bobzz Publicado 20 Novembro 2020 Citação de Burkina2008, há 12 horas: Portanto a classe media (que basicamente esta medida ia afectar a classe media), que tem uma carga tributaria de 40% e que nao pode descontar nada no IRS, se tiver um filho que vai para a Universidade tem de ainda pagar mais do que esticar mais a corda...faz todo o sentido... Btw o Ho Chi Minh certamente nao ia concordar com a proposta do Rio..."Rui, ja para um arrozal 5 anos para veres como é a vida" alguém que vá estudar para Lisboa hoje paga 5x mais do que as propinas por um quarto (contando que mantém o quarto o ano inteiro) Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 20 Novembro 2020 Citação de bobzz, há 3 minutos: alguém que vá estudar para Lisboa hoje paga 5x mais do que as propinas por um quarto (contando que mantém o quarto o ano inteiro) Daí que seja vital melhorar a qualidade e a quantidade do alojamento para os estudantes universitários. Pagar 500€/mês por um quarto tem um peso tremendo nas finanças de qualquer família. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 20 Novembro 2020 ups, quotei o posto errado tava a contar com 400€/mês, diria que o mínimo atualmente não deve fugir dos 350€ Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 20 Novembro 2020 Citação de bobzz, há 4 minutos: ups, quotei o posto errado tava a contar com 400€/mês, diria que o mínimo atualmente não deve fugir dos 350€ Conheço estudantes que em Faro pagam aquele valor que referi. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 20 Novembro 2020 a sério? pensei que em zonas mais periféricas se pagasse o mesmo por um T1 do que por um quarto (pelo menos há 10 anos creio que acontecia). embora Faro não seja propriamente periférico, não diria que se pagaria mais do que se paga em Lisboa (também há quem pague 500€ em Lisboa, claro) Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 20 Novembro 2020 (editado) Citação de Vaart10, há 57 minutos: Conheço estudantes que em Faro pagam aquele valor que referi. pagam 500 por um quarto porque podem. Se não pudessem, arranjavam mais barato, mais buraco. Editado 20 Novembro 2020 por Bumba Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 20 Novembro 2020 Citação de bobzz, há 55 minutos: a sério? pensei que em zonas mais periféricas se pagasse o mesmo por um T1 do que por um quarto (pelo menos há 10 anos creio que acontecia). embora Faro não seja propriamente periférico, não diria que se pagaria mais do que se paga em Lisboa (também há quem pague 500€ em Lisboa, claro) Faro teve, nos últimos anos, uma grande procura de quartos para arrendar por parte dos estudantes. No entanto a oferta não acompanhou a procura, o que fez com que os preços aumentassem muito, e para ajudar a isto há a cena de muitos senhorios terem remodelado as casas e passado para AL. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 20 Novembro 2020 Citação de Bumba, há 3 horas: pagam 500 por um quarto porque podem. Se não pudessem, arranjavam mais barato, mais buraco. Arranjavam se houvesse, esse é que é o grande problema. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 20 Novembro 2020 Para não falar que na periferia de Faro, ou cidades perto, praticamente não há a política de arrendar quartos. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 20 Novembro 2020 (editado) posso confirmar que o aluguer de quartos em Faro está a ser uma forca autêntica. E vai apertando e sufocando aos poucos. A maneira de sobreviver é a) não alugar um quarto perto da Universidade (como a zona da Penha, onde está o Campus principal) b) alugar com outras pessoas. É repreensível esta atitude e não abona para a cultura universitária que se anda a tentar criar mas que na verdade é feita de fumo e ideias. E não é só preços de arrendar. Até a zona em volta da Penha, onde está o Campus principal, tem tido subida de preços a nível de restauração. edit: isto parece uma paródia de LARP. Editado 20 Novembro 2020 por Victarion 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 20 Novembro 2020 Citação de Lebohang, há 7 horas: Bloco afunda nas intenções de voto com chumbo do Orçamento do Estado, diz sondagem Modifiquei o topico que tinha criado para as minhas previsoes, agora sera mais generalista, a exemplo do topico dos EUA. Por isso tudo o que for discussao de sondagens e resultados das eleicoes portuguesas, pode ser falado no outro topico, se todos estiverem de acordo. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 20 Novembro 2020 (editado) Perguntem ao Rui Rio se acha que o SMN, que é inferior ao valor das propinas, também são trocos e se acha por bem aumentá-lo. Noutro tema, o estado está a dispensar profissionais de saúde em plena pandemia. Editado 20 Novembro 2020 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 20 Novembro 2020 (editado) Citação de Gorki, há 7 minutos: PCP a ver bastantes propostas a serem aprovadas na especialidade (fez mais de 340 propostas) BE a ver navios e cada vez mais afastado (fez apenas 12 propostas) No entanto, o que interessa discutir é a realização do congresso. Esta perseguição é boa para o PCP, vai levar até os mortos a voltar a votar no partido. Citação de Lebohang, há 9 horas: Bloco afunda nas intenções de voto com chumbo do Orçamento do Estado, diz sondagem O que eu começo a ler nestas sondagens é que a abstenção nas próximas legislativas vai bater novos recordes. Editado 20 Novembro 2020 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 20 Novembro 2020 Glória e honra ao partido comunista português! Pela restituição da constituição de abril!! 4 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 20 Novembro 2020 Citação de Che, há 23 minutos: Glória e honra ao partido comunista português! Pela restituição da constituição de abril!! bot Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 20 Novembro 2020 Citação de Bumba, há 16 minutos: bot Isso é muito à frente para o PCP. O partido da cassete. Btw acid rap melhor mixtape de sempre. É dum socialista. Glória e honra ao chance the rapper! 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 20 Novembro 2020 Glória e honra às sestas depois de almoço 2 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 20 Novembro 2020 Citação de Mayday, há 2 horas: O que eu começo a ler nestas sondagens é que a abstenção nas próximas legislativas vai bater novos recordes. Não me parece, e não me parece porque muitos abstencionistas vão votar Chega. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 20 Novembro 2020 (editado) Citação E agora, Açores? Os Açores têm alguns dos piores indicadores de educação, saúde e emprego do país. Têm a maior taxa de mortalidade, a menor esperança média de vida e a maior taxa de desemprego. Têm também dos menores índices de escolarização. Tudo isto são marcas do fracasso da governação socialista dos últimos 24 anos. O Jornal Público esta semana trouxe um excelente retrato da situação de pobreza no arquipélago, num raro, mas digno e bem conseguido, exercício de autocrítica ao modelo político-económico que habitualmente se defende naquelas páginas. Vinte e quatro anos é muito tempo para que se possam apontar outros responsáveis pela situação actual. O PS esteve seis vezes mais tempo no poder nos Açores do que Passos Coelho (a quem se costumam assacar culpas por tudo e mais alguma coisa) esteve no poder no país. Por isso, esta realidade desastrosa tem responsáveis, e esses responsáveis são Carlos César e Vasco Cordeiro, que governaram os Açores neste período. No entanto, não vale a pena entrar em maniqueísmos e pensar que basta mudar a cor do Governo para que tudo melhore. É verdade que o PS esteve lá 24 anos, mas os 22 anos anteriores de governo PSD não deixaram os Açores numa situação melhor do que está hoje. Quando o PSD abandonou o poder em 1996, os Açores eram a região mais pobre do país. Na realidade, e para sermos justos, nos últimos 24 anos, os Açores simplesmente acompanharam o desastre económico do país, tendo até crescido acima do resto do país. Foram mesmo a única região do país que não divergiu em relação à União Europeia neste século (embora também não tenham convergido, que é o que se espera de uma região pobre). Neste período, ultrapassou ligeiramente o Norte e Centro do país passando a ser “apenas” a terceira região mais pobre do país medido em PIB per capita. Claro que com o mal dos outros podem os Açores bem, e o facto de o país ter estado ainda mais estagnado, tendo permitido este pequeno salto na classificação, não significa que os Açores também devam ficar assim ou que os seus habitantes devam ser menos exigentes. Mas é importante que fique claro que não basta mudar a cor das cadeiras do parlamento regional para haver uma transformação repentina. É preciso mudar as políticas e formas de pensar a economia açoriana. Não vou aqui arriscar um conjunto de soluções. Há quem conheça a realidade melhor do que eu e esteja numa situação melhor para o fazer, mas uma coisa é certa: o actual modelo em que tudo gira em torno do governo regional e das empresas do regime não funciona. Não cria oportunidades, não retém talento, nem gera as condições para o arquipélago se libertar de uma economia de subsídios. Longos períodos no poder criam também as condições para clientelismo e teias de corrupção. Para todos os efeitos legais (até porque o Largo do Rato tem acesso a melhores advogados do que eu), não estou a dizer que isto exista nos Açores. Mas vamos imaginar o cenário irrealista e imaginário de que existe uma grande rede de clientelismo e corrupção nos Açores (que, reitero para os senhores da Eduardo Paz Ferreira e Associados, não estou a afirmar que existe). Se existisse, seria um grande entrave ao crescimento económico dos Açores. Quem é que numa região onde o Estado tem um peso direto e indireto tão grande quereria investir sabendo que só conseguiria contratos públicos com amigos no poder? Que incentivos tem uma empresa a inovar, investir na formação e tornar-se mais competitiva, quando sabe que lhe basta ter amigos no poder para manter um negócio lucrativo? Como é que se poderia garantir que os serviços do estado funcionam minimamente bem quando o único critério de acesso a empregos no estado é ter cartão do partido? Se por acaso existisse uma rede de corrupção e clientelismo nos Açores, seria importante desmantelá-la o mais rapidamente possível. Mas a luta contra a corrupção e o clientelismo não se faz criando gabinetes contra a corrupção (que só servem para criar mais uns tachos para clientelas deste e dos próximos governos). É importante que se retirem os incentivos às redes de clientelas, nomeadamente reduzindo o poder do Estado na economia diminuindo a capacidade de distribuir lugares, criando condições para os concursos públicos serem abertos e fiscalizados para que haja verdadeira competição por eles, e a despartidarização a função pública. Se a mudança de cor nas cadeiras da Assembleia Regional dos Açores se concretizasse directamente numa mudança de cor nas cadeiras da Administração Pública nos Açores, então a mudança teria sido em vão. O processo de indigitação do Governo nos Açores foi politicamente mal gerido e terá um custo para os partidos que apoiam a solução (com uma excepção óbvia). É uma mudança positiva, mas que poderia e deveria ter sido feita de outra forma. Mas agora feita, cabe ao novo Governo regional demonstrar que não está ali apenas para mudar as cores das cadeiras, que tem um plano para desenvolver economicamente uma região cheia de potencial. E se, eventualmente, num cenário imaginário, o novo Governo vier a descobrir haver um niquinho de corrupção por lá, que tenham a coragem de tomar as medidas não só para a denunciar e combater, mas também para criar as condições para que não aconteça novamente. Se, em vez disso, insistirem nas soluções que têm arrastado os Açores para a pobreza nas últimas décadas, terão perdido uma oportunidade única. Tudo aquilo terá sido em vão. As pessoas nos Açores e no resto do país estarão atentas. E saberão retirar as devidas extrapolações para a política nacional. Eco Sapo - Carlos Guimarães Pinto Editado 20 Novembro 2020 por Seferogol Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 20 Novembro 2020 Antes do PS "governar" os Acores, aquilo era um paraiso de flurescimento economico e social... Porra são 9 ilhas, lirealmente no meio do nada, nunca se vao desenvolver como outras zonas do pais... Para fazer comparacoes, parece-me que o mais serio seria Tristao da Cunha ou Sanit Helena, que ainda devem ter piores indicadores do que os Acores (e menos populacao). Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 20 Novembro 2020 Citação de Burkina2008, há 10 minutos: Antes do PS "governar" os Acores, aquilo era um paraiso de flurescimento economico e social... Porra são 9 ilhas, lirealmente no meio do nada, nunca se vao desenvolver como outras zonas do pais... Para fazer comparacoes, parece-me que o mais serio seria Tristao da Cunha ou Sanit Helena, que ainda devem ter piores indicadores do que os Acores (e menos populacao). Até ao fim do Estado Novo, os Açores eram autossustentáveis. Quer dizer, como toda a gente era pobre, não era difícil uma região rica de solos como os Açores ser autossustentável... Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 20 Novembro 2020 Citação de Seferogol, há 6 minutos: Até ao fim do Estado Novo, os Açores eram autossustentáveis. Quer dizer, como toda a gente era pobre, não era difícil uma região rica de solos como os Açores ser autossustentável... Sim, mas uma comunidade hippie no meio do Arkansas tambem pode ser autossustentavel, não quer dizer que seja desenvolvida economicamente ou socialmente. Essa criticas desse gajo da IL sao um conjunto de chavoes idiotas, simplesmente porque nao ha termo de comparacao que outra situacao governativa tivesse tido melhores ou piores resultados dadas as circunstancias (todas elas, mas sobretudo geograficas) dos Acores. Gostava de ver a solucao governativa "liberalista" para os Acores... Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 21 Novembro 2020 Citação de Burkina2008, há 10 horas: Sim, mas uma comunidade hippie no meio do Arkansas tambem pode ser autossustentavel, não quer dizer que seja desenvolvida economicamente ou socialmente. Essa criticas desse gajo da IL sao um conjunto de chavoes idiotas, simplesmente porque nao ha termo de comparacao que outra situacao governativa tivesse tido melhores ou piores resultados dadas as circunstancias (todas elas, mas sobretudo geograficas) dos Acores. Gostava de ver a solucao governativa "liberalista" para os Acores... Ele tem razão em alguns pontos: os Açores são uma região demasiado dependente dos empregos públicos; o investimento privado é apenas feito por 2 ou 3 grandes grupos, e mesmo assim, sempre com apoio do GRA; apesar das peculiaridades da região, havia espaço para mais investimento privado, caso o GRA não sufocasse empresas; as maiores PMEs são as que têm contratos com o Estado e, os concursos públicos para esses contratos não são justos, são adjudicados à base de compadrios; o mesmo para a entrada para trabalhar na função pública. Se por um lado, a região terá sempre que ser dependente do Estado, por outro, há muito espaço para deixar o investimento privado crescer. Se quem achava que o PSD iria mudar isso, já foi chamado à realidade com o Governo apresentado: Sofia Oliveira, Duarte Freitas, Faria e Castro, só têm secretarias por compadrio. Compartilhar este post Link para o post