Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de SAS_Robben, Agora:

O Montenegro não responde a uma p*ta de uma pergunta 

E fala por cima do Hugo Gilberto como se nada fosse. O jornalista a falar e ele por cima. 

O Rui Rocha já deixou por duas ou três vezes, na linguagem do Miguel Morgado, a bola para o Montenegro só encostar quando estava supostamente a atacá-lo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 minutos:

O Montenegro não responde a uma p*ta de uma pergunta 

Compartilhar este post

Link para o post

“Se PSD ficar em segundo com maioria de direita, tem de assumir as responsabilidades” | Entrevista | PÚBLICO

Miguel Relvas acha que, apesar do “não é não”, o líder do PSD “tem de saber adaptar-se às circunstâncias” e se ficar em segundo, com maioria de direita, deve formar governo com apoio do Chega.

Curioso para perceber se o Montenegro assumirá a reciprocidade ao que o PNS fez ou se irá por esta vista num cenário de não vitória.

Compartilhar este post

Link para o post

Um debate de um tema só como este está a ser é meio meh mas também deve ser dos poucos temas em que há diferenças mais ou menos significativas 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Um debate de um tema só como este está a ser é meio meh mas também deve ser dos poucos temas em que há diferenças mais ou menos significativas 

Verdade seja dita estes debates da esquerda são autênticos Benfica-Etoile Carouge, estão ali meia-hora a passar a bola de um lado para outro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 6 minutos:

Verdade seja dita estes debates da esquerda são autênticos Benfica-Etoile Carouge, estão ali meia-hora a passar a bola de um lado para outro

Este até foi interessante. Eu gostei do debate da defesa. Duas visões claramente diferentes e acho que ambos conseguiram mostrar o seu ponto de vista da coisa.

Acho que foi/está a ser mais interessante intelectualmente do que o Mortágua - Raimundo. Pelo menos para alguém de esquerda.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Henrique Raposo

Mariana Mortágua 2 - Rui Tavares 8

Foi um massacre, lamento. Vimos um debate entre uma pessoa que pode ter uma cadeira num conselho de ministros, Rui Tavares, e alguém que continua sentada na reunião de alunos da FCSH ao lado da barraquinha do Hamas, Mortágua. E tudo começa com um momento de humor involuntário de Mortágua: “o BE sempre foi europeísta”. É mesmo para rir. O BE é tudo menos europeísta, nunca foi. Pode agora inventar um passado europeísta, porque a UE será ainda mais importante no novo contexto, Rússia agressiva, América imprevisível. Neste momento contexto, o anti europeísmo de PCP, BE e Chega é um enorme problema.  

Rui Tavares começou o massacre precisamente porque não deixou passar e disse com todas as letras que a identidade europeísta do BE é risível: lembrou as declarações do BE aquando do Brexit (que não era preciso chorar); lembrou que Louçã sempre defendeu o Escudo; lembrou que a posição do BE sobre a Rússia de Putin faz lembrar um discurso de Miss Mundo. Pois, ninguém na Europa estava com vontade de gastar dinheiro em armas, mas isso tem de ser feito. Não podemos negar a realidade, uma especialidade do BE. Temos de gastar não só na modernização, mas também na interoperacionabilidade, que vai implicar muitos treinos em permanência entre forças dos diferentes países. Continuar a dizer que investir na defesa é “dar dinheiro à indústria da guerra” faz lembrar os negacionistas da covid que diziam que investir nas vacinas é só dar dinheiro às farmacêuticas. 

Só falta a Tavares o mesmo que falta ao Rui Rocha: mais carisma, mais instinto matador. Ficou ali a um milímetro de criticar o “nacionalismo económico de certa esquerda” em tudo igual ao de Trump. Essa certa esquerda é o PCP e o BE. Já agora, um detalhe: mais debate e mais uma vez ninguém perguntou ao BE se gosta das políticas antiglobalização de Trump, que sempre foram defendidas por... BE e PCP. 

Duas notas finais sobre a esquerda. Rui Tavares percebeu algo que não entra no moralismo do BE: a esquerda perdeu e está a perder porque deixou de falar de liberdade. Sobre a Grécia e a troika, que, segundo Mortágua, fazem parte da alegada identidade eurocética da esquerda: o Syriza tem 17%. A Grécia é hoje governada com sucesso por um governo de centro-direita. As últimas taxas de crescimento do PIB da Grécia: 8,7% em 2021, 5,7% 2em 022, 2,3% em 2023.

:8_laughing:

Compartilhar este post

Link para o post

A Mariana Mortágua está mesmo confiante que o Daniel Oliveira está certo, o brilharete contra o Ventura vai compensar os serviços mínimos nos restantes debates para meter toda a gente de esquerda a votar no BE.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 11 minutos:

De facto, porém o Raposo para avaliar este debate tinha tudo para correr bem.

Elah... Desta novidade é que eu não estava à espera. Tá gira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Elah... Desta novidade é que eu não estava à espera. Tá gira.

Ahah

Tão novidade para ti como para mim. Não faço ideia de onde é que veio aquilo. Eu escrevi no telemóvel mas não me apercebi do corretor automático alterar. Era porem, claro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 6 minutos:

Ahah

Tão novidade para ti como para mim. Não faço ideia de onde é que veio aquilo. Eu escrevi no telemóvel mas não me apercebi do corretor automático alterar. Era porem, claro. 

O engraçado é que se estivesse "a" em vez do primeiro "para" não ficava nada mal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 37 minutos:

alguém que continua sentada na reunião de alunos da FCSH ao lado da barraquinha do Hamas, Mortágua

fds a FCSH levou com uma bala perdida coitados.

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.publico.pt/2025/04/14/politica/noticia/questionario-eua-universidades-contrario-constituicao-rangel-2129726

Ao fim de não sei quantos dias, o Governo finalmente se pronúncia sobre a tentativa de interferência do governo americano nas nossas Universidades.

Agora falta chamar o embaixador americano para pedir explicações 

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, Em 13/04/2025 at 19:14:

Tens razao em tudo. Eu nao disse que o Estado nao deve intervir, mas parece que em Portugal so sabem fazer intervencoes de 8 ou 80.

De resto essa solucao da Holanda, seria algo que vai demorar bastante tempo a implementar e no debate a demagogia de "olhem na Holanda fizeram isto e a situacao ja esta resolvida" 'e mais do mesmo...

Desse r/ logo a primeira publicacao, 15m2 em Rotterdham 1100 Euros mes. Ilegal de certeza mas pelo que li nos comentarios, so uma pessoa que queira arrendar 'e que pode fazer queixa e a cidade obrigar o proprietario a oferecer a renda a um preco controlado...mas duvido que depois aceite a pessoa que fez a caixa com inquilino.

r/Rentbusters - €1100 per month for 15m2 in Rotterdam, is this even legal?

aaah ok, pois eu deixei ali um benefício da dúvida caso não tivesse interpretado tudo bem. Pá, alguma vez temos de acertar alguma coisa ahah mas sim, não temos historial bom para isto.

Sim, nada de novo no que toca a tentar tirar ideias de fora sem ter um pouco de nuance para analisar as diferenças que existem entre cada país, as cenas não acontecem num vácuo. Devo dizer que por cá já sentes as medidas a funcionar (tens por exemplo equipas municipais exclusivamente dedicadas a ajudar-te a analisar uma subida de renda de graça e a começar o processo), mas como te disse para ver os preços a descer consideravelmente nas rental listings terá de continuar a haver medidas complementares, porque terás sempre muita malta a emigrar para cá que não vai saber os seus direitos ao início e cai nestas coisas.

Também acho que com um problema destes global (relativamente novo tendo em conta a população mundial e urban sprawl a níveis que nunca tivemos na história da humanidade) vai ser preciso arriscar e tentar ideias menos convencionais para encontrar a fórmula certa, e pessoalmente prefiro que não se tenha medo em tal do que andar a adiar porque não se crê ser a solução perfeita. Acho que nisso provavelmente estamos de acordo, mas em época de campanha um gajo apanha com estas promessas de "esta coisa vai resolver tudo" e preguiça (vou sugerir copiar a ideia x deste país porque já fizeram o trabalho mental todo) e ao mesmo tempo nós eleitores também não queremos ou já não sabemos discutir e navegar as nuances.

Quanto a esse apartamento, creio que alguém infelizmente irá arrendar tal a escassez, portanto bom a pessoa se preparar e considerar se quer lidar com o processo. Pelas minhas conversas com amigos cá, a competição é tanta que esse acaba por ser o caminho menos mau, levar com o custo no início e entrar nesse processo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive para colocar aqui há umas semanas um dos sistemas sul coreano e depois esqueci. 

Jeonse - não pagas renda, pagas uma caução entre 50% a 90% do valor do imóvel e o proprietário investe esse dinheiro. Ao final de 2 anos, o proprietário tem de te devolver a tua caução. 

Gostava de ver o que aconteceu agora com este crash do mercado da bolsa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tomou posse o novo governo regional da madeira. O Secretário regional da economia (cds) tem o equivalente ao 12 ano. É o único comentário que tenho a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje o Rui Rocha veio comer a um restaurante a Guimarães, deixou 300€ de gorjeta para os funcionarios. Incrivel, grande lider

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 7 minutos:

Hoje o Rui Rocha veio comer a um restaurante a Guimarães, deixou 300€ de gorjeta para os funcionarios. Incrivel, grande lider

Gorgeta*

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que isto é possível? Como é que se gastam literalmente milhões de euros em campanhas e saiem coisas destas para fora? Ninguém percebeu que estava errado? Que amadorismo.

(Nem vou à parte de ser uma proposta de outro partido, só mesmo ao erro do cartaz)

Editado por HappyKing
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 8 minutos:
Como é que isto é possível? Como é que se gastam literalmente milhões de euros em campanhas e saiem coisas destas para fora? Ninguém percebeu que estava errado? Que amadorismo.

(Nem vou à parte de ser uma proposta de outro partido, só mesmo ao erro do cartaz)

Pior, que votaram contra, lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

não é chocante, as únicas pessoas incapazes de reconhecer a total incompetência nesse partido eram os parolos que vestiam orgulhosamente a camisola e os fachitos que precisavam da mãozinha que os psd lhes estendeu para o tacho

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...