que entrar. Podem dobrar... Na Madeira ficaram a 4 ou 5 votos da Aliança, nas europeias tinham ficado muito mais longe. Foram dos partidos que perderam menos. No Funchal ganharam à Aliança. Tinham ficado a 0.6% nas europeias. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 1 Outubro 2019 Citação de Ticampos, há 5 minutos: Podem dobrar... Na Madeira ficaram a 4 ou 5 votos da Aliança, nas europeias tinham ficado muito mais longe. Foram dos partidos que perderam menos. No Funchal ganharam à Aliança. Tinham ficado a 0.6% nas europeias. Como é que depois fica o Método de Hondt? Haver um pequeno partido que saque logo um deputado não deixa o outro pequeno partido atrás mais longe de o fazer? Ou é ao contrário? Basicamente para Lisboa o número redondo é 20.000 votos, se um partido os tiver o que vai atrás precisa de tirar esse número ou é ligeiramente menos? Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 1 Outubro 2019 (editado) Citação de Lebohang, há 49 minutos: Como é que depois fica o Método de Hondt? Haver um pequeno partido que saque logo um deputado não deixa o outro pequeno partido atrás mais longe de o fazer? Ou é ao contrário? Basicamente para Lisboa o número redondo é 20.000 votos, se um partido os tiver o que vai atrás precisa de tirar esse número ou é ligeiramente menos? Assumindo que os partidos teriam os resultados da minha sondagem nacional e as proporções das eleições europeias em Lisboa, os resultados seriam... PS - 33.34% PSD - 22.33% BE - 10.53% CDU - 7.66% CDS - 6.21% PAN - 3.34% CH - 2.49% IL - 1.91% A - 1.58% L - 1.54% Isto dá... PS 19, PSD 13, BE 6, CDU 4,CDS 3, PAN 2, CH 1, IL 1 (o Livre deve também ter 1 e não 0, mas tal deve-se ao apelo de minorias da candidata. Curiosamente a abstenção será muito importante para perceber o desenlace dos pequenos partidos, se for muita baixa terão piores resultados e maior bipolarização ps/PSD, se for muito alta, vários desses partidos poderão entrar na AR. Editado 1 Outubro 2019 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 1 Outubro 2019 Está a circular isto. Mas deve ser daquelas sondagens à IL para criar ruído. Compartilhar este post Link para o post