Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de 1906, há 10 minutos:

wtf... 

Tu achas por bem e perfeitamente normal atacar uma classe profissional. Só porque sim. E ainda ficas espantado. Eu simplesmente optei por não responder na mesma moeda, pois facilmente escrevia tantas linhas como as que escreveste.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin, há 20 minutos:

Tu achas por bem e perfeitamente normal atacar uma classe profissional. Só porque sim. E ainda ficas espantado. Eu simplesmente optei por não responder na mesma moeda, pois facilmente escrevia tantas linhas como as que escreveste.

Vamos lá esclarecer dois pontos:

1. Disseste quer era mentira a minha afirmação sobre a possibilidade dos farmacêuticos prescreverem/recomendarem fármacos. Afinal não era mentira como vieste depois a assumir. Depois dizes que o que se fala é de algo que já se fazia antes - então qual o motivo deste despacho/wtvr? Vai surgir algo de novo que nem eu nem tu sabemos o que vai ser.

2. Logo a seguir chamaste-me ignorante. Esqueces-te que, ao não conheceres a pessoa que está do outro lado, a mesma também pode trabalhar no meio e até pode estar consciente dos problemas que existem na área da saúde. Mas adiante.

3. Podes dar muitos exemplos, os que quiseres. Mas há uma diferença. O médico (que pode ser bom/mau ou competente/incompetente, como em todas as áreas), tem a responsabilidade do diagnóstico e terapêutica. Se algo corre mal é da sua inteira responsabilidade. Já o farmacêutico, lamento, não deve ter esse papel. Tem outros, e muito importantes, mas cada um com a sua função. Médico é médico, enfermeiro é enfermeiro, farmacêutico é farmacêutico. Conheces histórias, eu também conheço tantas outras e ficamos por aqui.

EDIT 

4. Este último ponto vou adicionar. Falas que tenho razão em relação ao diagnóstico mas não à terapêutica. Mas não estão ambas relacionadas? Como se trata algo quando não se faz um diagnóstico? Como vais distinguir uma amigdalite streptococccica de uma coisa viral? Uma cistite de uma pielonefrite? De uma cistite que pode ser urgente ser tratada ou algo que pode ser protelado? As coisas não são assim tão lineares.

Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post

O choro que isto está a provocar - desde o João Almeida do CDS a malta da IL - com adjetivações de "loucura total e absoluta" pelo meio é incrível. Uma proposta banal - reconduzir dinheiro do estado para uma das maiores premências que urge resolver e é visto como a reencarnação do Estaline ou do Mao. 

Pedro Nuno Santos propõe uso de lucros da CGD para habitação em autarquias

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:

O choro que isto está a provocar - desde o João Almeida do CDS a malta da IL - com adjetivações de "loucura total e absoluta" pelo meio é incrível. Uma proposta banal - reconduzir dinheiro do estado para uma das maiores premências que urge resolver e é visto como a reencarnação do Estaline ou do Mao. 

Eu acho mesmo que é o estado que tem de intervir e investir, que este último parece que é alérgico a fazê-lo, nesse tema da habitação.

Mais, outra fonte de rendimento brutal que apenas necessitava era de um bom investimento era haver uma marca de hipermercado nacional.

Porque os habilidosos dos CEO's dos continentes/pingos doces querem é mudar a sede fiscal para outro país quando confrontados com pedidos do Estado para aliviar preços/wtv neste setor de bens, aliando o facto que têm margens de lucro brutais aos preços praticados atualmente, o Estado a concorrer contra esses malvados, a praticar preços inferior, iria ter um ROI alto e em pouco tempo, dados os recordes batidos em cima de recordes batidos todos os anos.

Esta ideia tive-a depois de ouvir o José Pina a falar de kiwis no Irritações, o que até não me parece descabida. A ideia que pus aí, não o bronco do José Pina a falar.

Citação de 1906, há 23 minutos:

4. Este último ponto vou adicionar. Falas que tenho razão em relação ao diagnóstico mas não à terapêutica. Mas não estão ambas relacionadas? Como se trata algo quando não se faz um diagnóstico? Como vais distinguir uma amigdalite streptococccica de uma coisa viral? Uma cistite de uma pielonefrite? De uma cistite que pode ser urgente ser tratada ou algo que pode ser protelado? As coisas não são assim tão lineares.

Exisitar um médico residente na farmácia, dava?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 7 minutos:

Exisitar um médico residente na farmácia, dava?

Se não há médicos nos hospitais e centros de saúde...

Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de 1906, Agora:

Se não há médicos nos hospitais e centros de saúde...

E não há porquê?

Sei que estou a fazer a pergunta do milhão de dólares btw

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

E não há porquê?

Sei que estou a fazer a pergunta do milhão de dólares btw

No SNS? Falta de condições de trabalho no global. É um tema altamente complexo, mas desde infraestruturas velhas, condições físicas de trabalho globalmente más, nos cuidados de saúde primários listas de utentes enormes e burocracias que nunca mais acabam, nos hospitais centenas de horas extra por ano...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 50 minutos:

Está proposta do PNS é puramente demagógica. Os lucros da CGD são distribuídos ao accionista Estado como dividendos. Era muito mais simples uma mera TRF do OE para resolver o assunto. Quem o ouvir até pensa que os resultados da CGD ficam guardados num cofre tipo caixa-forte do Tio Patinhas.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 minutos:

Está proposta do PNS é puramente demagógica. Os lucros da CGD são distribuídos ao accionista Estado como dividendos. Era muito mais simples uma mera TRF do OE para resolver o assunto. Quem o ouvir até pensa que os resultados da CGD ficam guardados num cofre tipo caixa-forte do Tio Patinhas.

Mas se não falar mal da banca não atrai o resto do eleitorado do BE...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

A regionalização ajudava. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 15 minutos:

Passar a mensagem que uma parte do resultado do esforço que as famílias fazem no pagamento do crédito (juros) seja utilizado em mais habitação é algo banal. 

Mas o meu ponto nem é a proposta ser má ou boa. É colocar isto a uma coisa radical que radical não tem nada.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 horas:

Esta ministra da Saúde ter conseguido terminar o, ainda que curto, mandato é incrível. Em tudo o que mexeu, mexeu mal.

Como prémio disso foi promovida a cabeça de lista em Vila Real.

AVEIRO – Luís Montenegro
BEJA – Gonçalo Valente
BRAGA – Hugo Soares
BRAGANÇA – Hernâni Dias
CASTELO BRANCO – Pedro Reis
COIMBRA – Rita Júdice
EUROPA – José Manuel Fernandes
ÉVORA – Francisco Figueira
FARO – Maria Graça Carvalho
FORA DA EUROPA – José Cesário
GUARDA – Dulcineia Moura
LEIRIA – Margarida Balseiro Lopes
LISBOA – Joaquim Miranda Sarmento
PORTALEGRE – Manuel Castro Almeida
PORTO – Paulo Rangel
SANTARÉM – Fernando Alexandre
SETÚBAL – Teresa Morais
VIANA DO CASTELO – José Pedro Aguiar Branco
VILA REAL – Ana Paula Martins
VISEU – António Leitão Amaro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 9 horas:

O quê?! Tu não te lembras do "não matem o alojamento local"? Tás a gozar?

Memória seletiva.

Citação de Tio Hans, há 3 horas:

E porque é que essa transferência do OE não poderá recorrer a verbas consignadas resultantes dos dividendos dos lucros da CGD?

A proposta não tem nada de demagógica e merece ser trabalhada com atenção e celeridade.

É unânime que existe um problema de oferta de habitação. O Governo PS do António Costa avançou com a medida de afetar verbas significativas do PRR (a famosa bazuca) para resolver o problema sendo essa medida aceite pela Comissão Europeia. Na sequência dessa aprovação o Governo desafiou os autarcas para se mobilizarem e avançarem com os processos para a construção rapidamente porque os prazos eram apertados, a necessidade premente e o financiamento a 100%. Os municípios mobilizaram-se e avançaram com propostas que mais do que duplicaram as verbas significativas (não é ironia, é mesmo um pacote financeiro substancial) que estão disponíveis no PRR. O Governo, sendo "pessoa de boa fé", garantiu que não iriam ficar casas por construir, avançando com a hipótese de contratar um empréstimo ao BEI ou através de dotações do OE para financiar todas as candidaturas que não pudessem ser acolhidas no PRR. O Governo caiu. O atual Governo de Luís Montenegro não mexeu uma palha neste dossier limitando-se a substituir o presidente do IHRU para lá colocar o camarada presidente da Câmara de Esposende que estava em final de mandato e já não poderia concorrer novamente à Câmara. O PNS apresenta uma hipótese de trabalho com pernas para andar. É demagogo, radical, whatever... É o que temos.

• Like 14

Compartilhar este post

Link para o post

Para o @1906 e o @smashing_pumpkin :

1 - O senhor Figueiredo, residente em Almada, apanhou uma carraspana valente e está todo entupido, com dor de cabeça e ligeiramente febril;

2 - Embora não esteja para morrer, sente um mal-estar generalizado e vai às urgências do Garcia da Orta;

3 - Chegando lá dizem-lhe que deverá telefonar para a Linha Saúde 24 para fazer uma primeira triagem;

4 - O Sr. Figueiredo, em conversa com algumas pessoas que estão por lá, percebe que há quem esteja à espera mais de 12 horas para ser atendido mas resolve telefonar;

5 - Ao fim de 30 minutos atendem-lhe a chamada. Mais 20 minutos de perguntas e respostas, informam-no que a sua situação não tem gravidade suficiente e indicam-lhe que se deve dirigir ao Centro de Saúde;

6 - No Centro de Saúde, sendo ele um dos felizes contemplados com inexistência de médico de família, marcam-lhe uma consulta para daí a 6 meses e pedem-lhe que aguarde até ser atendido. Quando questiona quanto tempo terá de esperar não conseguem responder;

7 - O Sr. Figueiredo, desesperado com a situação e a dor de cabeça a fritar-lhe o juízo, manda duas ou três c*rlhadas e vai-se embora;

8 - Entra numa farmácia e pergunta se alguém lhe pode vender qualquer coisa que atenue o seu mal-estar;

9 - O farmacêutico reconhece os sintomas e prepara-se para lhe vender um analgésico e um anti-pirético;

10 - Entra um médico e vocifera que o farmacêutico não consegue distinguir entre uma cefaleia e uma unha encravada e que o remédio que está a sugerir matará o Sr. Figueiredo em 48 horas.

11 - O Sr. Figueiredo vai para casa, bebe um chazinho, aguenta as dores e o mal-estar durante o fim de semana, chega a segunda feira e já está fino.

12 - Subsiste a dúvida se o médico que entrou na farmácia a vociferar era aquele que faltava nas urgências do Garcia da Orta ou aquele que estava destinado a ser o médico de família do Sr. Figueiredo. E vai daí talvez fosse um médico dos quadros do Hospital da Luz. Está fora de hipótese de que fosse um médico emigrado.

Editado por Descartes
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem foi notícia no Público que, a 1 ano do fim do PRR, só cerca de 7% dos projetos para habitação avançaram.

Mais logo, se quiserem e se me lembrar, meto a notícia completa e com mais detalhes 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 48 minutos:

Para o @1906 e o @smashing_pumpkin :

1 - O senhor Figueiredo, residente em Almada, apanhou uma carraspana valente e está todo entupido, com dor de cabeça e ligeiramente febril;

2 - Embora não esteja para morrer, sente um mal-estar generalizado e vai às urgências do Garcia da Orta;

3 - Chegando lá dizem-lhe que deverá telefonar para a Linha Saúde 24 para fazer uma primeira triagem;

4 - O Sr. Figueiredo, em conversa com algumas pessoas que estão por lá, percebe que há quem esteja à espera mais de 12 horas para ser atendido mas resolve telefonar;

5 - Ao fim de 30 minutos atendem-lhe a chamada. Mais 20 minutos de perguntas e respostas, informam-no que a sua situação não tem gravidade suficiente e indicam-lhe que se deve dirigir ao Centro de Saúde;

6 - No Centro de Saúde, sendo ele um dos felizes contemplados com inexistência de médico de família, marcam-lhe uma consulta para daí a 6 meses e pedem-lhe que aguarde até ser atendido. Quando questiona quanto tempo terá de esperar não conseguem responder;

7 - O Sr. Figueiredo, desesperado com a situação e a dor de cabeça a fritar-lhe o juízo, manda duas ou três c*rlhadas e vai-se embora;

8 - Entra numa farmácia e pergunta se alguém lhe pode vender qualquer coisa que atenue o seu mal-estar;

9 - O farmacêutico reconhece os sintomas e prepara-se para lhe vender um analgésico e um anti-pirético;

10 - Entra um médico e vocifera que o farmacêutico não consegue distinguir entre uma cefaleia e uma unha encravada e que o remédio que está a sugerir matará o Sr. Figueiredo em 48 horas.

11 - O Sr. Figueiredo vai para casa, bebe um chazinho, aguenta as dores e o mal-estar durante o fim de semana, chega a segunda feira e já está fino.

12 - Subsiste a dúvida se o médico que entrou na farmácia a vociferar era aquele que faltava nas urgências do Garcia da Orta ou aquele que estava destinado a ser o médico de família do Sr. Figueiredo. E vai daí talvez fosse um médico dos quadros do Hospital da Luz. Está fora de hipótese de que fosse um médico emigrado.

Só umas correções. Ao dia de hoje o SNS24 agenda diretamente na agenda do médico. Se o utente não tem médico de família ou recurso na unidade da área de residência, será encaminhado para outro local, no limite o hospital .

Essas consultas de urgência também não são agendadas em 6 meses. No máximo em 24horas.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de 1906, há 12 minutos:

Só umas correções. Ao dia de hoje o SNS24 agenda diretamente na agenda do médico. Se o utente não tem médico de família ou recurso na unidade da área de residência, será encaminhado para outro local, no limite o hospital .

Essas consultas de urgência também não são agendadas em 6 meses. No máximo em 24horas.

A consulta era de rotina. Foi detetado que o Sr. Figueiredo não ia ao médico desde 2014.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 6 horas:

Isto é chocante, f*da-se. O Ventura está rodeado de gente burra, nunca chegará mais longe do que isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 minutos:

A consulta era de rotina. Foi detetado que o Sr. Figueiredo não ia ao médico desde 2014.

Eu sei que estás meio a brincar, mas estamos a confundir conceitos. Consulta programada não é triada pelo sns24.

Estão a construir uma narrativa em que estou a demonizar os farmacêuticos. Não é isso. Há coisas banais que de todo não justificam uma consulta médica, em que basta um analgésico/antipirético e tempo. O que me causa comichão é aquele documento recente. Quando falam em situações não urgentes e depois dão exemplos de amigdalites, otites e infecções urinárias, volto a questionar: vai ser o farmacêutico que vai decidir a terapêutica? Vai distinguir o que é viral do que não é? 

Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de 1906, há 1 minuto:

Eu sei que estás meio a brincar,

Espero bem que saibas... 😁

Citação de 1906, há 1 minuto:

Eu sei que estás meio a brincar, mas estamos a confundir conceitos. Consulta programada não é triado pelo sns24.

Estão a construir uma narrativa em que estou a demonizar os farmacêuticos. Não é isso. Há coisas banais que de todo não justificam uma consulta médica, em que basta um analgésico/antipirético e tempo. O que me causa comichão é aquele documento recente. Quando falam em situações não urgentes e depois dão exemplos de amigdalites, otites e infecco urinárias, volto a questionar: vai ser o farmacêutico que vai decidir a terapêutica? Vai distinguir o que é viral do que não é? 

Agora a sério. Eu não sei discutir isso. Não sou da área (nenhuma delas) por isso faltam-me as bases para ter opinião fundamentada, mas a ideia que transpareceu em todo esse processo é que a Ordem dos Médicos fincou-se numa posição corporativista em vez de colaborar para limar as eventuais questões. Talvez tenham ficado chateados por, eventualmente, não terem sido chamados ao processo de decisão e reagiram mal, ignorando os potenciais benefícios que essa medida poderá trazer a todo o sistema de saúde, que bem precisa deles.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 9 minutos:

Espero bem que saibas... 😁

Agora a sério. Eu não sei discutir isso. Não sou da área (nenhuma delas) por isso faltam-me as bases para ter opinião fundamentada, mas a ideia que transpareceu em todo esse processo é que a Ordem dos Médicos fincou-se numa posição corporativista em vez de colaborar para limar as eventuais questões. Talvez tenham ficado chateados por, eventualmente, não terem sido chamados ao processo de decisão e reagiram mal, ignorando os potenciais benefícios que essa medida poderá trazer a todo o sistema de saúde, que bem precisa deles.

Não sabia a posição da ordem até a partilharem aqui. Continuo muito céptico em relação a este projecto piloto e na minha opinião não vai resolver qualquer problema.

Há coisas que já têm sido feitas. Por exemplo o sns24 já tem farmacêuticos que dão apoio aos utentes referenciados para auto-cuidados. Acho isto correcto. Mesmo com algumas falhas, o SNS 24 é avaliado por um enfermeiro que segue um algoritmo pré-estabelecido. Não vai ser o farmacêutico que decide o diagnóstico e orientação da pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de 1906, há 9 minutos:

Não sabia a posição da ordem até a partilharem aqui. Continuo muito céptico em relação a este projecto piloto e na minha opinião não vai resolver qualquer problema.

Há coisas que já têm sido feitas. Por exemplo o sns24 já tem farmacêuticos que dão apoio aos utentes referenciados para auto-cuidados. Acho isto correcto. Mesmo com algumas falhas, o SNS 24 é avaliado por um enfermeiro que segue um algoritmo pré-estabelecido. Não vai ser o farmacêutico que decide o diagnóstico e orientação da pessoa.

Volto a dizer que não percebo nada do assunto mas, como leigo, acho que alguma salvaguarda estará prevista quando a recomendação da AR fala em "... de acordo com protocolos clínicos específicos e pré-determinados...".

Acho que existe maior potencial de crítica ao Projeto-Piloto na questão que também levantas do conflito de interesses porque, mal ou bem, as farmácias, ainda que comunitárias, não deixam de ser um negócio comercial.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Volto a dizer que não percebo nada do assunto mas, como leigo, acho que alguma salvaguarda estará prevista quando a recomendação da AR fala em "... de acordo com protocolos clínicos específicos e pré-determinados...".

Acho que existe maior potencial de crítica ao Projeto-Piloto na questão que também levantas do conflito de interesses porque, mal ou bem, as farmácias, ainda que comunitárias, não deixam de ser um negócio comercial.

Isto dos protocolos clínicos específicos é muito bonito mas vamos ver 3 situações muito similares e comuns na prática diária de qualquer médico de família e pediatra.

1) adolescente vai com a mãe à farmácia porque tem dor de garganta e febre há menos de 24h. Tem uma tosse ligeira, alivia com um Brufen, vinha buscar algo mais eficaz porque tem um jogo de futebol amanhã e não quer faltar;

2) criança vai com a mãe à farmácia porque tem dores de garganta, tosse e febre há 4 dias. Até está melhor mas a febre não passa;

3) criança vai com a mãe à farmácia porque tem uma ligeira dor de garganta, uma dor abdominal ligeira inespecífica e sente-se doente desde que chegou da escola.

Casos muito parecidos e todos eles podem ser qualquer coisa. Como a medicina não é preto e branco, tenho muita dificuldade em ver como vão criar protocolos específicos para situações tão abstractas como estas.

No primeiro caso, é recomendado um spray para a garganta e umas pastilhas de mebocaina. Como ninguém viu a garganta, palpou o pescoço ou o abdômen, ninguém suspeitou de uma mononucleose. No dia a seguir vai jogar à bola e faz um trauma abdominal que provoca uma lesão hepática.

No segundo caso provavelmente pela duração da febre é enviado ao centro de saúde. Observação normal, assumido infecção respiratória, pode fazer vida normal.

O terceiro caso pode ser uma infecção estreptococica. Como tinha sintomas há pouco e todos inespecíficos, foi fazer Brufen para casa. Não foi avaliado e é uma doença de evicção escolar obrigatória.

Estamos a falar de amigdalites. Coisas básicas. Agora replica isso para sintomas também tão comuns. 

Mas a medicina está a ficar estranha. Já vi médicos a receitarem antibióticos para alegadas amigdalites e pneumonias por teleconsulta. Vale tudo.

Editado por 1906
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...