Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tentando recriar o sistema de Augusto Inácio na final frente ao Braga cheguei a 2 conclusões (equipa inicial e equipa depois das 2 substituições realizadas). Estou é no impasse nas instruções à equipa, portanto por enquanto não pus nenhumas!

1º sistema 2º sistema

Obviamente imaginar o Fernando Alexandre no lugar do Saré. Opiniões? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tentando recriar o sistema de Augusto Inácio na final frente ao Braga cheguei a 2 conclusões (equipa inicial e equipa depois das 2 substituições realizadas). Estou é no impasse nas instruções à equipa, portanto por enquanto não pus nenhumas!

1º sistema 2º sistema

Obviamente imaginar o Fernando Alexandre no lugar do Saré. Opiniões? :compinchas:

Por acaso não concordo muito.

Sabendo que no FM a disposição dos jogadores no campo representa o seu posicionamento defensivo, acho que o Moreirense jogou mais próximo de um 451 ou 4141.

Compartilhar este post

Link para o post

Andei a procurar e não encontrei. Qual é o ficheiro que se usa para ver que funções e tarefas estão a usar os adversários?

Já vi.

Editado por pedritsh

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não concordo muito.

Sabendo que no FM a disposição dos jogadores no campo representa o seu posicionamento defensivo, acho que o Moreirense jogou mais próximo de um 451 ou 4141.

Quando perdia a bola durante o seu ataque o Moreirense pressionava logo. Mas quando o Braga estava em posse baixavam. Dá para fazer isso no FM?

Assim está melhor?

primeira segunda

Editado por futsalefc

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esses dois links mostram precisamente a mesma imagem.

Isso subentende a regra dos 6 segundos que o Barcelona utilizava, caso a bola não seja recuperada neste tempo, a equipa baixa as linhas. Não vi o jogo Moreirense * Braga, portanto, não sei quais os comportamentos que foram adoptados. De qualquer modo, estamos a falar de uma equipa como o Barcelona - e logo o Barcelona do Guardiola que varreu a Europa - com jogadores de alta qualidade em todas as posições e com atributos técnicos, tácticos e mentais de excelência que lhes permitia executar determinadas acções que outras equipas não conseguiam. Por isso, não estou a ver que o Moreirense tenha jogadores com capacidades para aplicar a regra.

De qualquer modo, e em termos de FM, uma mentalidade menor grau de risco é o que de melhor se pode aproximar dessa ideia, combinada com uma forte pressão. Dado que os jogadores começam a pressionar mais à frente ou mais atrás no campo, consoante a mentalidade que lhes é atribuída pela opção que fizeste para a equipa (também influenciada pelo função e pela tarefa do jogador), convém subir a linha defensiva. De outra forma, - mentalidade de menor risco, linha defensiva baixa - a equipa vai pressionar muito atrás.

Por fim, não estou a ver que a opção que fizeste para o meio-campo seja a mais adequada: estamos a falar de um MRB e de um BtB, jogadores que frequentemente abrem espaço no meio-campo devido ao Deambular das Posições.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses dois links mostram precisamente a mesma imagem.

Isso subentende a regra dos 6 segundos que o Barcelona utilizava, caso a bola não seja recuperada neste tempo, a equipa baixa as linhas. Não vi o jogo Moreirense * Braga, portanto, não sei quais os comportamentos que foram adoptados. De qualquer modo, estamos a falar de uma equipa como o Barcelona - e logo o Barcelona do Guardiola que varreu a Europa - com jogadores de alta qualidade em todas as posições e com atributos técnicos, tácticos e mentais de excelência que lhes permitia executar determinadas acções que outras equipas não conseguiam. Por isso, não estou a ver que o Moreirense tenha jogadores com capacidades para aplicar a regra.

De qualquer modo, e em termos de FM, uma mentalidade menor grau de risco é o que de melhor se pode aproximar dessa ideia, combinada com uma forte pressão. Dado que os jogadores começam a pressionar mais à frente ou mais atrás no campo, consoante a mentalidade que lhes é atribuída pela opção que fizeste para a equipa (também influenciada pelo função e pela tarefa do jogador), convém subir a linha defensiva. De outra forma, - mentalidade de menor risco, linha defensiva baixa - a equipa vai pressionar muito atrás.

Por fim, não estou a ver que a opção que fizeste para o meio-campo seja a mais adequada: estamos a falar de um MRB e de um BtB, jogadores que frequentemente abrem espaço no meio-campo devido ao Deambular das Posições.

Link corrigido.

Bem, eu vejo muito futebol e muitas equipas fazem essa "regra" e foi o que o Moreirense utilizou. Assim que perdia a bola, fazia uma pressão forte que obrigava o Braga a despachar a bola para a frente. Se o Braga ganhasse um lançamento lateral ou uma falta no seu meio-campo, o Moreirense baixava as linhas fazendo só pressão, assim que o Braga entrava no seu meio-campo, tirando o Roberto que fazia uma pressão mais à frente, muitas vezes acompanhado de Geraldes ou Dramé. Dramé que ao pressionar um central cortava a linha de passe para o Paulinho (DD do Braga).

Então estás a querer dizer que utilizar uma pressão alta e uma defesa alta era o mais acertado para tantar recriar o estilo de jogo utilizado frente ao Braga? E meter os extremos a acompanhar e pressionar os laterais, dá para fazer de maneira eficaz?

Epa eu não percebo muito de FM mas o MRB tem "Aguentar posição" e não "Deambular da posição". E se é para recriar, na minha opinião é esse o formato. Fernando Alexandre ganhou várias bolas e largou logo para outros colegas, já cauê foi um autêntico box-to-box, defendia, atacava, estava em todo o lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Link corrigido.

Bem, eu vejo muito futebol e muitas equipas fazem essa "regra" e foi o que o Moreirense utilizou. Assim que perdia a bola, fazia uma pressão forte que obrigava o Braga a despachar a bola para a frente. Se o Braga ganhasse um lançamento lateral ou uma falta no seu meio-campo, o Moreirense baixava as linhas fazendo só pressão, assim que o Braga entrava no seu meio-campo, tirando o Roberto que fazia uma pressão mais à frente, muitas vezes acompanhado de Geraldes ou Dramé. Dramé que ao pressionar um central cortava a linha de passe para o Paulinho (DD do Braga).

Então estás a querer dizer que utilizar uma pressão alta e uma defesa alta era o mais acertado para tantar recriar o estilo de jogo utilizado frente ao Braga? E meter os extremos a acompanhar e pressionar os laterais, dá para fazer de maneira eficaz?

Epa eu não percebo muito de FM mas o MRB tem "Aguentar posição" e não "Deambular da posição". E se é para recriar, na minha opinião é esse o formato. Fernando Alexandre ganhou várias bolas e largou logo para outros colegas, já cauê foi um autêntico box-to-box, defendia, atacava, estava em todo o lado.

De certeza ? Não estou agora com o FM, mas considerando que é uma função especializada, cuja prioridade é a recuperação de bola, o lógico é que o raio de acção do jogador seja alargado (Deambular da Posição).

O que estou a dizer é que os jogadores iniciam a pressão mais cedo (posições mais adiantadas no campo) ou mais tarde (posições mais recuadas no campo) consoante a mentalidade que está definida. Com uma mentalidade de menor risco, há a tendência para dar mais tempo ao adversário e pressioná-lo já num momento em que se encontra em organização ofensiva, em vez de pressionar na transição.

Compartilhar este post

Link para o post

Estão os 2 corretos.

O MRB tem a opção "aguentar posição" escolhida por defeito, no entanto essa opção diz apenas respeito ao momento em que a equipa tem a bola.

Quando a equipa está sem bola, o MRB faz tudo menos aguentar a posição. :D

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Estão os 2 corretos.

O MRB tem a opção "aguentar posição" escolhida por defeito, no entanto essa opção diz apenas respeito ao momento em que a equipa tem a bola.

Quando a equipa está sem bola, o MRB faz tudo menos aguentar a posição. :D

Ora ai esta. O fm é um jogo de interpretaçoes, quem interpretar melhor as traduçoes de m*rda que sao feitas ano apos ano, da-se bem com o jogo

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

Ora ai esta. O fm é um jogo de interpretaçoes, quem interpretar melhor as traduçoes de m*rda que sao feitas ano apos ano, da-se bem com o jogo

Bolas, neste caso não tem nada a ver.

No painel de instruções ao jogador é bem claro que existem instruções que são gerais, outras que se aplicam apenas quando a equipa tem a bola e ainda outras que se aplicam quando o jogador tem a bola.

Concordo, e penso que até já abordamos essa questão, que a tradução do jogo deixa um pouco a desejar e que, e principalmente, a explicação que são dadas (mesmo em inglês) não são as mais corretas, mas neste caso, acho que mais claro não podia ser. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por norma, jogo no esquema que jogo mais, e tento arranjar os jogadores que encaixem nesse esquema.Existem vários manuais para aprender. Os melhores na minha opinião estão no forum da SI. Tens lá tópicos muitos bons. Deixo-te aqui o link

Existem vários tópicos que podes aproveitar, seja na secção táctica do FM15, 16 e acho que também neste (não me lembro se criei algum já no 17).Um pequeno apontamento: se não sabes definir instruções para outros esquemas, então também não sabes para o 433. Como tal, a melhor opção que tens (além de ler os tais tópicos) é começar pelo princípio: defines o esquema táctico que pretendes (ter em conta que tem a ver com o posicionamento defensivo que a equipa vai assumir, isto é, organização defensiva) e não escolhas nenhuma instrução, mentalidade ou formação de equipa, começa apenas em Normal e Flexível. Observa os jogos e mediante o que vês, afinas a táctica com as instruções. Relembro também que não há nenhuma obrigatoriedade em usar instruções, dado que a Mentalidade da equipa já define automaticamente algumas, enquanto a Formação de Equipa aumenta ou reduz o espaço vertical entre os jogadores, assim como lhes atribui menos ou mais liberdade criativa.Sabes que podes defender em 4141 ao mesmo tempo que atacas em 433, certo ?

Muito obrigado aos dois! Vou dar uma olhada aos tais tópicos :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Andei a procurar e não encontrei. Qual é o ficheiro que se usa para ver que funções e tarefas estão a usar os adversários?

Já vi.

Onde está? Não encontro

Compartilhar este post

Link para o post

5b5788e7c052f7e3ad05ec596be3a193.png

0289ccb26295d112399a0f1be0798ccb.png

Cheguei ao PSG já em Agosto, primeiro jogo que faço é para a supertaça e começo por achar os seguintes problemas:

- O avançado desce pouco e acaba por ficar em situações 1 contra o mundo;

- O extremo joga pouquíssimas vezes de forma inteligente;

- O CJR noto que por vezes a defender fica à toa.

Para já é isto, ideias?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Queres um avançado que desça mais, mas quem é que depois finaliza as situações de ataque ??? Por outro, queixas-te que fica isolado, mas a) não tens um médio que apareça em zona de finalização (para ligar o meio-campo ao ataque) e b) dizes aos Extremos para jogarem o mais afastado possível.

Quanto ao resto, precisas de ser um pouco mais concreto dado que jogar de forma pouco inteligente e defender à toa são conceitos vagos.

Compartilhar este post

Link para o post

Queres um avançado que desça mais, mas quem é que depois finaliza as situações de ataque ??? Por outro, queixas-te que fica isolado, mas a) não tens um médio que apareça em zona de finalização (para ligar o meio-campo ao ataque) e b) dizes aos Extremos para jogarem o mais afastado possível.

Quanto ao resto, precisas de ser um pouco mais concreto dado que jogar de forma pouco inteligente e defender à toa são conceitos vagos.

Quanto ao CJR, é que sinto que o médio defensivo desposiciona a equipa e o CJR deixa os adversários à vontade.

Quanto a esse médio, que sugeres? E depois quem irá tratar da construção?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Médio Defensivo não pode desposicionar a equipa, pelo contrário, dá equilíbrio à equipa; o CJR, tal como o Médio Defensivo, é um jogador de cariz defensivo, é difícil que deixe os adversários à vontade.

Um MC (atacar) faz melhor a ligação ao ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

482730_20170205124341_1.png

482730_20170205124353_1.png

esta é a minha nova tática. Não costumo jogar com ponta fixo, mas acho que nesta tatica se enquadra muito bem, pois tenho os avançados interiores com mais passes diretos, o que faz com que haja várias situaçoes de bolas nas costas da defesa adversária. Quando à largura tenho fechado ao máximo, porque os laterais dao toda a largura de que preciso. Os médios centro com funçao de ataque aparecem tambem em situaçoes de perigo e aumentam por vezes o nºde jogadores a desmarcar-se . O pivo dá mais segurança às subidas dos laterais, por permitir o aumento da largura entre os centrais. meti os avançados interiores com a funçao de apoio para virem receber a bola em posiçoes mais baixas, fornecendo linhas de passe, lateralizando,...

Compartilhar este post

Link para o post

O Médio Defensivo não pode desposicionar a equipa, pelo contrário, dá equilíbrio à equipa; o CJR, tal como o Médio Defensivo, é um jogador de cariz defensivo, é difícil que deixe os adversários à vontade.

Um MC (atacar) faz melhor a ligação ao ataque.

Agora que percebi o problema, todos os extremos mais médios tem corre frequentemente com bola. Maior parte dos jogos é cavalgadas à Maradona por parte de todos os jogadores ofensivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ter problemas em fazer upload da imagem do line up builder, alguem me consegue ajudar?

</p><div>[code]<iframe width="350" height="500" frameborder="0" scrolling="no" marginheight="0" marginwidth="0" src="http://lineupbuilder.com/350x500/?p=11&a=1&t=4-3-3%20Fluid%20Control&c=000000&1=GK_Guarda%20Redes%20/%20Defender__388_174&2=DL_Ala%20/%20Apoiar/%20Atacar__317_63_126-351_57-26&3=DCL_Defesa%20Central%20/%20Defender__327_138&4=DCR_Defesa%20Central/%20Cobrir__327_211_72-176&5=DR_Lateral%20/%20Apoiar/%20Defender__317_284_47-290_57-1&6=AL_Avan%E7ado%20Interior%20/%20Atacar__130_61_60-100_64-63&7=DM_%3F%3F%3F%3F__267_178&8=MC_Medio%20Centro%20/%20Atacar__204_215_48-347&9=AR_Extremo%20/%20Apoiar__151_292_77-357&10=FC_Ponta%20de%20Lan%E7a%20Fixo%20/%20Atacar__81_188&11=AC_Medio%20Ofensivo%20/%20Apoiar__159_145_75-190&c2=146336&c3=ffffff&output=embed"></iframe>[/code]</div><p>

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

5e847af724bae08eaebd13abd3904e0c.png

Estou a tentar retirar o máximo do André Silva, ou seja, fazer dele um finalizador num sistema de posse e comecei por o usar como um AC (s). Começou bem, mas ultimamente não marca nada. Outra coisa que também estou a notar é que ele tem tenta bater a linha de fora de jogo e maior parte das vezes é apanhado em fora de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o André Silva tem como preferido o movimento de bater a linha de fora de jogo. Pode ter a ver com isso.

De qualquer maneira, não tenho gostado muito de ver o AC este ano em tácticas só de um avançado.

Por demasiadas vezes ele tenta resolver sozinho, levando a um numero elevado de remates disparatados ou perdas de bola.

Também tenho optado por jogar antes com o AvR, suporte ou ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se o André Silva tem como preferido o movimento de bater a linha de fora de jogo. Pode ter a ver com isso.

De qualquer maneira, não tenho gostado muito de ver o AC este ano em tácticas só de um avançado.

Por demasiadas vezes ele tenta resolver sozinho, levando a um numero elevado de remates disparatados ou perdas de bola.

Também tenho optado por jogar antes com o AvR, suporte ou ataque.

Nem é tenta bater, mas sim joga no limite do fora de jogo. São cenas do meu jogo, médios CJR com corre com a bola frequentemente, defesas a serem adaptados a extremo e etc etc. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nem é tenta bater, mas sim joga no limite do fora de jogo. São cenas do meu jogo, médios CJR com corre com a bola frequentemente, defesas a serem adaptados a extremo e etc etc. :mrgreen:

Se calhar a S.I. fez uma "Special Edition" só para ti com uma série de cenas maradas para te lixar a cabeça... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...