Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lebohang, há 10 minutos:

E também é preciso ter em conta que com o Chega na casa das dezenas isso significa que no método de Hondt um partidos nos 3/4% nacional não consegue mais do que eleger em Setúbal, Porto e Lisboa.

Certo mas em Aveiro por exemplo a IL elegeu com 5. pouco por cento. O BE ficou a 1 por cento de eleger lá. Há sítios equilibrados. Mas se tivesse que apostar diria que a tendência é agudizar a favor da direita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 16 minutos:

Certo mas em Aveiro por exemplo a IL elegeu com 5. pouco por cento. O BE ficou a 1 por cento de eleger lá. Há sítios equilibrados. Mas se tivesse que apostar diria que a tendência é agudizar a favor da direita.

O problema é que o BE a julgar pelas sondagens está mais abaixo do que nas últimas. Até o LIVRE, que é um partido sem casos, está a metade do que teve em 2024.

Isso quer dizer que o regresso desses três históricos, no máximo, meterá o BE nos valores de 2024, não em valores superiores para eleger. Mas isto são tudo suposições baseadas nas sondagens.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 14 minutos:

O problema é que o BE a julgar pelas sondagens está mais abaixo do que nas últimas. Até o LIVRE, que é um partido sem casos, está a metade do que teve em 2024.

Isso quer dizer que o regresso desses três históricos, no máximo, meterá o BE nos valores de 2024, não em valores superiores para eleger. Mas isto são tudo suposições baseadas nas sondagens.

Sondagens ou percepções?

Compartilhar este post

Link para o post

Spinumviva esteve 18 meses a faturar sem registo na CNPD

Dados enviados pelo regulador ao Expresso revelam que a empresa familiar de Luís Montenegro só assumiu serviço de proteção de dados ano e meio após ser criada. Durante onze meses, pelo menos a Solverde pagou duas avenças: uma à sociedade de advogados de Montenegro e outra à Spinumviva

Parece que o Observador não descobriu tudo na sua investigação fantástica. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 9 horas:

Se nas últimas eleições que foram as mais participadas dos últimos anos o BE não fez mais do que manter os deputados e subir 30.000 votos não será agora com esses três regressos que vão aumentar exponencialmente. E também é preciso ter em conta que com o Chega na casa das dezenas isso significa que no método de Hondt um partidos nos 3/4% nacional não consegue mais do que eleger em Setúbal, Porto e Lisboa.

Essa última parte é relativa porque em principio o Chega nas ultimas eleições ficou sobre-representado porque captou a maioria dos normalmente abstencionistas. Nas condições actuais não sei se em Beja se repete o Chega à frente da AD e essa movimentação no curto eleitorado de direita da região pode significar uma ultrapassagem da CDU ao Chega, da mesma maneira que não sei se o Chega volta a sacar 15% em Coimbra, se fica em segundo em Portalegre, etc. Eu acho que pode haver pontualmente algumas mudanças significativas, mas de certeza que não vai beneficiar o BE que no máximo saca mais um em Lisboa ou assim, e mesmo isso é discutivel porque prevejo maior aumento do Livre.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o Ticampos fala das percepções do X, permitam-me relatar uma da vida real.

Ontem tive um jantar com malta assim de meia idade ~50-60 e tais e fiquei na mesa com 3 pessoas, uma delas reformada da Força Aérea.

Acima de tudo considero estas pessoas cultas, vividas e bem instruídas.

Conversa puxa conversa e fiquei surpreendido/chocado quando os 3 confessam que votaram no Chega, mas que agora estão um pouco desiludidas porque "o partido tem o Ventura e o resto são só burros" e ponderam votar no Montenegro, porque o PNS também é cachopo mentiroso e sem responsabilidade.

Pronto, foi isto.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post

portanto, uma análise política clássica de uma pessoa culta, vivida e bem instruída

• Like 1
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post

De nada, amegos.

É só para vos dar um bocado noção que lá fora o Livre ou PCP não têm maioria absoluta.

Cumprimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou mais interessado em perceber que conclusão tiraste da conversa com as três pessoas, ainda não entendi

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

mas que agora estão um pouco desiludidas porque "o partido tem o Ventura e o resto são só burros"

Fiquei confuso. Como assim, o resto?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 minutos:

Basta de off-topic

se é para apagar faz sentido apagar tudo, inclusive o post das percepções do @bug, tá no msm nível dos outros todos

eu se quiser tbm faço posts dos jantares de natal com o meu tio pra dizer que tenho percepção que o andre ventura vai ser primeiro ministro

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, Agora:

Eu estou mais interessado em perceber que conclusão tiraste da conversa com as três pessoas, ainda não entendi

Que pessoas que considero pensantes e com algum sentido crítico e analítico, votaram declaramente no Chega.

Existe muita falta de cultura/interesse político na população em geral. As pessoas lêem as "gordas" e ouvem aqui e ali algumas coisas no telejornal à hora de jantar. De resto, pouco se interessam (e é comprovável pela abstenção).

O que me surpreendeu foi o facto destas pessoas, que considero com alguma cultura, também terem sido "caçados" pela propaganda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

se é para apagar faz sentido apagar tudo, inclusive o post das percepções do @bug, tá no msm nível dos outros todos

eu se quiser tbm faço posts dos jantares de natal com o meu tio pra dizer que tenho percepção que o andre ventura vai ser primeiro ministro

Eu tive um jantar com 3 pessoas que iam votar PCP mas não levei a sério porque era um soldador, um estafeta e um camionista.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 2 minutos:

Fiquei confuso. Como assim, o resto?

O resto das pessoas que compõem o partido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

Que pessoas que considero pensantes e com algum sentido crítico e analítico, votaram declaramente no Chega.

isto diz mais sobre ti do que as pessoas pensantes e com algum sentido crítico e analítico que conheces

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, Agora:

Eu tive um jantar com 3 pessoas que iam votar PCP mas não levei a sério porque era um soldador, um estafeta e um camionista.

O que é que a profissão tem a ver?

Podes ter um varredor de ruas com uma cultura geral acima da média e um CEO burro que nem uma porta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 1 minuto:

eu sou engenheiro, aspirante a padeiro, e vou votar pcp tbm

• Haha 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

isto diz mais sobre ti do que as pessoas pensantes e com algum sentido crítico e analítico que conheces

Nem sabes o contexto com que me cruzei com estas pessoas, mas tentaste criar o rótulo na mesma.

Não me digas que antes de falares para alguém lhe perguntas primeiro pelo número de militante.

eu sou engenheiro, aspirante a padeiro, e vou votar pcp tbm

Eu sou parvo por tentar falar contigo de forma séria.

• Triste 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

Eu sou parvo por tentar falar contigo de forma séria.

és parvo mas não é só por isso

• Haha 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 13 minutos:

O que é que a profissão tem a ver?

Podes ter um varredor de ruas com uma cultura geral acima da média e um CEO burro que nem uma porta.

Já vi pelas tuas respostas ao que escrevo que não fazes parte do grupo das pessoas pensantes que admiras.

Para a próxima meto uns bonecos a ver se entendes o sarcasmo.

Citação de bug, há 16 minutos:

O resto das pessoas que compõem o partido.

A única condicionante que o pode remover do pool de burros é ser um encantador de burros mas mesmo assim é rebuscado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...