Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 46 minutos:

"era o que mais faltava uma escola/hopsital público ter [inserir o nome do material da vez] de qualidade".

Já fiz o exercício, mais do que uma vez, de contrapôr "mas quando tens de recorrer a um hospital ou escola gostas que aquilo tenha qualidade", e constatei que, afinal esse "era o que mais faltava" advém normalmente de um "ah mas eu não uso escola/hospital público, uso St. Julian's e CUF Descobertas".

Sim tempo é qualidade. Se os privados têm um mac super pro iris que custa 13k mas o meu tempo de espera é de 5min. Então secalhar compensa. 

Quando no público, usam walkie talkies, e sinais de fumo, e tens de esperar 2 meses num banco da sala de espera. 

Citação de Seferogol, há 14 minutos:

Tens noção do custo extra que teriam para ter 50 MacBooks numa urgência? E nem estou a falar do preço exagerado dos ditos-cujos.

Numa infraestrutura de segurança organizada, como deve ser um hospital, um MacBook traz um custo mensal acrescido de , pelo menos, uns 150€. 

Vê só o meu lado não liberal: a maioria das pessoas que têm um MacBook é só pelo status quo 😎

Então mas os privados não teem o prejuizo que os públicos teem, custos extra? loles eficiência. 

Numa infraestrutura de segurança organizada, como deve ser um hospital, um MacBook traz uma poupança mensal  de , pelo menos, uns 550€. 

Enquanto o público traz um custo mensal acrescido de uns quantos milhares, porque é um pentium 4 com windows xp 98, que demora só a abrir o ambiente trabalho a módica quantia de 30minutos, que custam dinheiro, em luz, em salários, em tudo. 

Só o pessoal que não tem nada para gerir é que acha que ter utentes em 'sala de espera' não acarreta custos, e quanto mais esperarem mais custos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 15 minutos:

Depois  queixam-se do pessoal que vota no chaga. Siga meter ratos e teclados de 5€ num serviço de urgência COVID e trocam-se todos os turnos porque no final do turno já não funcionam de tanto desinfectante que levaram em cima.

Não estou a dizer que não tenham sido caros, mas esse tipo de comentários sem qualquer contexto é que leva muita gente a votar no cabeça de geleia.

https://ogmedical.pt/portfolio-category/modernizacao-hospitalar/bloco-operatorio-inteligente/perifericos-desinfetaveis/

Alguém que mande pedido de cotação.

Mau, mas afinal vale usar argumentos válidos? Pensei que era só mandar larachas para o ar sobre algo que aconteceu mas do qual não temos detalhes, nem conhecimento de causa para falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Bumba, há 5 minutos:

Sim tempo é qualidade. Se os privados têm um mac super pro iris que custa 13k mas o meu tempo de espera é de 5min. Então secalhar compensa. 

Quando no público, usam walkie talkies, e sinais de fumo, e tens de esperar 2 meses num banco da sala de espera. 

Então mas os privados não teem o prejuizo que os públicos teem, custos extra? loles eficiência. 

Numa infraestrutura de segurança organizada, como deve ser um hospital, um MacBook traz uma poupança mensal  de , pelo menos, uns 550€. 

Enquanto o público traz um custo mensal acrescido de uns quantos milhares, porque é um pentium 4 com windows xp 98, que demora só a abrir o ambiente trabalho a módica quantia de 30minutos, que custam dinheiro, em luz, em salários, em tudo. 

Só o pessoal que não tem nada para gerir é que acha que ter utentes em 'sala de espera' não acarreta custos, e quanto mais esperarem mais custos. 

Onde é que me posso candidatar a este tipo de contratos com o Estado? Faz-se um benchmark da rapidez de iniciar o computador e de abrir o Excel nesses Macs, dão-me o mesmo valor e eu arranjo ainda melhor. Ficava rico num instante!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 minutos:

Onde é que me posso candidatar a este tipo de contratos com o Estado? Faz-se um benchmark da rapidez de iniciar o computador e de abrir o Excel nesses Macs, dão-me o mesmo valor e eu arranjo ainda melhor. Ficava rico num instante!

tava a hiperbolizar

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos:

Cria uma empresa e concorre aos concursos públicos. E depois quando fechares por o estado demorar a pagar podes vir chorar para aqui.

Nesse caso, ficam explicados os preços exorbitantes pagos por material neste tipo de contratos. Esse markup acaba por funcionar como um prémio de risco pelo atraso 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 15 minutos:

Um MacBook, num serviço de urgência, não traz poupança mensal nenhuma. A menos que agora as urgências tenham developers.

E ninguém disse que o público não pode ter bom material. Pode e devem, mas que sejam ajustados à realidade das funções deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Documento da eutanasia aprovado no parlamento. Segue para o Marcelo aprovar, vetar ou mandar para tribunal constitucional

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 1 minuto:

Nesse caso, ficam explicados os preços exorbitantes pagos por material neste tipo de contratos. Esse markup acaba por funcionar como um prémio de risco pelo atraso 🙂

Por isso é que as empresas vendem mais caro ao Estado do que ao Privado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 24 minutos:

Ficou engraçado de perceber que a crítica ao estado tem que estar sempre presente mas vai-se a ver e o conhecimento sobre o processo é nulo.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de smashing_pumpkin, há 7 minutos:

Ficou engraçado de perceber que a crítica ao estado tem que estar sempre presente mas vai-se a ver e o conhecimento sobre o processo é nulo.

Pensas tu. Antes de mais, foste tu que mencionaste os prazos (da minha perspetiva de contribuinte, nem sei pq me haveria de peocupar com prazos, mas ok...), eu só estava a referir-me aos valores exorbitantes que são praticados nestes contratos, quase sempre ajustes diretos. Depois, enganas-te ao achar que não tenho experiência no processo. Numa fase inicial da minha carreira, cheguei a dar formações em empresas públicas e por isso estou perfeitamente à vontade para falar. Os prazos de pagamento são chatos, mas pelo menos não são tipicamente esquisitos com os preços 😉

Ah e eu não critico o Estado enquanto entidade, critico apenas a incompetência, o esbanjamento, os favores, a falta de transparência e a desconsideração pela origem do dinheiro por parte de quem lá está. Estou sempre aqui a medir pilinhas entre IL, Bloco, PS, etc, mas a verdade é que a esmagadora maiora das medidas que a IL propõe nem sequer mexe a agulha comparando com o quão importante seria ter um maior foco em perceber para onde vai o dinheiro do Estado. Preferia mil vezes que o Bloco fosse governo e taxasse aí à grande mas que conseguisse canalizar as receitas fiscais para aquilo a que verdadeiramente se propõe, em vez do sistema atual que mais faz a administração pública e poder local assemelhar-se a um coador, tais os desvios que o dinheiro sofre até chegar ao real fornecimento de bens públicos.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Só um idiota para votar contra a eutanásia porque tem havido gente a morrer com COVID. 

É do maior oportunismo que tenho memória.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 3 minutos:

Pensas tu. Antes de mais, foste tu que mencionaste os prazos (da minha perspetiva de contribuinte, nem sei pq me haveria de peocupar com prazos, mas ok...), eu só estava a referir-me aos valores exorbitantes que são praticados nestes contratos, quase sempre ajustes diretos. Depois, enganas-te ao achar que não tenho experiência no processo. Numa fase inicial da minha carreira, cheguei a dar formações em empresas públicas e por isso estou perfeitamente à vontade para falar. Os prazos de pagamento são chatos, mas pelo menos não são tipicamente esquisitos com os preços 😉

Gosto do "quase sempre ajustes diretos" quando os mesmos só podem ser até x valor, e se forem acima disso têm que ter autorização do Tribunal de Contas. A norma é o concurso público e aí ganha quem der melhores condições.

É extremamente injusto e desleal criticar o estado e a sua gestão em casos que muitas vezes serão casos de polícia e não de má gestão. Ainda mais injusto é cair em cima do SNS quando o problema é exatamente o modo como o mesmo foi tratado devido aos privados, de modo a dar-lhes vantagens competitivas, e criticar após 10 meses de pandemia, em que afinal o sistema que era uma m*rda até se vai aguentando. Toda a europa está a tremer a olhar para nós e no entanto ainda não tombámos como a maioria que passou por esta situação na primeira fase da pandemia.

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual é a relação entre contratos ruinosos e duvidosos com a pandemia e se tombámos ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Já que se tem falado de futuros lideres partidários, esse tipo com a figurinha que anda a fazer parece querer poleiro. Na CMTV já está.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 7 minutos:

Mas qual é a relação entre contratos ruinosos e duvidosos com a pandemia e se tombámos ou não?

Uma boa pergunta para se fazer ao @smashing_pumpkin que não percebi onde ele chegou àquelas conclusões.

Aliás, criminoso, é desassociar casos de polícia de má gestão. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de smashing_pumpkin, há 32 minutos:

Gosto do "quase sempre ajustes diretos" quando os mesmos só podem ser até x valor, e se forem acima disso têm que ter autorização do Tribunal de Contas. A norma é o concurso público e aí ganha quem der melhores condições.

É extremamente injusto e desleal criticar o estado e a sua gestão em casos que muitas vezes serão casos de polícia e não de má gestão. Ainda mais injusto é cair em cima do SNS quando o problema é exatamente o modo como o mesmo foi tratado devido aos privados, de modo a dar-lhes vantagens competitivas, e criticar após 10 meses de pandemia, em que afinal o sistema que era uma m*rda até se vai aguentando. Toda a europa está a tremer a olhar para nós e no entanto ainda não tombámos como a maioria que passou por esta situação na primeira fase da pandemia.

Maior parte das contratações públicas são ajustes diretos. 80% têm apenas um concorrente

Os melhores truques nos ajustes directos

Auch. Eu não quero ter uma discussão ideológica para medir pilinhas, mas pelo menos estuda um bocadinho o tema para haver uma discussão minimamente séria.

Eu nem estou a olhar para a pandemia, nem sei o que queres dizer com vantagens indevidas aos privados. Eu sou uma simples pessoa preocupada com os casos sucessivos do género Câmaras Municipais que compram carvalhos milionários, golas de fumo inflamáveis compradas por valores acima do preço de mercado, cadeiras para salas de aulas com preços acima dos 100 euros cada... Não sei quanto a ti, mas eu tento ter cuidado para onde vai o meu dinheiro e, tendo em conta o que pago de impostos, gostava de ter a confiança que os serviços que pago realmente funcionam. E com o colapso do SNS, parece-me que se ficar doente ou precisar de ser operado bem que me vou f*der. Mas a culpa é da pandemia, claro.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 36 minutos:

Só um idiota para votar contra a eutanásia porque tem havido gente a morrer com COVID. 

É do maior oportunismo que tenho memória.

Nem sequer é uma questão de oportunismo, é quase whataboutism. Uma coisa não tem nada que ver com a outra, de forma alguma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 41 minutos:

Este tipo é um idiota

Além de que não sabe calcular uma mísera média 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Nem sequer é uma questão de oportunismo, é quase whataboutism. Uma coisa não tem nada que ver com a outra, de forma alguma.

Por não ter, é que considero oportunismo. Aproveita-se das mortes do COVID para justificar um voto contra na lei da eutanásia. 

O problema é que provavelmente estamos entregues a esta bicharada no futuro. Este ganhou um especial destaque desde o início da pandemia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 hora:

Um MacBook, num serviço de urgência, não traz poupança mensal nenhuma. A menos que agora as urgências tenham developers.

E ninguém disse que o público não pode ter bom material. Pode e devem, mas que sejam ajustados à realidade das funções deles.

Porque é que não traz? Quais são os requisitos que levam a poupança mensal? Vamos deixar-nos de conversa bacoca e ser pragmáticos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...