Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Se isso não é o resumo mais enviesado que seria possível fazer, com muitas das afirmações por confirmar, anda lá perto.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takumi Fujiwara, há 15 horas:

Malta isto cai aqui um bocado de paraquedas e provavelmente nem está no tópico mais indicado mas a pesquisa não me deu melhor:

Em relação ao Brexit caí agora na triste realidade de que estão a cobrar taxas alfandegárias das mercadorias que vêm de lá. E ainda por cima estão a carregar pesado (casos que chegam quase aos 50% do valor do artigo só em taxas).

Isto vai ficar assim ou ainda há algo a ser discutido pela UE que pode abrir a circulação das mercadorias?

"Com a saída do Reino Unido da União Europeia ou, havendo Acordo de Saída, com o fim do período de transição, a introdução no território aduaneiro da União de bens e mercadorias provenientes do Reino Unido ou a saída do referido território de bens e mercadorias com destino ao Reino Unido passarão a estar sujeitas ao cumprimento das formalidades previstas na legislação aduaneira, nomeadamente a apresentação de declarações aduaneiras de importação e de exportação e, na importação (introdução em livre prática), a obrigação de pagamento de direitos de importação e demais imposições."

Quanto ao bold, tudo indica que vai ficar assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takumi Fujiwara, há 16 horas:

Malta isto cai aqui um bocado de paraquedas e provavelmente nem está no tópico mais indicado mas a pesquisa não me deu melhor:

Em relação ao Brexit caí agora na triste realidade de que estão a cobrar taxas alfandegárias das mercadorias que vêm de lá. E ainda por cima estão a carregar pesado (casos que chegam quase aos 50% do valor do artigo só em taxas).

Isto vai ficar assim ou ainda há algo a ser discutido pela UE que pode abrir a circulação das mercadorias?

Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Esquece o UK. Até 20€, ou algo do género, passa. A partir daí é taxado, tal como se viesse da China ou dos EUA. Pelo que vou lendo por aí, a alfândega está a ser muito picuinhas com os bens vindos do UK.

Citação de Ed, há 1 hora:

"Com a saída do Reino Unido da União Europeia ou, havendo Acordo de Saída, com o fim do período de transição, a introdução no território aduaneiro da União de bens e mercadorias provenientes do Reino Unido ou a saída do referido território de bens e mercadorias com destino ao Reino Unido passarão a estar sujeitas ao cumprimento das formalidades previstas na legislação aduaneira, nomeadamente a apresentação de declarações aduaneiras de importação e de exportação e, na importação (introdução em livre prática), a obrigação de pagamento de direitos de importação e demais imposições."

Quanto ao bold, tudo indica que vai ficar assim.

Não, não

Ja existe um free trade deal entre UK e EU, que apenas espera ratificacao

https://en.wikipedia.org/wiki/EU–UK_Trade_and_Cooperation_Agreement

O que isto quer dizer é que os bens vindos do UK nao pagam taxas alfandegarias, mas pagam VAT. Basicamente quando comprares algo no UK nao te cobram VAT de la como podiam fazer antes, mas cobram quando chega a EU

Na Escandinavia e na Alemanha apesar de não estar ratificado, já é este modelo que estao a seguir. Pensei que Portugal estaria a fazer o mesmo...

Citação de Mayday, há 1 hora:

O dinheiro público pagou a investigação, produção e desenvolvimento da vacina, comprou antecipadamente os lotes dessas vacina, as farmacêuticas comprometeram-se contratualmente com a sua produção e distribuição e entretanto as farmacêuticas desviaram os primeiros lotes já vendidos para outros países que pagaram mais.

Acresce ainda que, afinal, as farmacêuticas não tinham capacidade real de produção e distribuição para responder no período de tempo acordado ao número de lotes definido o que atrasou e muito o processo da vacinação. 

Face a isto a UE tem se dedicado a defender o direito das patentes pertencerem exclusivamente às farmacêuticas e não se mostra disponível para diversificar as opções de compras de outras vacinas disponíveis no mercado para agilizar e alavancar o processo de vacinação que está atrasado.

A Astrazneca/Oxford depois de ter desviado os primeiros lotes que já tinha vendido à UE para os países do RU, apresenta agora uma vacina que se não pode ser administrada a um dos principais grupos de risco e uma capacidade de produção e distribuição muito menor e demorada do que a contractualemente prevista, a Pfizer tem a fábrica na Bélgica fechada porque precisa de expandi-la para aumentar a produção.

E há depois o polémico acordo de Israel com a Pfizer.

Ui tanta coisa aqui...

Primeiro que outras vacinas é que existem no mercado? A russa?

O acordo com Israel é quasi-irrelevante, é um pais que tem 9 milhoes de habitantes. De resto ja se viu aqui como noutros paises da Europa que se viessem mais vacinas dificilmente estavamos em condicoes de as administrar com mais velocidade.

O que esta a bold ja foi desmentido https://www.dn.pt/sociedade/oms-vacina-da-astrazeneca-eficaz-em-pessoas-com-mais-de-65-anos-13337541.html

Claro que tens razão na parte do dinheiro publico, mas qual seria a solução agora?

Este como outros posts teus recentes, são um cherry picking de "factos" atirados para o ar...como a historia dos medicos alemaes terem ido para um hospital privado. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 9 minutos:

Não, não

Ja existe um free trade deal entre UK e EU, que apenas espera ratificacao

https://en.wikipedia.org/wiki/EU–UK_Trade_and_Cooperation_Agreement

O que isto quer dizer é que os bens vindos do UK nao pagam taxas alfandegarias, mas pagam VAT. Basicamente quando comprares algo no UK nao te cobram VAT de la como podiam fazer antes, mas cobram quando chega a EU

Na Escandinavia e na Alemanha apesar de não estar ratificado, já é este modelo que estao a seguir. Pensei que Portugal estaria a fazer o mesmo...

Aquilo que citei está no portal aduaneiro, mesmo isso que estás a dizer acabas por pagar as taxas (neste caso o VAT). 

Isto está no mesmo artigo que partilhaste: "Trade in goods between the EU and UK shall not be subject to any tariffs or quotas. Traders can self-certify compliance with agreed rules of origin. However, as a result of the UK leaving the EU customs area, customs formalities are required between the two parties, and VAT and certain other duties apply upon import.[25] There are provisions intended to limit technical barriers to trade (TBT), building on the WTO TBT Agreement.[26]"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 2 minutos:

Aquilo que citei está no portal aduaneiro, mesmo isso que estás a dizer acabas por pagar as taxas (neste caso o VAT). 

Isto está no mesmo artigo que partilhaste: "Trade in goods between the EU and UK shall not be subject to any tariffs or quotas. Traders can self-certify compliance with agreed rules of origin. However, as a result of the UK leaving the EU customs area, customs formalities are required between the two parties, and VAT and certain other duties apply upon import.[25] There are provisions intended to limit technical barriers to trade (TBT), building on the WTO TBT Agreement.[26]"

VAT nao sao taxas alfandegarias

Antigamente por exemplo se comprasses algo vindo de Inglaterra pagavas 100 (incluindo VAT/IVA). Agora tens pagar 100 menos VAT e quando chega a EU tens entao de pagar o IVA (que depende do pais de entrada). Não é a mesma coisa que algo que vem da China ou de outro pais onde nao existe trade union.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

VAT nao sao taxas alfandegarias

Antigamente por exemplo se comprasses algo vindo de Inglaterra pagavas 100 (incluindo VAT/IVA). Agora tens pagar 100 menos VAT e quando chega a EU tens entao de pagar o IVA (que depende do pais de entrada). Não é a mesma coisa que algo que vem da China ou de outro pais onde nao existe trade union.

Sei disso, mas acabas por pagar uma taxa, mesmo que não seja alfandegária. 

E como te disse em cima tem lá que "certain other duties apply upon import". Agora quais são os produtos que estão sujeitos a isso não sei. E como é óbvio será preciso despacho alfandegário para as importações e exportações.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 2 minutos:

Sei disso, mas acabas por pagar uma taxa, mesmo que não seja alfandegária. 

E como te disse em cima tem lá que "certain other duties apply upon import". Agora quais são os produtos que estão sujeitos a isso não sei. E como é óbvio será preciso despacho alfandegário para as importações e exportações.

certain other duties refere coisas que ja hoje pagas como taxa de CO2 quando aplicavel nada que ver com produtos de consumo que compres na Internet. Esses apenas ficam afectos a IVA nada mais.

Agora se importares lixo toxico/hospitalar do reino unido vais ter outras taxas

Como digo pelo Norte da Europa apenas VAT esta a ser cobrado e descontado no UK, sendo que basicamente de momento a diferenca entre 2020 e 2021 não é nenhuma (apenas demora mais tempo a chegar e as vezes tem que ter papelada).

Em Portugal se estao a cobrar taxas alfandegarias, pagem e logo que o acordo for ratificado desloquem-se as alfandegas e pecam a devolucao do que foi cobrado indevidamente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 28 minutos:

De resto ja se viu aqui como noutros paises da Europa que se viessem mais vacinas dificilmente estavamos em condicoes de as administrar com mais velocidade.

Porque é que dizes isto? Deves estar a falar dos casos de vacinação indevida, mas isso não tem nada a ver com a capacidade de vacinação. Portugal, e presumo que os outros países europeus, tem capacidade para vacinar muito mais (150 mil vacinas por dia, segundo o coordenador da task force) do que está a vacinar agora. A única limitação que temos é a supply de vacinas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Brahimi, há 4 minutos:

Porque é que dizes isto? Deves estar a falar dos casos de vacinação indevida, mas isso não tem nada a ver com a capacidade de vacinação. Portugal, e presumo que os outros países europeus, tem capacidade para vacinar muito mais (150 mil vacinas por dia, segundo o coordenador da task force) do que está a vacinar agora. A única limitação que temos é a supply de vacinas.

Na Alemanha tem-se estragado vacinas porques os centros de vacinacao não estão/estavam prontos a tempo e a logistica de transporte é f*dida...

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a gente sabe que as vacinas se desenvolvem e se fabricam como quem coze massa para o almoço.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

Na Alemanha tem-se estragado vacinas porques os centros de vacinacao não estão/estavam prontos a tempo e a logistica de transporte é f*dida...

Não sabia. De qualquer maneira, deve ser uma excepção. Se outros países desenvolvidos (Israel, UK, USA...) estão a conseguir vacinar a um ritmo rápido, acredito que no resto da Europa não seja diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão das vacinas prova q as coisas quando são públicas (universidades e fundos públicos a criar a vacina) são mt melhores e mais produtivas q qnd são privadas (distribuição e criação em massa das vacinas)

Além de q os lucros vão todos para umas 7 pessoas

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 19 minutos:

A questão das vacinas prova q as coisas quando são públicas (universidades e fundos públicos a criar a vacina) são mt melhores e mais produtivas q qnd são privadas (distribuição e criação em massa das vacinas)

O que a questão das vacinas mostra é a importância das farmacêuticas no mundo moderno. Sem a capacidade de investigação e industrial das mesmas estavas nesta situação até a maioria da população ter sido infectada.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 19 minutos:

O que a questão das vacinas mostra é a importância das farmacêuticas no mundo moderno. Sem a capacidade de investigação e industrial das mesmas estavas nesta situação até a maioria da população ter sido infectada.

Amen

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 40 minutos:

Há algum medicamento nos últimos 20 anos que tenha sido desenvolvido numa universidade na sua totalidade? O dinheiro que é preciso investir é tanto que nenhum estado se atravessa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

certain other duties refere coisas que ja hoje pagas como taxa de CO2 quando aplicavel nada que ver com produtos de consumo que compres na Internet. Esses apenas ficam afectos a IVA nada mais.

Agora se importares lixo toxico/hospitalar do reino unido vais ter outras taxas

Como digo pelo Norte da Europa apenas VAT esta a ser cobrado e descontado no UK, sendo que basicamente de momento a diferenca entre 2020 e 2021 não é nenhuma (apenas demora mais tempo a chegar e as vezes tem que ter papelada).

Em Portugal se estao a cobrar taxas alfandegarias, pagem e logo que o acordo for ratificado desloquem-se as alfandegas e pecam a devolucao do que foi cobrado indevidamente.

E se eu comprar um produto a um particular, por exemplo uma peça automóvel usada, não pago VAT ao vendedor, como se vai proceder isso? Pago IVA cá?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 39 minutos:

Há algum medicamento nos últimos 20 anos que tenha sido desenvolvido numa universidade na sua totalidade? O dinheiro que é preciso investir é tanto que nenhum estado se atravessa.

image.png.9b4d505f5f81c7b849cd6373d233d670.png

Figure 1: Allocation of the 252 new drugs approved by the US Food and Drug Administration between 1998 and 2007.

Sem querer retirar-te a razão, que acho que é evidente que é preciso industria privada na produção de medicamentos (pelo menos actualmente), fiquei curioso e encontrei este artigo: https://www.nature.com/articles/nrd3251

Uma boa leitura por acaso

Compartilhar este post

Link para o post

olhe, isto arresolviasse amandando fabricas, que isto é memo asism, fabricas em cada pais para produzir as vacinas. todos os paises tinham a sua fabrica de vacinas. começavamos, vamos supor, em marroques, e acabavamos no shile.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Resumindo, se li bem, não há mesmo. Bem me queria parecer.

sim basicamente existem coisas que sao na sua base desenvolvidas por universidades, mas s#ao quase a 100% backed by pharma private funding e obviamente a producao e distribuicao é tambem feita por essas farmaceuticas

Ai nesse grafico tambem é de evidenciar que nos EUA, Japao e parcialmente no UK e Suica, as universidades sao quase 100% privadas e heavy backed por capital de diferentes industrias (incluindo a farmaceutica)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 7 minutos:

Resumindo, se li bem, não há mesmo. Bem me queria parecer.

Depende do ponto de vista. Se considerares que ser desenvolvido inclui a produção em larga escala, então não há. A verdade é que nenhuma universidade tem ao seu dispor uma planta industrial capaz de produzir medicamentos em larga escala, por isso é que tem aí os "university-disvocered, transferred to (...)", que acredito que impliquem que foram transferidos para produção.

A verdade é que, pelo menos no seio academico em que trabalho, se realmente descobrires alguma coisa interessante (medicamento, tecnologia, composto alimentar...) a universidade dá o push para patentear e vender a patente. Ganham bem mais com isso e conseguem por vezes ganhar algumas royalties. Se realmente for algo muito bom, tentam é criar um laboratório spin-off para se desenvolver numa industria privada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takumi Fujiwara, há 37 minutos:

E se eu comprar um produto a um particular, por exemplo uma peça automóvel usada, não pago VAT ao vendedor, como se vai proceder isso? Pago IVA cá?

Epa na optica de uma empresa, basicamente quando compras algo, para ser importado, a empresa no UK, dado que vai sair do pais, teem que te dar um invoice sem VAT e com uma declaracao de alfandega. 

Em Portugal quando a coisa chega vem com a guia da alfandega e teras de pagar o IVA em Portugal de 23% - dependendo de quem e como "desalfandega", podes ter de pagar um one-time-fee para a empresa que te concluiu o processo ou ha casos em que te pedem aluguer de armazenamento.

Aqui os custos sao um pouco, se comparares algo acima de xxx Euros estes custos acabam por ser quasi-irrelevantes

Compartilhar este post

Link para o post

Passei só para dizer que a Joana Amaral Dias é uma perfeita anormal que vive da atenção das redes sociais. Que comentário triste.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Epa na optica de uma empresa, basicamente quando compras algo, para ser importado, a empresa no UK, dado que vai sair do pais, teem que te dar um invoice sem VAT e com uma declaracao de alfandega. 

Em Portugal quando a coisa chega vem com a guia da alfandega e teras de pagar o IVA em Portugal de 23% - dependendo de quem e como "desalfandega", podes ter de pagar um one-time-fee para a empresa que te concluiu o processo ou ha casos em que te pedem aluguer de armazenamento.

Aqui os custos sao um pouco, se comparares algo acima de xxx Euros estes custos acabam por ser quasi-irrelevantes

A cena é que eu comprava muita coisa a pessoal que tem peças sem ser empresas, tipo nos grupos do Facebook e assim. Imagina que compro um jogo de jantes por 300€, não há faturas não há nada, eu posso combinar com o gajo fazer 2 pagamentos via Paypal e apresentar o comprovativo do Paypal de um valor mais baixo?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...