Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2017] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Talvez colocar o Avançado Interior Esquerdo a apoiar e o direito a Atacar, deste modo ficar com o Ala esquerdo a sobrepor o seu Avançado Interior e do lado direito o Ala a apoiar o Avançado Interior. Depois, não esqueças que estás a usar uma mentalidade baixa, como tal a mentalidade dos jogadores do ataque em apoio (principalmente em apoio) é baixa, portanto arriscam pouco. Precisas de algo mais para provocar desequilíbrios na frente, por exemplo um passe para o espaço vazio que combina muito bem com a mentalidade de menor risco. Deambular das Posições também é uma opção a considerar.

Ora bem vamos a isto. Precisava de uma opinião da malta da posse de bola, tipo o grande MichaelAndrews :mrgreen:

Este é o esquema tático que estou a usar de momento no meu save com o Lyon e as suas instruções. Instruções individuais só dou ao Guarda Redes que é para distribuir para os centrais e diminuir o ritmo de jogo e nos Alas peço que se mantenham abertos de resto está tudo com as instruções standard. Como podem ver isto é para ser uma equipa a jogar em posse de bola. Tenho avaliado os jogos e sinceramente tenho algumas dúvidas nas quais queria a vossa opinião se assim puder ser. Comecei com um F9 mas sinceramente não rendia nada de jeito e com a mudança para AC em Apoio a coisa ali parece resolvida. Com os Avançados Interiores a fazerem o papel deles por vezes a coisa "afunila" um bocado por causa daqueles Construtor de Jogo Avançado em Ataque. Estou tentado a experimentar jogar com um Extremo em Apoio do lado direito e talvez com o Ala em Apoio também a ver se a coisa resulta, pelo menos na minha lógica deve resultar porque se o Extremo jogar na linha já vai haver espaço para o Construtor de Jogo atacante.

Quanto a instruções à equipa tenho alternado entre Contra-Ataque e Controlar dependendo dos adversários e momentos de jogo e até ver parece resultar bem.

Depois de tudo dito ficam as minhas dúvidas nas quais espero alguma ajuda o mais sincero possível. Se estiver a fazer asneira da grossa agradeço que o digam sem medo.

1-> Se colocar um extremo em apoio na direita vai abrir espaço para o construtor de jogo em ataque certo? Se calhar terei depois de mudar o Ala para apoio também, ou não?

2-> Jogo com um ritmo elevado e possivelmente estará mal, não? É que se diminuo o ritmo então é que o jogo morre mesmo parece que estão a jogar ao "meiinho". Depois tenho aquele Deambular que me parece a causa da trapalhada toda no ataque quando estão todos muito colados. Estarei enganado?

3-> Dificuldades na hora H. Para fazer golo estes gajos vêem-se negros. Ou corre muito bem e goleamos ou corre muito mal e ganhamos pela margem mínima mesmo dominando a partida como no jogo com o Lille. Há algo que possa ser mudado nas posições ou instruções que vá melhorar a coisa?

Agradeço desde já a ajuda de quem ajudar.

A coisa afunila não por causa dos Avançados Interiores fazerem o papel deles, mas sim porque estás a mandar a equipa afunilar o jogo no ataque ! O que também responde desde logo aos pontos 2 e 3

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez colocar o Avançado Interior Esquerdo a apoiar e o direito a Atacar, deste modo ficar com o Ala esquerdo a sobrepor o seu Avançado Interior e do lado direito o Ala a apoiar o Avançado Interior. Depois, não esqueças que estás a usar uma mentalidade baixa, como tal a mentalidade dos jogadores do ataque em apoio (principalmente em apoio) é baixa, portanto arriscam pouco. Precisas de algo mais para provocar desequilíbrios na frente, por exemplo um passe para o espaço vazio que combina muito bem com a mentalidade de menor risco. Deambular das Posições também é uma opção a considerar.

A coisa afunila não por causa dos Avançados Interiores fazerem o papel deles, mas sim porque estás a mandar a equipa afunilar o jogo no ataque ! O que também responde desde logo aos pontos 2 e 3

Tenho outro problema, neste momento só tenho extremos com pé direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém se lembra dos esquemas táticos do Mourinho Era FCPorto?

433 e 442 losango

Tenho outro problema, neste momento só tenho extremos com pé direito.

Usa um avançado interior e um extremo

Compartilhar este post

Link para o post

433 e 442 losango

Usa um avançado interior e um extremo

Extremo atacar com um ala na mesma a apoiar?

Compartilhar este post

Link para o post

Extremo atacar com um ala na mesma a apoiar?

Não gosto particularmente da combinação, porque acabam por se atrapalhar os dois. A coisa pode funcionar, mas precisa que os jogadores tenham alguns movimentos preferidos para afinar.

Se vais passar a ter um extremo, então é preferível desse lado passares a ter um lateral nas costas.

Pensa assim, o Ala está mais vocacionado para situações em que está sozinho na linha, ou seja, ou não tem ninguém à frente dele, ou tem alguém mas que corta para dentro (avançando interior, organizador de jogo, etc).

O Lateral está mais vocacionado para situações em que à frente está um jogador que se mantém também junto à linha (extremo, jogador alvo).

Não é que esta regra seja 100% rígida, mas é um bom ponto de partida, independentemente se o ala, ou lateral, estão em apoio ou ataque, e se o jogador da frente está em apoio ou ataque.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto particularmente da combinação, porque acabam por se atrapalhar os dois. A coisa pode funcionar, mas precisa que os jogadores tenham alguns movimentos preferidos para afinar.

Se vais passar a ter um extremo, então é preferível desse lado passares a ter um lateral nas costas.

Isso significa que o vou ter de recuar, não há problema em ter um ala mais avançado de um lado e o outro mais recuado?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso significa que o vou ter de recuar, não há problema em ter um ala mais avançado de um lado e o outro mais recuado?

Tirando o facto de isso despoletar um bug to jogo em que ganhas todos os jogos por 6-0, acho que não há problemas! :p

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a adorar extremo mais defesa lateral, mas dá-me impressão que o extremo não abre como devia, é capaz de ser mais AI que extremo.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a adorar extremo mais defesa lateral, mas dá-me impressão que o extremo não abre como devia, é capaz de ser mais AI que extremo.

Este ano o extremo corta mais na fase final. É normal. É mesmo do motor de jogo.

Mas atenção que pode ter também algum movimento preferido que o faça vir mais para dentro, como por exemplo cortar para dentro ou ir para dentro da área adversária.

Uma maneira para contrariar isso, é ensinares a ele o movimento preferido para se manter junto à linha.

Na táctica que uso, uso o Salvio a extremo e ele tem esse movimento preferido. É o melhor marcador da equipa com 14 golos em 15 jogos! :mrgreen:

A maneira como ele entra no espaço entre o central e o lateral, ou então nas costas do lateral, é absolutamente letal!

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano o extremo corta mais na fase final. É normal. É mesmo do motor de jogo.

Mas atenção que pode ter também algum movimento preferido que o faça vir mais para dentro, como por exemplo cortar para dentro ou ir para dentro da área adversária.

Uma maneira para contrariar isso, é ensinares a ele o movimento preferido para se manter junto à linha.

Na táctica que uso, uso o Salvio a extremo e ele tem esse movimento preferido. É o melhor marcador da equipa com 14 golos em 15 jogos! :mrgreen:

A maneira como ele entra no espaço entre o central e o lateral, ou então nas costas do lateral, é absolutamente letal!

0790641b2bae516b6039780e198b71bd.png

Eheh

Estás a falar do movimento vir para dentro? Tenho um problema em experimentar isso, porque pode dar errado e depois é lixado voltar atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Eheh

Estás a falar do movimento vir para dentro? Tenho um problema em experimentar isso, porque pode dar errado e depois é lixado voltar atrás.

Não. O movimento de entrar na área adversária. Não sei o nome ao certo em português. Em inglês é "get into opposition area"

Compartilhar este post

Link para o post

Só há um stress, temos posse de bola, mas alguma dificuldade em fazer golos, ou seja muitos remates, mas poucos deles há baliza.

Btw, comentem a tática meus mestres.`

sYxyAc0.png

Compartilhar este post

Link para o post

Só há um stress, temos posse de bola, mas alguma dificuldade em fazer golos, ou seja muitos remates, mas poucos deles há baliza.

Isso é o teu esquema à Conte? :blink: :blink:

Ou muito me engano ou ainda não vi o gajo a usar isso no Chelsea mas posso estar enganado

Compartilhar este post

Link para o post

Quem ataca o espaço criado pelo Avançado Completo?

Para quem o Criador de Jogo vai criar?

Os avançados interiores a apoiar vão aproveitar, mas será suficiente?

Basicamente, já pensaste ter o Avançado Interior do lado direito em função de ataque, ou em alternativa passar ele para o Raumdeuter?

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

sYxyAc0.png

Eu utilizo um sistema similar a esse no Benfica com algumas diferenças:

- Os laterais são alas completos atacar

- Os médios centro são ambos médios recuperadores de bola defender, sempre com instrução com instrução de manter a posição.

- Os extremos, são extremos atacar

- O medio ofensivo tem a mesma função mas com as instruções de "Roam from position" e "Move Into Channels"

- O avançado tem a mesma função mas com as instruções "Roam from position" e "Move Into Channels"

Resultados a destacar: Vitória por 2-1 e 3-0 frente à Juventus na Liga dos Campeões, vitória por 2-0 em Stamford Bridge também na Liga dos Campeões e vitória por 6-0 frente ao Porto

Normalmente jogo com mentalidade de controlar, mas frente a adversários mais forte jogo normal ou em contra ataque.

Também estou a tentar treinar os extremos para terem o PPM "Move Into Channels", porque não consigo dar essa instrução a um extremo. O principal objectivo é muita mobilidade no quarteto ofensivo e muito disciplina táctica no quarteto defensivo,

Os golos estão distribuídos por 5 ou 6 jogadores, o meu melhor marcador Zé Gomes tem 11 golos e 9 assistências.

Editado por inacion

Compartilhar este post

Link para o post

Quem ataca o espaço criado pelo Avançado Completo?

Para quem o Criador de Jogo vai criar?

Os avançados interiores a apoiar vão aproveitar, mas será suficiente?

Basicamente, já pensaste ter o Avançado Interior do lado direito em função de ataque, ou em alternativa passar ele para o Raumdeuter?

Vou meter o do lado direito em ataque então. Eu tinha o CJA como MO mas mudei

Compartilhar este post

Link para o post

Vou meter o do lado direito em ataque então. Eu tinha o CJA como MO mas mudei

Pois, é que quando tinhas o MO tinhas alguem para atacar o espaço. É precisamente isso que o MO, com função de ataque, consegue fazer.

O Criador de Jogo, já é diferente.

Procura mais a bola, vai vir mais atrás, logo perdes alguém que ataque o espaço.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, é que quando tinhas o MO tinhas alguem para atacar o espaço. É precisamente isso que o MO, com função de ataque, consegue fazer.

O Criador de Jogo, já é diferente.

Procura mais a bola, vai vir mais atrás, logo perdes alguém que ataque o espaço.

vou mudar again :D xD

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode resumir boas ideias para defender contra certas táticas?

A mais obvia que me vem a cabeça é usar um trinco contra sistemas de dois avancados. Consigo dar-te um exemplo, tava a jogar contra o benfica aqui a dias e a minha equipa nao estava a fazer um cu e o benfica sempre em cima de mim, eu literalmente só saia em transiçao com biqueiro pa frente.

Tinha de fazer alguma coisa ou iria sofrer. Passei de um 4x2x3x1 para um 4x1x4x1 e voilá! Agora era eu em cima deles, porque conseguia construir com qualidade e defender com qualidade. Ganhei 2-0. Mais tarde passo aqui e ponho screenshots desse jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem nós começamos o jogo assim

9d6f5417a738b541309dadda6accdd28.png

Como disse, eles estavam a criar muito perigo, muitos lances chave para eles e nada pra mim, a minha defesa quando recuperava era chuto pra frente e das duas uma ou calhava bem ou a defesa deles ficava com a bola e era outra vez a mesma coisa. Estava-me a dar muitas dores de cabeça o benfica porque estavam com 2 avancados e estavam a causar superioridade numerica a minha defesa, mesmo estando com um duplo pivot a frente da defesa, a mentalidade desta tatica esta em rigida e entao os meus medios, um deles é mais ofensivo que o outro, chegavam sempre atrasados para fazer a marcaçao aos avancados. Precisava ali de um homem fixo, para que quando a bola chegasse la, estavam pelo menos 3 homens a defender e nao 2 a espera de um. Aos 20min +- mudei para esta formaçao

7286314d7310a1a3f4fd5d43d6f94b2a.png

É um 4x1x4x1 fluido a controlar, ou seja, na perca de bola, alem de ter ali o trinco ja pronto pra combate, tenho 2 linhas compactas de 4 homens a defender a zona (de notar que ambas as formaçoes uso o mesmo tipo de pressao/marcaçao depois se quiseres ponho ai as instruçoes das duas). Isto permitiu-me defender melhor e consequentemente construir a partir da recuperaçao de bola e atacar melhor. Vou deixar aqui alguns dados da posiçao media da equipa aquando da alteraçao da formaçao para teres uma ideia o quanto impacto pode ter uma simples alteraçao do modelo de jogo. Qualquer coisa eu vou estar por aqui de noite, apita.

EDIT: é verdade, eu mudei + aos 20min de formaçao e aos 30 e tal marquei o 1-0. Foi tipo imodium rapid, teve efeito imediato :biggrin:

e685e1d4ca8eadd662c1edfe3370e243.png

61f8389862b280121411e7534dbb5a5a.png

c4537f4a781cd95bf781341e6364c819.png

b8123b67aab87499bfecbf46592597f1.png

89e0c0c3c75de5dfe78859b866cb34b0.png

39e2d7e45260941e06f3984d4784afdf.png

1a1f06d3798aa9c44bcb29adfa08c29f.png

5aae450ba6fe78fc5ae01a375d3d8017.png

b06a22a81a1e4da172a21c38d9f6c990.png

db4c97ed336cee9d1687749ff6f1672e.png

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...