HIM Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação de Ticampos, há 3 minutos: O que é que vai acontecer? vai ganhar um partido. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação de HappyKing, há 14 minutos: Isto é outra coisa que me faz alguma confusão: o Jornal da RTP, que vai até às 9 - hora do debate, esteve 27 minutos a falar do mesmo. Deve-se passar mesmo pouca coisa no país para metade do jornal ser sobre isso. E mais um período, tendo inclusive se filmado uma chegada ensaiada de Montenegro e Pedro Nuno com o cumprimento dos dois. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação de HIM, há 6 minutos: vai ganhar um partido. Vão ganhar dois, um deles é a CDU. 2 Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação de HIM, há 14 minutos: vai ganhar um partido. Vai? 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação Militares em “efervescência” ameaçam sair à rua se polícias tiverem aumentos Os sargentos admitem ir para a rua se Governo mexer nos subsídios das polícias e esquecer a tropa. Os oficiais recorreram a Marcelo por causa do “fosso” entre tropa e forças de segurança, e esperam uma atitude por parte do Presidente. Ex-chefes já avisaram para a possibilidade de contestação “inadequada”. E até Gouveia e Melo já lançou um alerta sobre os “perigos para o sistema” do descontentamento Os quartéis estão em “efervescência” e “há um grande fosso em relação às forças de segurança”, avisou a Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) em Belém, no dia 6 de fevereiro, numa reunião com o chefe da Casa Militar do Presidente da República, vice-almirante Sousa Pereira, e assessores militares, que recebeu os oficiais em plena crise dos protestos das polícias. Também a Associação Nacional de Sargentos (ANS), que tem percorrido unidades por todo o país, tem constado “a sensação de mal-estar pelo tratamento diferenciado a vários níveis” entre militares e forças de segurança. E não exclui ações de rua depois das eleições, se houver uma aproximação dos subsídios das polícias aos da Polícia Judiciária sem atender à tropa. “Nenhuma ação está posta de parte”, admite ao Expresso António Lima Coelho, presidente da ANS. Os militares mais jovens, pelo menos abaixo dos 40 anos, avança uma fonte militar, são os que estão mais disponíveis para assumir formas de luta com maior visibilidade, o que poderá passar por demonstrações na rua. “Depois das eleições, vamos ponderar a forma de fazer sentir esse mal-estar, tendo em conta quem tiver de reparar essas matérias”, garante Lima Coelho, pelo lado dos sargentos. “Poderá passar pelo que a nossa imaginação e criatividade originar, sejam ações de maior ou menor visibilidade, de maior ou menor dimensão”, assume o dirigente. O presidente da ANS lembra que “não são devidamente tratados os subsídios e suplementos de paraquedistas, submarinistas, mergulhadores, tripulantes de voo e, um caso extremo, dos inativadores de engenhos explosivos, que há 44 anos andam a bater-se por isso”. O ano passado morreu um militar dessa especialidade em serviço. Do lado dos oficiais, António Mota, presidente da AOFA, diz que, se o fosso entre polícias e militares se “alargar ainda mais, a malta nos quartéis e nas bases está com as garras de fora”. Mesmo antigos chefes militares receiam que a situação possa resvalar. O ex-chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) Fernando Melo Gomes escreve um artigo nesta edição do Expresso (ver pág. 30) apontando a “desastrosa iniquidade, que os militares das Forças Armadas bem conhecem, por serem, há anos, discriminados negativamente em relação aos demais servidores do Estado”. Em declarações ao Expresso, o almirante reformado recorda que, antes do 25 de Abril, foram as questões de carreiras dentro do Exército que se tornaram a gota de água que desencadeou o golpe dos capitães. “A desproporção em relação às forças de segurança tem-se acelerado”, anota. Caso o próximo Governo ceda às polícias sem reconhecer os militares, “ninguém sabe o que pode acontecer. Não ponho as mãos no fogo pelo que possa suceder”, avisa o antigo CEMA e dirigente do Grupo de Reflexão Estratégico Independente (GREI), que junta dezenas de oficiais-generais reformados e que ainda recentemente fez chegar aos líderes políticos, Presidente da República e Governo, uma carta bastante crítica. Os generais avisaram para o risco de contestação “inadequada” e de se poderem alterar “as condições éticas e de vínculo do exercício da profissão”. A ida dos militares para a rua, na opinião do ex-chefe, “é a última das coisas” que espera ver, “para Portugal não parecer uma ‘República das Bananas’”. O APELO A BELÉM “O Presidente da República está perfeitamente a par de todas as matérias. E sei que está sensibilizado, embora os resultados sejam nulos”, aponta o presidente da AOFA. A direção da associação foi recebida em Belém, durante quatro horas, uma semana depois das megamanifestações das polícias. Marcelo Rebelo de Sousa tem apontado a necessidade de os militares recuperarem rendimento em relação a carreiras a que estavam equiparados — como a dos oficiais à dos magistrados — e chegou a deixar isso plasmado em documentos e discursos. Mas sem efeitos: “O próprio Presidente está a criar uma caldeirada muito grande, porque tem vindo a público dizer que as polícias têm razão. Mas não temos ouvido o comandante supremo dizer rigorosamente nada sobre as Forças Armadas”, critica António Mota. No OE 2024, a ministra da Defesa, Helena Carreiras, fez equivaler o suplemento da condição militar ao subsídio de risco da GNR, mas a subida de €30 brutos mensais para €100, com retroativos a janeiro de 2023, não satisfez as tropas. Os dirigentes associativos referem que a GNR teve mais um ano de retroativos do que os militares, que este valor é consumido pelos impostos e que se vai degradar, porque a ministra deixou cair o artigo que permitia a atualização do subsídio ao valor da inflação. Paulo Amaral, presidente da Associação de Praças — que só integra militares da Marinha —, considera que o subsídio concedido à Polícia Judiciária não tem equivalente nos militares, que já têm suplementos de condição militar, de missão e de embarque, mas concorda que “os valores devem ser atualizados” e que não deve haver desigualdade em relação à GNR. No entanto, não pondera ações de rua. “Somos a única classe trabalhadora sem poder reivindicativo”, diz ao Expresso. “Podemos estudar formas de luta, mas não com o paradigma da PSP e da GNR.” Em dezembro, numa entrevista à Lusa, o próprio almirante Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada, fez soar o alerta: “Um sistema político democrático equilibrado tem de conseguir perceber que quem não tem direito a manifestar-se deve ser protegido.” Se não o fizer, “pode causar uma distorção tão grande que poderá ser perigoso para o sistema”. 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Fevereiro 2024 Que foi isto? lol Como é que entraram ali dentro? Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Que foi isto? lol Como é que entraram ali dentro? E agora estão a atirar coisas Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 23 Fevereiro 2024 E pronto está o circo armado Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação de HappyKing, há 1 minuto: Que foi isto? lol Como é que entraram ali dentro? outra aos berros lá atrás Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 23 Fevereiro 2024 este Montenegro é uma seca do crl Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Fevereiro 2024 Atiraram tinta para as paredes e não para os líderes partidários? Que desilusão. Continua sem responder o Montenegro. Que tristeza. Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 23 Fevereiro 2024 Ao menos isto é com o Carlos Daniel e não o outro banana Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 23 Fevereiro 2024 Nem tive tempo de fazer as pipocas Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Fevereiro 2024 O Montenegro quer responder às pessoas menos se essa pessoa se chamar Carlos Daniel e lhe estiver a fazer uma pergunta concreta. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 23 Fevereiro 2024 O Ventura parece estar a dar tudo para ver se as pessoas votam à esquerda. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto: O Ventura parece estar a dar tudo para ver se as pessoas votam à esquerda. O Ventura sabe que o eleitorado dele dificilmente muda com isto, mas se esvaziar o PSD pode-se aproximar do 2º lugar. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Fevereiro 2024 (editado) Porque é que nestes debates, neste molde, não se cala o microfone dos outros líderes enquanto um fala? O Ventura e o Rui Rocha estão constantemente com apartes entre si. Editado 23 Fevereiro 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 23 Fevereiro 2024 (editado) Citação de HappyKing, há 1 minuto: Porque é que nestes debates, neste molde, não se cala o microfone dos outros líderes enquanto um fala? O Ventura e o Rui Rocha estão constantemente com apartes entre si. eles cortam, aquilo tem é uma boa captação de som edit: ou então não. No debate dos pequenos havia ali alguém que se estava a peidar e aquilo ouvia-se bem Editado 23 Fevereiro 2024 por Puto Perdiz 2 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Fevereiro 2024 Citação de Puto Perdiz, Agora: eles cortam, aquilo tem é uma boa captação de som Pois, ouvem-se na mesma. Olha a Inês Sousa Real a associar-se aquele protesto inicial. Giro. Compartilhar este post Link para o post