Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Instruções individuais:

Ala

2DYroZg.jpg

Avançado Interior

LCaUBcY.jpg

O resto é basicamente, rematar menos e fintar menos nas outras posições. O F9 tem deambular posições.

Os alas pensei em colocá-los abertos quando a equipa tem a bola, mas ficavam muito isolados, por isso pus encurtar linhas e parece-me melhor.

Em termos de posse ronda anda á volta de 65%, mas a maior parte do jogo está acima dos 70% mas no final a equipa quebra muito.

A minha ideia era que os 2 servissem de apoio ao F9 e que tentassem por a bola em profundidade para os alas ou AI. O que achas que deveria experimentar no meio campo?

Na 1.ª formação pretendes dois Alas a defender o apoio dos construtores de jogo, certo ? é isto que pretendes ?

Na 2.ª formação, se sentes que os Centrais abrem demasiado por causa do Pivô, baixa os Alas para a posição de lateral.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse ontem no tópico geral do FM, ando a tentar implementar um 4-4-2 no Siena mas os resultados não foram muito positivos na pré-época e estreei-me no campeonato com um empate. Ainda tenho de fazer mais jogos para determinar o real valor da tática mas deixo-a já aqui.

Aceito sugestões!!!

Dkrb4ha.png

XxaT511.png

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse ontem no tópico geral do FM, ando a tentar implementar um 4-4-2 no Siena mas os resultados não foram muito positivos na pré-época e estreei-me no campeonato com um empate. Ainda tenho de fazer mais jogos para determinar o real valor da tática mas deixo-a já aqui.

Aceito sugestões!!!

Algumas coisas estranhas que saltam à vista:

1) Jogas com os teus laterais com uma mentalidade baixa (contra-atacar) e à frente tens dois extremos (um a atacar e outro a apoiar). Em cima disto tens uma formação estruturada que deixa os laterais ainda mais atrás. E ainda tens o ritmo para muito mais alto.

Depois pedes para que aja sobreposições... Sinceramente acho que nunca vão existir.

Estás a retirar poder de penetração aos extremos para que aja sobreposições, mas depois como não há sobreposições... no fundo estás apenas a prejudicar o jogo dos teus 2 extremos.

2) Baixas a linha defensiva, mas pedes para pressionar mais. Para além disso ainda tens a formação estruturada que cria mais espaço na vertical.

E depois o teu médio mais defensivo é um MRB que pressiona bastante.

Com isto estás a criar muito espaço no teu meio campo que deve ser aproveitado com facilidade pelos teus adversários.

3) Tens instruções que indicam que queres um futebol mais de posse (jogar a partir da defesa, levar a bola até à área, mentalidade baixa), mas depois pedes um ritmo muito alto de jogo que dificulta esse futebol de posse. O que pretendes afinal?

4) A Combinação AvR e F9, não sei se será a melhor. Apesar do AvR estar em função de ataque, no fundo ele é um jogador que procura vir atrás e criar para os companheiros. Mas é essa também a função do F9. Por vezes vais ter os dois a vir atrás e a não ficar ninguém na área... a fazer lembrar o Benfica quando joga com o Guedes e o Raul.

Por outro lado, estás a jogar com 2 extremos que vão cruzar bastante. Acho que devias assegurar uma presença na área, talvez com um Ponta de Lança Fixo.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas coisas estranhas que saltam à vista:

1) Jogas com os teus laterais com uma mentalidade baixa (contra-atacar) e à frente tens dois extremos (um a atacar e outro a apoiar). Em cima disto tens uma formação estruturada que deixa os laterais ainda mais atrás. E ainda tens o ritmo para muito mais alto.

Depois pedes para que aja sobreposições... Sinceramente acho que nunca vão existir.

Estás a retirar poder de penetração aos extremos para que aja sobreposições, mas depois como não há sobreposições... no fundo estás apenas a prejudicar o jogo dos teus 2 extremos.

Não é bem assim, no esquema actual com a Mentalidade de menor risco e com o Lateral em tarefa automática (defender) e o Extremo a apoiar, as mentalidades dos jogadores são bastante semelhantes. Aliás, a do lateral até é ligeiramente superior à do Extremo. No flanco direito, o mesmo não acontece, portanto, ao mesmo tempo que o Extremo tenta esticar o jogo da equipa para a frente, é-lhe pedido que aguente mais a bola à espera do Lateral cuja tarefa passa sobretudo por defender ou dar cobertura ao Extremo. Em jeito de conclusão, recorrer à utilização das Sobreposições não faz sentido porque, por um lado, no flanco esquerdo já acontece de uma forma natural (ou, pelo menos, o lateral e o extremo vão andar talvez demasiadamente juntos) e, por outro, do lado direito, a equipa perde capacidade ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim, no esquema actual com a Mentalidade de menor risco e com o Lateral em tarefa automática (defender) e o Extremo a apoiar, as mentalidades dos jogadores são bastante semelhantes. Aliás, a do lateral até é ligeiramente superior à do Extremo. No flanco direito, o mesmo não acontece, portanto, ao mesmo tempo que o Extremo tenta esticar o jogo da equipa para a frente, é-lhe pedido que aguente mais a bola à espera do Lateral cuja tarefa passa sobretudo por defender ou dar cobertura ao Extremo. Em jeito de conclusão, recorrer à utilização das Sobreposições não faz sentido porque, por um lado, no flanco esquerdo já acontece de uma forma natural (ou, pelo menos, o lateral e o extremo vão andar talvez demasiadamente juntos) e, por outro, do lado direito, a equipa perde capacidade ofensiva.

Tens razão, nunca tinha reparado nesse "pormaior" :)

De qualquer maneira, com formação estruturada e ritmo muito mais alto acho que a coisa nao funciona.

Pelo menos as experiências que fiz com esta combinação levava invariavelmente a que o extremo (ou avançado interior) decide-se demasiado rápido na procura dos jogadores mais avançados, não dando tempo a que o lateral subisse.

Compartilhar este post

Link para o post

XOvoP2D.png

HT3OUoU.png

Já tinha postado por aí, mudei algumas coisas mas isto continua difícil. Alguma dica? Mudar para 4-3-3 poderia resolver-me alguns dos problemas?

Btw, bolas nas costas dos laterais é uma festa, estando eles a alas ou a laterais. Coloco-os a encurtar linhas?

Editado por Rafa_18

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Keyzer Soze e Michael Andrews! Vou tentar aplicar as vossas sugestões, depois passo aqui para dizer como correu!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Keyzer Soze e Michael Andrews! Vou tentar aplicar as vossas sugestões, depois passo aqui para dizer como correu!

Tens um outro tópico sobre 442 já aqui ao lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Andei a testar a táctica e andei a alterar até chegar a isto

6G70DS2.jpg

olDCKCm.jpg

Passei a usar um MC conforme sugeriram aqui no tópico. Passei para flexível e a utilizar a marcação apertada e desarme agressivo em posições especificas.

Está aí o calendário no save novo (espero que seja para durar :D), até agora não fui inferior contra nenhum adversário e nunca um F9 me rendeu tanto, 8J 12G.

D4N6s2x.jpg

Editado por bmfccris

Compartilhar este post

Link para o post

Aceito sugestões!!!

Dkrb4ha.png

XxaT511.png

Boas, um dos problemas que tens será mesmo o de teres pouca gente na area nao?

XOvoP2D.png

HT3OUoU.png

Já tinha postado por aí, mudei algumas coisas mas isto continua difícil. Alguma dica? Mudar para 4-3-3 poderia resolver-me alguns dos problemas?

Btw, bolas nas costas dos laterais é uma festa, estando eles a alas ou a laterais. Coloco-os a encurtar linhas?

A tua tatica é mesmo parecida com a minha! Sou tri campeao, deixa-me chegar a casa (acho que ja disse isto) e eu ponho aqui a tatica! Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

a18cc77d7e7847f19e29b8b02de7d76b.png

5e89d1203ad59fadef073e7bcf0aa7f5.png

EDIT: nao ligues a equipa, ando a testar umas coisas, isso é um save de testes. Abraço

EDIT2; eh pa, carreguei o save do scp, pouca coisa mudei da tatica ao longo destas 3 epocas, apenas ponho explorar os flancos quando na liga te começa a aparecer, e com frequencia, equipas com 2 trincos. Equipas chatas do autocarro, enfim. Mas como podes ver a nivel domestico é passeio, no 1o ano fui arrumado nos quartos da champions e nos ultimos 2 fiquei pelos 8s contra uniteds e juventus .

e2c167ae990e9122b4f55d7549543d33.png

1e4e3f1fddade9094fb375a51faad394.png

78865c38a05392f63cf583f60256462b.png

d9723ee1c944caa885b986c785ec0a8d.png

2c61c9f1fc2854c261be1d7ce4b07cb2.png

f9217162f847e0e20a26ad5a3f568862.png

Se alguem quiser dar umas dicas como posso passar estes colossos, sou todo ouvidos, tou farto de ficar pelos oitavos xD

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

Não fiz muitas alterações sem ser usar agora um AI do lado direito e usar largura ao máximo. De repente logo após a subida à Bundes, começo a ver coisas destas apesar da % de acerto do passe ronde sempre os 80%:

edb0ad8d144e07b7a2f3720ac4c5dd1e.png

Editado por Razor Slice

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: nao ligues a equipa, ando a testar umas coisas, isso é um save de testes. Abraço

EDIT2; eh pa, carreguei o save do scp, pouca coisa mudei da tatica ao longo destas 3 epocas, apenas ponho explorar os flancos quando na liga te começa a aparecer, e com frequencia, equipas com 2 trincos. Equipas chatas do autocarro, enfim. Mas como podes ver a nivel domestico é passeio, no 1o ano fui arrumado nos quartos da champions e nos ultimos 2 fiquei pelos 8s contra uniteds e juventus .

Se alguem quiser dar umas dicas como posso passar estes colossos, sou todo ouvidos, tou farto de ficar pelos oitavos xD

Isso só tu podes saber, por isso a importância de observar o jogo para se perceber o comportamento do adversário. Não esqueças que estás a usar uma mentalidade de altíssimo risco, com a linha defensiva mais subida (o que também significa que os jogadores avançados recuam menos), portanto, talvez algo um pouco mais conservador que não te exponha tanto.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma dica para meter os centrais a falhar menos passes? De uma época para a outra começaram a falhar muitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguma dica para meter os centrais a falhar menos passes? De uma época para a outra começaram a falhar muitos.

Pergunta errada ! O que precisas de perguntar é o porquê disso acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta errada ! O que precisas de perguntar é o porquê disso acontecer.

Sim é verdade. :mrgreen:

Acho que vou observar melhor uns jogos.

Anw, neste momento vou assim na época de estreia na Bundes. Sinto grande evolução tática, será por defrontar equipas melhores e que joguem mais pelo chão?

7a50beb07cd599a642412f46111b3625.png

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sim é verdade. :mrgreen:

Acho que vou observar melhor uns jogos.

Anw, neste momento vou assim na época de estreia na Bundes. Sinto grande evolução tática, será por defrontar equipas melhores e que joguem mais pelo chão?

Ou talvez a tua compreensão do jogo tenha melhorado sensivelmente ?!

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal precisava de uma pequena ajuda , eu tou com o benfica .

este é o sistema e as instruções http://imgur.com/a/rxy1N

a minha duvida é se uso ritmo normal e fluido e se meto pressionar as vezes

Compartilhar este post

Link para o post

Ou talvez a tua compreensão do jogo tenha melhorado sensivelmente ?!

Também acho que sim, mas falta-me ainda muita coisa por perceber.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Também acho que sim, mas falta-me ainda muita coisa por perceber.

Questões concretas podem produzir respostas concretas.

Compartilhar este post

Link para o post

Questões concretas podem produzir respostas concretas.

Então vamos a isso:

Tenho sentido que agora as equipa pressionam bem mais a minha equipa e dá-me a sensação que metem os laterais a marcar individualmente os meus extremos, porque sempre que uma bola vai lá parar lá está o lateral a conseguir antecipar-se. Como ultrapassar isto?

Editado por Razor Slice

Compartilhar este post

Link para o post

Não me lembro de ter uma tática com tanta posse como esta, ainda para mais num clube como o Setúbal e a ter resultados tão positivos

e7fom8.png

2qtg2e8.png

r7swa9.png

28qvn0x.png

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, gostaria de uma ajuda

Através dos ficheiros disponibilizados pelo MichaelAndrews, consegui pegar a formação tática do Atlético de Madrid, que no meu save foi tri-campeão da Champions League de maneira soberana, estando nas finais da quarta consecutiva. Imagino que seja uma máquina, usam a mesma tática em todas, devem ter quebrado a AI hahahaha enfim, queria ajuda para adaptar esta formação tática a uma série de instruções a equipe de forma a ter um sistema mais defensivamente sólido com contra-ataque. O que eu poderia impor?

QvYXdam.jpg

5RyUKS8.png

no primeiro jogo utilizando isto ganhei fora de casa por 4x2 ao Sunderland, mas não fiquei feliz com a imensa quantidade de chances criadas pelo Sunderland. Queria um sistema defensivo mais sólido.

Editado por taciocmportugal

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pessoal, gostaria de uma ajuda

Através dos ficheiros disponibilizados pelo MichaelAndrews, consegui pegar a formação tática do Atlético de Madrid, que no meu save foi tri-campeão da Champions League de maneira soberana, estando nas finais da quarta consecutiva. Imagino que seja uma máquina, usam a mesma tática em todas, devem ter quebrado a AI hahahaha enfim, queria ajuda para adaptar esta formação tática a uma série de instruções a equipe de forma a ter um sistema mais defensivamente sólido com contra-ataque. O que eu poderia impor?

no primeiro jogo utilizando isto ganhei fora de casa por 4x2 ao Sunderland, mas não fiquei feliz com a imensa quantidade de chances criadas pelo Sunderland. Queria um sistema defensivo mais sólido.

Depende dos adversários, do seu comportamento, é o que te compete analisar enquanto treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...