Burkina2008 Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 11 horas: Eu também gostava o que a senhora Mariana pede no primeiro vídeo. Só uma noite. (A thread tem mais dois tweets). Eu gostava é que o PCP apresentasse solucoes (assim como a consequencia das mesmas). Porque duvido que exista uma pessoa em Portugal que diga que as Marianas deste mundo nao merecem receber mais do que recebem. Aumentar o salario minimo, certo, e vamos buscar o dinheiro de onde? Vamos aumentar ainda mais os impostos a classe media e baixa? Porque se aumentar os impostos a classe alta (que em Portugal é muito pequena) teria um aumento da receita fiscal entre o baixo a negativo. Vamos sair do Euro e desvalorizar a moeda? Para a Mariana ser aumentada em 25% e depois chegar ao supermercado e os produtos custarem mais 30% do que antes do Euro. Entao e o dinheiro da TAP e do BES? Vamos deixar a TAP falir e pagar subsidios de desemprego a milhares de pessoas por varios anos (era para ai que o dinheiro para "salvar" a TAP ia). Vamos deixar o BES/Novo Banco, etc falir, para que depois tenhamos de pagar mais ainda do que o preco do resgate em juros da divida, assim como condenar pessoas/depositantes que provavelmente pouparam a vida inteira e que no final apenas confiaram no mesmo estado portugues que agora os abandonaria? Vamos atras das grandes fortunas dos grandes devedores! OK, vamos dizer que é possivel o Costa e sus muchachos irem de aviao as Bahamas, Cayman etc e trazerem os 10,000 milhoes de Euros que se pensam estar escondidos em contas de Portugueses esse mundo fora (sao 5% do PIB, mais ou menos o que custaria aumentar o salario minimo de 700 para 900 euros). Assunto resolvido este ano. E em 2023? Vendia-se a Madeira aos ingleses? É muito facil falar quando se esta do lado de quem nao é nem nunca vai ser governo, até porque a conversa do Chega nao é muito diferente da do PCP neste aspecto. 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 15 Dezembro 2021 Expropriar médias e grandes empresas e convertê-las em cooperativas de trabalhadores. Privatizar sectores do Estado mediante conversão em cooperativas de trabalhadores. Descentralização do poder central para as autarquias. Apoio na criação de cooperativas de trabalhadores. Tudo cooperativas de trabalhadores. Democracia plena. Isto andava para a frente ah isso andava!!! Malucos do riso inbound Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 (editado) Citação de Burkina2008, há 13 minutos: Tens literalmente um exemplo no segundo video, o suplemento de insalubridade e risco. Mas já agora, sobre medidas para o país ficam aqui recomendações da OCDE num relatório recente sobre a nossa economia (não está necessariamente relacionado com 'as Marianas', são recomendações gerais). Editado 15 Dezembro 2021 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Tens literalmente um exemplo no segundo video, o suplemento de insalubridade e risco. Mas já agora, sobre medidas para o país ficam aqui recomendações da OCDE num relatório recente sobre a nossa economia (não está necessariamente relacionado com 'as Marianas', são recomendações gerais). Primeiro ponto, dar subsidios ou aumentar salarios, tem exactamente a mesma consequencia orcamental, basicamente sao nomes diferentes para aumentar salarios. Mudar o nome para subsidio nao altera nada em relacao ao facto que é necessario ir buscar o dinheiro para isso nalgum lado. Depois sobre isso no Twitter, acho que devias deixar de olhar para coisas do Twitter, porque isso nao é informacao concreta mas sim selectiva...o mesmo relatorio menciona que Portugal necessita de flexibilizar o mercado laboral (so como exemplo), mas isso ja nao aparece ai nesse post porque ja nao faz parte de "um programa de um partido de esquerda". Alias as medidas que a OCDE sujere ao nesse post, duvido que alguem discorde delas, mas as que nao estao ai no posz mas no relatiorio, como as que vou listar abaixo e que sao complementares, ja o PCP nao gostaria - Librealizacao e privatizacao do mercado dos transportes - Criar leis mais flexiveis de bankrupcy (basicamente empresas/individuos poderem ir a falencia e os trabalhadores verem 0) - Deixar de existir taxa reduzida de IVA, aumentar impostos sobre imoveis - Aumentar impostos sobre tudo o que polui (incluindo gasolina) Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 (editado) Citação de Burkina2008, há 44 minutos: O meu ponto não era esse sobre aquele tweet. Era de que medidas associadas normalmente à esquerda (BE e PCP), que são normalmente antagonizadas na assembleia e que raramente passam foram recomendadas pela OCDE. Editado 15 Dezembro 2021 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 1 minuto: O meu ponto não era esse sobre aquele tweet. Era de que medidas associadas normalmente à esquerda (BE e PCP), que são normalmente antagonizadas na assembleia e que raramente passam foram recomendadas pela OCDE. O teu ponto nunca pode ser sobre uma medida sem falar de como compensar a medida. Nenhuma daquelas medidas é antagonizada na AR, aumentar ordenados sem dizer como se vai buscar esse dinheiro (ou apenas dizendo que para isso vamos nos endividar mais) é obvio que a medida nao vai ser aprovada. Tambem nao é verdade que essas medidas nunca tenham sido recomendadas pela OCDE (alguma excepcao no focus na Saude, sobretudo devido a pandemia). Mas quero ver o PCP/BE a apresentar uma das medidas da OCDE como elas sao sugeridas: "Aumentar o financiamento do SNS, atraves do fim do IVA reduzido" ou "Alargar o subsidio de desemprego, atraves do aumento da idade da reforma e da reducao ou cap nas reformas futuras" Achas que sao medidads de esquerda? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 (editado) Citação de Burkina2008, há 21 minutos: O teu ponto nunca pode ser sobre uma medida sem falar de como compensar a medida. Secalhar se não se dessem borlas fiscais à EDP de 100 milhões já seria possível aplicar algumas daquelas medidas até porque existem ali medidas (como muitas das medidas dadas como exigências dos partidos à esquerda para aprovação do orçamento) que tem um impacto no orçamento pouco significativo. Há pouco deste outro exemplo: as offshores. E os exemplos vão por ai fora. Exemplos onde os ricos deste país são beneficiados por leis à sua medida são o que não faltam. Editado 15 Dezembro 2021 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Secalhar se não se dessem borlas fiscais à EDP de 100 milhões já seria possível aplicar algumas daquelas medidas até porque existem ali medidas (como muitas das medidas dadas como exigências dos partidos à esquerda para aprovação do orçamento) que tem um impacto no orçamento pouco significativo. Sabes que nao dando essa borla (como disseste), a EDP vai buscar esse mesmo valor de outra forma (basicamente atraves da factura que todos pagam de eletrecidade) Btw, 100 milhoes de Euros é basicamente quase nada a nivel orcamental. Sao menos 0,05% do orcamento de estado e nao iriam por si so contribuir para nenhuma medida com impacto. E ja estas a cair na falacia de quem nao percebe como funciona um orcamento de estado. "Medidas avulsas e simples, para problemas extremamente complexos" Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Sabes que nao dando essa borla (como disseste), a EDP vai buscar esse mesmo valor de outra forma (basicamente atraves da factura que todos pagam de eletrecidade) Btw, 100 milhoes de Euros é basicamente quase nada a nivel orcamental. Sao menos 0,05% do orcamento de estado e nao iriam por si so contribuir para nenhuma medida com impacto. E ja estas a cair na falacia de quem nao percebe como funciona um orcamento de estado. "Medidas avulsas e simples, para problemas extremamente complexos" A Autoridade Tributária e Aduaneira entregou esta semana na Assembleia da República um relatório provisório sobre os RERT, regimes excecionais de regularização tributária. É o primeiro documento do género, uma vez que o Fisco só em fevereiro de 2019 passou a ter acesso às declarações dos contribuintes que aderiram ao processo. Antes estavam depositadas no Banco de Portugal. Segundo o jornal Público, nele constam que houve 6.000 milhões de euros que não tinham sido declarados às Finanças por 3.592 contribuintes e que passaram a ser regularizados através das três amnistias fiscais concedidas pelos governos de José Sócrates e Pedro Passos Coelho. Quem dera que fossem 100 milhões. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 3 minutos: A Autoridade Tributária e Aduaneira entregou esta semana na Assembleia da República um relatório provisório sobre os RERT, regimes excecionais de regularização tributária. É o primeiro documento do género, uma vez que o Fisco só em fevereiro de 2019 passou a ter acesso às declarações dos contribuintes que aderiram ao processo. Antes estavam depositadas no Banco de Portugal. Segundo o jornal Público, nele constam que houve 6.000 milhões de euros que não tinham sido declarados às Finanças por 3.592 contribuintes e que passaram a ser regularizados através das três amnistias fiscais concedidas pelos governos de José Sócrates e Pedro Passos Coelho. Quem dera que fossem 100 milhões. Mais uma vez estas a falar de coisas que nao sabes Esse dinheiro foi dinheiro que foi repatriado para Portugal e sem exas amnistias fiscais esse dinheiro tinha ficado em offshores e nem o pouco que se taxou teria sido feito. Ou seja, escreves uma coisa que nem percebes bem o que significa. Depois como ja disse, mesmo que conseguisses ir buscar os outros 10 mil milhoes escondidos e os usasses este ano para aumentar salarios, onde achas que os ias buscar no proximo ano? Agora a serio, se nao sabes do que falas, cala-te 1 Compartilhar este post Link para o post
Activate Publicado 15 Dezembro 2021 O MP pede a perda de pena suspensa e retirada do mandato ao Rui Moreira. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 (editado) Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Portanto a justificação é: As aministias foram boas porque senão iam para offshores em vez de se combater essas mesmas offshores. Está certo. Mas vou seguir o teu conselho e termino a discussão por aqui. Editado 15 Dezembro 2021 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 15 Dezembro 2021 No fundo as empresas ganham sempre neste jogo. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 15 Dezembro 2021 Só há uma maneira de travar isso, nacionalizar e promover uma gestão transparente. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 9 minutos: Portanto a justificação é: As aministias foram boas porque senão iam para offshores em vez de se combater essas mesmas offshores. Está certo. Mas vou seguir o teu conselho e termino a discussão por aqui. Não, nada disso. O problema aqui é um problema de base, que pouco ou nada é resolvido com as medidas que tu sugeres. O problema aqui é que Portugal não produz riqueza suficiente para ter o mesmo nível de desenvolvimento da maioria dos países desenvolvidos. E não é uma borla fiscal à EDP que vai resolver esse assunto, porque é uma gota no oceano. O que o @Burkina2008 te está a dizer é que em vez de andarmos com paliativos, a tentar caçar elefantes com uma fisga, o que é necessário é um pacote de medidas de fundo que reformulem a economia de uma ponta à outra para que Portugal comece a produzir riqueza suficiente para o nível de desenvolvimento que pretende. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de Tio Hans, há 3 minutos: Não, nada disso. Como assim? Citação de Burkina2008, há 24 minutos: Esse dinheiro foi dinheiro que foi repatriado para Portugal e sem exas amnistias fiscais esse dinheiro tinha ficado em offshores e nem o pouco que se taxou teria sido feito. É exatamente isso que está aqui escrito. Se não fossem as amnistias o dinheiro teria ficado em offshores e não viamos dinheiro nenhum. E daqui se conclui que as amnistias foram positivas naquele caso, quando na minha opinião a conclusão deveria ser o combate a essas mesmas offshores. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 18 minutos: Portanto a justificação é: As aministias foram boas porque senão iam para offshores em vez de se combater essas mesmas offshores. Está certo. Mas vou seguir o teu conselho e termino a discussão por aqui. Mais uma vez nao percebeste o teu proprio texto. O dinheiro ja estava em offshores (nao ia para la). O que amnistia conseguiu foi que esse dinheiro entrasse e pagasse algum imposto em Portugal, nao que ele fosse para uma offshore. Basicamente sem a amnistia, o dinheiro tinha continuado numa offshore pois nunca sequer esteve em Portugal Citação de HappyKing, há 2 minutos: Como assim? É exatamente isso que está aqui escrito. Se não fossem as amnistias o dinheiro teria ficado em offshores e não viamos dinheiro nenhum. E daqui se conclui que as amnistias foram positivas naquele caso, quando na minha opinião a conclusão deveria ser o combate a essas mesmas offshores. Outra burrice, o combate das offshores nao se pode fazer em Portugal. Tem que se fazer a nivel global, Portugal por si, pouco ou nada pode fazer. Nao sabes como funcionam offshores... Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 (editado) Citação de Burkina2008, há 23 minutos: Ir para lá ou estar lá irrelevante para a conclusão final, que na minha opinião como disse em cima passa pelo combate a essas mesmas offshores. Mas não vale a pena continuar a discussão. Tenho uma visão da coisa, tens outra e portanto siga em frente. Noutras noticias, boa medida: https://www.publico.pt/2021/12/15/politica/noticia/marcelo-promulgou-aumento-luto-parental-20-dias-1988692?ref=hp&cx=latest_news_a_v2--496639&ref=hp&cx=latest_news_a_v2--496639 @Prata eu não sei se já tinhamos falado ou se já tinham falado por aqui sobre esta medida mas sabes-me explicar a razão pela qual a IL se absteve (Pode ser uma posição legitima com base nas suas ideias, só queria perceber o fundamento por trás). Editado 15 Dezembro 2021 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de Activate, há 36 minutos: O MP pede a perda de pena suspensa e retirada do mandato ao Rui Moreira. Saúda o teu novo presi, sff! Compartilhar este post Link para o post
Prata Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 5 minutos: @Prata eu não sei se já tinhamos falado ou se já tinham falado por aqui sobre esta medida mas sabes-me explicar a razão pela qual a IL se asbteve (Pode ser uma posição legitima com base nas suas ideias, só queria perceber o fundamento por trás). Não tenho certezas mas penso que tenha sido por isto: https://observador.pt/2021/11/25/alargamento-do-luto-parental-de-5-para-20-dias-aprovado-na-generalidade/ Mesmo não concordando( acho que é uma situação tão excecional e grave que quem paga torna se quase irrelevante) 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de Prata, Agora: Percebi. Era uma questão de empresas vs segurança social em termos de pagamento. Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 12 minutos: Como assim? É exatamente isso que está aqui escrito. Se não fossem as amnistias o dinheiro teria ficado em offshores e não viamos dinheiro nenhum. E daqui se conclui que as amnistias foram positivas naquele caso, quando na minha opinião a conclusão deveria ser o combate a essas mesmas offshores. É verdade. As offshores existem e há muito pouco que possamos fazer contra elas. Até Portugal tem algumas leis que se enquadram num paraíso fiscal. As ilhas Caimão ou o Panamá são estados soberanos. O que é que lhes vais fazer? Declarar guerra? Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Dezembro 2021 (editado) Citação de Tio Hans, há 5 minutos: É uma questão complicada de combater mas que devem ser tomadas medidas de combate aos poucos e de forma progressiva (parece-me que mais do que medidas nacionais deveriam até ser medidas europeias) mas por exemplo: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/empresas-ligadas-a-offshores-podem-aderir-aos-apoios-da-covid-19 Ao contrário de Dinamarca, Bélgica, Itália, Áustria, Polónia ou França, o governo português não excluiu dos apoios públicos as empresas com sede ou filiais em paraísos fiscais fora da União Europeia. Portugal optou por não impor qualquer travão à possibilidade de as empresas com sede ou filiais em paraísos fiscais fora da União Europeia poderem recorrer às medidas de apoio para combater a pandemia de covid-19, do lay-off simplificado e das linhas de crédito até aos incentivos fiscais para as concentrações empresariais e ao regime especial de transmissão de prejuízos fiscais para aquisições de empresas em dificuldades. Em declarações ao Público, o Ministério da Economia explicou que isso poderia colocar "constrangimentos a empresas que exercem a sua atividade económica em Portugal e empregam trabalhadores no território nacional", acrescentando que esta opção tem "em consideração a necessidade de acautelar a proteção social dos trabalhadores e a recuperação das empresas a operar em todo o território nacional". Editado 15 Dezembro 2021 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Dezembro 2021 Citação de HappyKing, há 12 minutos: Ir para lá ou estar lá irrelevante para a conclusão final, que na minha opinião como disse em cima passa pelo combate a essas mesmas offshores. Mas não vale a pena continuar a discussão. Tenho uma visão da coisa, tens outra e portanto siga em frente. Citação de Tio Hans, há 3 minutos: É verdade. As offshores existem e há muito pouco que possamos fazer contra elas. Até Portugal tem algumas leis que se enquadram num paraíso fiscal. As ilhas Caimão ou o Panamá são estados soberanos. O que é que lhes vais fazer? Declarar guerra? Eu acho (alias sei) que todos concordamos com o combate a evasao fiscal (incluindo dinheiro proviniente de subterfugios em offshores). A diferenca entre é que eu e o Tio sabemos que a solucao é a nivel global e nao a nivel de Portugal. Varios paises dependem de serem offshores para sobreviverem (assim como nos dependemos do turismo) e até certos acordos internacionais sobre taxacao deixarem de existir, Portugal (e mesmo a UE sozinha) nada podem fazer. Compartilhar este post Link para o post