Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Passonov lá está aquilo que eu falava, conjugação de posse com golos :medinho:

t0qnhpV.png

Já joguei em losango! Alias é das primeiras tacticas que uso smp. pq me da mt segurança na posso e em termos defensivos... mas não é o tipo de futebol que mais me agrade...Gosto smp de ter dois extremos\alas!

Compartilhar este post

Link para o post

Já joguei em losango! Alias é das primeiras tacticas que uso smp. pq me da mt segurança na posso e em termos defensivos... mas não é o tipo de futebol que mais me agrade...Gosto smp de ter dois extremos\alas!

Cada 1 tem o seu estilo, uma coisa é certa quanto menos o teu adversário tem bola menos hipóteses tem de fazer golo, eu estou no losango porque me está a dar prazer jogar assim, mas normalmente até jogo num 4x4x2 clássico

Olha este

GHWWXmf.png

Editado por bluebird

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

Estou a treinar o Southampton e neste momento estou próximo do despedimento... lol

Consigo ter boas percentagens de posse de bola (apesar de não ser o principal objectivo), a equipa cria boas jogadas mas no ataque esta um pouco fraca. Ora os meus jogadores (extremos principalmente) são facilmente desarmados pelos adversários ora o adversário cria mais oportunidades de perigo do que eu. A percentagem de bola não esta ajudar nada em termos práticos.

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Imagens da tática e instruções:

https://i.gyazo.com/e5a47437ec12026babf1381ef9fedf82.png

https://i.gyazo.com/58590041fd6a9c7e74cfba93fed4e399.png

Sem seres mais especifico pouco podemos ajudar, mas olhando para as tuas opinoes. ou tens centrais mt bons, os do Southampton nem são maus, ou vais sofrer com mtas bolas nas costas da defesa! baixa a linha defensiva para normal e ve como fica....não t esqueças que tas em Inglaterra e ate as equipas mais fracas teem smp um ou dois avançados mt velozes para explorarem as costas das defesas com passes longos

Compartilhar este post

Link para o post

Cada 1 tem o seu estilo, uma coisa é certa quanto menos o teu adversário tem bola menos hipóteses tem de fazer golo, eu estou no losango porque me está a dar prazer jogar assim, mas normalmente até jogo num 4x4x2 clássico

Olha este

GHWWXmf.png

Vais em que época?

Ou como diz o José Mourinho, qt mais bolas tens, mais hipóteses tens de errar, para o teu adversário aproveitar... :lolada:

Mas o que se quer é isso mm...que cada um goste da forma que a sua equipa joga e se com isso tiver resultados...melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Vais em que época?

Ou como diz o José Mourinho, qt mais bolas tens, mais hipóteses tens de errar, para o teu adversário aproveitar... :lolada:

Mas o que se quer é isso mm...que cada um goste da forma que a sua equipa joga e se com isso tiver resultados...melhor

Isso também é verdade, estou na 2da época

Compartilhar este post

Link para o post

Sou o único que passa por várias más fases durante a época? Ultimamente consigo fazer táticas que acabam por ter rendimentos muito bons, começa uma época nova parece que não sabem jogar.... volto a criar outra tática ou altera-la e tenho resultados muito bons, nova época e volta ao mesmo, até já cheguei a mudar a tática no inicio da época ter grandes resultados e passados uns 2 mesitos ardeu passam de 80 para 8.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou o único que passa por várias más fases durante a época? Ultimamente consigo fazer táticas que acabam por ter rendimentos muito bons, começa uma época nova parece que não sabem jogar.... volto a criar outra tática ou altera-la e tenho resultados muito bons, nova época e volta ao mesmo, até já cheguei a mudar a tática no inicio da época ter grandes resultados e passados uns 2 mesitos ardeu passam de 80 para 8.

Isso por vezes acaba por ser normal. inicios de época com jogadores novos, as tácticas acabam por descambar nos primeiros jogo até os jogadores se conhecerem etc

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho esta táctica, ainda está muito "em bruto", falta aperfeiçoar muita coisa, principalmente jogos fora contra grandes. No entanto, já consegui alguns resultados, em casa, interessantes: um 5-1 ao Sporting, um 5-2 ao Arsenal e um 5-1 ao Roma. Se alguém tiver disposto a ajudar, será bem-vindo.

A disposição táctica é esta:

1a2f73c2c4d24ee692132a59b89c1583.png

Estas são as instruções à equipa:

8096d72f8ad546619209e4d3c4fb886e.png

De facto, é uma táctica bastante agressiva e atacante, mas tenho tido boa média de remates e de posse de bola.

Vou agora começar a recuar um bocado a defesa e diminuir a pressão contra os grandes, pois sinto que sofro muitas bolas nas costas.

Continuação de bons jogos! :compinchas:

EDIT: Eu não sei se isto fará algum sentido no FM, mas, por vezes, a meio dos jogos altero as funções dos jogadores para criar alguma dinâmica. e.g: Extremos para Avançados Interiores e vice-versa e Ala para Ala Invertido e vice-versa.

Editado por Moisés #7

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece é que depois de uma epoca boa, a teres bons resultados, os teus adversarios vão começar a adotar contra ti tacticas mais cautelosas e defensivas.

Com isto, a tua equipa vai ter menos espaços para atacar.

O que acontece, possivelmente, é que a táctica que tu usas não é muito boa contra equipas que se fecham muito, e é uma tactica que precisa de espaços adversarios para explorar. Quando deixas de ter esses espaços, começas a ter resultados menos bons.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tem-me acontecido muita vez, começo a época com uma táctica, sou capaz de estar 10 jogos sempre a ganhar e a marcar e depois parece que tudo deixa de funcionar, sou capaz de perder e empatar 6 a 7 jogos seguidos. Fiz um save no AC Milan e na segunda época estava na frente a 8 pontos da Juventus, de repente a 5 jogos do fim da época perco 4 e empato 1, fiquei em segundo lugar.

Não sei o que pode levar a isto, neste momento estou a fazer um save com o Benfica e tenho adoptado uma estratégia diferente, estou constantemente a fazer ajustes na táctica e durante o jogo. Mas mesmo assim passo ali fases em que parece que os jogadores deixam de marcar golos e na defesa tudo passa por eles. É estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta entendida na coisa: queria voltar a dar uns toques neste fm e tou tentado a começar um save com o Sporting.

Como já ando saturado das ideias do Jesus, e da formatação que impôs na realidade da equipa, queria fugir disso e ao mesmo tempo apostar na qualidade em quantidade que já existe na casa. Falo dos Geraldes e dos Podences, em soma aos Williams, Adriens e Gelsons.

Como sou um bocado nabo a criar as minhas tácticas queria, antes de começar o save, saber das vossas ideias e opiniões.

O meu ponto de partida, para já, é abandonar um pouco o sistema táctico com dois médios centro e dois avançados, passando para algo que me permitisse aproveitar melhor a abundância de médios e alas do plantel. O clássico 4-3-3 encaixa bem? E o que faria com um pl sozinho como o Dost? Não vai ficar demasiado isolado?

E como quero mesmo explorar coisas novas hei-de ter uma formação com 3 centrais como alternativa. O

Em futebol jogado...não sou nenhum obsessivo pela posse, mas confesso que gostava de ter uma equipa mais controladora e de bola no pé - no campeonato português diga-se - do que uma equipa partida a soltar os cavalos e meter no Dost.

Para já gostava de beber um bocadinho das vossas opiniões e depois talvez se alargasse mais a conversa...

:cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as instruções para que um Médio-Ala actue como um Avançado Interior e quais as funções para actuar como um terceiro médio (do género do Pizzi, na época passada)?

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as instruções para que um Médio-Ala actue como um Avançado Interior e quais as funções para actuar como um terceiro médio (do género do Pizzi, na época passada)?

Organizador aberto

Compartilhar este post

Link para o post

Nc mais toquei nisto, consegui ganhar tudo com o Porto e assim aliviar a minha alma dos resultados na vida real lol

Sugestões malta..?

Compartilhar este post

Link para o post

Organizador aberto

Obrigado, desde já, pela ajuda. Mas estava a perguntar que tipo de instruções individuais devemos dar a um jogador com a função Médio-Ala para que actue como médio-centro a partir das alas. Digo isto, porque acho que o Médio-Ala defende mais do que o OA e ainda é uma função universalista :)

Compartilhar este post

Link para o post

Umas dicas para esta táctica, vou começar agora mesmo o save.

0KHQoKM.png

rrWh7Lm.png

Compartilhar este post

Link para o post

Umas dicas para esta táctica, vou começar agora mesmo o save.

Já fizeste alguns jogos?

Assim à primeira vista parece-me que tens muita gente a criar, e pouca gente a aproveitar. 3 criadores de jogo no meio campo, mas depois falta-te alguém que dê apoio mais próximo ao teu avançado.

Por outro lado, nas alas, tens 2 extremos, que vão ficar mais colados à linha, o que também não vai ajudar.

Penso que vai-te faltar presença na área.

Por fim, só mais uma nota. Pedes para procurar sobreposições, mas a jogares com uma mentalidade Normal, e com ambos os laterais com função automática (que numa mentalidade normal significa que vão ficar com função de suporte), acho que eles vão demorar muito tempo a chegar à frente. O facto de jogares com uma formação flexível também não ajuda, porque vão partir ainda mais de trás.

Isto vai originar que teus 2 extremos estão a receber uma instrução para aguentarem a bola e esperarem pela subida dos laterais, mas isso vai acontecer muito tarde. Pode vir a tornar-se um problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fizeste alguns jogos?

Assim à primeira vista parece-me que tens muita gente a criar, e pouca gente a aproveitar. 3 criadores de jogo no meio campo, mas depois falta-te alguém que dê apoio mais próximo ao teu avançado.

Por outro lado, nas alas, tens 2 extremos, que vão ficar mais colados à linha, o que também não vai ajudar.

Penso que vai-te faltar presença na área.

Por fim, só mais uma nota. Pedes para procurar sobreposições, mas a jogares com uma mentalidade Normal, e com ambos os laterais com função automática (que numa mentalidade normal significa que vão ficar com função de suporte), acho que eles vão demorar muito tempo a chegar à frente. O facto de jogares com uma formação flexível também não ajuda, porque vão partir ainda mais de trás.

Isto vai originar que teus 2 extremos estão a receber uma instrução para aguentarem a bola e esperarem pela subida dos laterais, mas isso vai acontecer muito tarde. Pode vir a tornar-se um problema.

Obrigado, vou fazer então umas alterações visto as tuas dicas ;)

um aparte, qual e a tua skin?

Vitrex17 2.0

Compartilhar este post

Link para o post

O vício voltou e quero começar com o FCP para tentar fazer melhor que o NES :mrgreen:

Quero construir um 4-3-3 como na imagem, com um extremo (direito) e um avançado interior (esquerda). Para compensar, o lateral esquerdo subirá muito. Quero também que um médio centro seja médio de ataque, ou seja, que organize o jogo mas recupere para o meio-campo quando defende.

Até aqui tudo bem, mas tenho muitas dúvidas em relação ao resto. Como não tenho muito tempo, vim aqui pedir umas dicas :)

Captura_de_ecr_2017-05-26_s_12.09.46.png

Primeira questão, o motor de jogo mudou muito em relação aos FM anteriores?

Agora dúvidas relativas às posições:

• Defesas centrais - Gosto de centrais fortes, que sejam certinhos a defender. Não gosto que estejam envolvidos na criação nem que saiam de posição, portanto quero ali dois esteios a defender. Papel de Defesa Central - Defender, pode ser?
  • Médio mais defensivo - quero um gajo que defenda bem também. Não quero um trinco, que só destrua, mas um médio defensivo que destrua e passe a bola aos outros médios ou mude o flanco de jogo. Não quero que suba muito, este elemento, juntamente com os centrais serão os que defendem mais. Não quero que saia de posição também. Estava a pensar em Médio Defensivo - Defender, o que acham? Acho que o médio recuperador de bolas sairá de posição, certo? O trinco acho que só destrói.. Todos os outros papéis parecem-me de construção, não quero isso.
  • Nº 8 - quero um Maniche, um gajo que apoie o ataque, mas que raramente entre na área. Por outro lado, defensivamente, tem de ser uma primeira linha de defesa. Seria bom se pudesse organizar jogo também. Tenho dúvidas entre: Médio Área-a-área, Construtor Recuado, Medio Centro - Apoiar. Acho que área-a-área vai andar a subir e a descer muito, por isso talvez um dos outros dois?
  • Ponta de lança… Quero um gajo de área, mas que se mexa. Eu diria, um Falcão. Avançado Completo? Ponta de lança?

Estilo de jogo

Quero um estilo que controle o jogo, com posse q.b., mas também transições rápidas para o ataque, principalmente contra equipas mais fortes. Portanto, algo híbrido… Gosto de sofrer poucos golos, marcar muitos não é importante. Em casa, contra equipas mais fracas, quero dominar, mas não preciso de ter muita posse lol..

Estive a ver e estou a pensar algo como:

• Instruções gerais: Normal ou Controlar
  • Formação: não faço ideia se isto mudou… Eu diria Normal ou Fluida, mas não faço ideia, o que acham? Gosto que os elementos que ataquem se mexam de posições, se necessário (portanto, todos excepto centrais e medio defensivo)
  • Ritmo: gosto que a equipa corra, não quero que sejam lentos. Mas tenho dúvidas entre ritmo normal ou alto.
  • Perder tempo: raramente
  • Largura: Gostaria que a equipa fosse equilibrada, que atacasse tanto pelas alas como pelo meio. Não quero muita largura, porque pode abrir muito buraco, o que acham? Diria largura ali no meio termo (Normal?)
  • Linha defensiva: alta, mas sem ser em linha - n gosto disto
  • Pressão: alta, mas não muito alta. Começar a pressionar ali no inicio do meio-campo adversário
  • Evitar distribuição curta do GR: isto será um contra-senso ao não fazer pressão muito alta?
  • Marcação apertada funciona bem? Quero que os centrais e o médio defensivo estejam em cima dos gajos. O mesmo para os laterais em relação aos extremos adversários
  • Desarme normal: não gosto de fazer faltas e ver amarelos
  • Construção: a partir da defesa - gosto de jogar de trás, não gosto de pontapé para a frente. Não quero explorar flancos nem meio, como disse quero isto a atacar por todos os lados
  • Passar para o espaço: o que faz isto propriamente? Dantes usava isto pra jogar em contra-ataques apenas…
  • Passe: curto, bola no pé maioritariamente. passe direto só em contra-ataque. Se colocar misto, vao fazer passe mais longo mais frequentemente certo? Como quero passe curto, n faz sentido passar para o espaço, certo?
  • Manter a posse de bola: acho que não quero isto, tenho receio que percam tempo a passar a bola pra trás e pros lados e não ataquem
  • Liberdade criativa: não faço ideia…
  • Ataque, ultimo terço: levar a bola até à área, dantes usava isto para que não desperdiçassem oportunidades de longe. NOTA: não quero remates de longe desnecessários. Rematar pouco mas bem. No entanto tenho receio que isto não funcione em contra-ataques…
  • Cruzamentos variados
  • Finta: não faço ideia, acho que deixo normal. Não quero cá Brahimis da vida! É bola a rolar rápido. Depois costumo dar instruções individuais consoante a posição
  • Liberdade criativa: normal, depois dou instruções individuais.

Portanto, para já, é isto… Opiniões?

Posso é ponderar fazer duas versões com instruções diferentes, uma mais para ataque e outra mais para defender e contra-atacar, mas talvez mais lá para a frente. A prioridade agora é ganhar o campeonato a jogar como quero :mrgreen:

Talvez faça a tatica este f-d-s se tiver tempo, e partilhe aqui para que possam ver. Tenho umas ideias para instruções individuais, mas não sei se funcionam.

Mais para a frente falaremos sobre isso e sobre bolas paradas :medinho:

Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Sendo jogador "antigo" dos FM´s, re-voltei ás lides com este 2017, no entanto tenho reparado em alguns pormenores menos "realistas" ou menos "verdadeiros" durante o jogo, no que diz respeito á forma como alguns lances vão acontecendo durante a partida, e que passo a numerar:

1 - quando se joga pelas alas(extremos e laterais a ir á linha) pelas minhas contas cerca de 90% dos cruzamentos batem sempre nos defesas laterais adversários e dão canto.....havendo uma dificuldade enorme para que a bola chegue ao PL, e se tiveres uns PL´s de qualidade torna-se frustrante.

2 - quantidade baixíssima de golos de canto ou lances ganho de cabeça pelos avançados...na ordem dos 2 ou 3 lances ganhos por jogo e golos nem ve-los......

3- quando reparas que jogadores fortíssimos no 1-para-1 raramente ganham os lances individuais, sendo facilmente desarmados pelos adversários, e estou a falar de jogadores tipo BERNARDO SILVA...HAZARD...ROBBEN...até MESSI!!!?? O que torna frustrante apostares e gastares "fortunas" neste tipo de jogadores e depois não notas grandes proveitos, pelos defeitos que apontei.

Meus caros companheiros, gostaria de ver a vossa opinião sobre estes "pormenores" do jogo e por forma a confirmar se sou SÓ EU que vejo estas "incongruências" e ai meto a viola no saco e siga o jogo....ou se mais alguém tem reparado em coisas deste género!!??

Cumprimentos

NOTA: contagens a olhometro e sem base cientifica....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia,

Sendo jogador "antigo" dos FM´s, re-voltei ás lides com este 2017, no entanto tenho reparado em alguns pormenores menos "realistas" ou menos "verdadeiros" durante o jogo, no que diz respeito á forma como alguns lances vão acontecendo durante a partida, e que passo a numerar:

1 - quando se joga pelas alas(extremos e laterais a ir á linha) pelas minhas contas cerca de 90% dos cruzamentos batem sempre nos defesas laterais adversários e dão canto.....havendo uma dificuldade enorme para que a bola chegue ao PL, e se tiveres uns PL´s de qualidade torna-se frustrante.

2 - quantidade baixíssima de golos de canto ou lances ganho de cabeça pelos avançados...na ordem dos 2 ou 3 lances ganhos por jogo e golos nem ve-los......

3- quando reparas que jogadores fortíssimos no 1-para-1 raramente ganham os lances individuais, sendo facilmente desarmados pelos adversários, e estou a falar de jogadores tipo BERNARDO SILVA...HAZARD...ROBBEN...até MESSI!!!?? O que torna frustrante apostares e gastares "fortunas" neste tipo de jogadores e depois não notas grandes proveitos, pelos defeitos que apontei.

Meus caros companheiros, gostaria de ver a vossa opinião sobre estes "pormenores" do jogo e por forma a confirmar se sou SÓ EU que vejo estas "incongruências" e ai meto a viola no saco e siga o jogo....ou se mais alguém tem reparado em coisas deste género!!??

Cumprimentos

NOTA: contagens a olhometro e sem base cientifica....

Viva,

Sobre o ponto 1 e 2, notava isso quando atacava com poucos, o que causava muitas vezes ter os extremos com 2 ou 3 jogadores em cima, e o PL cercado de defesas, o que levava a que os extremos não tendo linha de passe, ou rematavam ou cruzavam de onde estavam, não sendo a melhor situação o que levava a muitos cortes dos defesas ou cruzar contra o lateral contrário, os PL não ganharem lances de cabeça nos cruzamentos era porque muitas vezes estavam sozinhos na área e eram sempre muito marcados.

Quanto aos PL ganharem lances no ar em alivios da minha defesa, é normal, e mesmo na realidade vê-se isso, ganharem menos lançes que os que perdem, mas tenta usar um PL com força e bom cabeçeamento e isso vai começar a melhorar.

Quanto ao ponto 3, não tenho tido esse tipo de problemas, bem pelo contrário, até tenho jogadores menos dotados a fazerem algumas invenções. Acontecia-me isso quando dava pouca liberdade criativa e queria que seguissem colados à linha e nesse caso forçavam sempre o mesmo movimento...

Eu tenho notado mais é o número de penalties falhados, é um absurdo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal

alguem me pode ajudar aqui ? fiz esta tatica, eu gosto de ver os extremos e os alas correrem na linha e cruzarem pro golo, mas o problema aqui é que crio poucas oportunidades de perigo e a defesa parece fragil,alguem sabe o problema ?

4uz1fm.png

beh7df.png

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro de tudo os posicionamentos e os papeis que os jogadores desempenham não me parecem os ideais. Começa por veres o jogo no modo "Alargado" para tentares perceber onde estás a falhar e corrigires isso. Estás a dar demasiada ênfase nos corredores laterais e estás muito desequilibrado no centro e normalmente é pelo centro que se dominam os jogos. A mentalidade atacante por si só já altera a linha defensiva, a largura, a pressão e o ritmo, mas tu ainda por cima disso subiste também todas essas opções. Os papeis dos jogadores também são bastante importantes numa táctica, mas como te disse, começa por observar o jogo no modo "alargado".

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...