Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Isto esta muito interessante, do melhor que se viu aqui neste tópico :handclap:

tenham la calma que isso nao vai levar a lado nenhum

100% de acordo aqui com este amigo.

Tenham calma, que o grêmio é para a malta se divertir e esclarecer, não para andar em discussões que não levam a lado nenhum.

Têm opiniões diferentes, siga para a próxima. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Michael. Eu votava em ti para presidente da Junta lol. 3 posts, nenhuma contra argumentação ao que eu disse, apenas atacar a minha profissão sem nunca me teres visto treinar.

Político clássico lol. Não quer discutir ideias então usa demagogia para camuflar o resto...

Mas pronto, não queres falar de futebol eu calo me... Eu vim aqui para falar de futebol :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Michael. Eu votava em ti para presidente da Junta lol. 3 posts, nenhuma contra argumentação ao que eu disse, apenas atacar a minha profissão sem nunca me teres visto treinar.

Político clássico lol. Não quer discutir ideias então usa demagogia para camuflar o resto...

Mas pronto, não queres falar de futebol eu calo me... Eu vim aqui para falar de futebol :lol:

Não querendo ser o arbitro deste jogo, tu por acaso até não tens estado nada bem nesta história.

Tens uma entrada a pés junto, sobre o Michael sem necessidade nenhuma, a dizer se ele alguma vez tinha visto o Sporting a jogar ou ia pelos chavões, quando um bocadinho de consideração por um gajo que tem passado os últimos meses (anos) a ajudar o pessoal aqui no forum não te fazia mal nenhum.

Por isso, até te ficava bem, e já que foste tu que comeste a entrada a pés juntos, um pedido de desculpas ao Michael... É que nem amarelo levaste!! :mrgreen:

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Parece-me que estás enganado, foste mais tu que se colocou a jeito trazendo à baila que és profissional há 10 anos. À outra também não bastava ser, tinha que também parecer.

Além disso, solicitares que se faça prova disto ou daquilo quando o que tu apresentaste foi uma interpretação tua do que vês, não é propriamente correcto, não te parece ? Por fim, a somar, continuas a ser pouco correcto acusando os outros de terem um comportamento que tu próprio tens: logo em 1º lugar, a título de exemplo, sugeriste que baralho imprevisibilidade com a criatividade quando nunca tal foi referido; em 2.º lugar, não ataquei a tua profissão, coloquei em causa os disparates que escreveste principalmente vindos de alguém que se afirma profissional há 10 anos. São coisas diferentes ! O que leva a considerar: ou não sabes ler ou não sabes interpretar o que lês, ou ainda, mais grave, deves achar giro mudar o sentido daquilo que os outros escrevem para uma qualquer estranha conveniência, portanto, é sempre interessante mencionares que os outros usam demagogia :facepalm:

Por fim, quanto a dados concretos, já referi que imaginar um treinador dirigir-se aos seus jogadores fazendo afirmações do género que tu acreditas serem reais, tais como "não me interessa como põem a bola no sítio tal, ponham-na" só mesmo num cenário de muita fantasia. Mas enfim, tu acreditas que funciona assim e és profissional há 10 anos... e ainda queres falar de futebol :facepalm: Pois, como dizias e bem, é caricato... infinitamente caricato.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto esta muito interessante, do melhor que se viu aqui neste tópico :handclap:

tenham la calma que isso nao vai levar a lado nenhum

Eu não vejo nada de interessante desde o último post do infinito sobre o JJ, por mim podia ter ficado por aí ou então era devidamente contra-argumentado. Agora isto não só não é interessante como é dispensável.

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, é escusado. Continuem aí a discutir o mundo digital... Isto deve ser a sensação de um médico quando os doentes lhe dizem "oh doutor, mas veja lá, porque se calhar isso não é bem como está dizer... não será que eu tenho antes "este problema"?".

Fdx, toda a gente fala de futebol com uma segurança do crl... É como diz o Vitor Pereira.. Se não fores advogado não discutes direito, mas de futebol toda a gente percebe canhos... Nunca puseram os pés num treino, não fazem ideia do que é operacionalizar ou liderar um grupo, nunca ganharam nem perderam um jogo na vida... Mas são todos doutores porque leram o Herr Pep ou os livros do Mourinho. Ou então às vezes só porque sim... À excepção de umas 10 pessoas neste fórum eu já tinha aprendido a não discutir... parece que falo com uma parede... enganei-me... erro meu... falei com uma virgem ofendida que ainda por cima fala de tudo menos de futebol... vou já sair crl... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, é escusado. Continuem aí a discutir o mundo digital... Isto deve ser a sensação de um médico quando os doentes lhe dizem "oh doutor, mas veja lá, porque se calhar isso não é bem como está dizer... não será que eu tenho antes "este problema"?".

Fdx, toda a gente fala de futebol com uma segurança do crl... É como diz o Vitor Pereira.. Se não fores advogado não discutes direito, mas de futebol toda a gente percebe canhos... Nunca puseram os pés num treino, não fazem ideia do que é operacionalizar ou liderar um grupo, nunca ganharam nem perderam um jogo na vida... Mas são todos doutores porque leram o Herr Pep ou os livros do Mourinho. Ou então às vezes só porque sim... À excepção de umas 10 pessoas neste fórum eu já tinha aprendido a não discutir... parece que falo com uma parede... enganei-me... erro meu... falei com uma virgem ofendida que ainda por cima fala de tudo menos de futebol... vou já sair crl... :lol:

Mas espera ai, tu não estás num forum de futebol, estás num forum sobre o football manager. :mrgreen:

Talvez a confusão disto tudo venha dai!

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, és um génio Peixoto! Eu estava sem paciência para ir fazer essa pesquisa. É o Witsel, não é o Matic.

Fdx, exemplo de dar liberdade aos jogadores no estado mais puro não há... Vocês é que têm de ver onde e como...

Compartilhar este post

Link para o post

À parte deste clima "escuro"...

Alguém tem ideia de como recriar o sistema, usado pelo Luis Enrique, no Barça - PSG?

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a gozar com o meu daltonismo. :(

Não sou daltónico mas tenho dificuldade em ver algumas cores... aquilo é o quê? Laranja?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem ideia de como recriar o sistema, usado pelo Luis Enrique, no Barça - PSG?

Atacar com tudo com o Neymar a cja atc

Já agr infinito gostei bastante da tua análise ao sistema do jj, só n te dei rep porque já passei o limite :)

Editado por Scurvy

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Além do esquema ser um 343, não é algo que seja reproduzível. É um jogo que acontece em 100 ou em 1000 (se calhar nem isso, considerando que nunca tinha sido "virado" um resultado de 0-4), em circunstâncias muito especiais. Não há orientações tácticas e / ou estratégicas que cheguem aos calcanhares do que aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tudo evolui, o futebol evolui, hoje em dia lemos e ouvimos falar em modelo de jogo, em estratégia, sistema táctico, zonas de construção, etc, etc. O futebol tornou-se um "pack" que exige ao treinador ser multidisciplinar e actuar em várias vertentes: estratega, gestor, psicólogo, analista e por diante, por isso foi assimilada também a delegação de competências cada vez mais especializada. Seja em Inglaterra, seja em Portugal, o treinador não é o "coach" é sempre um "manager" (mesmo sem o ser, como aqui em Portugal). E um manager" não tem uma ideia específica de jogo, tem uma ideia abrangente, bem definida mas abrangente

porque é mutável, adapta-se sem perder a sua identidade. Como o outro dizia, "a realidade é o homem e as suas circunstâncias", o modelo de jogo do treinador também é / inclui as circunstâncias de 90 minutos. Uma - o modelo na sua base - e outra - as circusntâncias dos 90 minutos - podem ser distintas, podem ser complementares. É a beleza da subjectividade do jogo. Mas a subjectividade também requer ao amante do jogo, que está de fora, observa, interpreta e analisa que perceba o que é o modelo e o que são as circunstâncias, sob pena de na sua cabeça uma tornar-se a outra e vice-versa. E assim nasce a ideia ou o mito que de uma frase dita num contexto específico - as tais circunstâncias do jogo - que ali reside o modelo de jogo. Certamente que são confusões próprias de quem é profissional e fora do alcance dos amadores.

Dito isto, de uma coisa tenho a certeza, não tenho idade, nem pachorra - algo que é inversamente proporcional - para aturar fanfarrões, que mais não escrevem que cretinices e acusam os outros dos comportamentos que eles próprios têm, ainda convencidos, cheios de basófia, que o que escrevem é de alto calibre. É daqueles momentos que vem a memória a famosa frase "um vintém é um vintém; um cretino é um cretino".

Estive aqui no fórum devido ao Football Manager e ao longo dos anos procurei, dentro das minhas possibilidades, ajudar quem procurou e quem quis ser ajudado (e querer ser ajudado não é, muitas vezes, nada fácil). Felizmente há mais quem o faça e até melhor do que eu, portanto, até sempre CMPT.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vas embora por causa de uma discussão. Manda bola para a frente como se costuma dizer.

Voltes ou não, deste e dás muito a esta "casa", fica bem

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Edit: Great minds think alike :mrgreen:

Editado por Erwin

Compartilhar este post

Link para o post

E o Ruiz é um avançado interior? onde? O Ruiz é um gajo que gere os tempinhos todos do jogo da equipa. O Jesus chegou a elogiá-lo como dos jogadores mais inteligentes e conhecedores do jogo que ele já trabalhou com... O Ruíz é um organizador claramente. À imagem do Gaitán no Benfica. Um Avançado Interior é um Robben da vida... O Ruíz crl? :lol:

O Patrício é um Guarda-Redes que sai bem a controlar a profundidade. Cresceu muito neste aspecto e de pés nos últimos anos. Não arrisca muito no passe, mas é seguro. GR Libero - Defender.

Os laterais no Sporting, por falta de qualidade não sáo transportadores natos. Com o Coentrão via-se muito disso por exemplo. Mas no Sporting, são jogadores que tentam atacar mais o espaço sem ter de correr tanto com a bola, pelo que penso que a posição ideal seria a de Lateral - Atacar. Se bem que por vezes vê-se a vontade de transportar, só não se vê a qualidade lol. Pode-se perfeitamente jogar com dois Alas Completos, porque os laterais do Jesus são focados sobretudo na tarefa ofensiva, por dentro, por fora, na linha, na área. Isso é o que ele gosta. No Sporting não tem é esses interpretes. No Benfica o Maxi e o Coentrão vinham dentro, fora, na área, como médios, em todo o lado...

Os centrais... Um joga clássico e simples, o Coates, Central - Defender e o Semedo é agressivo a sair da linha e gosta de correr com ela nos pés, sair em dribble. O Semedo é Central com Bola e poderá fazer-se caso de se dizer que tem tarefa de bloqueador, embora pareça mais dele que do que se lhe pede.

O William este ano tem feito jogos sem baixar a meio dos centrais, mas o médio defensivo clássico do JJ é um Pivot Defensivo, embora com o Matic, este aparece-se bastante dentro do próprio jogo. Poderá considerar-se inclusive um organizador móvel ou um construtor recuado apoiar. O Matic tinha um dos posicionamentos mais agressivos que se viu de um médio defensivo a nível europeu, com o Jesus.

O Adrien faz um pouco de tudo. Cresceu e está um grande jogador e este ano gere ele o jogo, mas não é a sua principal natureza. Consoante os jogos penso que poderá alternar em MC - Apoiar com eventualemente uma ou outra instrução individual e Médio Recuperador Apoiar nos jogos mais dificeis.

Um dos avançados do Jesus defende, de forma clássica, perto do 8 em organização defensiva com a bola nos corredores. O 6 baixa no meio dos centrais e o Lima, por exemplo, fechava ao lado do Enzo. No FM não sei como recrear isto. Talvez colocando o Avançado na posição 10 como Médio Ofensivo - Apoiar e depois dando as instruções individuais certas. Até porque no caso do Lima ele baixava mesmo à construção abaixo do meio campo. Aqui depende muito do que se queira recrear...

O Slimani é um avançado super-agressivo sobre a profundidade e na área, mas que cai nos corredores, pressiona e gosta de vir de trás. Um Avançado Recuado Atacar talvez, com indicações para pressionar mais...

O João Mário era um Organizador Aberto, com funções de apoio provavelmente, embora por vezes ele jogasse por fora...

Qualquer coisa assim. O FM ainda é muito limitado para se recrearem realmente estilos...

Não contra argumentaste esta opinião, Michael.

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post

Este tipo de discussão aqui com o Michael é cíclico. Já reparei nisso. Tens de saber ouvir os outros também, se ele tem uma ideia diferente da tua (não que seja melhor ou pior), tens que contra-argumentar e fundamentar porque achas que é aquela a melhor forma para emular um sistema de jogo real no Football Manager. Cada um tem a sua forma de ver o jogo, aquela é a interpretação dele, é aquela a forma que ele acredita ser a mais real. Se tu acreditas que é de outra forma, óptimo. Agora, tens de saber lidar quando alguém te contradiz. Se tivesses contra-argumentado, talvez, até se tinha tornado numa discussão interessante, como há muitas no forum da SI quando alguém posta uma táctica que acha que emula um sistema real.

Compartilhar este post

Link para o post

A malta que me conhece do offside ou mesmo da vida real sabe como escrevo e como sou... É o meu jeito. E sabe que sou um gajo muita tranquilo nas discussões.

E só há uma pessoa que me chateia neste fórum crl... Que é o Michael Andrews.

E no offside ha malta que faz vida de me vir mandar bocas. Mas isso para mim é tranquilo. É como na vida. A malta mete se uns com os outros, discute, vive as suas convicções, goza, brinca, seja o que for... Nada me chateia.

O que me f*de o juízo é um gajo que fala da p*ta de um jogo como se fosse o gajo que o programou e estivesse aqui a dar uma aula de faculdade ao pessoal... Fdx... É um jogo crl. Cada um joga como quer e cada um sabe até onde sabe. Nem toda a gente que joga isto tem tempo para ler trinta artigos sobre FM, ou para andar a ler os posts do mano todos, ou este tópico do início ao fim... Um gajo que chega e diz "eu já disse não sei quantas vezes que é assim ou assado..." Fdx... Oh mano.. e então vais dar menos dois valores ao gajo no fim do semestre? Lol. Fdx... Anda aí a pregar nos tópicos de FM parece um líder da IURD crl... Fdx.. ou é o que ele diz ou não é nada... Fala para todos neste e noutros tópicos como se o jogo só soubesse ser jogado por ele. Como se ele tivesse inventado a forma como este jogo deve ser jogado. E isso parte me todo... Porque é um jogo crl. É para a malta se divertir... É para levar na boa. Por isso é que eu não me chateio com ninguém e com o Michael fico mesmo fdd ali 30 segundos em frente ao computador. Depois também fazem me uma bicassa ou toco uma p*nhetaa e fica tudo bem, que a vida é mais que ficar fdd com o cmpt lol.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estão a ser um bocado, muito mesmo, injustos com uma pessoa que sempre ajudou muita gente a safar-se melhor no jogo.

Se ele dizia, faço isto é não aquilo é porque as pessoas perguntavam!!

Compartilhar este post

Link para o post

f818a15d0b46caa7bfdd986842007fde.png

estou a curtir milhões :heart:

Ando a testar um 3-4-3 também, mas não tão agressivo como esse :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...