Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de ElliotReid13, há 1 hora:

De qualquer forma, acho que o Liberblue tem ajudado bem a fazer a distinção entre liberalismo e neo-liberalismo.

Já agora, isto dava uma discussão engraçada pelo menos para tentar definir o que crl quer dizer cada termo, porque parece-me que a palavra "liberal" ou "neo-liberal" tem conotações radicalmente diferentes dependendo do contexto. 

Pensava que os "neo-liberais" eram gente que tentava exportar pelo mundo fora a ideologia da democracia liberal (lá está, outro contexto da palavra "liberal" - neste caso como oposto do autoritarianismo).. À força se fosse preciso. Dick Cheneys e Donald Rumsfelds. Mas pela vossa conversa existe uma distinção entre liberalismo e neo-liberalismo em termos de teoria económica, e nada a ver com geopolítica? Tou a perguntar por curiosidade porque genuinamente não sei. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 2 minutos:

acho que é no mínimo razoável dizer que é estranho que dói se esse cartel não está presente nas autoestradas. Fora delas também acho que o peso dos impostos destrói tanto as margens dessas estações de serviços que eles tem pouca margem para andar a brincar aos carteis mas hey, would not be surprised que em certas áreas do país isso aconteça

Só que o problema é no que afirmas em baixo, a questão ambiental não é o verdadeiro interesse do estado. Eu tenho um carro convertido ao GPL e pago o selo anual 264 euros como gasolina...

Para além que tem o outro lado da moeda, os carros amigos do ambiente continuam a ter valores pouco simpáticos ( sim eu sei que existe dedução do IVA, etc) mas para pessoas da classe baixa e classe média baixa, são valores que não podem colocar para um automóvel. Compram os automóveis mais acessíveis a carteira, que são os de combustão e sofrem preços elevados do combustível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 7 minutos:

O problema q o ghelthon diz é q as marcas combinam os preços entre si, n é mercado livre

Acontece o mesmo nas empresas de telecomunicações e de retalho

Acontece, por isso é que devia existir mais regulacao e auditoria a verdadeira existencia de chinese walls

Citação de Alonso., há 2 minutos:

Só que o problema é no que afirmas em baixo, a questão ambiental não é o verdadeiro interesse do estado. Eu tenho um carro convertido ao GPL e pago o selo anual 264 euros como gasolina...

Para além que tem o outro lado da moeda, os carros amigos do ambiente continuam a ter valores pouco simpáticos ( sim eu sei que existe dedução do IVA, etc) mas para pessoas da classe baixa e classe média baixa, são valores que não podem colocar para um automóvel. Compram os automóveis mais acessíveis a carteira, que são os de combustão e sofrem preços elevados do combustível.

E reduzindo o imposto automovel/ISP vai se cobrir esse defice orcamental de que forma?

Aumentamos o IRS ou o IVA? Reduzimos as transferencias para o SNS?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 13 minutos:

Capital chines é favorecido? Aonde? Se so existe esse a investir em Portugal queres que se mande embora é isso?

Mas onde é que o Estado intervem no mercado alimentar? É por colocar regras de qualidade minima é isso? Desconheco completamente onde é que o estado impoe barreiras a entrada de players no mercado alimentar ou aonde é que beneficia uns ao contrario de outros mas se calhar tu tens exemplos mais concretos.

Nas telecomunicacoes caso nao saibas, abriu-se o mercado no inicio do seculo e as empresas que entraram foram de vela rapidamente ficando problemas para os outros resolverem. Portugal simplesmente nao tem capacidade para mais e quando se desregulou, deu m*rda...ver exemplo da Oni.

Depois os bancos falas da Fed quando estamos a falar de Portugal? Que sentido é que isso faz?

Mais uma vez, dados concretos apresentas zero, apenas palermices sem qualquer sentido atiradas por alguem que deconhece completamente como a economia funciona.

Em relação ao capital chines tás brincar só pode. ou então não andas cá.

Em relação ao mercado alimentar já te respondi, tu achas que monopolio existente é resultado da falta de regulação que existe, mas é o contrario. Liberalismo assenta em regras que não permitem que certas empresas possam prejudicar outras tais como combinação de preços.

No caso dos bancos, falei da Fed mas se quiseres podemos falar do BCE

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 5 minutos:

ver o edit no post

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 17 minutos:

Continuo a não perceber a vergonha é das "marcas" quando temos impostos a chegar quase aos 70%

Porque não estamos a falar do valor do preço, estamos a falar da concertação.

O preço em si é outro assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 1 minuto:

tu achas que monopolio existente é resultado da falta de regulação que existe, mas é o contrario. Liberalismo assenta em regras

Mas portanto... és contra a regulação, mas a favor das regras? 🤔

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Agora:

Mas portanto... és contra a regulação, mas a favor das regras? 🤔

Não. e o resto do quote?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 2 minutos:

Em relação ao capital chines tás brincar só pode. ou então não andas cá.

Em relação ao mercado alimentar já te respondi, tu achas que monopolio existente é resultado da falta de regulação que existe, mas é o contrario. Liberalismo assenta em regras que não permitem que certas empresas possam prejudicar outras tais como combinação de preços.

No caso dos bancos, falei da Fed mas se quiseres podemos falar do BCE

A serio estou a falar com uma porta ou um calhau?

Da me um exemplo onde o capital chines foi beneficiado em relacao a outro qualquer?

Nao provaste em nada que existe um monopolio alimentar, nao provaste que isso seria diferente com liberalizacao. Alias ja te dei um livro para leres onde é provado o contrario em varios mercado.

O BCE não é um banco central de participacao privada. 

Não consegues dar um exemplo pratico nem um argumento valido, portanto o melhor é ires-te informar e enquanto não o fazes, ficar calado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 1 minuto:

ver o edit no post

Eu sei. 😉 Não discordo totalmente de ti, só acho que a questão ambiental é mais uma questão fiscal do que propriamente preocupação pela causa na questão dos combustíveis

Citação de Burkina2008, há 6 minutos:

Acontece, por isso é que devia existir mais regulacao e auditoria a verdadeira existencia de chinese walls

E reduzindo o imposto automovel/ISP vai se cobrir esse defice orcamental de que forma?

Aumentamos o IRS ou o IVA? Reduzimos as transferencias para o SNS?

Ou aplicamos esse dinheiro na TAP? Os nossos impostos não vão apenas para o SNS. 

Ter um carro hoje em dia é uma despesa descomunal, seguro, selo, peritagem técnica anual, vai um salário quase. 

Depois tirando viagens 😅 Se for ao Porto entre SCUTs e combustível está quase um jantar. Mais vale ir a Vigo 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 minutos:

Eu sei. 😉 Não discordo totalmente de ti, só acho que a questão ambiental é mais uma questão fiscal do que propriamente preocupação pela causa na questão dos combustíveis

Ou aplicamos esse dinheiro na TAP? Os nossos impostos não vão apenas para o SNS. 

Ter um carro hoje em dia é uma despesa descomunal, seguro, selo, peritagem técnica anual, vai um salário quase. 

Depois tirando viagens 😅 Se for ao Porto entre SCUTs e combustível está quase um jantar. Mais vale ir a Vigo 

OK este ano, deixamos de "salvar" a TAP e mandar uns milhares para o desempregro (que tambem ficamos nos a pagar). Nao estou aqui a concordar ou discordar da TAP. 

E para o ano, o que se faz com esse deficit? E daqui a dois anos?

Eu sei, olha aqui na Dinamarca pagas 120% de imposto de luxo sobre o carro, a gasolina é ao mesmo preco que em Portugal e apesar de não existirem portagens nas Autoestradas, tens de pagar as pontes e como Copenhaga é numa ilha para fazeres uma ponte de 20km são 40 Euros. Ah e o seguro custa o dobro do quem em Portugal.

Na Alemanha que é dado como um pais onde de facto os ligeiros não pagam autoestrada, o seguro do carro chega a ser 3x o que se paga em Portugal, o selo igual enquanto que a gasolina anda 15-10% mais barata

Compartilhar este post

Link para o post

Ao falar dos impostos sobre os combustíveis, não esquecer uma razão óbvia e lógica pelos quais são altos.. O impacto que o uso destes têm no ambiente, e o incentivo fiscal à transição para alternativas menos nocivas... (pela positiva havendo benefícios fiscais para energias renováveis, e pela negativa havendo penalizações fiscais para combustíveis fósseis) 

Claro que é uma m*rda que parte deste custo acabe por chegar às mãos do consumidor final que muitas vezes não tem alternativas reais, mas por parte do estado não há formas muito melhores de tentar acelerar esta transição

(eu sei que não era bem isto que se estava a debater mas sim se os preços são concertados ou não, e se isso se deve aos impostos) 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 34 minutos:

Anyway, acho que vos falta entrar, quantos aos impostos de combustíveis, na questão ambiental, onde entra a questão de o que é que causa dois terços do custo ser a tributação total sobre essa matéria prima e se devíamos de facto taxar com essa percentagem produtos que tem efeitos seriamente graves na saúde pública e no ambiente, que consequentemente tem impactos económicos bem graves a longo prazo e já no momento actual.

Claro que não vamos ser ingénuos e dizer que este é o verdadeiro interesse do governo neste assunto, principalmente que o próprio governo não tem telhados e telhados de vidro nesta situação, mas a certo ponto temos de tomar decisões neste aspecto, aliás, já devíamos ter tomado há provavelmente uma década.

edit, eu sei que isto corre fora da conversa a ser feita neste momento,

os impostos verdes (taxa de carbono) só entraram há uns 5 anos e andavam à volta de 3 cêntimos por litros, agora andam à volta de 6 cêntimos.

Citação de noikeee, há 3 minutos:

Ao falar dos impostos sobre os combustíveis, não esquecer uma razão óbvia e lógica pelos quais são altos.. O impacto que o uso destes têm no ambiente, e o incentivo fiscal à transição para alternativas menos nocivas... (pela positiva havendo benefícios fiscais para energias renováveis, e pela negativa havendo penalizações fiscais para combustíveis fósseis) 

Claro que é uma m*rda que parte deste custo acabe por chegar às mãos do consumidor final que muitas vezes não tem alternativas reais, mas por parte do estado não há formas muito melhores de tentar acelerar esta transição

(eu sei que não era bem isto que se estava a debater mas sim se os preços são concertados ou não, e se isso se deve aos impostos) 

os apoios são quase os mesmos do tempo do Sócrates e andas a pagar mais impostos verdes. Mas pronto, continuem a apoiar essa energia verde de nome Biomassa que polui tanto ou mais quanto o carvão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 6 minutos:

OK este ano, deixamos de "salvar" a TAP e mandar uns milhares para o desempregro (que tambem ficamos nos a pagar). Nao estou aqui a concordar ou discordar da TAP. 

E para o ano, o que se faz com esse deficit? E daqui a dois anos?

Eu sei, olha aqui na Dinamarca pagas 120% de imposto de luxo sobre o carro, a gasolina é ao mesmo preco que em Portugal e apesar de não existirem portagens nas Autoestradas, tens de pagar as pontes e como Copenhaga é numa ilha para fazeres uma ponte de 20km são 40 Euros. Ah e o seguro custa o dobro do quem em Portugal.

Na Alemanha que é dado como um pais onde de facto os ligeiros não pagam autoestrada, o seguro do carro chega a ser 3x o que se paga em Portugal, o selo igual enquanto que a gasolina anda 15-10% mais barata

E na Dinamarca e Alemanha ganham o mesmo que aqui?

Na Alemanha pagam 3x mais de seguros mas os carros devem ser uns 40% mais baratos dos que que são comercializados por cá.

Citação de noikeee, há 4 minutos:

Já tínhamos importa altos nos combustíveis antes dos impostos verdes, não é por aí.

Citação de Burkina2008, há 11 minutos:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 28 minutos:

A serio estou a falar com uma porta ou um calhau?

Da me um exemplo onde o capital chines foi beneficiado em relacao a outro qualquer?

Nao provaste em nada que existe um monopolio alimentar, nao provaste que isso seria diferente com liberalizacao. Alias ja te dei um livro para leres onde é provado o contrario em varios mercado.

O BCE não é um banco central de participacao privada. 

Não consegues dar um exemplo pratico nem um argumento valido, portanto o melhor é ires-te informar e enquanto não o fazes, ficar calado.

Tu não ves que existe favorecimento de grande participação de capital chinês em varios sectores da nossa economia e que isso vai-nos prejudicar a curto prazo nas nossas relações comerciais com outros parceiros?  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 6 minutos:

E na Dinamarca e Alemanha ganham o mesmo que aqui?

Na Alemanha pagam 3x mais de seguros mas os carros devem ser uns 40% mais baratos dos que que são comercializados por cá.

Nao mas os carros custam o mesmo a produzir, a gasolina tem uma cotacao internacional e a construcao de uma autoestrada tambem é semelhante a nivel de precos.

Btw os carros na Alemanha nao custam menos do quem Portugal - isso ja foi o tempo. Podes dizer que alguns carros alemaes de certas cilindradas sao mais baratos (assim como carros usados), mas em media nao é o caso. Ver tabela abaixo

carros.png

Citação de Liberblue, Agora:

Tu não ves que existe favorecimento de grande participação de capital chinês em varios sectores da nossa economia e que isso vai-nos prejudicar a curto prazo nas nossas relações comerciais com outros parceiros?  

Mas qual favorecimento

O favorecimento de eles terem sido os unicos a apresentar uma proposta de compra? Liberalismo era ter vendido mais barato por nao ser capital chines, é isso?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que o pessoal no parlamento quando tem de falar, precisa de tirar a máscara?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 7 minutos:

Nao mas os carros custam o mesmo a produzir, a gasolina tem uma cotacao internacional e a construcao de uma autoestrada tambem é semelhante a nivel de precos.

Btw os carros na Alemanha nao custam menos do quem Portugal - isso ja foi o tempo. Podes dizer que alguns carros alemaes de certas cilindradas sao mais baratos (assim como carros usados), mas em media nao é o caso. Ver tabela abaixo

carros.png

Mas qual favorecimento

O favorecimento de eles terem sido os unicos a apresentar uma proposta de compra? Liberalismo era ter vendido mais barato por nao ser capital chines, é isso?

Com todo o respeito vou duvidar muito dessa tabela. Até porque estou sempre m tudo em sites alemães a ver os preços dos mesmos e a diferença é grande. E por alguma razão existe uma tendência cada vez mais crescente de stands irem buscar carros Alemanha ou a Holanda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 11 minutos:

Com todo o respeito vou duvidar muito dessa tabela. Até porque estou sempre m tudo em sites alemães a ver os preços dos mesmos e a diferença é grande. E por alguma razão existe uma tendência cada vez mais crescente de stands irem buscar carros Alemanha ou a Holanda

Os carros usados na Alemanha sao mais baratos sem duvida. Eu tenho carro na Alemanha e sei...novos não, ate porque o preco quando é cotado para carros na Alemanha (preco base) nem radio inclui. Existe uma diferenca logo inicial de topologia do base de pais para pais.

Fica aqui o sitio de onde tirei a tabela - https://www.statista.com/statistics/425095/eu-car-sales-average-prices-in-by-country/

Mas so porque tambem fiquei curioso - preco base de um BMW 116i em Portugal - 28506 Euros - https://configure.bmw.pt/pt_PT/configure/F40/7K11/FEGAT,P0300,S01CB,S01DF,S01DZ,S01TK,S0230,S0240,S0249,S02VB,S0320,S0423,S0428,S0493,S04GN,S0508,S0544,S0548,S05AQ,S05DA,S0654,S06AE,S06AF,S06AK,S06C1,S06S3,S07NH,S0889,S08KA,S08R9,S08S3,S08TF

Preco na Alemanha - 27860 Euros - https://configure.bmw.de/de_DE/configure/F40/7K11/FEGAT,P0668,S01CB,S01DF,S01DZ,S01TK,S0230,S0240,S0249,S02VB,S0423,S0428,S04GN,S04NE,S0548,S05AQ,S05DA,S0654,S06AE,S06AF,S06AK,S06C1,S0801,S0851,S0879,S08KA,S08R9,S08TF

Isto é para um carro nacional, modelos estrangeiros Portugal passa a ser mais barato enquanto que modelos alemaes de maior cilindrada ficam mais baratos ainda do quem em Portugal devido a incidencia dos impostos sobre isso.

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 25 minutos:

carros.png

Mas qual favorecimento

Pronto ganhaste.

Não existe favorecimento do estado Portugues.

O actual regulação da economia não favorece os grandes monopolios e não promove a corrupção e o clientelismo politico.

E os Bancos centrais visam protejer o Estado em determinto dos bancos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 3 minutos:

Pronto ganhaste.

Não existe favorecimento do estado Portugues.

O actual regulação da economia não favorece os grandes monopolios e não promove a corrupção e o clientelismo politico.

E os Bancos centrais visam protejer o Estado em determinto dos bancos.

Mas tu tens 12 anos? 

Não consegues apresentar um unico facto que relacione directamente liberalismo com reducao de monopolios, corrupcao ou clientelismo politico.

Dizes que o estado intervem em favorecimento de certas empresas do ramo alimentar e em no capital chines em detrimento de outro, mas nao apresentas nenhum caso especifico.

Depois decides falar dos bancos sem mais uma vez provares o que quer que seja. Depois amuas? Achas que alguem te vai levar a serio?

Btw a Estonia (esse exemplo de liberalismo), tem nos ultimos anos, multas e investigacoes sobre cartelizacao nas bebidas, no gas natural e nos precos da gasolina...deve ser devido a intervencao do Estado...

https://globalcompetitionreview.com/estonias-top-court-confirms-vodka-cartel

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/MEMO_17_553

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 minutos:

Mas tu tens 12 anos? 

Não consegues apresentar um unico facto que relacione directamente liberalismo com reducao de monopolios, corrupcao ou clientelismo politico.

Dizes que o estado intervem em favorecimento de certas empresas do ramo alimentar e em no capital chines em detrimento de outro, mas nao apresentas nenhum caso especifico.

Depois decides falar dos bancos sem mais uma vez provares o que quer que seja. Depois amuas? Achas que alguem te vai levar a serio?

Btw a Estonia (esse exemplo de liberalismo), tem nos ultimos anos, multas e investigacoes sobre cartelizacao nas bebidas, no gas natural e nos precos da gasolina...deve ser devido a intervencao do Estado...

https://globalcompetitionreview.com/estonias-top-court-confirms-vodka-cartel

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/MEMO_17_553

Não estou a amuar. lol

Tens razão, não consegui apresentar nenhum caso especifico em que o estado intervenha em favorecimento de monopolios instalados ou capital chinês em detrimento de outro.

Não tenho problemas em adimitir que estou errado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Se não estou errado, uma bandeira do liberalismo é o mercado livre, que é o que temos actualmente em Portugal no que concerne aos combustíveis.

No entanto, a ausência de regulação (forte, pelo menos) leva a uma clara concertação de preços. Qual é a vantagem disso?

Mas em que é que o mercado dos combustíveis difere de todos os outros? Qual é a concertação de preços que existe nos combustíveis? Não estou a perceber o que estás a querer dizer aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de noikeee, há 2 horas:

Já agora, isto dava uma discussão engraçada pelo menos para tentar definir o que crl quer dizer cada termo, porque parece-me que a palavra "liberal" ou "neo-liberal" tem conotações radicalmente diferentes dependendo do contexto. 

Pensava que os "neo-liberais" eram gente que tentava exportar pelo mundo fora a ideologia da democracia liberal (lá está, outro contexto da palavra "liberal" - neste caso como oposto do autoritarianismo).. À força se fosse preciso. Dick Cheneys e Donald Rumsfelds. Mas pela vossa conversa existe uma distinção entre liberalismo e neo-liberalismo em termos de teoria económica, e nada a ver com geopolítica? Tou a perguntar por curiosidade porque genuinamente não sei. 

Olhando para isto da forma mais simples possível e olhando apenas para o aspeto económico da coisa, o liberalismo coloca em primeiro plano a liberdade individual e a igualdade de oportunidade, sendo a concorrência do mercado a melhor forma de redistribuir a riqueza de acordo com o valor gerado pelos seus intervenientes. O Estado tem o papel de assegurar que essa igualdade de oportunidade existe, ao assegurar serviços essenciais como Educação, Saúde, Justiça e suporte económico sempre que necessário. Em simultâneo, em vez de agir como agente económico (por exemplo, no caso da TAP e da CGD que concorre diretamente com privados), cabe ao Estado o papel de árbitro e de regulador do mercado, de forma a assegurar que todos os intervenientes concorrem em pé de igualdade e que não existe concorrência desleal causada por monopólios, loopholes, e outros tipos de abusos.

O neoliberalismo é aquilo que a maioria das pessoas interpreta, erradamente, como sendo liberalismo. O neoliberalismo defende o mercado como entidade única e auto-regulada como forma de distribuição de riqueza. Defendem a minimização do Estado, a abolição do chamado welfare state e repudiam qualquer tipo de intervenção do Estado na Economia, seja como agente económico seja como regulador. 

Quando vês malta a falar em acabar com serviços essenciais do Estado para baixar carga de impostos, esses são os neo-liberais (por exemplo, o Ventura). Quando vês malta a falar em maior transparência na gestão de recursos do Estado e simplificação da burocracia e impostos, esses são os liberais. A IL costuma ter um pé em cada um dos lados: por exemplo, a taxa única de IRS de 15% seria uma medida mais para o lado neoliberal (assumindo que o dinheiro que deixa de ser cobrado em impostos é canalizado para o mercado, e que esse investimento se traduziria em mais negócios, mais empregos e maior competitividade); por outro lado, defendem o reforço dos apoios aos negócios mais afetados pela pandemia (cujos prejuízos não têm origem no normal funcionamento do mercado, mas por razões extrínsicas e, como tal, a intervenção do Estado é justificada por esta necessidade de ajudar os negócios a sobreviver até o normal funcionamento do mercado ser reatado).

E é mais ou menos isto. Mas não é uma discussão assim tão interessante, porque para a maiorias das pessoas aqui isto é tudo farinha do mesmo saco, e na Direita ninguém quer saber dos coitadinhos e tal. Na verdade, as pessoas querem ter o melhor nível de vida possível com o menor esforço possível. Por isso, conceitos como investir, arriscar e competir causam tanta urticária, sobretudo quando no seu lado da barricada se fala em tirar aos ricos e subsidiar todos os outros.

EDIT: Lembrei-me de uma metáfora fixe! Imagina que o mercado é um jogo de futebol, e o Estado é o árbitro. O que é leva, teoricamente, a melhor espetáculo: o típico árbitro tuga que apita a cada toque? ou o árbitro à inglesa que deixa jogar, e intervém apenas quando necessário? ou não ter árbitro de todo?

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...