Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 1 hora:

Adoro como Vienna aparece sempre como uma das cidades mais baratas da Europa, wonder why that is

EDIT: Antes que venham responder, é uma pergunta retórica

Editado por El Colosso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

E quem é que disse que não há crise habitacional? O "sempre foi assim" são as "15 pessoas por apartamento" que o bug referiu.

Então o que pretendeste com todo aquele texto? Que sempre existiram "15 pessoas por apartamento" ? Isso é uma verdade que se deve aplicar a todos os países do mundo. 

Tu falaste em escassez de habitação e excesso de individuos por fogo. E dizes que é assim há pelo menos 60 anos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 25 minutos:

O PS avançou com essa medida e meio mundo começou imediatamente a espumar da boca. Ai que o Estado está a inviabilizar a propriedade privada... Meu Deus!!!!.... Por favor, deixem o mercado funcionar que ele vai acabar por se auto-regular. E deixem-me beneficiar mais uns anos da quota que tenho na imobiliária ou da consultoria financeira que lhes presto....

Esta é fácil. Começou a ouvir-se falar disso a partir do momento em que o André trocou a causa dos ciganos pela da imigração descontrolada.

Porque "15 pessoas por apartamento" já havia nos anos 60 quando se deu o êxodo da população rural para as cidades e para albergar a mão de obra que construiu as grandes infraestruturas; já havia nos anos 70 quando seu deu o 25 de Abril e vieram os retornados do Ultramar; já havia nos anos 80 quando começaram a surgir como cogumelos os bairros de barracas para servir a imigração dos PALOP; continuou pelos anos 90 apesar do Programa de Erradicação de Barracas que o Cavaco implementou e que, embora seja unanimemente reconhecido como o último Programa de investimento público a sério em Habitação, não fez mais do que transferir as pessoas das barracas para apartamentos de Habitação Social, não resolvendo problema nenhum de cariz económico-social.

Ou seja, há pelo menos 60 anos que temos problemas de escassez de habitação e situações de excesso de indivíduos por fogo, em vários momentos problemas bem mais graves e disseminados do que aqueles que temos hoje, mas como nessa altura o André ainda nem andava na CMTV, nem havia gente do Nepal...

Este é o exemplo paradigmático do fabrico de perceções.

Lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 27 minutos:

Esta é fácil. Começou a ouvir-se falar disso a partir do momento em que o André trocou a causa dos ciganos pela da imigração descontrolada.

Porque "15 pessoas por apartamento" já havia nos anos 60 quando se deu o êxodo da população rural para as cidades e para albergar a mão de obra que construiu as grandes infraestruturas; já havia nos anos 70 quando seu deu o 25 de Abril e vieram os retornados do Ultramar; já havia nos anos 80 quando começaram a surgir como cogumelos os bairros de barracas para servir a imigração dos PALOP; continuou pelos anos 90 apesar do Programa de Erradicação de Barracas que o Cavaco implementou e que, embora seja unanimemente reconhecido como o último Programa de investimento público a sério em Habitação, não fez mais do que transferir as pessoas das barracas para apartamentos de Habitação Social, não resolvendo problema nenhum de cariz económico-social.

Ou seja, há pelo menos 60 anos que temos problemas de escassez de habitação e situações de excesso de indivíduos por fogo, em vários momentos problemas bem mais graves e disseminados do que aqueles que temos hoje, mas como nessa altura o André ainda nem andava na CMTV, nem havia gente do Nepal...

Este é o exemplo paradigmático do fabrico de perceções.

Tinhas também o pessoal do Leste da Europa no final dos anos 90, inicio dos anos 2000 a morarem 20 por casa

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 14 minutos:

Então o que pretendeste com todo aquele texto? Que sempre existiram "15 pessoas por apartamento" ? Isso é uma verdade que se deve aplicar a todos os países do mundo. 

Tu falaste em escassez de habitação e excesso de individuos por fogo. E dizes que é assim há pelo menos 60 anos. 

Tibraco: Então o que pretendeste com todo aquele texto?

Descartes: Responder à pergunta do bug.

Tibraco: Que sempre existiram "15 pessoas por apartamento" ?

Descartes: Sim. O bug perguntou desde quando é que isso acontecia.

Tibraco: Isso é uma verdade que se deve aplicar a todos os países do mundo. 

Descartes: Queres o contacto do bug? Liga-lhe: @bug

Tibraco:Tu falaste em escassez de habitação e excesso de individuos por fogo.

Descartes: Sim.

Tibraco: E dizes que é assim há pelo menos 60 anos.

Citação de El Colosso, há 10 minutos:

Tinhas também o pessoal do Leste da Europa no final dos anos 90, inicio dos anos 2000 a morarem 20 por casa

Romenos e Moldavos, essencialmente.

Citação de André Sousa, há 12 minutos:

Lol.

Não és tu o André, fica sossegado. Não te esqueças que és apenas um súbdito.

Editado por Descartes
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 11 minutos:

Adoro como Vienna aparece sempre como uma das cidades mais baratas da Europa, wonder why that is

EDIT: Antes que venham responder, é uma pergunta retórica

Qual é a razão?

Compartilhar este post

Link para o post

Tibraco: Então o que pretendeste com todo aquele texto?

Descartes: Responder à pergunta do bug.

Tibraco: Que sempre existiram "15 pessoas por apartamento" ?

Descartes: Sim. O bug perguntou desde quando é que isso acontecia.

Tibraco: Isso é uma verdade que se deve aplicar a todos os países do mundo. 

Descartes: Queres o contacto do bug? Liga-lhe: @bug

Tibraco:Tu falaste em escassez de habitação e excesso de individuos por fogo.

Tibraco: E dizes que é assim há pelo menos 60 anos.

Não és tu o André, fica sossegado. Não te esqueças que és apenas um súbdito.

Ao contrário do Plagio, tu mereces o meu tempo de descanso. Sente-te lisonjeado.

A definição de "crise habitacional" não pode ser "escassez de habitação e excesso de individuos por fogo"? Parece-me aceitável considerar que sim. Portanto, pelas tuas palavras, sempre existiu crise habitacional em Portugal. Aliás, segundo a tua retórica, já foi bem mais grave do que é agora. E, para esclarecer os incautos, é precisamente contra isso que me insurgi. Aliás, pergunta ao Tio Hans quanto lhe custou o apartamento. Ou pergunta à geração nascida nos anos 70 se tiveram tanta dificuldade para adquirir casa como a geração dos anos 90.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 8 minutos:

Qual é a razão?

São a cidade da Europa com mais habitação pública

Citação de Descartes, há 14 minutos:

Quase como se esta conversa fosse cíclica, dantes eram os doutores na Roménia que vinham para aqui puxar betão, agora é o pessoal asiático que vem fazer entregas e trabalhar na Uber

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 45 minutos:

Ao contrário do Plagio, tu mereces o meu tempo de descanso. Sente-te lisonjeado.

Fico sempre lisonjeado quando respondes a um post meu. O meu egómetro dispara nessas alturas.

Citação de Tibraco, há 45 minutos:

A definição de "crise habitacional" não pode ser "escassez de habitação e excesso de individuos por fogo"? Parece-me aceitável considerar que sim. Portanto, pelas tuas palavras, sempre existiu crise habitacional em Portugal. Aliás, segundo a tua retórica, já foi bem mais grave do que é agora. E, para esclarecer os incautos, é precisamente contra isso que me insurgi. Aliás, pergunta ao Tio Hans quanto lhe custou o apartamento. Ou pergunta à geração nascida nos anos 70 se tiveram tanta dificuldade para adquirir casa como a geração dos anos 90.

A definição de "crise habitacional" não pode ser "escassez de habitação e excesso de individuos por fogo"?

Sim.

Parece-me aceitável considerar que sim.

A mim também.

Portanto, pelas tuas palavras, sempre existiu crise habitacional em Portugal.

Sim.

Aliás, segundo a tua retórica, já foi bem mais grave do que é agora.

Sim, apesar do termo mal utilizado. Embora me sinta duplamente lisonjeado por considerares que eu me expresso de forma retórica.

E, para esclarecer os incautos, é precisamente contra isso que me insurgi.

Incauto esclarecido. Obrigado.

Aliás, pergunta ao Tio Hans quanto lhe custou o apartamento.

Vou fazer isso imediatamente.

Ou pergunta à geração nascida nos anos 70 se tiveram tanta dificuldade para adquirir casa como a geração dos anos 90.

Certo. Tens por aí algum contacto de alguém da geração de 70?

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quiser perceber quem sao os tais “investidores” ricos que representam a ganancia… 

https://www.thinkingaheadinstitute.org/content/uploads/2022/09/PI-300-2023-3.pdf

Spoiler: sao os fundos de pensoes a nivel mundial que dependem de capital gains a volta dos 4% anuais para continuarem a ser sustentaveis e a pagar mensalmente aos pensionistas…e que teem a volta de 55 Trillion usd investidos que representam mais do que o GDP anual dos States, China e Japao combined

Ha single individuals, claro que sim, mas as whales do investimento mundial sao os fundos de pensoes e os hedge funds (que sao constituidos em 30-40% por esses mesmos fundos de pensoes)

Compartilhar este post

Link para o post

Taxar de forma violenta a segunda habitação. Ilegalizar moradias. Só se podem construir prédios. Criar um passe mensal de alojamento local. O Estado paga o passe. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 23 minutos:

Taxar de forma violenta a segunda habitação. Ilegalizar moradias. Só se podem construir prédios. Criar um passe mensal de alojamento local. O Estado paga o passe. 

E transformar Tróia e a Comporta no novo Dubai?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 58 minutos:

Ninguém quer falar do elefante na thread!

os elefantes não são europeus

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 20 minutos:

os elefantes não são europeus

Há os africanos e os indianos. Distinguem-se bem por causa do tamanho das orelhas.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 10 minutos:

Agora tremi

A passagem dos elefantes costuma, por norma, causar trepidação.

Compartilhar este post

Link para o post

Os preços começaram a subir, muito à conta dos vistos Gold em 2014. Os chineses e americanos investindo 500000 euros numa casa tinham um visto, para andar pela a Europa à vontade. 

Conheço uma pessoa que pagava à 2 anos 2000 euros de renda junto ao estádio da luz a um chinês, que estava representado por um advogado. Ou seja nunca viu o chinês.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pils, há 7 minutos:

Conheço uma pessoa que pagava à 2 anos 2000 euros de renda junto ao estádio da luz a um chinês, que estava representado por um advogado. Ou seja nunca viu o chinês.

Manda-me o contacto que isso está muito barato.
Só não percebo porque a pessoa tinha de ver o dono da casa.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Manda-me o contacto que isso está muito barato.
Só não percebo porque a pessoa tinha de ver o dono da casa.

Não te safas. Ele teve o cuidado de dizer que foi "à 2 anos". O mesmo cuidado que eu tive a colocar as aspas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não te safas. Ele teve o cuidado de dizer que foi "à 2 anos". O mesmo cuidado que eu tive a colocar as aspas.

Aqui á gato?

welcoming-cat.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Agora:

Aqui á gato?

welcoming-cat.jpg

Parece-me que sim.

Já agora aviso-te que anda por aqui alguém a implicar com os erros ortográficos e gramaticais dos outros. Se ele apanha esse teu acento agudo em vez do grave podes arranjar problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 21 minutos:

Parece-me que sim.

Já agora aviso-te que anda por aqui alguém a implicar com os erros ortográficos e gramaticais dos outros. Se ele apanha esse teu acento agudo em vez do grave podes arranjar problemas.

E mais grave de tudo é que se corrigir o acento, vai ter que o descorrigir quando adicionar o h.

Diz ele, todo confiançudo, acabando de inventar a palavra descorrigir.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...