HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Tio Hans, há 11 minutos: O ponto 2 já não acontece. A maioria dos bons profissionais já se pirou e os poucos que lá ficaram são os que não se estão para se chatear porque mais dia, menos dia vão para a reforma. E quem tem o know-how são as pessoas. Não te adianta teres uma uma excelente escola, com boas condições, se os professores forem fracos. Para além disso o nome Efacec está na lama. Os tipos para pouparem dinheiro andaram a substituir materiais por outros mais baratos e mais foleiros. Deu asneira, obviamente e perderam a reputação que tinham. As saídas tem acontecido maioritariamente agora no pós-compra. No momento em que o Estado interveio isso ainda não era assim tão significativo. Este impasse posterior é que veio causar isso parece-me do que vou vendo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Citação de Mica, há 8 minutos: Eu por acaso não concordo com a parte da qualidade, aliás, as estradas nacionais é que fazem as autoestradas parecerem um sonho para qualquer condutor. Diria que as nacionais (ou locais) é que são o verdadeiro flagelo. O preço já se sabe, mas não tenho sentido aumentos muito acima da inflação. E até estou a pagar menos que no ano passado por causa dos "descontos" nas ex scut, que entraram em vigor há um ano. Certo, mas se esse trabalho fosse feito pelo Estado, certamente que não seria necessário pagar tanto. Temos o dobro da extensão de AEs da Suíça e lá paga-se 40€/ano e podes andar em todas as AEs, sem limite. Aqui pagas isso numa viagem Porto - Lisboa, praticamente. EDIT: E provavelmente lá asfaltam muito mais vezes, com a neve, gelo e sal a estragar aquilo tudo anualmente. Editado 24 Agosto 2022 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Rumpas Publicado 24 Agosto 2022 Citação de RAG, há 32 minutos: Algum amiguinho pode arranjar este artigo? https://www.publico.pt/2022/08/24/culturaipsilon/noticia/trinta-tres-milhoes-brasileiros-passam-fome-pais-alimenta-mundo-2017036 Estou no telemóvel, tive de tirar screen shot. 2 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Mica, há 15 minutos: Eu por acaso não concordo com a parte da qualidade, aliás, as estradas nacionais é que fazem as autoestradas parecerem um sonho para qualquer condutor. Diria que as nacionais (ou locais) é que são o verdadeiro flagelo. É tampas para gás, tampas para saneamento, supressões depois das obras, e buracos que teimam em resolver, colocando lá um bocado de alcatrão para este desaparecer assim que caia chuva... O preço já se sabe, mas não tenho sentido aumentos muito acima da inflação. E até estou a pagar menos que no ano passado por causa dos "descontos" nas ex scut, que entraram em vigor há um ano. Há uma diferença significativa na qualidade entre as estradas geridas por concessionários, nomeadamente as AE, e as outras geridas pela IP. Isto é notório. Mas também, com a IP sem presidente há uma de tempo, entre outras coisas ainda piores, e com restrições orçamentais brutais, que mais se poderia esperar? Citação de HappyKing, há 13 minutos: As saídas tem acontecido maioritariamente agora no pós-compra. No momento em que o Estado interveio isso ainda não era assim tão significativo. Este impasse posterior é que veio causar isso parece-me do que vou vendo. Já no tempo da Miss Luanda Leaks saiu muita gente. Foi quando os meus familiares aproveitaram para se pirar, p.e. Citação de Ghelthon, há 13 minutos: Certo, mas se esse trabalho fosse feito pelo Estado, certamente que não seria necessário pagar tanto. Temos o dobro da extensão de AEs da Suíça e lá paga-se 40€/ano e podes andar em todas as AEs, sem limite. Aqui pagas isso numa viagem Porto - Lisboa, praticamente. EDIT: E provavelmente lá asfaltam muito mais vezes, com a neve, gelo e sal a estragar aquilo tudo anualmente. Estás a comparar o incomparável. Aqui funciona o princípio do utilizador-pagador. Usas, pagas. Na Suíça, provavelmente, mesmo que não tenhas carro uma parte dos teus impostos vai directamente para isso. Aqui também vai mas é devido a negócios ruinosos com algumas ppp. Compartilhar este post Link para o post
ElliotReid13 Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Ghelthon, há 40 minutos: Como em tudo na vida, depende. Há nacionalizações que correm mal e lixam os contribuintes (TAP p.e.), como há privatizações que fazem o mesmo (auto-estradas p.e.). "Como em tudo na vida, umas coisas correm bem e outras correm mal" é uma atitude comodista, como aquela que nos trouxe à situação em que estamos, onde a maioria dos portugueses em Portugal leva uma vida miserável. Vamos lá tentar ser mais objetivos: o que qualquer pessoa deveria exigir numa democracia como a nossa é que haja escrutínio nas decisões que são tomadas pelos Governos. Ainda para mais, quando são decisões extraordinárias e de grande impacto, como aquelas que envolvem nacionalizações. Ora, o que eu esperava ver numa democracia saudável era um plano deste género, desenhado pelo Governo e disponibilizado de forma transparente: - Qual o peso económico e social da empresa em questão? - Qual a relevância estratégica do setor, empresa e concorrentes na economia nacional? - Quais os cenários possíveis e os respetivos custos-beneficio para os contribuintes e economia como um todo? - Quais os riscos envolvidos na operação? - Quem são os credores atuais? - Quais as decisões estratégicas e operacionais que justificam os benefícios acima mencionados e que irão permitir dar a volta à empresa? - Quais os argumentos que justificam a manutenção ou substituição da gestão atual da empresa? Isto são alguns exemplos. Obviamente, uma boa parte das pessoas não iria querer saber, seja por falta de skin in the game (rendimentos baixos que não pagam impostos e, portanto, não são afetados imediatamente por um desfecho mau), seja por incapacidade em avaliar este tipo de planos. No entanto, uma das vantagens de termos uma imprensa diversa e livre é permitir que haja alguém a escrutinar, a avisar, a apontar o dedo, a exigir e a servir o seu papel de informar. Depois de a decisão estar tomada, só nestas condições é que se poderia monitorizar e fazer o balanço da operação. Da forma como estes processos foram conduzidos na TAP, EFACEC, BPP, BPN, etc., tornou-se pura e simplesmente responsabilizar seja quem for. Falas em privatizações das auto-estradas, o que é errado. PPP são concessões, sendo que no caso das auto-estradas os privados construiram a infraestrutura e a propuseram-se a explorar durante algum tempo, com uma remuneração mínima fixa por parte do Estado. Mais um caso que encaixava perfeitamente naquele que é o meu ponto - esses contratos foram feitos sem transparência, e as condições ruinosas só se vieram a saber mais tarde por auditoria do Tribunal de Contas e imprensa. E enquanto nada mudar será sempre assim, quem toma decisões não tem incentivos para tomar a melhor decisão a longo-prazo, preferindo aquelas que trazem resultados imediatos ("obra feita", "empregos salvos") com consequências muito negativas a termo. Citação de HappyKing, há 41 minutos: Como se a Efacec fosse igual a todas as empresas industriais do país. É ver os vários e importantes projetos europeus nos quais esteve envolvida para se ter uma noção da sua competência. Sobre a questão do dinheiro dos outros e afins desculpa mas já dei para esse peditório várias vezes por cá. Mas já agora consegues especificar quem eram os amigos do governo que iam ficar com o rabo entre as pernas? E quais foram esses projetos e respetivo impacto para o nosso país, que não poderiam ter sido feitos por um concorrente estrangeiro ou por uma EFACEC reestruturada após acordo com credores? 4 Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 Citação de whatever, há 19 minutos: Pergunta sincera, quais destas 'nacionalizações', leia-se, injecção de grande volume de capital público para resgatar empresas privadas à beira da falência, independentemente da área e da indústria, é que correram bem? É isto. Infelizmente, em Portugal, as necessidades medem-se em € e nada mais. Uma empresa mal gerida que precisa de dinheiro significa que se mete lá dinheiro e deixa-se a má gestão continuar. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Countries Qualidade das estradas, 2019 Global rank Available data Países Baixos 6.4 1 2006 - 2019 Suíça 6.3 2 2006 - 2019 Áustria 6 3 2006 - 2019 Portugal 6 4 2006 - 2019 Parece que as nossas estradas não são más, só consigo compara com algumas do Sul de Espanha e da Alemanha, por isso fico-me por estes dados. Agora se são caras, aí a conversa já é outra. Mas, também tudo depende do modelo de financiamento destas. edit: para não falar do que o que eu estou mais habituado a andar é numa SCUT, que é uma bela bosta. (via rápida =/= autoestrada) Editado 24 Agosto 2022 por Puto Perdiz 1 Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Puto Perdiz, há 6 minutos: Countries Qualidade das estradas, 2019 Global rank Available data Países Baixos 6.4 1 2006 - 2019 Suíça 6.3 2 2006 - 2019 Áustria 6 3 2006 - 2019 Portugal 6 4 2006 - 2019 Parece que as nossas estradas não são más, só consigo compara com algumas do Sul de Espanha e da Alemanha, por isso fico-me por estes dados. Agora se são caras, aí a conversa já é outra. Mas, também tudo depende do modelo de financiamento destas. Por acaso também tinha a ideia de já ter visto que as nossas AE's eram muito boas comparando com o resto do mundo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Eu não disse que as AEs eram más, disse que a qualidade não acompanha o aumento das portagens. Antigamente havia um reasfaltamento completo em condições, hoje em dia tapam-se buracos (os que se tapam, muitos lá ficam), deixa-se ficar lombas/depressões, reasfalta-se o mínimo indispensável e com pouca qualidade, reduz-se iluminação, etc. O negócio das AEs foi claramente feito para enriquecer amigos, não para o benefício dos contribuintes. Editado 24 Agosto 2022 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 24 Agosto 2022 As AEs que utilizo normalmente (casa - trabalho idas ao Porto e idas à Pampilhosa da Serra) estão sempre em excelente estado. A única excepção é a A23, entre as portagens da A1 e a entrada / saída da A13. Fiz recentemente a A6 e também estava impecável, chego a Espanha e as AEs são uma m*rda. De borla, mas cheias de buracos, altos e remendos Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Sardine, há 26 minutos: E quais foram esses projetos e respetivo impacto para o nosso país, que não poderiam ter sido feitos por um concorrente estrangeiro ou por uma EFACEC reestruturada após acordo com credores? Basta procurares e percebes que vários desses projetos foram ganhos inclusive contra os concorrentes estrangeiros que falas. Sobre os amigos do governo que tinham o rabo preso alguma coisa em específico? Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Ghelthon, há 12 minutos: Eu não disse que as AEs eram más, disse que a qualidade não acompanha o aumento das portagens. Antigamente havia um reasfaltamento completo em condições, hoje em dia tapam-se buracos (os que se tapam, muitos lá ficam), deixa-se ficar lombas/depressões, reasfalta-se o mínimo indispensável e com pouca qualidade, reduz-se iluminação, etc. O negócio das AEs foi claramente feito para enriquecer amigos, não para o benefício dos contribuintes. O pão também aumenta e a qualidade mantém-se, assim como o leite os ovos e os legumes. Não sei de que AE's falas, como sei que és de Vila Real e eu faço várias vezes a A4 dessa não deve ser. Fazer reasfaltamento completo se as estradas estão em condições não seria uma maneira de enriquecer amigos que terminou? 2 Compartilhar este post Link para o post
ElliotReid13 Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Citação de HappyKing, há 10 minutos: Basta procurares e percebes que vários desses projetos foram ganhos inclusive contra os concorrentes estrangeiros que falas. Sobre os amigos do governo que tinham o rabo preso alguma coisa em específico? Eu sei de alguns projetos que ganharam e outros dos que perderam. Dada a natureza da área em que opera e dimensão dos projetos, estes são alocados sob a forma de concursos e ganhar alguns deles não me diz nada sobre a importância da empresa para Portugal (se não ganhassem nenhum, não faturavam, simples, e muitas das dificuldades atuais da empresa prendem-se cada vez mais com a incapacidade em ganhar novos contratos). O que gostaria de perceber era a tua visão sobre o impacto desses projetos em específico e de ser a EFACEC e não outra empresa qualquer a desenvolver. Nada de específico, daí a assertividade em querer mais sobre as razões da nacionalização e quem eram os credores. Editado 24 Agosto 2022 por Sardine Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Rei_Patricio, há 8 minutos: O pão também aumenta e a qualidade mantém-se, assim como o leite os ovos e os legumes. Não sei de que AE's falas, como sei que és de Vila Real e eu faço várias vezes a A4 dessa não deve ser. Fazer reasfaltamento completo se as estradas estão em condições não seria uma maneira de enriquecer amigos que terminou? São coisas incomparáveis, parece-me. Falo por exemplo da A23, A24 e A25, que têm zonas lastimáveis. Bem sei que o interior não é tão relevante, mas pelo menos a A23 é tida como a AE mais cara do país. Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado 24 Agosto 2022 (editado) Citação de Ghelthon, há 7 minutos: São coisas incomparáveis, parece-me. Falo por exemplo da A23, A24 e A25, que têm zonas lastimáveis. Bem sei que o interior não é tão relevante, mas pelo menos a A23 é tida como a AE mais cara do país. Pronto, é substituir pão por betume. Dessas acho que ultimamente só passei na A25 e pelo menos na parte que fiz, que foi praí metade, estava normalíssima. Mas pode dar-se o caso de teres a opinião enviesada por passares muitas vezes num sitio que esteja a precisar de ser renovado. Editado 24 Agosto 2022 por Rei_Patricio Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Mica, há 1 hora: Eu por acaso não concordo com a parte da qualidade, aliás, as estradas nacionais é que fazem as autoestradas parecerem um sonho para qualquer condutor. Diria que as nacionais (ou locais) é que são o verdadeiro flagelo. É tampas para gás, tampas para saneamento, supressões depois das obras, e buracos que teimam em resolver, colocando lá um bocado de alcatrão para este desaparecer assim que caia chuva... Concordo muito. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Sardine, há 38 minutos: O que gostaria de perceber era a tua visão sobre o impacto desses projetos em específico e de ser a EFACEC e não outra empresa qualquer a desenvolver. Ser a EFACEC ou não a fazer é me igual. O meu ponto é que acho importante o país ter empresas nacionais com as características que a EFACEC tem. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Ghelthon, há 47 minutos: São coisas incomparáveis, parece-me. Falo por exemplo da A23, A24 e A25, que têm zonas lastimáveis. Bem sei que o interior não é tão relevante, mas pelo menos a A23 é tida como a AE mais cara do país. A A23 tem o problema, que até é o mesmo que a Via do Infante, de ser uma via rápida que passou a Auto estrada. Compartilhar este post Link para o post
ElliotReid13 Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 52 minutos: Ser a EFACEC ou não a fazer é me igual. O meu ponto é que acho importante o país ter empresas nacionais com as características que a EFACEC tem. Eu concordo que é importante. Não é isso que faz disso uma empresa de interesse nacional ou de importância estratégica para o país, que justifique enterrar lá o dinheiro que foi enterrado. Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 1 hora: Ser a EFACEC ou não a fazer é me igual. O meu ponto é que acho importante o país ter empresas nacionais com as características que a EFACEC tem. Quais são essas características e porque achas importante que o capital dessas empresas seja do Estado? (Não sou contra, só a tentar compreender) Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Adriano_inter, há 5 minutos: Quais são essas características e porque achas importante que o capital dessas empresas seja do Estado? (Não sou contra, só a tentar compreender) Está nesse post na página anterior. São os pontos 1 e 2. Compartilhar este post Link para o post
Adriano_inter Publicado 24 Agosto 2022 Citação de HappyKing, há 9 minutos: Está nesse post na página anterior. São os pontos 1 e 2. Trocado por miúdos, é do interesse nacional ter empresas que empreguem pessoas (ponto 1) e que sejam competitivas (ponto 2). Mas isso não quer dizer que tenham (nem que não tenham) de ser nacionais. Este ter está relacionado com quem é o principal (ou único) dono da empresa. E aqui há um grande problema que o Estado enfrenta. As pessoas movem-se por incentivos (financeiros, de realização, de reconhecimento, etc). Reconhecimento tanto faz ser empresa pública ou privada, depende do cargo, trabalho, etc. Realização idem, depende do tipo de atividade, equipa, etc. Financeiros, joga a velha máxima do capitalista que gosta de pessoas que lhe geram dinheiro, e que lhes paga tanto mais quanto mais lhe derem (atenção que estou a falar de posições altas), contra a velha máxima da função pública em que recebo x para fazer y, o meu contrato é a x anos porque de x em x anos a equipa muda completamente, e é irrelevante se faço um bom ou mau trabalho. Esta é a minha perspetiva, sendo formado em gestão. Quando as empresas nacionais (Estado como dono) resolverem esta menor atratividade para pessoas qualificadas e de boa produtividade, acho possível falar-se em empresas nacionais sustentáveis. Até lá, empresas privadas empregam as mesmas pessoas e são competitivas. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 24 Agosto 2022 Citação de Adriano_inter, há 2 minutos: Trocado por miúdos, é do interesse nacional ter empresas que empreguem pessoas (ponto 1). O ponto 1 daquele post estava mais relacionado com as qualificações do que com a quantidade de pessoas empregues. O Continente emprega muita gente e não me vais ver a pedir para que seja nacionalizado. Ter pessoas altamente qualificadas ao serviço do país parece-me ser sempre um bom princípio/argumento. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 24 Agosto 2022 A Via do Infante é que precisava de um asfalto novo. 2 Compartilhar este post Link para o post