Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 12 minutos:

Foste ver os dados sequer? 

2010 2,7
2011 2,6
2012 2,6
2013 2,6
2014 2,6
2015 2,5
2016 2,5
2017 2,5
2018 2,5
2019 2,5
2020 2,5
2021 2,7
2022 2,6
2023 2,4

dados.png

Dados PorData (os anos a negrito são anos de Censo). Esta foi a evolução dos últimos anos em Portugal. Está praticamente constante nos últimos anos. Nos valores obtidos via censos (2011 e 2021) até aumentou. Somos dos países europeus com melhores dados a esse nível. A influência daquele ponto para explicar o aumento de preços dos últimos anos é muitíssimo reduzida para ser simpático.

Eu acho que necessitas de ir mais atras para os numeros e nao 'e tanto o numero de pessoas em cada casa no dia de hoje, mas mais um numero que infelizmente sera dificil de calcular do numero de pessoas que procuram casa, ou seja se a oferta de casas fosse infinita, qual seria o numero de pessoas por household ideal.

Aquela historia de pessoas a quererem sair de casa dos pais mas nao podem porque nao ha dinheiro para irem sozinhos pagar uma renda ou para comprar um casa ou casos em que as pessoas se divorciam mas continuam juntas, 'e pelo menos (a nivel de percepcao) bastante maior do que na minha juventude.

Isto que eu disse 'e um argumento logico, se a populacao idiosa e sozinha 'e cada vez maior, se existem menos filhos 'e normal que existam mais "familias"...claro que 'e obvio que se o numero de fogos se mantem ha decadas, individuos por casa nao se pode alterar muito, mas a procura logicamente aumentou

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 17 minutos:

Foste ver os dados sequer? 

2010 2,7
2011 2,6
2012 2,6
2013 2,6
2014 2,6
2015 2,5
2016 2,5
2017 2,5
2018 2,5
2019 2,5
2020 2,5
2021 2,7
2022 2,6
2023 2,4

Dados PorData (os anos a negrito são anos de Censo). Esta foi a evolução dos últimos anos em Portugal. Está praticamente constante nos últimos anos. Nos valores obtidos via censos (2011 e 2021) até aumentou. Somos dos países europeus com melhores dados a esse nível. A influência daquele ponto para explicar o aumento de preços dos últimos anos é muitíssimo reduzida para ser simpático.

Não entendeste o meu ponto. Existem vários fatores que influenciam o preço das casas. O Burkina levantou um ponto importante, o André outro quando falou nas imobiliárias, é uma questão muito mais complexa do que analisar esses dados que colocaste aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 11 minutos:

Julgo que isto é mesmo o maior factor, sendo que a habitação é um problema grave basicamente em quase todos os países desenvolvidos neste momento e não só em Portugal.

No entanto é preciso entender o porquê de ser um problema um pouco mais agudo por cá. Eu penso que tem a ver com por cá existir não só menos oferta (devido a uma estagnação que existiu na construção durante muitos anos), como também ser um país que é bastante atrativo para investimento estrangeiro (devido ao clima etc etc).. o que não é exatamente a mesma coisa do que estrangeiros a viver cá, mas está correlacionado

O problema nao 'e mais agudo em Portugal do que noutros sitios, o baseline 'e que acaba por se diferente. Lisboa (a regiao europeia delineade como Lisboa - NUT ou algo assim) tem um rendimento per capita exactamente na media da UE, no entanto as rendas das casas ou o custo per do m2 per capita era bastante mais baixo do que a media da UE.

Eu nao digo que o numero d estrangeiros em Portugal nao tenha tido nenhum efeito, mas o efeito deve ser marginal.

Compartilhar este post

Link para o post

A população em Portugal pode ter-se mantido, mas nas grandes cidades aumentou, provocando essa subida de preços.

Em Lisboa, segundos os Censos de 2021, aumentou em 49 mil habitantes.

Contas e merceeiro, se forem familias de 4 pessoas, sã0 mais 12.250 habitações a serem necessárias para estas pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 6 minutos:

A população em Portugal pode ter-se mantido, mas nas grandes cidades aumentou, provocando essa subida de preços.

Contas e merceeiro, se forem familias de 4 pessoas, sã0 mais 12.250 habitações a serem necessárias para estas pessoas.

A questão é que a subida dos preços não foi só em Lisboa e Porto. Mesmo que vás para uma aldeola, verificas que o preço das casas subiu consideravelmente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto abriram um spinoff da IL - "Partido Liberal Social": https://www.publico.pt/2025/03/19/politica/noticia/tribunal-constitucional-aceita-criacao-partido-liberal-social-2126555 

Suponho pelo nome que seja mais centrista e mais estilo LibDems, o que é algo que me apela bastante mais do que o canto ideológico onde a IL se foi acantonar, na obsessão anti-impostos e no discurso muito focado na economia e muito radical.

No entanto duvido que tenha espaço na política portuguesa neste momento que já se encontra super-fragmentada.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 minutos:

Entretanto abriram um spinoff da IL - "Partido Liberal Social": https://www.publico.pt/2025/03/19/politica/noticia/tribunal-constitucional-aceita-criacao-partido-liberal-social-2126555 

Suponho pelo nome que seja mais centrista e mais estilo LibDems, o que é algo que me apela bastante mais do que o canto ideológico onde a IL se foi acantonar, na obsessão anti-impostos e no discurso muito focado na economia e muito radical.

No entanto duvido que tenha espaço na política portuguesa neste momento que já se encontra super-fragmentada.

São mais uns loucos pelo Milei, que me lembro de ver o cartaz deles. Se forem aqueles nos quais estou a pensar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 19 minutos:

Aqueles valores são na Área Metropolitana de Lisboa. No município de Lisboa até desceu (1.4%). No município do Porto também desceu (2.4%). É ver quanto evoluiu os preços nesses dois municípios nesse período por exemplo. Explicar esse aumento de preços por um aumento de população não tem sentido. 

Editado por HappyKing
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 29 minutos:

O problema nao 'e mais agudo em Portugal do que noutros sitios, o baseline 'e que acaba por se diferente. Lisboa (a regiao europeia delineade como Lisboa - NUT ou algo assim) tem um rendimento per capita exactamente na media da UE, no entanto as rendas das casas ou o custo per do m2 per capita era bastante mais baixo do que a media da UE.

Eu nao digo que o numero d estrangeiros em Portugal nao tenha tido nenhum efeito, mas o efeito deve ser marginal.

Posso estar a dizer algo errado mas a ideia que tenho é que o preço médio de uma habitação comparado com o rendimento médio das pessoas, em Portugal no geral, é dos mais altos do mundo atualmente comparado com outros países; pelo menos andava há pouco tempo um gráfico a circular por cá e pela net em geral que demonstrava isso

É evidente que Lx e a sua área metropolitana terá as suas especificidades que deturpam a média, mas o mesmo se coloca nos outros países que têm as suas capitais e o seu contraste interno

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

Olá eu sou muito rico, e gosto de falar sobre isso. Já me gabei de evasão fiscal e vou agora mudar de país outra vez para ganhar mais cheta. Aqui está a minha opinião:

O aumento do preço de casas é por causa de Saturno estar pousado sobre mercúrio desde 2015. Não me citem nestes dados.

Não é pela ganância, confiem em mim

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 6 minutos:

Posso estar a dizer algo errado mas a ideia que tenho é que o preço médio de uma habitação comparado com o rendimento médio das pessoas, em Portugal no geral, é dos mais altos do mundo atualmente comparado com outros países; pelo menos andava há pouco tempo um gráfico a circular por cá e pela net em geral que demonstrava isso

É evidente que Lx e a sua área metropolitana terá as suas especificidades que deturpam a média, mas o mesmo se coloca nos outros países que têm as suas capitais e o seu contraste interno

Isso é verdade a nivel de Portugal (e ai tambem nao consigo explicar porque nao tenho dados) mas a nivel de regiao Lisboa nao é verdade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 19 minutos:

Olá eu sou muito rico, e gosto de falar sobre isso. Já me gabei de evasão fiscal e vou agora mudar de país outra vez para ganhar mais cheta. Aqui está a minha opinião:

O aumento do preço de casas é por causa de Saturno estar pousado sobre mercúrio desde 2015. Não me citem nestes dados.

Não é pela ganância, confiem em mim

O governo teve uns dias assim-assim mas dps fui ver que estamos com mercurio retrogado em carneiro e de repente ficou tudo explicado, acaba a 7 de abril

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 12 minutos:

Isso é verdade a nivel de Portugal (e ai tambem nao consigo explicar porque nao tenho dados) mas a nivel de regiao Lisboa nao é verdade

Pelo menos a nível de arrendamento parece-me ser verdade no caso de Lisboa:

r/PortugalExpats - Lisbon is the 3rd most unaffordable EU cities to live in

Where are Europe’s most expensive cities for renters?

English_Fraction-of-Europeans-wages-spent-on-housing.png

https://www.investigate-europe.eu/posts/house-prices-and-rents-rising-across-europe

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já repararam que todas as pessoas que cinhecem são proporcionalmente ricas à quantidade de dívida que os pais aquiriram enquanto podiam?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse José Cardoso do PSL já esteve no Podcast do Miguel Milhões, o que é um "bom" indicativo do posicionamento partidário do futuro partido. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 22 minutos:

O governo teve uns dias assim-assim mas dps fui ver que estamos com mercurio retrogado em carneiro e de repente ficou tudo explicado, acaba a 7 de abril

para além disso o nosso pm é taurino e escolheram logo implicar com ele na altura errada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 9 minutos:

Sim segundo esses graficos tens razao e eu estou um bocado desatualizado em relacao ao precos!

:96_ok_hand:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

São menos habitações que os AL existentes em lisboa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 54 minutos:

Nessa última imagem tenho umas questões/apontamentos.

Abri o link e não definem o que é o "outside the centre". É que em Paris é fácil de perceber, é um circulo bem delimitado pelo périphérique/circular.

No caso de Paris acontece que nessas zonas à volta da circular no geral são zonas muito piores em termos de segurança e qualidade para viver. Quem já foi a Paris e decidiu ir ao marché aux puces, ou ficou instalado perto do estádio de Saint Denis percebe o que estou a dizer. 

Mais, em Paris tudo o que é nova construção (e que há/houve muita devido penso eu aos JO) nos arredores é Loi Pinel. Já expliquei aqui do que se trata. Promotores constroem, pessoas com dinheiro investem num apartamento comprando o apartamento ligeiramente + caro ao m^2 e durante 3/6/9/12 anos dependendo do que escolhem, o apartamento é arrendado a um preço mais baixo que o preço de mercado e pagam menos imposto durante esses anos. Ou seja, apartamentos novos a preços mais baixo pagos por quem quer pagar menos impostos "apostando" no longo prazo na valorização dessas zonas. 

A questão, prende-se com a % de proprietários/arrendamentos. Estou a falar sem dados, mas tenho a ideia que Portugal é dos países com mais proprietários. Numa lógica de mais proprietários nos arredores menos apartamentos para arrendar, os preços não serão influenciados também por essa lei da oferta e procura (vai na volta isto não acontece em Lisboa mas pode ter influência em vilas como Paris devido ao que expliquei)? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 11 horas:

Neste problema eu entraria em modo full comunista no ataque às casas "sem dono" (ou não, porque provavelmente é ilegal). Toda a gente teria até ao final de 2025 para comprovar que moram pessoas na casa, que é casa de férias (com limites na quantidade) ou que a casa está no mercado de arrendamento. Tudo o resto, o Estado passava a ser o dono, remodelava se necessário, e colocava no mercado a preços razoáveis. Por exemplo preço de custo da remodelação ajustado à procura, majorando o preço no litoral e minorando no interior.

O PS avançou com essa medida e meio mundo começou imediatamente a espumar da boca. Ai que o Estado está a inviabilizar a propriedade privada... Meu Deus!!!!.... Por favor, deixem o mercado funcionar que ele vai acabar por se auto-regular. E deixem-me beneficiar mais uns anos da quota que tenho na imobiliária ou da consultoria financeira que lhes presto....

Citação de bug, há 8 horas:

Não querendo estabelecer a imigração como o principal culpado da subida de preços, deixo-te uma questão:

- A partir de que altura se começou a ouvir falar de "15 pessoas num apartamento" e "lojas transformadas em casas"? Genuinamente. Não sei se antes já havia disso, pelo menos na escala que se fala e se projeta.

Esta é fácil. Começou a ouvir-se falar disso a partir do momento em que o André trocou a causa dos ciganos pela da imigração descontrolada.

Porque "15 pessoas por apartamento" já havia nos anos 60 quando se deu o êxodo da população rural para as cidades e para albergar a mão de obra que construiu as grandes infraestruturas; já havia nos anos 70 quando se deu o 25 de Abril e vieram os retornados do Ultramar; já havia nos anos 80 quando começaram a surgir como cogumelos os bairros de barracas para servir a imigração dos PALOP; continuou pelos anos 90 apesar do Programa de Erradicação de Barracas que o Cavaco implementou e que, embora seja unanimemente reconhecido como o último Programa de investimento público a sério em Habitação, não fez mais do que transferir as pessoas das barracas para apartamentos de Habitação Social, não resolvendo problema nenhum de cariz económico-social.

Ou seja, há pelo menos 60 anos que temos problemas de escassez de habitação e situações de excesso de indivíduos por fogo, em vários momentos problemas bem mais graves e disseminados do que aqueles que temos hoje, mas como nessa altura o André ainda nem andava na CMTV, nem havia gente do Nepal...

Este é o exemplo paradigmático do fabrico de perceções.

Editado por Descartes
  • Like 18

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 10 minutos:

O PS avançou com essa medida e meio mundo começou imediatamente a espumar da boca. Ai que o Estado está a inviabilizar a propriedade privada... Meu Deus!!!!.... Por favor, deixem o mercado funcionar que ele vai acabar por se auto-regular. E deixem-me beneficiar mais uns anos da quota que tenho na imobiliária ou da consultoria financeira que lhes presto....

Esta é fácil. Começou a ouvir-se falar disso a partir do momento em que o André trocou a causa dos ciganos pela da imigração descontrolada.

Porque "15 pessoas por apartamento" já havia nos anos 60 quando se deu o êxodo da população rural para as cidades e para albergar a mão de obra que construiu as grandes infraestruturas; já havia nos anos 70 quando seu deu o 25 de Abril e vieram os retornados do Ultramar; já havia nos anos 80 quando começaram a surgir como cogumelos os bairros de barracas para servir a imigração dos PALOP; continuou pelos anos 90 apesar do Programa de Erradicação de Barracas que o Cavaco implementou e que, embora seja unanimemente reconhecido como o último Programa de investimento público a sério em Habitação, não fez mais do que transferir as pessoas das barracas para apartamentos de Habitação Social, não resolvendo problema nenhum de cariz económico-social.

Ou seja, há pelo menos 60 anos que temos problemas de escassez de habitação e situações de excesso de indivíduos por fogo, em vários momentos problemas bem mais graves e disseminados do que aqueles que temos hoje, mas como nessa altura o André ainda nem andava na CMTV, nem havia gente do Nepal...

Este é o exemplo paradigmático do fabrico de perceções.

Que tara com o André lol

Estás completamente errado neste caso. Obviamente, existe uma crise habitacional, todos os partidos o assumem e todos, cada um à sua maneira, têm proposto várias soluções. Essa do "sempre foi assim" é das maiores falácias que já se leu por aqui.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 minutos:

Que tara com o André lol

Estás completamente errado neste caso. Obviamente, existe uma crise habitacional, todos os partidos o assumem e todos, cada um à sua maneira, têm proposto várias soluções. Essa do "sempre foi assim" é das maiores falácias que já se leu por aqui.

E quem é que disse que não há crise habitacional? O "sempre foi assim" são as "15 pessoas por apartamento" que o bug referiu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 4 minutos:

Que tara com o André lol

Sempre que alguém diz "nós todos vemos o problema temos é formas diferentes de chegar à solução" morre um gatinho bebé, tenham juízo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...